Falsos metaleiros

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » terça out 28, 2003 10:50 pm

Já tive algures algo escrito que rezava assim:

«Sou um “metaleiro” dentro de uma sociedade estereotipada e consumista, onde todos se regem por regras de marketing e de modas, do género - quem tem o telemóvel mais pequeno é que está “in”. Borrifo-me para isso.
Para o “metaleiro” comum, sou um tipo perfeitamente anormal, com profissão estável, uma família sem qualquer problema do foro psicológico, sentimental ou social. Não visto de preto nem tenho o cabelo comprido.
Em suma, desde que não me chateiem aceito tudo e todos mas não gosto que invadam o meu espaço ou me imponham regras.»

Bem, não fica muito fora do contexto :P

José Lopes [RIP]

Mensagempor José Lopes [RIP] » quinta nov 06, 2003 3:44 am

Eu não sou de rotular ninguem pelo que veste. Sinceramente acho que o metal é algo transcendente a roupa, visto me normamente de preto por gosto pessoal, porque tem algo a ver comigo, porque talvez seja um complemento da minha personalidade. Conheço muita gente que gosta de metal, ha muito tempo, que compra montes de cd's, que vai a concertos e vestem se "normalmente". Poderá ser se mais metaleiro que isto? Ao se comprar montes de roupa preta e acessorios só se esta a enrriquecer lojas de roupa que não contribuem nada para a musica que gostamos.
Quanto ao moshe... ao contrario de muitos...adoro!!! Ha moshes mal feitos, que so servem para aleijar quem nele anda e que está nas proximidades. Mas quando se assiste a um bom som, e existe uma boa onda...pq não??? Estar um concerto todo em constante headbanging é estar a prestar mais atenção à banda do que quando se esta no mosh?

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » segunda nov 10, 2003 1:09 pm

sinceramente axo isso uma grande porra. pra começar pk é uma tanga e segundo, pk é uma tanga q mta gente gosta de "vestir". no meu caso pessoal, ando várias vezes de preto, mas n faço disso um habito. apesar de ter 21 anos, tenho ar de ter 16 e posso afirmar q já m descriminaram como fã de metal por tudo isso e plo meu comportamento talvez demasiado alegre e falador e outras tantas por por vezes ter comportamentos demasiado timidos.

no entanto, é triste q as pessoas sejam julgadas plo exterior.

Edwardus [RIP]

Mensagempor Edwardus [RIP] » segunda nov 10, 2003 9:45 pm

cada um veste aquilo que quer. mas não se pode negar que a roupa preta rima com o metal. E rima mais ainda quando se veste t-shirts de bandas. lol a única coisa que não visto em preto é o meu colete de ganga com as patches :D (adoro-o llolo) mas eu adoro mesmo vestir-me assim. é um gosto tremendo. :D mas não censuro quem se veste de forma diferente... o que interessa é que não derrubem o Metal :metal:

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » terça nov 11, 2003 12:56 am

Não tenho uma única T-shirt de uma banda a não ser uma dos metallica, muito, mas mesmo muito "discreta". Pessoalmente prefiro roupa de um só côr. No entanto acho as t-shirts de Cradle magnificas... significa que gosto da banda? Não, significa que gosto do artista que faz as ilustrações deles... sim, há aquelas que têm a cara dos gajos lá estampada, mas para isso preferia andar com uma da Nicole Blackman ou Dita Von Tese.

Adiante, adoro Rock 'n' Roll dos anos 60, gosto de gelados, bebo chá, odeio pulseiras de picos e cintos de balas, de ver comédias, etc e nada disso coloca em causa o meu gosto em ouvir Heavy Metal. Sim porque essa de ser metaleiro ou ser gótico ou ser satânico, ou ser beto, ou ser raper ou ser o jerevásio não me diz absolutamente nada. Era optimo que eu conseguisse dizer "Eu sou isto ou aquilo", mas essa é uma questão filosófica que a meu ver é uma verdadeira parabola.

haemonculus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mai 31, 2003 10:56 pm
Contacto:

Mensagempor haemonculus » sábado nov 15, 2003 5:54 pm

Esteriotipo de metaleiro segundo o jornal "publico":

Os Códigos de Vestuário
Segunda-feira, 10 de Novembro de 2003

Estilo Gótico - Hoje perdeu parte da sua originalidade e tende a misturar-se com características de outros estilos. As raparigas vestem-se de preto e de uma forma muito feminina, usando vestidos, saias e botas com saltos altos. Os rapazes também vestem preto, mas usam camisas brancas e de folhos e, por vezes, chapéu. Os casacos compridos também são um elemento particular.

Estilo Metal - divide-se em vários subgéneros de acordo com as variantes ao nível musical (Trash [esta é pra ti beastlike :P ], Death, Black, Doom). Tradicionalmente, pode-se caracterizar por uma camisola de uma banda "Metal" favorita, uns jeans e uns ténis. Nas derivações, engloba um vestuário mais agressivo, todo preto, recorrendo a bicos, correntes e cabedal (apesar de o uso destes acessórios e materiais se ter generalizado a outros estilos). Neste caso, as raparigas usam sobretudo calças (por vezes curtas) e botas mais masculinas.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » sábado nov 15, 2003 11:08 pm

Reparem que a descrição de "Metaleirus Communs" se aplica a qualquer pessoa deste pais que ande com uma T-Shirt de banda, seja de metal ou outra coisa qualquer!

Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm

Mensagempor Vento_Nocturno » sexta nov 21, 2003 12:40 pm

Somos todos metalicos em Portugal. Não é de estranhar. Vivemos num pais verdadeiramente extremo, basta observar a classe politica que nos representa/governa, basta sentir a agradavel sensação de emoçoes fortes ao precisar de tratar de papelada oficial na função pública.

\oo/

mnl-stl
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jul 17, 2003 12:04 pm

Mensagempor mnl-stl » sábado dez 20, 2003 8:06 pm

Para mim a questão da vestimenta é inssignifcante. Se "a" veste-se de preto ou não não faz diferença nenhuma. O que acho importante é a pessoa gostar e ser fiél ao que ouve. Acho que nem toda gente vai ouvir Metal até morrer até porque já vai da natureza de cada um, mas isso já é outra coisa.

Only the strong survive!

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta dez 26, 2003 10:41 am

A roupa, o cabelo e o stile é uma necessidade que o individuo tem para se afirmar no meio! E eu acho isso tudo muito bem! Sou completamente a favor do ppl andar de preto! É claro que depois com o tempo e respectiva afirmação PESSOAL, isso tudo tende a desaparecer, (nuns indivíduos mais rapidamente no que outros), mas todos de uma maneira ou de outra devía-mos dar o exemplo! Digam-me lá a verdade se não vos custou qd os Metallica cortaram o cabelo, diga-me lá se virem bandas de metal pesado a tocar nos seus videos à beto não é propriamente essa imagem que queriam ver! O adepto de metal ANDA DE PRETO E DE CABELO GRANDE, porque é essa a sua imagem, e é isso que fascina muita gente que tem apenas 11 ou 12 anos e que sem saber porquê começa a ficar fascinado com essa e outras imagens!
Conheço ppl que só não anda de preto e cab. comprido porque simplesmente não teve coragem ou a mãmã não deixou qd ele pediu, e depois disse: " O que interessa é eu ouvir som e não da maneira como me visto", mas depois roíam-se de inveja de ver os outros de preto! Já só o que falta é começarem a descriminarem o ppl por andar de preto, isto aqui é só betos? Farto de ver betos estou eu! O meu dia de glória foi qd fui impedido de jantar num restaurante em Lagos por ter uma shirt dos Cannibal Corpse e depois fomos enojar o ppl para a montra! :x

Freyja [RIP]

Mensagempor Freyja [RIP] » sexta dez 26, 2003 2:26 pm

É claro q a maneira cm t apresentas, a tua imagem é importante! É o primeiro contacto... é a primeira forma de comunicar que temos com os
outros... As pessoas têm mt mais facilidade em formar uma boa primeira
impressão sobre uma imagem que lhes seja agradável!!! :wink:

O facto de a forma de te vestires de determinada forma, que permita
identificarem-te com determinada "tribo", tem as suas vantagens e as
suas desvantagens tbm! Claro que me sinto muito bem em concertos e
em locais frequentados por pessoal cuja imagem vai ao encontro da
minha! Sabe bem sentirmos que fazemos parte de algo, que podemos
partilhar gostos e experiências sem sermos criticados ou sermos
apontados como freaks! :wink:
Mas, não me agrada nem só um pouco que nos metam todos no mesmo
saco! Não tenho, nem quero ter nada a ver, com algum ppl q, tal como eu
se "veste de preto e usa aquelas botas", e que (desculpem a expressão)
só faz merda, na qual se incluem cenas de violência gratuita, actos
xenófobos e por aí fora... :evil:

Perdi, já à uns anos, a conta às vezes que já me apontaram e
comentaram na rua ou em qualquer outro local... Sinceramente não me
incomoda...
Já lá vai o tempo em que não cedia um milímetro em relação à
indumentária e me dava um gozo especial chocar "mentes menos
abertas"... Hoje preservo-me muito mais. Tenho muito orgulho de ser
como sou e mesmo assim ter chegado onde quis, apesar das críticas e
de, infelizmente, muitas vezes, ter de dar mais provas que outros por
puro preconceito! Mas a escolha foi minha! Não mudei a minha maneira
de ver a vida, nem os meus gostos, as preferências musicais e estécticas
mantém-se mas tbm têm que ser um pouco flexiveis e abertas, ou cairia
no mesmo erro dos que me criticam! Não abandono o preto, o cabelo
longo e escuro mas adapto-me ao local onde estou, acima de tudo,
porque sei que só assim sou fiel a mim própria, que é o q m interessa! :)

Não camuflei as minhas ideologias como alguns me sugeriram... nem as
exacerbei como outros me instigaram...
Não me vendo... mas tbm não me imponho à força!

Se não formos tolerantes com os outros como podemos esperar que os
sejam connosco? :)

Blessed be...

Beastlike
Administrador
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sexta dez 26, 2003 2:41 pm

Se não formos tolerantes com os outros como podemos esperar que os sejam connosco?

Isso é precisamente o que 90% das pessoas deviam ter em mente, em relação à forma como discriminam os outros, por não seguirem a manada. Desculpa, mas... teres que te adaptar aos locais!?!?! E as pessoas que frequentam esses locais, adaptam-se aos "teus" locais quando lá vão contigo? Mais importante, do que isso... vão aos "teus" locais, só pelo prazer da tua companhia, ou tu é que tens que ir aos "deles" quando queres estar com essas pessoas? Se calhar tens é que vestir algo que faça com que entres num local e não fique tudo a olhar para ti. Se a "maioria" respeitasse os gostos de cada um, poderias ir como te apetecia ir, sem teres que recorrer a adaptações...

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Adaptar

Mensagempor Amphion » sexta dez 26, 2003 6:14 pm

Infelizmente não vivemos num mundo em que todos se respeitem e isso é mais que sabido logo concordo que é necessário fazer adaptações consoante os ambientes onde se vivem. Nunca conseguiremos adaptar um ambiente a nós próprios, mas sim nós podemos adaptar-nos ao ambiente. No entanto não confundir adaptação com aniquilação. Todos nós temos plasticidades naquilo que fazemos e acreditamos logo é possível, já que falamos de estética, variar o teu aspecto o suficiente para sentires que estás mais à vontade em determinado local, sem nunca abdicares daquilo que és e sentes.

Eu acho que vestir roupa preta, etc, é uma exteriorização de que acreditamos e defendemos algo que é visto como "alternativo" pelas outras pessoas. É como que um cartão de visita em que dizemos "olha, eu, SE CALHAR, sou um gajo que pensa de modo diferente de ti e tenho ideias próprias e não quero ser do rebanho". Naturalmente há vantagens e desvantagens nesta atitude mas, se somos fiéis a nós próprios, teremos algo a temer?

De qualquer modo, voltando à questão da adaptação, prezo acima de tudo que eu me sinta bem e os outros também. Assim sendo, é perfeitamente possível eu vestir uma tshirt preta lisa se for a algum local "especial de corrida" em vez de vestir uma tshirt preta com um desenho qualquer mais agressivo de uma banda, para não chocar excessivamente eventuais pessoas muito "sensíveis". Não deixo de ser eu e, apesar de poder não vestir exactamente o que queria, sei que atinjo um equilibrio saudável, tendo em conta a sociedade onde existo.

Beastlike
Administrador
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sexta dez 26, 2003 8:11 pm

Eu não me refiro ao caso de se poder chocar alguém. Isso é algo que até eu faço. Não uso certas coisas quando vou trabalhar, porque sei que posso estar a incomodar alguém. Mas isso parte do respeito que eu tenho pelos outros. Não é bem o mesmo que me estar a "adaptar" a algo.

Eu não pretendo adaptar qualquer ambiente a mim, mas acho que também tenho o direito a ser como sou, sem ter que me adaptar seja ao que for. Um exemplo bastante engraçado e que me deu um certo gozo, foi algo que se passou com uns amigos meus. Na altura em que o Limbo ainda se chamava La Folie, nas noites "góticas" de sexta em que passavam Metal no primeiro andar, barravam a entrada a quem fosse vestido da forma a que se chama "normal" com a desculpa de que era uma "festa privada". Quem não fosse de preto ou com cores "góticas" como o roxo e o vermelho, não entrava. Esses meus amigos ficaram escandalizados e, volta e meia, falamos acerca desse incidente. Obviamente, não defendo este tipo de coisas. Mas uma coisa pergunto: se essas pessoas vestem um fatinho e gravata para irem até à Kapital, por saberem que, de outra forma, não entram, porque não aceitam que se faça o oposto noutros locais? Se aceitam que na Kapital exijam um determinado traje, porque é que noutro local têm que os aceitar com a roupa que eles levam vestida?

Essa coisa da adaptação seria muito bonita, se funcionasse de igual modo para todos. Infelizmente, só funciona num sentido e nós é que temos que nos adaptar aos outros, quando eles não admitem sequer a eventualidade de também terem que se adaptar a nós.

Freyja [RIP]

Mensagempor Freyja [RIP] » sexta dez 26, 2003 9:04 pm

O meu "adaptar" foi um pouco mal entendido! :oops:
Não kiz dizer que tenho um sortido estilos de roupa q escolho conforme o
sítio a que vou!!! Mas há alturas em que se torna necessário abdicar de
determinados adereços ou peças de roupa!!!
Quem, por exemplo, tem uma profissão que o obriga a um contacto
permanente com pessoas, a reuniões e grandes jantares, e necessite,
para determinadas alturas, abdicar da sua t-shirtzita da banda X e da sua
coleção de spikes, mas que, ao sair à noite ou em idas a concertos, seja
o protótipo de um metaleiro do mais evil que há, deve ser criticado por
quem pode andar feliz da vida, vestidinho com o que bem lhe aptecer,
porque só tem q s preocupar com as bocas dos coleguinhas de liceu?????
Não me parece!!! :evil:
Já tive que escolher entre o que queria vestir e o que podia e não me arrependo da escolha que fiz! Arrepender-me-ia, sim, se deixasse de
fazer fosse o que fosse por uma teimosia que, para mim, muitas vezes,
não tem nexo! A pessoa que vai com correntes a um concerto de metal é
a mesma que vai sem elas a um concerto de música clássica! :wink:
Claro que o ideal seria toda a gente aceitar toda a gente como é mas não
é assim que funciona e a forma arrogante como alguns se tentam impôr
só tende a piorar o cenário! :(

Por mim, cada um se pode vestir como quizer e puder... eu faço-o... :D :D

Blessed be...

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes