Melvins - Discografia (1983-2012)

Avatar do Utilizador
Blunder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1055
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Localização: VN Gaia/Porto
Contacto:

Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Blunder » quarta jul 18, 2012 8:32 pm

Imagem

Bem, cá vai uma explicação do que eu aqui tenho intenção de fazer:

Com a minha "entrada" no vasto mundo que é o underground foi rápido o momento que vi referenciados os Melvins. São muitas as bandas (Mastodon, Neurosis, Eyehategod, Isis, Tool, Sunn O))), Osbow, Buzzov.en, etc) que dizem ser influenciadas por estes senhores. Bandas essas que fazem parte da minha vasta lista de preferências, sendo eu um gajo que cada vez mais aprecia sonoridades lentas com riffs maiores que o mundo.

Tal como deve acontecer a grande parte de vocês, muitas vezes ouvimos um ou dois álbuns de uma banda e depois acabamos por não lhes pegar mais pela enorme quantidade de lançamentos que as bandas em questão têm no seu catálogo. Sendo eu um grande preguiçoso, é lógico que esse grupo de pessoas guarda um espaço para mim. Apenas ouvi três álbuns dos Melvins (Gluey Porch Treatments, Houdini e Freak Puke) e sinto que dificilmente conheço uma banda que é descrita como sendo bastante sofisticada e que foi apresentando mutações no seu som ao longo destes 29 anos de existência.

Ou seja, o que eu me proponho é uma verdadeira epopeia. A intenção é a de ouvir todos os trabalhos. Falo dos 22 full-lenght e dos 10 extended-play que estão enumerados no metal-archives (penso que não falte nenhum full-lenght ou extended-play, já que não consigo aceder ao site oficial da banda).

Claro está que isto não será uma prova de velocidade (se conseguir finalizar isto até ao final do ano será uma verdadeira vitória), mas sim uma tentativa de conhecer, em condições, a discografia desta banda icónica do underground norte-americano. Terei a preocupação de ouvir cada trabalho as vezes necessárias para o assimilar (no mínimo umas três audições, variável de trabalho para trabalho), e farei uma pequena review de cada álbum conforme os for ouvindo.

Este tópico irá servir para os mais curiosos poderem espreitar as minhas opinião, progressivamente, em relação a banda, e talvez, na melhor das hipótese, instigar uma alma que seja, a fazer o mesmo. Com os Melvins ou com outra banda do género.

Irei postar ainda esta semana a review do debut, Gluey Porch Treatments, e a medida que for postando as reviews irei registar um índice aqui neste primeiro post com uma ligação (url), de modo a facilitar localização do post em questão.
____________________________________________________________________________

Índice cronológico:


Gluey Porch Treatments (1986)
Última edição por Blunder em sábado jul 21, 2012 4:30 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Nhec
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4052
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Melvins - Discografia (1986-2012)

Mensagempor Nhec » quarta jul 18, 2012 9:41 pm

Ideia porreira.
Boa sorte :mrgreen:

Só acho que deverias ter criado o tópico aquando da primeira review...
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Avatar do Utilizador
Blunder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1055
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Localização: VN Gaia/Porto
Contacto:

Re: Melvins - Discografia (1986-2012)

Mensagempor Blunder » quarta jul 18, 2012 9:43 pm

Nhec Escreveu:Ideia porreira.
Boa sorte :mrgreen:

Só acho que deverias ter criado o tópico aquando da primeira review...

Não vai faltar muito, e o primeiro post sempre está reservado para o índice e explicação do projecto. Já estou de férias e por isso talvez amanha, no máximo sexta terei a review do primeiro álbum.

Obrigado :D

desconhecido
Metálico(a)
Mensagens: 173
Registado: segunda dez 13, 2004 1:03 pm

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor desconhecido » quarta jul 18, 2012 10:44 pm

Deixo aqui uma sugestão, copiada da revista brasileira Roadie Crew, mas ainda assim acho que valida.

Escolheres:
2 álbuns Imperdíveis/Essenciais/Obrigatórios
3 Excelentes,
2 Bons,
1 "de fugir/cuidado" neste pode ser mencionado mais que um.

E depois uma pequena menção a outros álbuns tal como Live/ao vivo.

Acho que isto, também funcionaria na secção Bandas, tudo bem que hoje em dia pode-se sacar discografias completas e não ligar a opinião alheias.

Mas sendo isto um fórum é bom partilhar opiniões, sejam elas divergentes da maioria, como por exemplo dizer que o master of puppets é um álbum de "de fugir/cuidado" e colocar o St. Anger, nos "Imperdíveis/Essenciais/Obrigatórios", isto como exemplo, mas se isto acontece-se, de um forma bem argumentada seria interessante de ler.
Última edição por desconhecido em sábado jul 21, 2012 12:33 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Mak
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1758
Registado: quinta ago 25, 2011 9:55 pm
Localização: Great Northern Hotel

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Mak » quarta jul 18, 2012 10:55 pm

A 'Metal Hammer' faz o mesmo e acho bastante interessante.
Dá-lhe Blunder, pode ser que me motives para (finalmente) ouvir Melvins :lol:

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Vooder » quarta jul 18, 2012 10:58 pm

Mak Escreveu:A 'Metal Hammer' faz o mesmo e acho bastante interessante.
Dá-lhe Blunder, pode ser que me motives para (finalmente) ouvir Melvins :lol:
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
Blunder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1055
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Localização: VN Gaia/Porto
Contacto:

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Blunder » quinta jul 19, 2012 1:02 am

Por acaso não sabia que havia revistas especializadas a fazer a mesma coisa. Parece que tive a infelicidade de nunca ter posto os meus olhos sobre uma Metal Hammer. Já agora sobre que bandas é que a MH já fez isso?

Em relação a listas. Sinceramente só irei pensar em construi-las quando isto estiver concluído. E ainda falta muito para isso. :mrgreen:

É mesmo isso que se pretende (entre outras coisas), motivar alguns users a interessar-se pelos Melvins e a inverter a tendência que nós temos de não nos darmos ao trabalho para conhecer uma discografia em condições.

Avatar do Utilizador
Dante
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1820
Registado: quinta mai 19, 2011 8:44 pm
Localização: Almada

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Dante » quinta jul 19, 2012 8:50 am

É banda que só passei cartão ao Houdini, quando saiu, e agora a este novo.
Sendo assim, vou esperar pelas tuas críticas para ver em quais é que hei-de pegar. :D
Dá-lhe Blunder!

Avatar do Utilizador
Graveyard
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 705
Registado: segunda jun 30, 2008 11:30 pm
Localização: Titanic City/UK

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Graveyard » quinta jul 19, 2012 9:12 am

Boa iniciativa, por acaso fiquei viciado no The Bulls & The Bees, depois ouvi o Houdini e recentemente o (A) Senile Animal. Mas realmente com uma discografia enorme é dificil escolher o que ouvir a seguir. Logo fico a espera de essas reviews para escolher a próxima "vitima".
Yo moriré y nadie se acordará de mí. Yo moriré y nadie se acordará de mí. De mí…
Fando: Sí, Lis, yo me acordaré de ti e iré a verte al cementerio con una flor y un perro, y en tu funeral cantaré, en voz baja, "¡Que bonito es un entierro!"

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Vooder » quinta jul 19, 2012 12:46 pm

Por acaso detesto adorar :awesome: uma banda "clássica" com um disco, e depois quando vou para descobrir a restante discografia apresentam-se com dezenas de discos.
Primus é outro exemplo, já para não falar dos artistas de jazz
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
Floresta
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1462
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Floresta » quinta jul 19, 2012 1:30 pm

desconhecido Escreveu:Deixo aqui uma sugestão, copiada da revista brasileira Roadie Crew, mas ainda assim acho que valida.

Escolheres:
2 álbuns"de fugir/cuidado",
3 Excelentes,
2 Bons,
1 "de fugir/cuidado" neste pode ser mencionado mais que um.


Boa iniciativa, mas daquilo que eu já li sobre Melvins, não há álbuns abaixo de "Bom" :lol:

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Enigma » quinta jul 19, 2012 1:41 pm

Floresta Escreveu:
desconhecido Escreveu:Deixo aqui uma sugestão, copiada da revista brasileira Roadie Crew, mas ainda assim acho que valida.

Escolheres:
2 álbuns"de fugir/cuidado",
3 Excelentes,
2 Bons,
1 "de fugir/cuidado" neste pode ser mencionado mais que um.


Boa iniciativa, mas daquilo que eu já li sobre Melvins, não há álbuns abaixo de "Bom" :lol:


Qual a diferença entre essas duas categoria de álbuns?
Valfar, ein Windir

desconhecido
Metálico(a)
Mensagens: 173
Registado: segunda dez 13, 2004 1:03 pm

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor desconhecido » sábado jul 21, 2012 12:38 am

Que grande falha! Agora acho que já esta correto,
Imperdíveis/Essenciais/Obrigatórios

Já agora como é que é essa secção da Metal Hammer, qual é o titulo da mesma?
se conseguirem uma imagem, seria interessante para comparar com a da RC

Roadie Crew
Imagem

Avatar do Utilizador
Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2266
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Aiwass » sábado jul 21, 2012 11:35 am

"Nunca confies numa pessoa que não gosta de Melvins.", disse-me um dia o meu pai.

Obrigatórios:

Gluey Porch Treatments
Ozma
Bullhead
Houdini
Stoner Witch
Stag
(A) Senile Animal
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Avatar do Utilizador
Blunder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1055
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Localização: VN Gaia/Porto
Contacto:

Re: Melvins - Discografia (1983-2012)

Mensagempor Blunder » sábado jul 21, 2012 4:27 pm

Melvins - Gluey Porch Treatments (1986)
Imagem

Buzz Osborne - Vocals, Guitars
Matt Lukin - Bass, Vocals
Dale Crover - Drums
Mark Deutrom - Producer
Carl Herlofsson - Producer, Mixing

1. Eye Flys
2. Echo Head
3. Don't Piece Me
4. Heater Moves And Eyes
5. Steve Instant Newman
6. Influence Of Atmosphere
7. Exact Paperbacks
8. Happy Grey Or Black
9. Leeech
10. Glow God
11. Big As A Mountain
12. Heaviness Of The Load
13. Flex With You
14. Bitten Into Sympathy
15. Gluey Porch Treatments
16. Clipping Roses
17. As Was Is

A entrada é lenta. O baixo de Matt Lukin repete as mesmas notas, de forma quase matemática, dando assim indicações que a coisa tem necessidade de ser revestida. E é ai que entra a bateria de Dale Crover, quase tão matemática como o baixo de Lukin mas com pequenas variações, e a guitarra do King Buzzo que vai aplicando altos níveis de distorção prolongando as notas quase até ao limite. A coisa começa a compor-se, eles encontraram-se, mas agora está-se a criar um ambiente que tem o único ponto de conforto no baixo de Lukin... sim ele contínua inalterável. Um pequeno frenesim e ambiente freak e weirdo até que... um riff gigante. Tudo entra em sicronia e estamos a levar com um belo de um doom metal até que... "I lay like YOOOUU" dá inicío a uma poesia decadente por parte de Buzz Osborne que vai uivando de forma pouco normal para a raça humana. Já passaram seis minutos e tivemos aqui uma das melhores entradas de que há memória.

Segue-se por caminhos mais incisivos e directos. Somos presenteados com uma pequena homenagem aos Slayer (pequeno trecho da Raining Blood) que sofre logo uma metamorfose por caminhos mais demolidores (doom) que irão ser constantes em todo o trabalho. E depois não há como parar esta máquina.Há espaço para riffs pesados ao mesmo tempo com a velocidade característica do hardcore punk, que se releva uma grande influência (veja-se as durações de muitas das músicas). A secção rítmica não só ajuda no processo de "argumentação" dos riffs de Buzz como também tem necessidade de criar variações perspicazes e que alimentam saudávelmente todo o trabalho. Os solos vão aparecendo por todo o trabalho e apesar de não poderem ser considerados melódicos a verdade é que são de uma beleza ímpar. Talvez o facto de não serem forçados e de estarem sempre bem colocados ajuda a esse assim mesmo: lindos, de uma maneira estranha.

As letras têm tendência para serem curtas, de modo a que a mensagem possa ser auxiliada da maneira mais correcta pelos intrumentos, de maneira a que ela tenha ainda mais significado. E é assim que todo o trabalho vai desfilando, canção após canção num verdadeiro festim de bom gosto com momentos desafiantes (diversfica-se muito) e deliciosos.

No fim temos quase três minutos no último esforço que á a "As It Was". Um riff aparentamente simples e eis que entram as vozes de Matt a Buzz num coro magnífico com palavras fortes que destroem quase tanto como os já tão falados riffs. Mas a coisa não acaba aqui... há um pequeno break no riff inicial e é então que a banda entra com tudo e o sentido rítmico e melódico de Buzz a nível vocal fazem com que fiquemos de boca aberta. Atira-nos a cara um refrão tão viciante que fica de tal maneira marcado que só queremos cantar:

Come on, give me somethin' special
Somethin' I need
Drain vagina circle
Lay low, never prove your power
Say so, so I can hear your words


E é assim que acaba o Gluey Porch Treatments, com uma canção que tem tudo para ficar para sempre na nossa memória, é tal a sensibilidade a nível de harmonia e melodia que Buzz consegue imprimir vocalmente. Ao mesmo tempo com aqueles riffs que adoramos: heavy.

Não restam dúvidas. Esté é um trabalho magnífico do primeiro ao último segundo. Ele tem que ser escutado como um todo, ele é demasiado (quase estupidamente) coeso para que isso não aconteça, ele é demasiado perfeito para que isso não seja feito.

Há bandas que dez anos depois ainda estão a procurar níveis tão elevados de maturidade e qualidade. Os Melvins conseguiram logo no seu primeiro longa-duração.


Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes