Atoma - "Skylight" (2012)

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor miguel101 » domingo ago 05, 2012 3:33 pm

Imagem

“Skylight” é o 1º álbum da banda Atoma. Trata-se de uma banda sueca. Sei que o “cérebro” da banda já esteve noutras bandas, mas não sei dizer com precisão quais. Em alguns momentos faz-me lembrar um pouco uns Arcturus ou uns Samael (mais ao nivel electronico, pelo feeling "Galáctico", "Espacial", pois estes Atoma soam-me com personalidade própria). Em várias faixas há uma dose interessante de experimentalismo. Melodias bastante inspiradas, muitas com belissimas passagens atmosféricas. Os vocais femininos, que aparecem aqui e ali dão uma graça especial às musicas, a meu ver. De qualquer das formas, na minha opinião, este é daqueles raros álbuns que se ouve do principio ao fim.
Vale bem a pena ver o videoclip oficial (tem qq coisa de 2001 Odisseia no espaço):



As minhas favoritas: TODAS!

Digam coisas
Última edição por miguel101 em sábado dez 01, 2012 2:58 pm, editado 4 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Toretto
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1068
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm
Localização: Leiria

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor Toretto » domingo ago 05, 2012 5:44 pm

Está nos meus 20+ do ano, até ver. É uma cena muito progressive com post-coisas.
Imagem

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor miguel101 » terça ago 07, 2012 3:11 pm

Toretto Escreveu:Está nos meus 20+ do ano, até ver. É uma cena muito progressive com post-coisas.


Sim, tb acho que têm bastante de progressivo.

E mais uma grande música, esta "Highway":



Isto vai-se descobrindo aos poucos....

Avatar do Utilizador
Insomnia Asylum
Participante
Mensagens: 20
Registado: terça nov 29, 2011 10:41 am

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor Insomnia Asylum » terça ago 07, 2012 4:16 pm

Eu estava muito ansioso por este lançamento... uma vez que o tal cérebro por detrás dos ATOMA, fez parte de uma banda chamada SLUMBER, e que editou um único disco: Fall Out (creio que já em 2003 ou 2004), e que é dos melhores álbuns de Doom\Death que tenho na minha discografia!
Apesar de só ter 7 músicas, e de os vocais terem sofrido uma "mistura" absolutamente deplorável, a magestuosidade das músicas é inacreditável (numa espécie de SWALLOW THE SUN, DARK THE SUNS e até KATATONIA).
Infelizmente os SLUMBER foram adiando um novo lançamento, até anunciarem o seu fim. Aliado a esse prematuro final, foi anunciado o ínicio de um novo projecto: os ATOMA, renascidos das cinzas dos SLUMBER!

Quanto a este Skylight, as minhas expectativas eram altíssimas!
Na minha opinião, a primeira metade do álbum (as primeiras 5 ou 6 músicas) são excelentes. Pegam no Death\Doom e diminuem-no consideravelmente, a ponto de, como costuma ser habitual nestas evoluções, se subssumir nas tais post-coisas :mrgreen: com ambientes, electrónica e sei lá mais quê), criando uma atmosfera melodiosamente sufocante e absorvedora.
Infelizmente a segunda metade do álbum não mantém o nível altíssimo da primeira, e resume-se numa palavra: secante!
É pena, porque caso o álbum mantivesse o nível de criatividade e frescura, seria sem dúvida, um dos melhores álbuns do ano.
Desse modo, com 50 % do álbum brilhante, e 50 % medíocre, não tem lugar nos 10 mais do ano (num 2012 replecto de excelentes lançamentos)

Porém aconselho a primeira parte do álbum....(e vai daí talvez até gostem do álbum completo!!!)

Ps: E para quem gosta do estilo das bandas citadas, sem dúvida aconselho o Fall Out dos SLUMBER.
"the price of a soul, is the cease of a heart"

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor miguel101 » quinta ago 09, 2012 2:09 pm

Insomnia Asylum Escreveu:Eu estava muito ansioso por este lançamento... uma vez que o tal cérebro por detrás dos ATOMA, fez parte de uma banda chamada SLUMBER, e que editou um único disco: Fall Out (creio que já em 2003 ou 2004), e que é dos melhores álbuns de Doom\Death que tenho na minha discografia!
Apesar de só ter 7 músicas, e de os vocais terem sofrido uma "mistura" absolutamente deplorável, a magestuosidade das músicas é inacreditável (numa espécie de SWALLOW THE SUN, DARK THE SUNS e até KATATONIA).
Infelizmente os SLUMBER foram adiando um novo lançamento, até anunciarem o seu fim. Aliado a esse prematuro final, foi anunciado o ínicio de um novo projecto: os ATOMA, renascidos das cinzas dos SLUMBER!

Quanto a este Skylight, as minhas expectativas eram altíssimas!
Na minha opinião, a primeira metade do álbum (as primeiras 5 ou 6 músicas) são excelentes. Pegam no Death\Doom e diminuem-no consideravelmente, a ponto de, como costuma ser habitual nestas evoluções, se subssumir nas tais post-coisas :mrgreen: com ambientes, electrónica e sei lá mais quê), criando uma atmosfera melodiosamente sufocante e absorvedora.
Infelizmente a segunda metade do álbum não mantém o nível altíssimo da primeira, e resume-se numa palavra: secante!
É pena, porque caso o álbum mantivesse o nível de criatividade e frescura, seria sem dúvida, um dos melhores álbuns do ano.
Desse modo, com 50 % do álbum brilhante, e 50 % medíocre, não tem lugar nos 10 mais do ano (num 2012 replecto de excelentes lançamentos)

Porém aconselho a primeira parte do álbum....(e vai daí talvez até gostem do álbum completo!!!)

Ps: E para quem gosta do estilo das bandas citadas, sem dúvida aconselho o Fall Out dos SLUMBER.



Por acaso não há nenhuma música deste álbum que não consiga gostar. Talvez a “Solaris” seja a menos interessante, mas aquela voz feminina pelo meio é extremamente envolvente. Para lá de qualquer tipo de estilo em que se queira encaixar a banda, acho que conseguiram aqui um trabalho com personalidade e com momentos bastante originais. Parece-me que isto se tornará um album de culto (se já não é).

Acho esta "Resonance" absolutamente genial




Já agora deixo aqui a Tracklist

01. Atoma 04:29
02. Skylight 5:17
03. Hole in the Sky 03:49
04. Highway 04:22
05. Bermuda Riviera 04:59
06. Resonance 05:52
07. Solaris 03:33
08. Rainmen 07:05
09. Saturn and I 03:24
10. Cloud Nine 04:39

(Vou ouvir esse trabalho dos Slumber. Espero que não tenha assim muito de Swallow de Sun. Passa-me um bocado ao lado...)
Última edição por miguel101 em terça set 11, 2012 1:56 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Insomnia Asylum
Participante
Mensagens: 20
Registado: terça nov 29, 2011 10:41 am

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor Insomnia Asylum » quinta ago 09, 2012 6:06 pm

miguel101 Escreveu:Para lá de qualquer tipo de estilo em que se queira encaixar a banda, acho que conseguiram aqui um trabalho com personalidade e com momentos bastante originais. Parece-me que isto se tornará um album de culto (se já não é).


Depois de ter visto aqui a tua crítica ao álbum (e de ter acrescentado aquelas palavras), voltei a pegar no álbum com um curioso e renovado interesse.
Não posso deixar de manter a opinião de que a primeira parte é absolutamente genial, e que a segunda parte não acompanha o nível. Mas a verdade é que ouvido em circunstâncias adequadas (fones/de noite etc) o álbum completo acaba por criar uma atmosfera interessante!!!
Porém se formos criticamente honestos (e relativamente "squares" :mrgreen: ), o álbum apenas tem 3 músicas: Skylight; Hole In The Sky e a Highway.
As restantes são devaneios atmosférico-instrumentais (repara, 7 em 10 músicas!). Têm definitivamente a característica de criar um ambiente e um sufoco artístico muito bom, mas neste número, são excessivas. Fica um certo sentimento vazio... pedindo mais músicas\canções como as primeiras.

Uma coisa é certa, é um lançamento muito relevante, e auspicioso. Numa altura em que muitas bandas se limitam a copiar estilos, é bom e refrescante saber que ainda existem bandas que vão mais longe e não seguem regras nem padrões.
Esperamos que um segundo álbum possa confirmar a genialidade latente dos ATOMA.


Tal como tu, também deixo aqui uma sugestão de uma música (que é naturalmente a minha preferida):



BRILHANTE!!!

miguel101 Escreveu:(Vou ouvir esse trabalho dos Slumber. Espero que não tenha assim muito de Swallow de Sun. Passa-me um bocado ao lado...)


SWALLOW THE SUN e KATATONIA (dos ínicios) são sem dúvida nomes que me ocorrem a ouvir Slumber.
Mas não é uma colagem. Tem mais orquestrações e em algumas partes é mais... magestoso!!! (apesar de ser um álbum muito curto - só tem 7 músicas), e tal como disse antes, tem uma produção particularmente infeliz ao nível vocal.
Porém se os ATOMA são difíceis de classificar estilisticamente, SLUMBER é sem dúvida Doom metal melódico, e só com vozes guturais - tirando ocasionais coros femininos).
Mas é um àlbum de culto para mim!!!



É lindíssimo!!!
"the price of a soul, is the cease of a heart"

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor miguel101 » sexta ago 10, 2012 2:55 pm

"Uma coisa é certa, é um lançamento muito relevante, e auspicioso. Numa altura em que muitas bandas se limitam a copiar estilos, é bom e refrescante saber que ainda existem bandas que vão mais longe e não seguem regras nem padrões.
Esperamos que um segundo álbum possa confirmar a genialidade latente dos ATOMA."

Subscrevo (embora considere já este album bem genial)


"SWALLOW THE SUN e KATATONIA (dos ínicios) são sem dúvida nomes que me ocorrem a ouvir Slumber.
Mas não é uma colagem. Tem mais orquestrações e em algumas partes é mais... magestoso!!! (apesar de ser um álbum muito curto - só tem 7 músicas), e tal como disse antes, tem uma produção particularmente infeliz ao nível vocal.
Porém se os ATOMA são difíceis de classificar estilisticamente, SLUMBER é sem dúvida Doom metal melódico, e só com vozes guturais - tirando ocasionais coros femininos).
Mas é um àlbum de culto para mim!!!"

Por acaso sou mais apreciador de Katatonia mais recente, em especial o “The great cold distance” e o “Viva emptiness”. Mas o “Brave Murder Day” é qualquer coisa de extraordinário. Confesso que dei apenas uma escutada rápida aos Slumber. Parece-me bem tocado. Parece-me que falta, talvez, na minha óptica, um pouco de variedade nas músicas. Os vocais não estão realmente grande coisa. Achei um pouco “rápido” demais. Por norma gosto de sons mais lentos com passagens rápidas, e não o contrário. Talvez venha a pegar novamente no álbum mais tarde…

cumprimentos

Avatar do Utilizador
Insomnia Asylum
Participante
Mensagens: 20
Registado: terça nov 29, 2011 10:41 am

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor Insomnia Asylum » sexta ago 10, 2012 4:06 pm

miguel101 Escreveu:"Por acaso sou mais apreciador de Katatonia mais recente, em especial o “The great cold distance” e o “Viva emptiness”.

Tal como eu!!! :D


O “Brave Murder Day” praticamente criou um estilo! Mas para mim, os KATATONIA (que são uma das minhas bandas preferidas) começaram a sua fase de ouro a partir do “Tonight's Decision”. Daí em diante, todos os álbuns, sem excepção, são autênticas obras de arte. Enfim, meteram na cabeça que hão-de lançar O álbum perfeito... e de cada vez que parece que o conseguiram fazer, lançam um ainda melhor.

Apesar de já termos concordado que ATOMA é uma banda muito singular e com difícil comparação, pegando na sua característica mais "etérea", diria que quem gosta de ATOMA, gostará também (tendencialmente, e não necessariamente) de: ANATHEMA; GAZPACHO; PORCUPINE TREE; ARCHIVE (primeiros álbuns), ANTIMATTER, e, porque não, também PINK FLOYD (aliás, talvez seja possível divisar uma certa semelhança entre este "Skylight" e o "Dark Side of the Moon").

Abraço
"the price of a soul, is the cease of a heart"

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor miguel101 » sábado ago 11, 2012 3:04 pm

Descobri agora que há 2 videoclips oficiais! E este é também ele assombroso. Deem uma olhadela



Acho arrepiante

(Dois grandes clips para duas grandes musicas. Digo eu)

Avatar do Utilizador
Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2561
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Localização: Almada
Contacto:

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor Onesolo » terça ago 28, 2012 9:45 am

Este album pra mim foi uma desilusão, pensava q o som ia rodar mais à volta daquela musica q saiu no soundcloud à uns meses... mas afinal saiu ainda mais soft do q a musica...

Atenção quem procura o elo de ligação pros defuntos Slumber, Atoma não é a banda indicada, mas sim esta banda https://www.facebook.com/enshine.band
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor miguel101 » quinta ago 30, 2012 2:35 pm

Uma das coisas que acho mais admirável neste álbum é que ele, para mim, consegue ser ao mesmo tempo bastante homogéneo e heterogéneo. Homogéneo em termos de qualidade. É daqueles álbuns que aproveito todas as músicas. Heterogéneo em termos de variedade. Praticamente não existem duas músicas “iguais”.

Mas, claro, nada disto tem muita importância.

Tudo depende sempre dos gostos, daquilo que se procura na música…

Avatar do Utilizador
The_MoBsTeR
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 102
Registado: sexta dez 22, 2006 12:33 am
Localização: Vale Metal

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor The_MoBsTeR » sexta set 07, 2012 3:22 pm

Tem sido a maior surpresa do ano para mim, gostei imenso do conceito e da forma como o concretizaram.
Imagem

Avatar do Utilizador
Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5062
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Localização: somewhere,anywere...
Contacto:

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor Sanguessuga » sábado set 08, 2012 2:26 pm

Assim por alto,pensei ler stoma,mas prontos :lol:

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor miguel101 » domingo set 09, 2012 2:58 pm

The_MoBsTeR Escreveu:Tem sido a maior surpresa do ano para mim, gostei imenso do conceito e da forma como o concretizaram.



Creio que para quem gostou foi uma excelente surpresa. Afinal não é todos os dias que aparece assim quase do nada um álbum com tanta qualidade e personalidade...

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Re: Atoma - "Skylight" (2012)

Mensagempor miguel101 » domingo set 09, 2012 2:59 pm

Sanguessuga Escreveu:Assim por alto,pensei ler stoma,mas prontos :lol:


stoma…tá-se sempre a aprender. Desconhecia por completo a palavra.

E dei-me tb conta que não sei o que banda quer dizer com o nome “Atoma”. No dicionário de inglês não vi nada.

De forma intuitiva diria que se trata de uma espécie de neologismo a partir da palavra inglesa atom (átomo). Se houver por aí alguém que saiba….


Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes