Artigo - "25 discos Portugueses da música pesada / 1970-1990"

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado set 17, 2005 6:38 pm
Contacto:

Artigo - "25 discos Portugueses da música pesada / 1970-1990"

Mensagempor Dawnrider » segunda mar 05, 2007 12:09 am

Esta lista de 25 discos de referencia do Hard/Heavy/Punk Portugues foi-me pedida para uma reportagem do Blitz publicada em Janeiro sobre o Rock pesado nacional e suas origens.
O artigo supostamente seria de 6 paginas mas no final foi encurtado para 4 e muita materia ficou de fora. Destes 25 discos que escrevi, apenas publicaram 12. Aqui vai a lista completa. Enjoy! :)

BEATNIKS "Christine goes to Town" 7"EP (Tecla, 1971)
O primeiro grito de rebelião pós-Hippie em Portugal. Influenciados pela parte mais bluesy dos Black Sabbath e Cream, os Beatniks davam o pontapé de saída para um dos primeiros discos de Hard Rock da história neste país, hoje em dia considerado uma mega raridade.

XARHANGA "Acid Nightmare" 7" (Zip Zip, 1973)
Julio Pereira, um dos pioneiros do Rock psicadelico em Portugal, após terminar os Playboys, forma os Xarhanga e ajuda a marcar o primeiro capitulo do Hard Rock no país, de uma forma mais violenta que os Beatniks, atraves de dois temas altamente influenciados por Deep Purple e Uriah Heep.

PSICO "Al's" 7" (Radio Triunfo, 1978)
Formados em 1970 e atravessando varias formações, este grupo também pioneiro de Hard/Progressivo liderado por Toni Moura apenas grava no final de carreira um single instrumental de "Hard" Jazz Rock na linha do material mais pesado duns Mahavishnu Orchestra.

BEATNICKS "Somos o Mar" 7" (Radio Triunfo, 1978)
Terceira encarnação dos Beatniks, agora com o "C" adicionado e um som mais progressivo. Embora a formação seja quase toda diferente, a banda apresentava-se como uma das mais inovadoras ao vivo e algo "metalica" por vezes, como este "Somos o Mar" exemplifica.

ARTE & OFICIO "Come hear the Band" 12"Single (Orfeu, 1978)
Sergio Castro e Antonio Garcez lideravam deste 1976 os Arte e Oficio. Um grupo que fundia o Rock Hard de tendencias bluesy e Funky com influencias Progressivas. Este é o seu terceiro single e um dos seus melhores momentos.

STOP 70 "O Acidente" 7" (Percartex, 197?)
Nada se sabe deste grupo Nortenho, nem mesmo o ano de edição deste single. Presume-se que foi editado no final de 70's e pelo que se ouve, esta mega raridade soa de uma lado a Atomic Rooster e no outro a Vanilla Fudge. Cantado em Português.

AQUI D'EL ROCK "Há que violentar o sistema" 7" (Metro Som, 1978)
Já o Punk tinha explodido em Inglaterra há dois anos quando sai o primeiro testemunho em vinil no país no final de 1978, considerado até hoje um dos melhores discos Punk em Portugal e uma verdadeira raridade.

UHF "Jorge Morreu" 7"EP (Metro Som, 1979)
Chegaram a abrir para os Aqui Del Rock, na sua fase inicial eram uma banda de Punk-pop bastante competente, mais tarde tornaram-se estrelas do Pop-Rock Nacional com uma extensa carreira até aos dias de hoje. Um dos poucos discos de Rock Português com direito a uma segunda edição de capa diferente.

SPEEDS "She's gonna Leave me" 7" (Gira, 1980)
Os Speeds eram das poucas bandas Punk Rock da primeira fase em Portugal. Neste primeiro single a musica era similar aos Aqui del Rock mas em Ingles. No segundo disco, tentaram o power-pop.

TILT "Só quero o Rock" 7" (Roda, 1981)
Primeiro single desta banda Punk Rock do Porto. Quase impossivel de encontrar hoje em dia, o som vagueia entre o Rock&Roll classico e o Punk. Mais tarde, envergaram pela mesma rota que os Taxi.

TNT "Gatinha de Luxo" 7" (Vadeca, 1981)
Francisco Landum foi sem duvida nos anos 80 um nome importante no Hard & Heavy Português. Esta foi a sua primeira banda e este segundo single, o mais recomendado dos três.

FERRO & FOGO "Super Homem" 7" (Metro Som, 1981)
Estava dado o pontapé de saída para a segunda vaga Hard Rock em Portugal. Os Ferro & Fogo, formados no final dos anos 70 já tinham na sua maioria trilhado caminho noutras formações durante os anos 60 e 70. Estrearam-se da melhor forma com este frenético "Super Homem".

ROXIGÉNIO "Song at middle Voice" 7" (Orfeu, 1981)
Com Garcêz dos Arte e Oficio e Filipe Mendes (Mendrix) de bandas como Heavy Band e Psico, nascem os Roxigénio. Mas é apenas neste single e no terceiro álbum que assumem um Hard Rock puro e duro muito ao género da época.

XEQUE MATE "Vampiro da Uva" 7" (Metro Som, 1982)
Originários do Porto, vão gravar o primeiro single a Lisboa no final do ano de 1981 a convite da editora Metro Som. É a loucura do "boom" do Rock Português e vale tudo menos arrancar olhos!

GRUPO PARLAMENTAR "Na minha Terra" 7" (Radio Triunfo, 1982)
Em 1982 ainda há tempo para arriscar em mais um dos poucos singles Punk saídos na altura do "boom" e um dos melhores, seguramente. Mais uma raridade cobiçada!

XUTOS E PONTAPÉS "1978-82" LP (Vidio Fono, 1982)
Uma verdadeira obra-prima, junto a "Musica Moderna" dos Corpo Diplomático. Um disco que dispensa apresentações. Não fosse a barreira linguistica e situação geografica, poderia competir com discos da altura dos Ruts, ou mesmo dos Clash.

NZZN "Forte e Feio" LP (Vadeca, 1982)
Depois do sucesso dos dois primeiros singles, a Vadeca arrisca um album para mais uns pioneiros da segunda vaga do Hard & Heavy Português. O álbum não atinge as vendas necessárias e morre mais uma grande banda por falta de apoios.

GO GRAAL BLUES BAND "Blackmail" 12"EP (Vadeca, 1983)
Depois de passarem uma primeira fase não muito interessante seguindo o trilho de bandas como Dr. Feelgood, eis que os Go Graal entram no caminho certo. Este é o seu melhor e mais pesado momento. Um segredo ainda bem guardado de Hard Blues só para nós.

VASCO DA GAMA "s/t" LP (Discossete, 1983)
Também a discossete quer entrar no carrocel do Rock pesado e a primeira banda a sair são os Vasco da Gama, verdadeiros pioneiros do Heavy Metal junto aos Tarantula e um dos discos mais raros de Metal em Portugal.

PESTE & SIDA "Veneno" LP (Schiu!, 1987)
Numa altura em que as bandas Punk brotavam por salas como o Rock Rendez Vous, os Peste e Sida eram das poucas que mereceriam o "tal" contrato. "Veneno" marcou uma época; uma segunda vaga Punk que terminou com os saudosos Crise Total e o nascimento de uma nova geração Punk Hardcore liderada pelos Censurados.

IBERIA "s/t" LP (Discossete, 1988)
Landum (ex-Tnt, ex-Samurai) volta á carga com o seu mais ambicioso projecto. Os Ibéria tinham tudo para vencer: look, atitude e musica. Pouco depois algo falhou: o segundo álbum em 1990 já não teve o mesmo impacto. Chegava a era das sonoridades apocalipticas: Death Metal e Black Metal.

TARANTULA "Kingdom of Lusitania" LP (Polydor, 1990)
Das bandas veteranas do Heavy 80's foi a unica que deu "o salto". Os irmãos Barros ja tocavam Hard Rock em 1981 quando formaram os Mac Zac mas é em 1987 que os Tarantula se estabelecem como pioneiros no Power Metal épico registado em vinil. Este segundo disco é uma peça altamente procurada hoje em dia.

CASABLANCA "Tanto" LP (Ed. Autor, 1990)
Nascidos das cinzas dos Vallium (que datavam de 1982) os Casablanca arriscam num album de Heavy Metal melódico numa epoca que as exigencias pendiam para o mais rapido e mais pesado. Apesar da sua qualidade, falhou na altura, hoje em dia sendo reconhecido como disco de culto do Heavy Português.

V12 "s/t" LP (Polydor, 1990)
Formados em 1986 e infelizmente sem nenhum registo discográfico na sua primeira fase, é quando mudam de vocalista que arriscam uma sonoridade moderna, deixando para trás o Power epico ala Manowar, dando lugar a um Speed Metal progressivo muito em voga na época. Mais uma vez, uma grande editora não soube lidar com este tipo de bandas e cada musico foi á sua vida.

MATA RATOS "Rock Radioactivo" LP (EMI, 1990)
Datando de 1982 desde a primeira vez que fizeram barulho, os Mata Ratos são uma das mais carismáticas bandas Punk Rock de sempre em Portugal tocando até hoje. Este foi o bem sucedido primeiro álbum numa grande editora, mostrando que o Punk ainda podia incomodar passados 12 anos desde "Há que violentar o sistema".

------------------------------------------------------------------------------------
http://www.bloodandironrecords.com

Loja online CDs, Vinil, Merchandise: Heavy/Power Metal, Speed/Thrash Metal, Doom Metal, Death & Punk/HC.

Acidmother [RIP]

Mensagempor Acidmother [RIP] » segunda mar 05, 2007 12:18 am

Porreiro, guardei para referência. Infelizmente ainda conheço muito pouco destas bandas... :)

Malleus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 19, 2006 11:24 pm
Contacto:

Mensagempor Malleus » segunda mar 05, 2007 12:53 am

Acidmother Escreveu:Porreiro, guardei para referência. Infelizmente ainda conheço muito pouco destas bandas... :)

Está porreirinho sim, bom trabalho... :D
Imagem

Borboleta cor de rosa [RIP]

Mensagempor Borboleta cor de rosa [RIP] » segunda mar 05, 2007 7:12 am

Grande post! Mas já que falaste do Landum, podias ter referido os Iodo... Uma info adicional, os Vasco da Gama vieram já muito na ressaca do Rock cantado em português e tanto quanto sei muitos dos discos foram anos mais tarde destruidos pela editora. Sei que na época estive quase para apanhar um mas cheguei tarde demais. A par do álbum dos NZZN é a única cena que me falta em vinil do Hard dos anos 80.

Mensagempor Borboleta cor de rosa [RIP] » segunda mar 05, 2007 7:20 am

E já agora o single dos Cruise, porventura o primeiro single de autor feito no Hard'n'Heavy nacional. (Pronto aquilo tem editora, mas ela só mesmo aquele lançamento e foi criada para a ocasião)

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Dawnrider » segunda mar 05, 2007 5:09 pm

Borboleta, eu nao meti os IODO pois sao uma banda mais new wave e este trabalho era focado apenas em hard rock, heavy e punk.
Os Cruise nao entraram como nao entraram outras cenas de hard da altura, mas vai estar tudo daqui a pouco tempo no museu virtual q ando a criar devagarinho na net. Vai ser um trabalho exaustivo de 1970 a 1990.
Mais tarde tera tambem as bandas q nao chegaram ao disco...as que so deram concertos e/ou apenas gravaram demos.
Vai ser um trabalho dificil pois tenho pouco tempo e nem sempre a cabeça esta disposta a escrever textos sobnre as bandas em ingles que vao ser vistos mais tarde por milhares de pessoas, uma pessoa tem q estar mesmo concentrada para escrever aquilo e nem sempre acontece isso comigo.
No entanto o esqueleto do museu ja etsa todo montado mas nao da para aceder a nada ainda: http://www.portuguesehardrockmuseum.com

Eu sabia dessa historia dos Vasco da Gama alias, isso aconteceu com mais bandas e por isso e q hoje em dia os discos nao se arranjam e alguns deles sao um balurdio.

Loja online CDs, Vinil, Merchandise: Heavy/Power Metal, Speed/Thrash Metal, Doom Metal, Death & Punk/HC.

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Dawnrider » segunda mar 05, 2007 5:15 pm

Ja agora Borboleta, sabias q os CRUISE e o unico disco que nao tenho de toda a discografia hard/heavy/punk portuga 70-90? Ja o tive mas nao resisti a uma troca que me deu muito a ganhar e ate hoje ando a espera duma copia, tenho discos muito mais raros/caros q esse (os 1os Beatniks, kingdom of lusitania, single portuga de ny dolls, o single angolano dos hawkwind, o single de cock sparrer portuga, etc) e nao consigo arranjar essa porcaria! :shock:

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Dawnrider » segunda mar 05, 2007 5:17 pm

Ah...os IODO e mais bandas que cruzam a new wave com o punk rock (Corpo Diplomatico, etc) vao estar representados no museu.
bandas como os Street Kids nao vao entrar por serem ja uma passagem da new wave para o pop electronico. O museu centra-se apenas no rock mais visceral.

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Dawnrider » segunda mar 05, 2007 5:20 pm

Borboleta cor de rosa Escreveu:Grande post! Mas já que falaste do Landum, podias ter referido os Iodo...

Mas olha que os IODO nao tem nada a ver com o Landum. A sua primeira banda foram os TNT. Nao te estaras a referir aos TNT?

Mensagempor Borboleta cor de rosa [RIP] » terça mar 06, 2007 8:44 am

A memória falha-me... tenho algures num caixote uma Música & Som (para já indisponível de arranjar) e penso que mete o Landum em Iodo e há um par de anos saiu uma revista do Público em que referia isso... lembro-me que a foto promocional tinha a banda semi mergulhada no mar, daí ter sido fácil associar a banda a Iodo. Se calhar enganei-me pois era uma daquelas reportagens que contém uma porrada de informação e os anos passam e a mente baralha-se.

Prometo dar um salto a essa página museu. Se precisares de info para algumas bandas dos anos 80, nomeadamente temas de maquetas, talvez arranje algo. Tenho WADS, Comme Restus, Valium, Cruise, Czar, Metal Brains, The Vowers, etc... e tenho praticamente toda a colecção da fanzine da Brigada Metal Power... assim como algumas cópias - poucas - da HM Zobies Paranoid. aÍ por 87/89 andei em grande troca de fanzines e maquetas.

Quanto ao single de Cruise, sorry mas faz parte da minha colecção, até porque está autografado. Está juntinho a um cartão de Tarantula, assinado quando da encomenda das maquetas, pelos 6 elementos da banda (Exacto! Ainda com o Meinedo!!)

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Dawnrider » quarta mar 07, 2007 5:23 am

Amigo Borboleta (que nome mais marado para te chamar :? ) ...olha realmente preciso de uma data de demos dos 80's tanto para meu prazer pessoal como para mais tarde devagar escrever no museu sobre as bandas. Um encontro em Lisboa um dia destes para fotocopiar loucamente essas zines q nao tenho tb seria optimo. Ficaria eternamente agradecido. Posso retribuirte com umas gravaçoes tb de algumas coisas interessantes. Temos de falar, vou em breve mandarte uma PM.
1 abraço! FJ

PS-Acho q da Brigada Metal Power nao tenho nada e do HMZP apenas tenho uma! Musica e Som tenho praticamente todas onde entram bandas hard / heavy, punk e algum prog rock que curto.
Rock week? Sao rarissimos tenho 5 de 9 numeros!

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Dawnrider » sexta mar 09, 2007 3:05 am

PORTUGAL HEAVY YEAR ZERO....

Imagem

Imagem

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Dawnrider » sexta mar 09, 2007 3:22 am

Queridos anos 80 :p :p !!!!!!

Imagem

X_Acto
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta set 20, 2006 4:03 pm
Contacto:

Mensagempor X_Acto » sexta mar 09, 2007 10:46 am

Este post é uma verdadeira pérola! :D

Muito obrigado por partilhares as tuas crticas e opiniões connosco.
Se precisares de alguma coisa, estás à vontade.... :wink:

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta mar 09, 2007 11:05 am

Tenho 4 desses álbuns guardados religiosamente (IBERIA; TARANTULA "Kingdom of Lusitania"; CASABLANCA "Tanto" e V12) e agora fiquei com uma vontade enorme de ouvir isso tudo... já tenho que fazer no weekend.

Além disso tenho um single dos TILT

a vida é só bolinhas
bolinhas de sabão... hey

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante