JVELHAGUARDA Escreveu:"Passos Coelho está longe de ser uma figura unificadora dentro do PSD, basta para isso atentar nos históricos que recusaram o convite para serem deputados: Mendes, Capucho, Menezes, Ferreira Leite, Fernando Nogueira? Era isto que eu temia quando avançava a possibilidade de ser um tiro nos pés ao colocar Nobre em número 1 por Lisboa e dando-lhe o lugar de 2a figura do estado num desrespeito pelos históricos do partido que podiam aspirar a esse cargo"
Pessoas que já estavam antes o 25 de abril ainda lá estão, jaime gama, almeida santos, vera jardim, etc, olhando para as listas, não podem acusar o passos de não promover a renovação do partido, ocupar anos a fio o lugar, que nem lapas, não é bom sinal, saber sair de cena não é para todos, mas, cada um sabe de si.![]()
Lógico que é importante a renovação. E nesse sentido foi aprovada uma lei para a limitação de mandatos (que ainda devia ter ido mais longe) para não estarem sempre os mesmos no poleiro como é o caso do João Jardim na Madeira que lá está desde 74. Mas cada partido tem as suas clientelas, as simpatias, as facções, cada partido é que sabe muito bem as linhas com que se cose, e as listas de deputados que apresenta, sejam novos ou velhos.
Simplesmente anunciar aos sete-ventos um determinado candidato a deputado como sendo o próximo presidente da assembleia é parvo. E já nem falo da pessoa em si - falo de se convidar alguém que vai exercer uma função pela primeira vez, para chefiar pessoas que já lá estão à 4, 8, 12 anos. Fala-se tanto em mérito onde é que ele está neste caso? Mas o estúpido, é anunciar-se alguém para um cargo, em que quem o anuncia que não está em condições de lhe garantir o lugar.
Isto já me faz lembrar o outro palhaço (palhaço de profissão vá!!) do Brasil:
"O que faz o presidente da assembleia da republica? Eu não sei não, mas vota no Nobre que ele depois te diz"