Á lareira, de cachimbo na boca e livro na mão!

Legião
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 03, 2004 11:50 am

Á lareira, de cachimbo na boca e livro na mão!

Mensagempor Legião » terça ago 03, 2004 6:26 pm

Podem pensar que não sou muito dado ás letras, mas por vezes gosto de ler um bom livro!
Estou agora a reler (já o lí há mais de dez anos!) o "Viagem ao mundo da droga", de Charles Duchaussois, o livro que mais me marcou até agora.
Gostava de saber quais os livros que mais os marcaram, não serei certamente o único que gosta de se sentar á lareira com o cachimbo na boca e um livro na mão!

Ego Liberare [RIP]

Mensagempor Ego Liberare [RIP] » terça ago 03, 2004 8:05 pm

Bem, neste momento ando a ler Terry Pratchett (para quem não conhece, é do melhor que há por aí em termos de fantasia: este tem um enorme sentido de humor)

Não sei dizer exactamente que livro me marcou mais, mas a Espuma Dos Dias de Boris Vian e Dharma Bums de Kerouac foram dois deles... 8)

Ego Liberare [RIP]

Mensagempor Ego Liberare [RIP] » terça ago 03, 2004 8:06 pm

Ah e «Marcas de Baton» de Greil Marcus... uma espécie de pequena história subversiva do séc.XX.

SW [RIP]

Mensagempor SW [RIP] » terça ago 03, 2004 8:55 pm

Recentemente, ofereceram-me o morreste-me de José Luís Peixoto. Bastante inspirador...aliás já escrevi um pouco influenciada sobre alguns toques do Jose Luis -

atenção o texto a seguir é de minha autoria

Chorei. Esta tarde chorei. Chorei sobre os vidros enterrados na minha pele. Chorei, chorei esta tarde de pele rasgada sobre a tua campa. Aquela tua campa fria. A tua campa de mármore vazia, sem cor...sem nada.
Esta tarde de choro sobre o mármore ao Sol, a tua campa apenas sombra, recordei-te.
Sobre o vazio do nada, sobre a "eterna Saudade" deitei-me à luz.

Com esforço e lágrimas ainda sinto o cheiro do teu corpo. O teu corpo desfeito, o teu corpo em pó, agora frio sem odor, sem flores acompanhar.
Esta tarde chorei. Esta tarde comprei-te uma prenda quente. Fazes anos.

Trouxe-te papel e lápis, trouxe-te vida que não volta...trouxe-me a esperança de te voltar a ler.

Esta tarde deixei-te o papel, deixei-me recordar-te...esta tarde raguei a minha pele. Esta tarde chorei na tua campa morrendo também. Sou as tuas mãos e escrevo...
"deitada num abismo vi-te mergulhar no mar.
deitada sobre o negro choro agora que partes...
Choro pela tua ida....
Eterna saudade..."

Carla

Ei-lo.

O livro "Morreste-me" fala sobre a morte do pai dele..assim o entendo...penso que seja veridico. é tocante e magoa por vezes os relatos feitos.

Ego Liberare [RIP]

Mensagempor Ego Liberare [RIP] » terça ago 03, 2004 8:59 pm

Esse livro é muito bom. Comoveu-me aliás. Também gostei imenso do «Nenhum Olhar» e da «Casa na Escuridão»... este último é bastante brutal por vezes, mas único. O primeiro parece-me sempre indissociável do espaço, da atmosfera e das pessoas que fazem o alentejo. :wink:

SW [RIP]

Mensagempor SW [RIP] » terça ago 03, 2004 9:19 pm

Ego Liberare Escreveu:Esse livro é muito bom. Comoveu-me aliás. Também gostei imenso do «Nenhum Olhar» e da «Casa na Escuridão»... este último é bastante brutal por vezes, mas único. O primeiro parece-me sempre indissociável do espaço, da atmosfera e das pessoas que fazem o alentejo. :wink:

A casa na escuridão é bastante mórbido. Pensar que se esta a morrer e ver os outros morrer e amar que é pó...é intenso...mesmo mt intenso.

AK47 [RIP]

Mensagempor AK47 [RIP] » terça ago 03, 2004 10:30 pm

Admiravel Mundo novo - Aldous Huxley

1984 - George Orwell

A Nausea - Jean Paul Sartre

Utopia - Thomas Moore

O Estranjeiro - Albert Camus

Assim Falava Zaratrusta - F. Nietzsche

Novo Humanismo Militar - Noam Chomsky

Quase todos tem algo em comum: O sonho, a ilusão, de um mundo melhor! Profundas análises a condição humana...

Ego Liberare [RIP]

Mensagempor Ego Liberare [RIP] » quarta ago 04, 2004 12:36 pm

e na onda do 84 e do admirável mundo novo há também o «nós» de ievgueni zamiatine (ou algo parecido)... recomendável. :)

Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm

Mensagempor Vento_Nocturno » quinta ago 05, 2004 1:55 am

Estranho num terra estranha de Robert H. Heinlein

\00/

Winter_Wrath [RIP]

Mensagempor Winter_Wrath [RIP] » quinta ago 05, 2004 3:42 am

Neste momento estou a explorar a o livro " Aforismos" de Schopenhauer, tem certas citações que são bastante pertinentes.

Quem não conhece; Schopenhauer foi o fiklosofo que disse que a Musica era o caminho para a verdade suprema

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta ago 05, 2004 8:51 am

Eu adoro enroscar-me ao pé do aquecedor electrico com o meu chá preto cheio de leite e o meu cigarrito a ler um bom livrito, em Inglês. O meu português n dá pra ler literatura portuguesa e entender. Marcaram-me de um modo ou outro:
On the road - Jack Kerouac (li-o durante uma viagem a Paris)
Wuthering Heights - Emily Bronte
I, Elizabeth - n me lembro da autora, é sobre a rainha Elizabeth I
Fatal Majesty - idem, é sobre a Mary Stuart
Stranger in the a strange land - Robert Heinlein (e como me marcou, fez-me odiar todo e qq tipo de religião!)
Lord of the rings - J.R.R. Tolkien (yah, básico, mas marcou-me)
Harry Potter - J.K.Rowling (Li todos há cerca de um ano, e sinceramente ajudaram-me a ultrapassar uma série de problemas pessoais, pelo simples facto de me transportarem para outro mundo)

Human
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
Contacto:

Mensagempor Human » quinta ago 05, 2004 9:54 am

neste momento estou a ler o siddharta escrito pelo Hess.

Dygon
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo dez 28, 2003 6:14 pm

Mensagempor Dygon » quinta ago 05, 2004 11:40 am

Human Escreveu:neste momento estou a ler o siddharta escrito pelo Hess.

Também já o li. É sem dúvida um grande livro.

Ego Liberare [RIP]

Mensagempor Ego Liberare [RIP] » quinta ago 05, 2004 6:20 pm

siddharta é excelente!

agora ando-me a entreter com um livro sobre enterrados vivos. enfim, tenho destas coisas :wink:

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » sexta ago 06, 2004 8:17 am

Tou a ler "The garlic ballads", é sobre a China dos anos 80, muito muito bom, muito pesado mas ao mesmo tempo muito poético. A seguir já tenho na calha "Girl with pearl earring" q ofereci á minha mãe e ela diz ser espectacular.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes