While Heaven Wept - "Vast Oceans Lachrymose"

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Re: While Heaven Wept - "Vast Oceans Lachrymose"

Mensagempor Grimner » quinta nov 26, 2009 4:04 pm

irondoom Escreveu:
Grimner Escreveu:É um bom álbum, mas não é Doom, nem de perto nem de longe. É Heavy Metal tradicional, muito bom, mas tradicional. A nível de Doom absolutamente nada vai bater Griftegård.

Sim, isto é Doom-Metal, mais propriamente, Traditional Doom-Metal!
Dizer que WHW não é Doom é o mesmo que dizer que Candlemass, Solitude Aeturnus... também não o são!

Qualquer dúvida, consulta este site:
http://www.doom-metal.com/bandlist.php?g=2

Mau seria se este site estivesse errado! :twisted:

A saber: E usando exclusivamente metáforas culinárias. While Heaven Wept é um hamburger. Começou por ser um bife (e eu sigo a banda desde os Eps, na altura em que de facto sim, até eram Doom) com aquilo que caracteriza o Doom: Melancolia, riffs lentos e arrastados a simplicidade e o minimalismo na estrutura e na execução, tudo isso caracteriza o Doom. Oiçam o Sorrow of the Angels e comparem. O facto de uma banda ter começado a tocar Doom, não quer dizer que ainda o faça. Paradise Lost e Anathema, são Death Metal? Enquanto Soltude Aeturnus e Candlemass são bandas lentas que de vez em quando aceleram, WHW neste momento devem ter meia duzia de riffs lentos no álbum. Logo, se tem pouco daquilo que faz o Doom... não o são. A característica principal do Doom são os riffs mais lentos, que estão praticamente ausentes. Dai dizer que é um álbum de Heavy Tradicional, não Doom. De novo, oiçam Griftegard ou Procession, e sintam a diferença bem palpável de bom DOOM este ano. Ou então oiçam WHW dos tempos em que ERAM:

AQUI eram, agora não são.

@ Garbage: Rotular é parvo às vezes, mas se vou a um restaurante, peço um bitoque, e me servem um hamburger, sinto-me roubado porque não é o que pedi. Quando oiço Doom, é um sentimento e uma sonoridade específica que procuro e de certeza não encontro neste álbum. Daí ter dito que como álbum de Doom falha redondamente, embora tenha salientado que o álbum é BOM. O perder-se em tecnicismos desnecessários é simultâneamente em função de gosto pessoal e de uma contradição ao que é o espírito do estilo. A perca de identidade (no sentido em que estão cada vez mais a perder o fio condutor e ainda não encontraram um equilibrio naquilo que querem fazer) é um comentário que eu, como seguidor da banda há 7 anos e como tal, com algum conhecimento de causa da evolução musical deles me permito fazer. Como opinião, caso haja dificuldades em entender o "a meu ver"

Mas qualquer leitor assíduo deste fórum sabe bem a redundância de discutir música contigo.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sethlad » quinta nov 26, 2009 4:46 pm

Não gostei. Nem para doom, nem para heavy metal, nem para nada.

Vazio de ideias originais, também não destaca pela execução (é competente, mas isso é o minimo) e as vozes, embora afinadas, têm a expressevidade de um Keanu Reeves em coma.

Gostos são gostos e, falando ou não de etiquetas, a verdade é que eu aprecio quase tudo aquilo associado com a etiqueta "Doom" e disto não gosto nada... não é lento, nem melancólico, nem dramático... até é, às vezes, upbeat e "alegre".

Não obrigado.

irondoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 12, 2007 5:21 pm
Contacto:

Mensagempor irondoom » sexta nov 27, 2009 12:24 pm

Grimner tens que dizer aos gajos do site Doom-Metal que WHW não são Doom! :lol:
Para mim são (e também sigo a banda desde o início) e para eles e outros que rotulam a banda como tal!
Se formos a fazer esse tipo de avaliações, como as que apresentas-te, com certeza haveriam mais bandas a deixarem de ser catalogadas de Doom.
Agora que existem umas bandas mais Doom do que outras, aí sim, posso concordar!
Aliás há quem se atreva a dizer que Black Sabbath não é Doom, imagina tu! :mrgreen:
Mas o que interessa é o que este álbum é excelente, não o melhor da carreira deles, prefiro o "Of Empires Of Forlorn", mas ainda assim é mais um para a discografia lá de casa! :headbanger:

Garbage
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mai 26, 2008 2:48 am

Mensagempor Garbage » sexta nov 27, 2009 2:33 pm

irondoom Escreveu:Grimner tens que dizer aos gajos do site Doom-Metal que WHW não são Doom! :lol:
Para mim são (e também sigo a banda desde o início) e para eles e outros que rotulam a banda como tal!
Se formos a fazer esse tipo de avaliações, como as que apresentas-te, com certeza haveriam mais bandas a deixarem de ser catalogadas de Doom.
Agora que existem umas bandas mais Doom do que outras, aí sim, posso concordar!
Aliás há quem se atreva a dizer que Black Sabbath não é Doom, imagina tu! :mrgreen:
Mas o que interessa é o que este álbum é excelente, não o melhor da carreira deles, prefiro o "Of Empires Of Forlorn", mas ainda assim é mais um para a discografia lá de casa! :headbanger:

Desculpa lá discordar mas isto realmente de doom pode ter, mas muito pouco...

