Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Para vós a imagem da 2ª vaga do Black Metal representa:

A representação do mal na terra (TRVE EVILNESS)
7
5%
Um estilo musical levado a sério em que a imagem é tão fundamental como o ar que respiram
20
16%
Uma imagem pensada, construída e gerida para um estilo de música específico
78
61%
Um subterfúgio estético para disfarçar má música
9
7%
Uma paródia que ninguém pode levar a sério
14
11%

Total de votos: 128

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Re: Trabalho de Mestrado: A imagem do Black Metal: TRABALHO COMPLETO E ONLINE

Mensagempor Grimner » quinta jul 23, 2009 11:02 am

Johnny B Goode Escreveu:a escandinávia é uma peninsula constituida pela noruega e suécia...(norte da finlândia tb)
há historiadores que juntam a dinamarca (deve ser por causa dos vikings) as ilhas faroé e a islandia :shock:
e raramente a finlândia...
mas...geográficamente é errado!

Geograficamente é errado. Mas "cultura escandinava" acaba por ser um termo mais universalmente aceite. Não para definir uma etnia, ou uma proveniência geográfica, mas sim a cultura que se propagou das regiões que hoje são a Suécia, Noruega e Dinamarca, e que é demasiado especifica para ser chamada de "Germânica" (da mesma forma que especificamos os saxões, que são outro exemplo de uma "cultura no exilio" que sobreviveu até ao séc. XI na Inglaterra, e se enraizou de tal forma que obliterou quase por completo as raizes celtas, excepção feita à Gales e à Escócia), mas para a qual se começou a ver que chamar de "viking" era redutor. Viking era uma actividade, a pirataria, mas não uma cultura. Cultura escandinava será uma forma da historiografia designar uma cultura que transcende as suas fronteiras geográficas (Como "América Latina" que de romana não tem nada), que uma designação geográfica. "Norse" é outro termo que tem aplicação, e talvez o mais correcto, mas acho que causa a conotação de norueguês em demasiada cabeças.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » quinta jul 23, 2009 11:06 am

Porque é que geograficamente é errado se, para muitos geógrafos e historiadores, Escandinávia > Peninsula Escandinava!?

Poderia perceber que geograficamente era errado se estivessemos a falar do Senegal...

Mas falemos de países nórdicos que assim já não há dúvidas. :mrgreen:
Última edição por [BR11] em quinta jul 23, 2009 11:07 am, editado 1 vez no total.

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quinta jul 23, 2009 11:06 am

Grimner Escreveu:
Johnny B Goode Escreveu:a escandinávia é uma peninsula constituida pela noruega e suécia...(norte da finlândia tb)
há historiadores que juntam a dinamarca (deve ser por causa dos vikings) as ilhas faroé e a islandia :shock:
e raramente a finlândia...
mas...geográficamente é errado!

Geograficamente é errado. Mas "cultura escandinava" acaba por ser um termo mais universalmente aceite. Não para definir uma etnia, ou uma proveniência geográfica, mas sim a cultura que se propagou das regiões que hoje são a Suécia, Noruega e Dinamarca, e que é demasiado especifica para ser chamada de "Germânica" (da mesma forma que especificamos os saxões, que são outro exemplo de uma "cultura no exilio" que sobreviveu até ao séc. XI na Inglaterra, e se enraizou de tal forma que obliterou quase por completo as raizes celtas, excepção feita à Gales e à Escócia), mas para a qual se começou a ver que chamar de "viking" era redutor. Viking era uma actividade, a pirataria, mas não uma cultura. Cultura escandinava será uma forma da historiografia designar uma cultura que transcende as suas fronteiras geográficas (Como "América Latina" que de romana não tem nada), que uma designação geográfica. "Norse" é outro termo que tem aplicação, e talvez o mais correcto, mas acho que causa a conotação de norueguês em demasiada cabeças.

só acrescento uma coisa...a seguir à dinamarca....islândia.

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quinta jul 23, 2009 11:09 am

meninobesta Escreveu:amor era o nome secreto de roma... se alguém o dissesse era mau augúrio ou sinal de grande mudança!

mas a inquisição espanhola é capaz de ser pessoa que explique isto melhor eu :mrgreen:

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta jul 23, 2009 11:10 am

Johnny B Goode Escreveu:o trabalho está muito fixe sim sra...e já tinha dado os parabens ao autor
o meu reparo foi na intenção de o autor ir a tempo de corrigir e meter o diagrama...que esse foi a verdadeira origem do nome.

já agora grimner... deixaste uma explicação por dar lá atrás sobre ROMA--AMOR que o besta sugeriu...e eu até tou interessado em ver!!!

Roma não é o meu forte históricamente :mrgreen:

Deixei porque não tenho muito a acrescentar àquilo que o meninobesta afirmou. Os romanos foram dos povos mais ricos em superstições que alguma vez já existiram, tinham uma superstição para quase tudo, desde as portas da cidade à cor da urina, quase. Sabê-las a todas assim de cabeça é obra.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jul 23, 2009 11:48 am

@Grimner

EStava limitado pela escolha de uma metodologia de construção de imagem. Nesse sentido o Black Metal contrói a sua imagem (corporativa ou não) através de duas metodologias pelo menos que ali consegui encaixar. A criação de uma semiótica pulsional de primeiro impacto e através de um edifício de sentido cuidadosamente estruturado independentemente de serem uns putos com ideias loucas. Os discursos do Euronymus e do Varg contra os satânicos de trazer por casa não são atirados à parede, partem de uma argumentação pensada. Eles têm um objectivo e uma metodologia para o conseguir, Não me parece haver acaso ali.

O que acontece ali, e isso seria uma metodologia a analisar mas que estava limitado, era a de como todo aquele ideário se espalhou viralmente. Quase como um meme, hoje muito em voga na internet. Podia pegar única e simplesmente na propagação viral do meme Black metal, mas isso seria uma outra aproximação.

Eu estava a escrever acerca do Inner Circle e queria dedicar -lhe uns quantos parágrafos a explicar como isso foi uma construção que pegou pelo seu nome e impacto nos media mas cuja exist~encia oficial não era reconhecida. Não tive tempo. Assim como a expressão Black Metal Mafia entre outras que são usadas como rótulos que pegam à primeira. Nesse sentido os tipos até tinham grandes ideias corporativas de gestão de imagem.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » quinta jul 23, 2009 12:08 pm

Grimner Escreveu:
Johnny B Goode Escreveu:o trabalho está muito fixe sim sra...e já tinha dado os parabens ao autor
o meu reparo foi na intenção de o autor ir a tempo de corrigir e meter o diagrama...que esse foi a verdadeira origem do nome.

já agora grimner... deixaste uma explicação por dar lá atrás sobre ROMA--AMOR que o besta sugeriu...e eu até tou interessado em ver!!!

Roma não é o meu forte históricamente :mrgreen:

Deixei porque não tenho muito a acrescentar àquilo que o meninobesta afirmou. Os romanos foram dos povos mais ricos em superstições que alguma vez já existiram, tinham uma superstição para quase tudo, desde as portas da cidade à cor da urina, quase. Sabê-las a todas assim de cabeça é obra.

ok...pensei que fosse uma história mais mirabolante que soubesses acerca disso...fiquei curioso mm :mrgreen:

quanto ao norse ser conotado a noruegûes não deixa de ser errado...porque o noruegues lingua é norsk, o norse era o que falavam os povos daquelas zonas todas na altura...
grande parte destes paises mencionados atrás eram colónias dos outros maiores...e não me falhando a memória...
aí terão de ver na wikipedia a ver se não tou a dar posta de pescada...
as ilhas faroé são colónias dinamarquesas, por isso são conotadas à escandinávia...
no caso da islândia por ter sido uma colónia norueguesa...nem sei se ainda responde à coroa ou não...mas normalmente quando menciono a islândia...que é uma ilha perdida ali para o norte, é por ser um país em que culturalmente e linguisticamente ainda é muito ligado ao "old norse" algo que os outros já se desmarcaram à muito!
no caso da finlândia...e por ser um país que passou grande parte sobre domínio sueco...talvez seja por isso que é o país menos falado quando se fala da escandinávia.

nem vou agora editar...algo que o faço frequentemente por uma razão acentuação...pois o meu portatil tem teclado internacional e o sistema operativo está em sueco...logo muitas xs tenho de editar texto por causa de acentuação ou falta dela.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça jul 28, 2009 12:05 am

Saiu a nota do trabalho hoje. Tive 16.

Podem continuar a usar este tópico para discutir as incidências do trabalho, insultarem-se mutuamente ou continuar a debater o sexo dos anjos (ou maneiras de os mutilar se forem trves :grim: )

Agradeço a todos os que colaboraram e não me ajabardinaram o tópico.

Peace y'all :cheers:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

LORDofPAIN
Metálico(a)
Registado: domingo nov 21, 2004 5:52 pm
Contacto:

Mensagempor LORDofPAIN » terça jul 28, 2009 12:27 pm

claramente a 3º opção! :twisted:
When the earth spits out the dead, they will rise to suck the blood of the living!

Black Metal Addicted! Support the Lvsitanian Black Metal.
:arrow: https://lvsitanian-blackmetal.net/

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » terça jul 28, 2009 12:37 pm

Bastante bom Mate!!!

É uma honra ser citado num trabalho académico deste nível. :cheers:

korpus
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda dez 15, 2008 7:11 pm
Contacto:

Mensagempor korpus » quarta ago 05, 2009 10:28 am

Muitissimos Parabéns, é um orgulho ver gente com tão boa iniciativa.
Sou finalista da licenciatura em Comunicação Social e "fanática" do Black metal-> gostei do que li e sempre há mais algo a dizer..mas está bastante bom e de valorativo empenho. :D

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante