
Pensées Nocturnes - Vacuum (2009)
http://www.myspace.com/penseesnocturnes
Depressive Black Clássico (wtf?)
Tinha ouvido o myspace disto há uns tempos e na altura procurei pelo álbum mas nada.
Deparei com ele no outro dia e recuperei a curiosidade inicial. E o que é facto é que se assoma como um dos meus álbuns preferidos de depressive black de sempre (não sou especial apreciador por vários factores). O tempo foi curto, ainda não ouvi muitas vezes mas todas as características únicas que revestem este trabalho fazem-me pensar assim.
De França já sabemos que vem black do melhor e mais original que se vai fazendo. E neste caso, bastou uma única pessoa para criar quase um género novo.
A faixa inicial não deixa dúvidas sobre a tristeza e sofrimento representados através dos vocais, principalmente. A introdução é crua e dura, por forma a mostrar em linhas gerais o que se pode esperar, mas depois vêm as surpresas e fazem-se adivinhar os primeiros momentos clássicos repletos de piano, violino e violoncelo entrecortados com a distorção das guitarras. É debaixo de uma belíssima produção e vocais semi-ausentes que se vai desenrolando um instrumental arrepiante, com um momento de twist na Coups de Bleus, que tem uma introdução quase paranormal e completamente imprevisível. Mas com o desenrolar do restante álbum percebemos que esses são adjectivos inerentes a esta one man band e não um mero acaso.
Por vezes chega a ser perturbadora a forma como nos perdemos do clima depressive para entrarmos numa melancolia esquisita que dá para sorrir.
Instrumentalmente fabuloso, vocalmente (e aqui por gosto pessoal) safa-se.