Pelo menos o que eu conheço de doom... como Shape of Despair, My Dying Bride, DESIRE, Anathema (antigo), Draconian, Tiamat, Ava Inferi, Before the Rain, Swallow the sun, Process of Guilt, Daylight Dies, por aí fora...

Black Sabbath tem realmente referências doom, mas em grande parte não podemos considerar que seja Doom se seguirmos a sequência e o tipo de bandas descritas acima... Porque o Doom realmente é uma cena mais arrastada, mais depressiva e melancólica. While Heaven Wept, de doom só tem o nome a meu ver e quando entrei neste tópico até julguei estar perante uma banda desse estirpe. Porém, deparei-me com um som mais ao genero de Gothenburg (do que ouvi neste último álbum), uma cena mais no estilo de Dark Tranquillity com vozes limpas, a pender para um heavy metal ainda que não tradicional, mas WHW não deixa de saber/soar ao mesmo.

Óbvio que segundo sites e rótulos, Behemoth, Dimmu Borgir e Cradle of Filth por exemplo, continuam a ser bandas de Black metal e a meu ver, Cradle of Filth de Black metal sempre teve muito pouco e já Dimmu borgir com os últimos registos, sai completamente do género. Behemoth entrou numa cena completamente brutal, por isso mais vale mesmo defenirmos o que ouvimos, não o que lemos ou vemos em sites (digo eu). Depende da definição que tenhamos dos rótulos.
Metal for fashion not for passion! upss...sorry... Metal for passion not for fashion!

Garbage

Mensagempor Garbage » sexta nov 27, 2009 2:41 pm

Grimner Escreveu:@ Garbage: Rotular é parvo às vezes, mas se vou a um restaurante, peço um bitoque, e me servem um hamburger, sinto-me roubado porque não é o que pedi. Quando oiço Doom, é um sentimento e uma sonoridade específica que procuro e de certeza não encontro neste álbum. Daí ter dito que como álbum de Doom falha redondamente, embora tenha salientado que o álbum é BOM. O perder-se em tecnicismos desnecessários é simultâneamente em função de gosto pessoal e de uma contradição ao que é o espírito do estilo. A perca de identidade (no sentido em que estão cada vez mais a perder o fio condutor e ainda não encontraram um equilibrio naquilo que querem fazer) é um comentário que eu, como seguidor da banda há 7 anos e como tal, com algum conhecimento de causa da evolução musical deles me permito fazer. Como opinião, caso haja dificuldades em entender o "a meu ver"

Mas qualquer leitor assíduo deste fórum sabe bem a redundância de discutir música contigo.

Antes de mais... Bela introdução para essa malha de While Heaven Wept, sem dúvida que este som mais lamechas e choradinho, depressivo e arrastado, faz mais juz à palavra DOOM do que o novo trabalho.

Respostas inteligentes, são merecedoras da razão e percebi o que queres dizer com isso! Por essa prespectiva faz sentido procurar por rótulos... mas uma alma eclética e deduzo que o sejas, geralmente aprecia a música e o seu conteúdo... E acho que se a música tiver bom conteúdo porque não aprecia-la fora de rótulos? Só isso...

Cheers!
Metal for fashion not for passion! upss...sorry... Metal for passion not for fashion!

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » sexta nov 27, 2009 3:03 pm

Dude, Gothenburg? Dark Tranquility? Num álbum de WHW, no way. Ouve isso melhor, ou então tudo o que disseres perde a validade perante o martelo punidor de Thor.

Garbage

Mensagempor Garbage » sexta nov 27, 2009 3:42 pm

Sir Sardine Escreveu:Dude, Gothenburg? Dark Tranquility? Num álbum de WHW, no way. Ouve isso melhor, ou então tudo o que disseres perde a validade perante o martelo punidor de Thor.

Esqueci-me que não tenho ouvidos ;)!

Não vamos discutir porque eu e tu certamente que somos de uma liga bastante diferente!

"The Furthest Shore 1-3" no player do myspace! Os primeiros riffs, nada têm a ver com o tipico som sueco pois não?

Sure... É que as técnicas de riff e o tipo de melodia que eu saiba passa muito lá... não sei que metal sueco é que andas a ouvir! Mas a mim pareceu-me. ;) Mas isto só a mim...

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » sexta nov 27, 2009 4:50 pm

Primeiros riffs duma música e já serve para definir um álbum?

"Porém, deparei-me com um som mais ao genero de Gothenburg (do que ouvi neste último álbum), uma cena mais no estilo de Dark Tranquillity"

Gothenburg associo a bandas tipo At The Gates, Dark Tranquillity precisamente, e In Flames. Acho que quem ouviu este álbum com bons ouvidos destingue perfeitamente isto do som dessas bandas...

Parece que é mesmo só a ti...

Garbage

Mensagempor Garbage » sexta nov 27, 2009 5:08 pm

Sir Sardine Escreveu:Primeiros riffs duma música e já serve para definir um álbum?

"Porém, deparei-me com um som mais ao genero de Gothenburg (do que ouvi neste último álbum), uma cena mais no estilo de Dark Tranquillity"

Gothenburg associo a bandas tipo At The Gates, Dark Tranquillity precisamente, e In Flames. Acho que quem ouviu este álbum com bons ouvidos destingue perfeitamente isto do som dessas bandas...

Parece que é mesmo só a ti...

Eu disse que definia? Essa música fez-me lembrar... e tava a comparar em dizer que fazia mais lembrar o tipico som de "Gothenburg" do que o doom propriamente dito. Nunca disse que era uma banda de Metal Sueco...

Se leres um pouco atrás: "...a pender para um heavy metal ainda que não tradicional, mas WHW não deixa de saber/soar ao mesmo." Referia-me ao heavy metal com traços suecos lol...

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta nov 27, 2009 8:53 pm

Garbage Escreveu: se a música tiver bom conteúdo porque não aprecia-la fora de rótulos? Só isso...

Cheers!

Daí ter dito que até apreciava o álbum. Não correspondeu foi às minhas expectativas daquilo que um álbum de Doom é. A banda que chame o que quiser aquilo que faz, que eu dou mais razão aos meus ouvidos.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

irondoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 12, 2007 5:21 pm
Contacto:

Mensagempor irondoom » sexta nov 27, 2009 10:19 pm

Garbage Escreveu:Pelo menos o que eu conheço de doom... como Shape of Despair, My Dying Bride, DESIRE, Anathema (antigo), Draconian, Tiamat, Ava Inferi, Before the Rain, Swallow the sun, Process of Guilt, Daylight Dies, por aí fora...

O que conheces de Doom realmente é pouco mesmo e é basicamente Death Doom!...
Se conhecesses mais bandas e, principalmente, as mais tradicionais e épicas, com toda a certeza não dirias o que disseste!
E, meu caro, os Black Sabbath foram simplismente a banda que criou o Doom-Metal!
Fora isso não adianta mais "chover no molhado", cada um tem a sua opinião e defende-a como bem entender!
Este tópico é para criticar um álbum, acho eu, não para deambularmos pelo ser ou não ser Doom e que já em muito contribuí para desviar o sentido do mesmo! :wink:

Xau Laura :mrgreen:

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » sábado nov 28, 2009 2:56 pm

Incrível a polémica à volta disto!!!
Acho que basta ouvir os álbuns de Candlemass (qualquer um) e comparar com WHW. Se os Candlemass são inquestionávelmente doom, porque é que o WHW não são???

pluribus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta dez 07, 2007 4:19 pm
Localização: From the Land of the living to the Land of the dead

Mensagempor pluribus » quarta dez 02, 2009 7:17 pm

Para mim torna-se fácil entender aqueles que não identificam este álbum por Doom de forma absoluta, e nem é preciso ir relacionar com o passado da banda.

Estive a reparar nas letras e até que sugerem o Doom mas na minha opinião há aqui um enorme paradoxo na forma como tudo isto soa, chega a ser bem happy e catchy para ser comparado a bandas que acabam por ser influências naturais destes senhores.

Agora é assim, chamem-lhe o que quiserem mas não me f*dam a dizer que isto é Epic heavy como já vi apelidarem porque senão a que o martelo do Thor como diz o Sardine, vos cai em cima :mrgreen:
I KNEEL TO NO ONE, EXCEPT THE LORD AND MY LORD IS STEEL

Amaranth
Metálico(a)
Registado: terça dez 16, 2008 3:23 pm

Mensagempor Amaranth » sábado dez 12, 2009 8:46 pm

Cataclysmic Abyss Escreveu:
Amaranth Escreveu:Um dos melhores do ano indiscutívelmente 8)

Eu acho isso bastante discutível. É um bom disco, mas não vou exagerar.

Gostos :cheers:

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » terça abr 13, 2010 11:09 pm

Desculpem desenterrar este tópico, mas isto é tão bom que merece mais algum reconhecimento, por pequeno que seja.
Na minha lista dos melhores de 2009, deixei isto creio que em 10º, hoje ocuparia sem quaisquer dúvidas o 1º posto.
Absolutamente brilhante!

:metal:

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante