KonigLowe Escreveu:Venøm Escreveu:Koniglowe, tens noção que os católicos não seguem isso à letra, certo?
Tens noção que 99% dos católicos portugueses nunca leram a bíblia?
Apesar de ser o livro mais vendido, com vários tipos de encadernação e que fica sempre bem na estante de um bom cristão.
Bem, 99% é um pouco exagerado. Mas sim, concordo. Muita gente tem a bibliazinha em casa num sitio visível a ganhar pó e depois o que conta são as rezas aos Santinhos.
Também tens de ver que muitos deles são pessoas com mais de 40 anos que nunca tiveram catequese ou ninguém que lhes explicasse ou lhes desse alguma orientação teológica da bíblia. Muitas das pessoas conhecem o cristianismo apenas como os pais e os avós lhes ensinaram: Ir à missa aos domingos e rezar o terço e todas as orações, sacrifícios e rituais que daí advém.
Não se pode propriamente culpar essas pessoas que assim foram criadas, mas também não se pode olhar para esses poucos e vê-los como exemplos fieis de Cristãos exemplares.
A culpa também está na forma como a informação bíblica é transmitida e na forma como de momento o Vaticano está como que a focar-se em assuntos muito ritualísticos e um pouco fundamentalistas e intolerantes para a actualidade (há que reconhecer mesmo como cristão).
Cabe aos Padres essa responsabilidade, infelizmente. E deve ser frustrante para um Padre, que ele próprio sente isso que acabaste de dizer, ver tanta gente a ir à missa por ir e sem perceber um mínimo daquilo que está ali a ser dito. E depois pronto, não há grande coisa a fazer. Um padre não muda o mundo, não muda as pessoas, nem pode andar a prende-las dentro da igreja até "verem a luz".