O problema do Black Metal - J.L. Peixoto

Painkiller [RIP]

Mensagempor Painkiller [RIP] » sábado nov 27, 2004 1:19 am

Acho que essa estatistica está muito extrema. Eu ouço muito Black Metal e não dispenso os Helloween ou B.B. King.
Quem acha que só o que é Black Metal é que é bom, na minha opinião, não é "black metaler", é burro.

Mas tu és uma excepção à regra como se diz. E ainda bem. :wink:

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » segunda nov 29, 2004 11:41 am

Desculpa lá mas eu acho q há muita gente q curte BM, q tem eese genero musical como genero preferido mas ouve muitas outras coisas e gosta de muitas outras coisas, o q significa q se calhar somos mais excepções q regras... eu ouço tt coisa fora do BM...

vírgula
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 16, 2004 8:15 pm
Contacto:

Mensagempor vírgula » quarta dez 08, 2004 1:11 am

parece um texto de alguem que acabou de descobrir um estilo musical "alternativo" e que quer ser diferente e rebelde

AK47 [RIP]

Mensagempor AK47 [RIP] » quarta dez 08, 2004 11:07 pm

Eu oiço BM, sobretudo BM....
Mas tb oiço, rock, punk, experimental, industrial, electrónica, pop, etc...
Bandas como: ...Trail Of Dead!, Godspeed You! Black Emperor, Ikara Colt, The Faint, Aphex Twin, Laibach, Einsturzende Neubauten, New Order, Sonic Youth,Iggy Pop, Skinny Puppy, Black Rebel Motorcycle Club, Mão Morta, etc, etc...

Quem se limita, é limitado!

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » quarta dez 08, 2004 11:57 pm

Infelizmente parece que, vá-se lá saber porque, se difundiu a ideia de que o pessoal que ouve BM é intolerante para com os restantes estilos musicais e nao quer saber de mais nada. Todo o pessoal que eu conheço (eu incluído) que ouve maioritariamente BM também ouve outros estilos. Por outro lado (e sem querer entrar em polémicas nem generalizar) já conheci pessoal que só ouvia Brutal Death / Grind / Crust e dizia mal de bandas clássicas de Heavy e Thrash porque diziam que nao eram brutais o suficiente, tal como já ouvi pessoal que apenas ouvia Heavy tradicional e Thrash dizer que os estilos + brutais eram "Hardcore".

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » quarta dez 15, 2004 10:01 pm

Razor Escreveu:Infelizmente parece que, vá-se lá saber porque, se difundiu a ideia de que o pessoal que ouve BM é intolerante para com os restantes estilos musicais e nao quer saber de mais nada.

É só ler duas ou três entrevistas de bandas Trve.
E termos como PMG (Power Metal Gay) também não serão assim tão por acaso.

Mas concordo, que seja um pouco extrema. Há de tudo, felizmente.

peixoto [RIP]

o meu problema

Mensagempor peixoto [RIP] » segunda mai 15, 2006 3:11 pm

Olá,

daqui José Luís Peixoto. Um pouco por acaso, no google, descobri esta discussão que aqui tiveram já há bastante tempo.
Li todos os posts e cheguei à conclusão que, apesar de atrasado, também queria dizer alguma coisa. Inscrevi-me no fórum e cá estou.

1- o texto não é nada de especial. Já sabia isso quando o escrevi (nem sequer guardei cópia no computador). O objectivo não era criar nenhuma obra literária. Na altura, escrever na Rocksound era para mim uma forma interessante de chegar a pessoas de uma faixa etária que me parecia afastada da leitura (actualmente já não penso assim). A maioria das pessoas que eu encontrava e que me diziam que liam a RS não ouviam metal e, por isso, quis escrever maioritariamente sobre metal. Tentando sempre escrever de uma forma que fosse acessível a quem ouve e a quem não ouve metal. Fora dos pormenores e das linguagens específicas do metal, obviamente. Talvez estivesse enganado. Talvez uma das evidências desse engano fosse o fim da RS.
2 - outro objectivo que tinha ao escrever este texto, era levantar algumas questões sobre o metal. Ao encontrar e ler o vosso debate, chego à conclusão de que esse objectivo foi alcançado. A questão de não se poder ouvir a música de que gostamos em toda a parte (devido à forma como as outras pessoas lidam com isso), por exemplo, é uma questão que, pessoalmente, me parece interessante e relevante para melhor compreender aquilo que o metal é em termos sociais, a ameaça que constitui para uma certa imagem instituída de cultura.
3 - em relação a esse aspecto, tenho muito orgulho de ter feito com que se falasse de metal onde nunca antes se tinha falado e, também, de ter contribuído para que se falasse de livros em lugares onde não era habitual fazê-lo.
4 - ainda em relação ao BM, escolhi o BM porque me parece um género em relação ao qual existem bastantes ideias feitas. Tanto por parte de alguns puristas que o ouvem (e que estão sempre a imaginar fantasmas de "vendidos" e etc), como por parte de quem ouve outros géneros de metal, sendo um verdadeiro "bicho de sete cabeças" para quem não ouve nenhum metal. Sendo frequentes as associações com a idiotice altamente propagada "satanismo/matar os pais".
5 - não concordo em absoluto que haja bandas de BM que fazem parte do mainstream( ou que alguma vez fizeram). Acho que se pode dizer muito sobre Cradle ou sobre Dimmu Borgir, mas não se pode dizer que são bandas mainstream. A questão aqui é: quais são os limites do mainstream e do underground? Se os Cradle são mainstream, o que são os U2? Pessoalmente, acho que só se pode considerar os Cradle como mainstream quando se fecha os olhos em relação a quase toda a música que se faz. O Elton John, a Shakira, etc existem. Isso sim é mainstream. Além disso, acredito que o mundo poderia ser melhor se mais pessoas não privassem a si próprias de ouvir metal. Sinto que a grande maioria das bandas, como a maioria dos escritores, gostaria de chegar a um número o mais alargado possível de pessoas. Se não houver consessões, não vejo nenhum mal nisso.
6 - Nunca, em momento nenhum, disse que criei o neologismo "deathstyle", que, aliás, nunca utilizei em nada que tenha escrito.
7 - quanto aos pequenos textos que escrevo no Correio da Manhã, com toda a sinceridade, nunca lhes prestei a devida atenção. Talvez o motivo seja nunca ter recebido grande feedback. Talvez não tenha recebido feedback, por não lhes prestar muita atenção. Pescadinha de rabo na boca. Agora que já sei que alguém os lê, vou tentar empenhar-me mais a escrevê-los.
8 - Ainda assim, sempre tive consciência de que aquilo em que acredito verdadeiramente, aquilo por que respondo com todo o meu empenho, são os livros que escrevo. Muito obrigado a quem os conhece e os defendeu aqui neste fórum. Muito obrigado mesmo.
9 - Em relação a ouvir metal e a conhecer metal é óbvio que não tenho nada a provar a ninguém mas, para quem não sabe, aqui fica a informação: faço 32 anos em setembro e ouço metal desde os 11 anos. Sou do tempo em que esperávamos demo tapes pelo correio, em que reutilizávamos os selos e em que as bandas portuguesas que ouvíamos eram thormenthor, filli nigrantium infernalium, wc noise, procyon e outras, muito antes de existirem os moonspell. Sou do tempo em que muitos dos géneros de metal que hoje são largamente difundidos estavam ainda a nascer. Quem me conhece, sabe que ouço todos os tipos de metal e que não tenho explicações a dar sobre aquilo que ouço porque, a esse nível, há muito tempo que tenho as minhas questões de identidade bem resolvidas.

E pronto. Era isto que queria dizer.
Quando recebia e enviava flyers pelo correio, quando recebia fanzines feitas de fotocópias, havia um slogan do underground que era muito repetido e que, ao longo dos anos, tenho sempre tomado como lema. Esse slogan era:
Cooperation, not competion!

Espero que possam encontrar algum valor nestas palavras.

Hei-de voltar aqui.
Com um abraço.
Última edição por peixoto [RIP] em segunda mai 15, 2006 3:23 pm, editado 2 vezes no total.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » segunda mai 15, 2006 3:37 pm

e esta, hein!!!
só pelo ponto 9 e conclusão... valeu os 5 minutos que demorei a ler o post do JLP

clap clap clap

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » segunda mai 15, 2006 3:53 pm

Idem (embora não só pelo ponto 9), e isto embora nem conheça por aí além quem é este senhor, ou a sua obra.

