irondoom Escreveu:Grimner Escreveu:É um bom álbum, mas não é Doom, nem de perto nem de longe. É Heavy Metal tradicional, muito bom, mas tradicional. A nível de Doom absolutamente nada vai bater Griftegård.
Sim, isto é Doom-Metal, mais propriamente, Traditional Doom-Metal!
Dizer que WHW não é Doom é o mesmo que dizer que Candlemass, Solitude Aeturnus... também não o são!
Qualquer dúvida, consulta este site:
http://www.doom-metal.com/bandlist.php?g=2
Mau seria se este site estivesse errado!
A saber: E usando exclusivamente metáforas culinárias. While Heaven Wept é um hamburger. Começou por ser um bife (e eu sigo a banda desde os Eps, na altura em que de facto sim, até eram Doom) com aquilo que caracteriza o Doom: Melancolia, riffs lentos e arrastados a simplicidade e o minimalismo na estrutura e na execução, tudo isso caracteriza o Doom. Oiçam o Sorrow of the Angels e comparem. O facto de uma banda ter começado a tocar Doom, não quer dizer que ainda o faça. Paradise Lost e Anathema, são Death Metal? Enquanto Soltude Aeturnus e Candlemass são bandas lentas que de vez em quando aceleram, WHW neste momento devem ter meia duzia de riffs lentos no álbum. Logo, se tem pouco daquilo que faz o Doom... não o são. A característica principal do Doom são os riffs mais lentos, que estão praticamente ausentes. Dai dizer que é um álbum de Heavy Tradicional, não Doom. De novo, oiçam Griftegard ou Procession, e sintam a diferença bem palpável de bom DOOM este ano. Ou então oiçam WHW dos tempos em que ERAM:
AQUI eram, agora não são.
@ Garbage: Rotular é parvo às vezes, mas se vou a um restaurante, peço um bitoque, e me servem um hamburger, sinto-me roubado porque não é o que pedi. Quando oiço Doom, é um sentimento e uma sonoridade específica que procuro e de certeza não encontro neste álbum. Daí ter dito que como álbum de Doom falha redondamente, embora tenha salientado que o álbum é BOM. O perder-se em tecnicismos desnecessários é simultâneamente em função de gosto pessoal e de uma contradição ao que é o espírito do estilo. A perca de identidade (no sentido em que estão cada vez mais a perder o fio condutor e ainda não encontraram um equilibrio naquilo que querem fazer) é um comentário que eu, como seguidor da banda há 7 anos e como tal, com algum conhecimento de causa da evolução musical deles me permito fazer. Como opinião, caso haja dificuldades em entender o "a meu ver"
Mas qualquer leitor assíduo deste fórum sabe bem a redundância de discutir música contigo.