Criatividade VS. Técnica
- JuliaPinheiro
- Participante
- Registado: sexta jul 10, 2009 1:01 am
Criatividade VS. Técnica
É impressão minha ou cada vez mais a técnica instrumental está a sobrepor-se à criatividade.
Cada vez mais se ouve: "Hey aquele é que toca!", "Que rapidez!" e comentários deste género.
Por vezes quando vou a ouvir, constato que sim a técnica é muito boa mas a música parece não ter sentimento, não trazer nada de novo. Quando digo sentimento é mesmo o "transmitir alguma coisa". Sinceramente é o que tenho notado principalmente no death metal.
Para mim INOVAÇAO e CRIATIVIDADE, e só depois técnica.
Não sei se me fiz entender, mas quem entendeu que dê a sua opinião.
Cada vez mais se ouve: "Hey aquele é que toca!", "Que rapidez!" e comentários deste género.
Por vezes quando vou a ouvir, constato que sim a técnica é muito boa mas a música parece não ter sentimento, não trazer nada de novo. Quando digo sentimento é mesmo o "transmitir alguma coisa". Sinceramente é o que tenho notado principalmente no death metal.
Para mim INOVAÇAO e CRIATIVIDADE, e só depois técnica.
Não sei se me fiz entender, mas quem entendeu que dê a sua opinião.
- Sobral
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
- Contacto:
Re: Criatividade VS. Técnica
Percebo e concordo totalmente contigo.
O facto de alguem tocar X notas por segundo não me diz nada.Mas isso é algo que já passou, acho eu, pois atingiu o apogeu nos 80s e depois o pessoal descontraiu um pouco
Ouço muitos comentarios do tipo "isso qualquer um faz", quando ouço musica, principalmente porque trabalho com pessoal que toca, mas isso é algo que não me diz mesmo nada. E a prova são os Ramones!!
O facto de alguem tocar X notas por segundo não me diz nada.Mas isso é algo que já passou, acho eu, pois atingiu o apogeu nos 80s e depois o pessoal descontraiu um pouco

Ouço muitos comentarios do tipo "isso qualquer um faz", quando ouço musica, principalmente porque trabalho com pessoal que toca, mas isso é algo que não me diz mesmo nada. E a prova são os Ramones!!
Sobral Escreveu:E a prova são os Ramones!!
Ou mesmo os Misfits!

Mas embora concorde com a opinião de que actualmente se preza muito a técnica e a velocidade, não posso deixar de confessar que há algumas coisas no death metal técnico de hoje em dia que apesar de não terem muita "essência" me dão algum agrado e me fazem sempre esboçar um sorriso. Como disse noutro tópico há uns tempos, acho que existe música para "sentir", música para "ouvir" e música para "pensar" e acho que este tipo de música que preza a técnica e velocidade mesmo sem conter a essência é claramente música para "ouvir".

- BulletBeast
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: domingo out 24, 2004 9:28 pm
Já há alguns anos que acho que o Metal está-se a tornar um bocado repetitivo pelo simples facto de que toda a gente quer o mesmo tipo de som, o mesmo tipo de material e tocar com skill. Não há nada de errado em tocar coisas complicadas, mas quando isso se sobrepõe à vontade de fazer música de que realmente se gosta ou à capacidade de dar um cunho pessoal às composições, o resultado não pode ser bom nem sequer brutal.
isso é tudo muito bonito..
mas a maioria das vezes falta o principal
a atitude
como disse o sobral.. o apogeu da criatividade e da tecnica foi nos 80.
o heavy metal nao é nenhuma corrida de formula 1 para ver qum toca mais depressa.
mas a maioria das vezes falta o principal
a atitude
como disse o sobral.. o apogeu da criatividade e da tecnica foi nos 80.
o heavy metal nao é nenhuma corrida de formula 1 para ver qum toca mais depressa.
dragon force (ex.) é um exemplo vivo disso. apesar de apreciar algumas coisas de power/progressivo aquilo soa-me muito a um concurso (algo circense, pela postura deles, na minha opinião) do género "vamos ver quem é o fdp que mete mais notas num tempo". aquele gajo o michael angelo idem aspas. esteticamente pode ser muito bonito tocar com uma guitarra com 4 braços, mas... what's the point? o que é que tras de novo? qual a msg? qual a atitude para além do exibicionismo puro? sei q vai haver muitos aqui a defender essas bandas e a dizer "eh, isso é tudo inveja, querias era tocar tanto quanto eles, bla bla bla" mas já falaram em Ramones, em Misfits eu acrescento os Nirvana. TRES ACORDES, mas muita atitude e muito sentimento. 

Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
- Contacto:
One name:
Tom Morello
E também tem técnica
Tom Morello
E também tem técnica
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
spiegelman Escreveu:One name:
Tom Morello
E também tem técnica
spiegelman.. como disse, gosto de algumas coisas power/progressive. Blind Guardian é banda de culto para mim por exemplo, ou alguns albuns de Dream Theater (banda q se perdeu na minha opinião, lá está.. demasiada técnica). MAS, o Tom é um ídolo.. um dos melhores e mais originais guitarristas de todos os tempos. O Hendrix começou uma revolução na forma de tocar guitarra, o Morello deu-lhe continuidade. Agora repara, n vês o Morello a entrar em devaneios, nem a cagar notas, nem coisa parecida. Tudo sempre com uma musicalidade incrivel e com um sentimento fantastico.
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Riddl3 Escreveu:dragon force (ex.) é um exemplo vivo disso.
banda totalmente artificial, sem carisma nem essencia.
os melhores musicos apareceram nos 70s e nos 80s, onde aliavam todos esses factores da tecnica, criatividade, peso, velocidade etc etc
coragem Escreveu:Riddl3 Escreveu:dragon force (ex.) é um exemplo vivo disso.
banda totalmente artificial, sem carisma nem essencia.
os melhores musicos apareceram nos 70s e nos 80s, onde aliavam todos esses factores da tecnica, criatividade, peso, velocidade etc etc
Primordios de Steve Vai (o album q ele gravou com Whitesnake tem umas tendencias muito progressivas na minha opinião, lá está, nota-se bem a marca dele), Satriani, Van Halen, Europe, and so on...
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you
- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
mais chastain, vinnie moore, gary moore, marty friedman, jason becker, o gajo dos racer x fdx esqueci o nome
etc
as grandes duplas tipton/downing e smith/murray
nos anos 70 só aqueles 3 magos blackmore, iommi e page

as grandes duplas tipton/downing e smith/murray
nos anos 70 só aqueles 3 magos blackmore, iommi e page
- Sassequece
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
Não sei vale a pena referir estes dois nomes para salvar os 90's e 00's: Michael Romeo e Jeff Loomis 

para salvar os 90s diria Chuck Schuldiner e Andy Larocque 

coragem Escreveu:para salvar os 90s diria Chuck Schuldiner e Andy Larocque
ops
eles até vieram dos 80

os 90s nao tem mesmo salvaçao
até o grande chris degarmo perdeu se nos 90

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes