Lendas, mitos, factos históricos e tradições da vossa terra.
Lendas, mitos, factos históricos e tradições da vossa terra.
Penso que cada terra terá lendas, mitos, factos históricos e tradições que passaram de geração para geração, e este tópico é mesmo pra isso que cada um fale de uma ou mais lendas, mitos, factos históricos e tradições da sua terra, quem souber claro, quem não souber pode perguntar aos seus avós depois partilhar aqui no forum, penso que será um tópico muito interessante, um tópico cultural.
Vou começar eu:
Na minha querida terra natal, S. João de Aião, uma aldeia que pertence a Felgueiras, há um monte chamado o Monte de Santa Marinha onde existe lá uma pedra que, segundo reza o mito, se ler dias seguidos a Biblia até ao fim junto á tal pedra, ela irá abrir e sairá de lá um grande tesouro. Depois lá numa zona da minha terra, chamado o Paço, hospedou-se o D. Afonso Henriques, isto é uma facto histórico.
Também, segundo me contavam há mais de 10 anos, o tal Monte de Santa Marinha era palco de várias batalhas, até se encontra lá uma rocha que se crê ter uma marca de um canhão, e existe lá umas minas que crê, tambem, de ser minas de refugiados das tais batalhas, e das batalhas que se conta que se davam lá, eram as da quadrilha do Zé do Telhado, http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_do_Telhado, contra os ricos assaltados, ou os guardas que os queriam prender.
Bem, há mais lendas, mitos, factos históricos e tradições pra contar, que me foi contado pela minha avó Guida, das várias conversas que tinha com ela há alguns meses e há anos atras, mas que agora não me vem á cabeça, o que contei aqui, principalmente a ultima coisa, não é 100% a certeza, mas mais adiante confirmo e conto mais coisas da minha terra.
Agora é a vossa vez.
Vou começar eu:
Na minha querida terra natal, S. João de Aião, uma aldeia que pertence a Felgueiras, há um monte chamado o Monte de Santa Marinha onde existe lá uma pedra que, segundo reza o mito, se ler dias seguidos a Biblia até ao fim junto á tal pedra, ela irá abrir e sairá de lá um grande tesouro. Depois lá numa zona da minha terra, chamado o Paço, hospedou-se o D. Afonso Henriques, isto é uma facto histórico.
Também, segundo me contavam há mais de 10 anos, o tal Monte de Santa Marinha era palco de várias batalhas, até se encontra lá uma rocha que se crê ter uma marca de um canhão, e existe lá umas minas que crê, tambem, de ser minas de refugiados das tais batalhas, e das batalhas que se conta que se davam lá, eram as da quadrilha do Zé do Telhado, http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_do_Telhado, contra os ricos assaltados, ou os guardas que os queriam prender.
Bem, há mais lendas, mitos, factos históricos e tradições pra contar, que me foi contado pela minha avó Guida, das várias conversas que tinha com ela há alguns meses e há anos atras, mas que agora não me vem á cabeça, o que contei aqui, principalmente a ultima coisa, não é 100% a certeza, mas mais adiante confirmo e conto mais coisas da minha terra.
Agora é a vossa vez.
Última edição por Nvnnvs em sexta set 07, 2007 11:26 am, editado 2 vezes no total.
Mors Omnia Solvit
Na minha terra há uma história de dois irmãos que andaram ao selo por causa de uma gaja e segundo reza a história "um dos irmãos trespassou o outro com a espada e o outro, enquanto segurava nas tripas com uma mão, desferiu um golpe fatal acabando os dois prostrados no chão a esvair-se em sangue até morrerem."
Depois de ouvir isto em puto cannibal corpse era coisa de meninas.

subathory Escreveu:Na minha terra há uma história de dois irmãos que andaram ao selo por causa de uma gaja e segundo reza a história "um dos irmãos trespassou o outro com a espada e o outro, enquanto segurava nas tripas com uma mão, desferiu um golpe fatal acabando os dois prostrados no chão a esvair-se em sangue até morrerem."
OMFG ROTFLOL!
"O sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito."
Surtr Escreveu:Blizy Escreveu:Nem vou dizer qual é a dita "tradição" da minha terrinha senão fechavam novamente o tópico!! hehe ... mas devem imaginar qual é ..
Diz...
Empalamento de homens efeminados vestidos com rendas nos cornos de touros

RuySan: Não percebo a obsessão que certas pessoas têm com cuecas.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.
Zombie_: Tem lá coisas tão giras.
Grimner: Eis o porquê.
- Judas_Iscariot
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça jun 26, 2007 11:18 am
Aqui basicamente o irmão de um amigo meu matou a namorada - asfixiou-a, parece-me - e atirou-a para dentro de um poço. E isto, claro, depois de ela tentar matá-lo a ele, pegando fogo à casa enquanto ele dormia.
O destino quis que ele acordasse e terminasse o business.
Actualmente vê o sol aos quadradinhos.
(Demasiado contemporâneo
)
O destino quis que ele acordasse e terminasse o business.
Actualmente vê o sol aos quadradinhos.
(Demasiado contemporâneo

The solitary dark animal and the burning black Earth.
- Necurat
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sábado set 30, 2006 12:21 am
paço a citar
" A Justiça de Fafe é o símbolo que mais caracteriza a cidade. Falar de Fafe, para muitos, é falar da “ Terra da Justiça” e consequentemente da lenda “ Com Fafe Ninguém Fanfe “. pelo nosso Portugal fora, Fafe é conhecido principalmente pela imagem da Justiça e pelo lema que a ela está associado, marcando assim os seus habitantes.
Contam as pessoas mais antigas que esta tradição surgiu quando nas Cortes do Reino, um Visconde de Moreira de Rei se atrasou para uma sessão e ao chegar um Fidalgo que assistia o insultou, julgando-o um vilão. No momento o Visconde ignorou os insultos, mas no final da sessão, o Fidalgo continuou a censurá-lo, atirando-lhe as luvas à cara. Então ajustou--se um duelo, na qual o Visconde é que escolhia as armas. Marcou-se o dia, a hora e o local.
De acordo com o combinado, apareceram todos e constatou-se que a arma era um pau de marmeleiro. Visto que o Fidalgo não sabia muito bem manejar o pau num duelo, o Visconde deu a primeira paulada. A assistência, vendo tal “ palhaçada”, pois o Fidalgo limitou-se a defender-se, o que fez com que todos se desatassem às gargalhadas, proclamando “ Viva a Justiça de Fafe e com Fafe Ninguém Fanfe”.
Explica-se assim o aparecimento da nossa mais conhecida lenda, da qual não se sabe a data, mas orgulhou e orgulha os habitantes desta Terra. "
pronto basicamente é uma cambada de violentos nesta terra

" A Justiça de Fafe é o símbolo que mais caracteriza a cidade. Falar de Fafe, para muitos, é falar da “ Terra da Justiça” e consequentemente da lenda “ Com Fafe Ninguém Fanfe “. pelo nosso Portugal fora, Fafe é conhecido principalmente pela imagem da Justiça e pelo lema que a ela está associado, marcando assim os seus habitantes.

Contam as pessoas mais antigas que esta tradição surgiu quando nas Cortes do Reino, um Visconde de Moreira de Rei se atrasou para uma sessão e ao chegar um Fidalgo que assistia o insultou, julgando-o um vilão. No momento o Visconde ignorou os insultos, mas no final da sessão, o Fidalgo continuou a censurá-lo, atirando-lhe as luvas à cara. Então ajustou--se um duelo, na qual o Visconde é que escolhia as armas. Marcou-se o dia, a hora e o local.
De acordo com o combinado, apareceram todos e constatou-se que a arma era um pau de marmeleiro. Visto que o Fidalgo não sabia muito bem manejar o pau num duelo, o Visconde deu a primeira paulada. A assistência, vendo tal “ palhaçada”, pois o Fidalgo limitou-se a defender-se, o que fez com que todos se desatassem às gargalhadas, proclamando “ Viva a Justiça de Fafe e com Fafe Ninguém Fanfe”.
Explica-se assim o aparecimento da nossa mais conhecida lenda, da qual não se sabe a data, mas orgulhou e orgulha os habitantes desta Terra. "
pronto basicamente é uma cambada de violentos nesta terra
रघुपित राघव राजाराम पतित पावन सीताराम सीताराम सीताराम भज प्यारे तू सीताराम ईश्वर अल्लाह तेरो नाम सब को सन्मित दे भगवान
If I am good I could add years to my life / I would rather add some life to my years
If I am good I could add years to my life / I would rather add some life to my years
- Judas_Iscariot
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça jun 26, 2007 11:18 am
- Necurat
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sábado set 30, 2006 12:21 am
Yah aqui morre, em media, um vizinho ou namorado a tiro de caçadeira de semana em semana..é giro porque tens sempre tema de conversa no café.
रघुपित राघव राजाराम पतित पावन सीताराम सीताराम सीताराम भज प्यारे तू सीताराम ईश्वर अल्लाह तेरो नाम सब को सन्मित दे भगवान
- warrior of wisdom
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm
Lenda dos "tripeiros"
Os naturais do Porto são conhecidos, no resto do país, como "tripeiros", designação que, segundo a lenda, se deve ao sacrifício que fizeram para apoiar a preparação da armada para a conquista de Ceuta, em 1415: diz-se que ofereceram aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas, razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, hoje em dia, as "tripas à moda do Porto".
Os naturais do Porto são conhecidos, no resto do país, como "tripeiros", designação que, segundo a lenda, se deve ao sacrifício que fizeram para apoiar a preparação da armada para a conquista de Ceuta, em 1415: diz-se que ofereceram aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas, razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, hoje em dia, as "tripas à moda do Porto".
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes