Eu já fui e devo dizer que superou não só as minhas expectativas como também qualquer uma das anteriores obras do realizador em causa, à excepção de "O Protegido" que ainda não vi. Acho o filme muito bem construído tanto no plano narrativo como no plano visual, em que não falta a típica reviravolta dos filmes deste senhor, que no entanto está muito bem engendrada, não faltando também as devidas pistas ao longo do filme.
O filme está também cheio de metáforas que remetem para o pós-11 de Setembro - para a sociedade americana em particular - e também para a própria natureza e psique humanas, nomeadamente ao nível do "paraíso perdido" e também do medo e da criação de inimigos externos. De resto, considero este também o filme mais "hitchcockiano" do realizador, que continua a prestar descarado tributo ao mestre do "suspense" através da já habitual aparição em cena, sendo que desta feita a mesma se faz de um modo inteligentemente subtil e particularmente bem conseguido.
O que é espantoso é que este filme, ainda que com tamanha relevância do ponto de vista artístico, não deixa de se enquadrar no cinema de entretenimento... E na minha opinião, só mesmo um realizador genial para conseguir conjugar esta improvável equação.
Aconselho vivamente o filme a todos os membros do fórum até porque é também um daqueles filmes que pode agradar a diversas comunidades de cinéfilos, sendo que é sem dúvida um dos grandes filmes de 2004.
Shayamalan rules!!!