Bem vindo ao fórum JLP; diria que entraste em grande.

Pazuzu
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta fev 25, 2005 9:19 pm

Mensagempor Pazuzu » segunda mai 15, 2006 5:07 pm

Sim..sinceramente duvido que alguem diga que ele esteve mal..pois esteve bem no que disse,um bem haja .
E que apareça mais vezes .
Darkzone Martyrium..
......which never gave me peace in
earthly life...

SeiryokuZenyo [RIP]

Mensagempor SeiryokuZenyo [RIP] » segunda mai 15, 2006 9:09 pm

culpa_obscura [RIP]

Re: o meu problema

Mensagempor culpa_obscura [RIP] » segunda mai 15, 2006 9:35 pm

peixoto Escreveu:
9 - Em relação a ouvir metal e a conhecer metal é óbvio que não tenho nada a provar a ninguém mas, para quem não sabe, aqui fica a informação: faço 32 anos em setembro e ouço metal desde os 11 anos. Sou do tempo em que esperávamos demo tapes pelo correio, em que reutilizávamos os selos e em que as bandas portuguesas que ouvíamos eram thormenthor, filli nigrantium infernalium, wc noise, procyon e outras, muito antes de existirem os moonspell. Sou do tempo em que muitos dos géneros de metal que hoje são largamente difundidos estavam ainda a nascer. Quem me conhece, sabe que ouço todos os tipos de metal e que não tenho explicações a dar sobre aquilo que ouço porque, a esse nível, há muito tempo que tenho as minhas questões de identidade bem resolvidas.

E pronto. Era isto que queria dizer.
Quando recebia e enviava flyers pelo correio, quando recebia fanzines feitas de fotocópias, havia um slogan do underground que era muito repetido e que, ao longo dos anos, tenho sempre tomado como lema. Esse slogan era:
Cooperation, not competion!

Espero que possam encontrar algum valor nestas palavras.

Luis tem cuidado, que muitas criancinhas nao conhece esse nomes que mencionas-te , nem a atitude q perante a vida q mencionas ai, e logo nao sei se vao conseguir atingir o que pretendes dizer.

presto-te a minha vénia tanto pelo artigo, em que é la descrito a realidade nacional, que todos tentam tapar, como pelo teu post, conciso, sem atacar niguem, e de alguem com ideias e nao com areia dentro no cranio.

cya

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Re: o meu problema

Mensagempor otnemeM » segunda mai 15, 2006 10:09 pm

peixoto Escreveu:6 - Nunca, em momento nenhum, disse que criei o neologismo "deathstyle", que, aliás, nunca utilizei em nada que tenha escrito.

Olá e bem-vindo ao fórum.

Lamento que afirmes isso. Confesso que não faço ideia se usaste esse termo ou não em algum dos teus textos mas eu tenho a certeza do que ouvi. Não transcrevi as tuas palavras textualmente mas, mais letra menos letra, foi isso que disseste.
Espero que seja apenas um lapso e que, quando puderes revisionar essa entrevista, te relembres :)

p.s.- algo que me fez memorizar esse momento foi o facto de na altura andar a passar muito o clip de Metallica - Frantic, na SicR, em que por acaso o Hetfield canta "my lifestyle determines my deathstyle", pelo que achei a afirmação curiosa.

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça mai 16, 2006 4:16 am

:o José Luís Peixoto no nosso cantinho... fantástico...

Independentemente da qualidade da tua resposta, deixo a minha vénia sim à tua pessoa enquanto escritor, pois sou um admirador confesso das tuas obras. Foi com grande surpresa que vi aqui esta tua resposta e faço votos de te ver a participar em outros tópicos (mmmmm, inevitável ocorrer-me a vontade de ver alguns textos teus na secção de Pensamentos e Reflexões...).

kuthulu
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta jan 04, 2006 2:16 pm
Contacto:

Mensagempor kuthulu » terça mai 16, 2006 9:51 am

Parabéns pela tua participação JLP e já agora por todo o teu trabalho na escrita portuguesa contemporânea (gosto bastante do teu trabalho). Espero que sejas uma presença assídua. Eu ainda sou mais velho do que tu, (fiz 33 anos em Março), pelo que é sempre bom partilharmos ideias com pessoas da mesma faixa etária, (sem nenhum desprimor para os mais jovens participantes)!

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante