2000 - 2010

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Re: 2000 - 2010

Mensagempor HNRK » terça ago 31, 2010 11:19 pm

death in geres Escreveu:Esta, para quem gosta verdadeiramente de musica é a melhor de sempre!
A facilidade com que se chega á informação é espantosa!
As bandas podem não ter a qualidade que tinham antes dos Nirvana e dos Pantera matarem o Metal, mas facilmente se ouvem grandes discos dos 70's, 80's e 90's bastando para isso fazer um simples click!


Mas, sinceramente acha que os Pantera "mataram" o Metal? Tb concordo que esta é a melhor decada de arquivos...

Já agora gostaria de reformular o que disse nos outros posts: Esta década foi Boa ; a década de 90 foi Muito Boa; as décadas de 70 e 80 foram Divinais. Acho que esta descrição é mais justa. :wink:
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor UnderØath » terça ago 31, 2010 11:39 pm

eu percebo o cherne da questão, mas de facto nao estou muito acerca dessa cena das decadas.
no fundo, penso que existem bandas intemporais e outras nao. e cada individuo tem as suas...isso e a beleza da musica, é global e pessoal ao mesmo tempo.tipo acompanhante de luxo, ja la foram muitos , mas qdo la vais é tipo namoradinha :)

o que eu sei é que as gajas da decada de 90' eram melhores que as da decada de 80' mas por sua vez, as de 90' levam alto bailarico das bitches da decada de 00'.
e ainda so vamos no inicio da decada de 10' e cada vez sinto mais as mulheres desta decada.
qdo estivermos na decada de 40' e ja andar a meter uns viagras para o bucho venho cá fazer um status para comentar as amigas dos meus netos.

paz e tudo de bom.
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor MeBathory » quarta set 01, 2010 7:36 am

Opuskulo Escreveu:... bandas que actualmente ainda continuam a lançar grandes discos e que foram um marco na década 00 já vinham com uns aninhos de bagagem da década de 90.


E muitas bandas que lançaram grandes discos na decada de 90 ja vinham dos 80, and so on..... Algumas bandas precisam de uns aninhos até atingir a "perfeição". Ser bom requer muito trabalho. E se me permites, a decada em que a banda foi formada neste caso é irrelevante, porque falamos dos bons trabalhos feitos na ultima.
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor aftermath » quarta set 01, 2010 3:45 pm

Esta decada representa, acima de tudo, a chegada do Heavy Metal à maioridade. O circulo fechou-se. De todas as experiências, umas melhores outras piores, das ultimas 4 decadas, entre a fase do nascimento e exploração (anos 70) sucesso comercial, artistico e maturidade (anos 80), retorno ao underground (grande parte dos 90) a ultima decada, a meu ver, fecha o ciclo. Depois de tudo descoberto e explorado, depois do metal ir buscar a outros géneros todo o tipo de sonoridades e incorporar as mesmas na sua génese (folk, gótico, industrial, punk/hardcore), de atingir os extremos em termos visuais e sonoros chegou-se a uma altura em que nos encontramos num genero totalmente segmentado, subdividido e ao mesmo tempo fértil e saudável. Em que os criadores e/ou icones maximos do estilo (Black Sabbath, DIO, Lemmy, Deep Purple, Judas Priest) convivem saudávelmente com as tendências mais actuais, sendo a esmagadora maioria delas apenas reciclagem, e havendo público para todos.
Obviamente que alguma coisa se perdeu, como o tão falado "espirito" ou a originalidade. Resta saber se isso se deve mais ao estado da industria discográfica, continua a ser um negócio, à menor capacidade dos musicos ou pelo simples facto de o numero de bandas ser tão grande que promove a cópia descarada. Basicamente, e apesar de achar que, grosso modo, a qualidade é inferior ao que foi feito anteriormente, estamos cheios de saude.
Sem querer parecer pessimista, prevejo nos próximos anos um retorno ás origens do estilo ao mesmo tempo que se retornará ao underground.
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor Zyklon » quarta set 01, 2010 4:05 pm

Esta decada representa, acima de tudo, a chegada do Heavy Metal à maioridade. O circulo fechou-se.

A ser verdade, graças a Deus.

Mas se falas na maioridade do HM em que aspeto?
È que o HM como estilo uno, é um eterno jovem rebelde e por mais que tente crescer acaba por levar com umas pedradas...
Se falas nas ramificações, acho que fechado nunca estará, percorre é ciclos como sempre na aconteceu na musica.


Na ultima decada muitos falam em algo estéril, pois sim, pois sim...
Uns pequenos exemplos (em 15 segundos):
Blut Aus Nord, Deathspell Omega, Funeral Mist, Cobalt, Portal, Ulcerate, Mitonchondrion, Dead Congreation, Coffinworn, Lord Mantis, Nachtmystium, AmenRa, THOU, Overmars, Sunn O)))..
Realmente nada de novo aqui...

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Re: 2000 - 2010

Mensagempor aftermath » quarta set 01, 2010 4:53 pm

O circulo fechar-se não é necessáriamente "o fim da história", é a constatação da chegada do estilos(s) a um ponto em que existe maturidade do publico e musicos para assimilar tudo o que foi feito desde 1970 (mais coisa menos coisa) até 2010. Em que um puto de 15 anos ouve Converge e Blut Aus Nord e também tem Deep Purple no disco rigido. Em que não se renega o passado como algo de estéril e dated!!! get it??????
Essa do filho rebelde, tem muito que se lhe diga! No que concerne à mistura de estilos, muitas vezes até ao impraticável, isso não vai acabar, mas se em termos sonoros a criatividade de mexer, misturar e voltar a dar é "muito rebelde" em termos de publico, já não incomodamos muita gente. O estilo(s) tornou-se apenas mais um, desprovido de capacidade de surpreender ou chocar, algo que cada vez parece ser mais dificil nesta sociedade do "really dont care".
O que escrevi não foi ataque nenhum ao som moderno, simplesmente acho que a qualidade de tocar e influênciar audiências é cada vez mais diminuta. Também acho que a musica tem menor qualidade, mas é só a minha opinião. Anyway, a capacidade de mudar gerações, de entregar hinos tem muito mais a ver com um Kill´em All do que com uns Deathspell Omega. Facto!
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor aftermath » quarta set 01, 2010 4:53 pm

O circulo fechar-se não é necessáriamente "o fim da história", é a constatação da chegada do estilos(s) a um ponto em que existe maturidade do publico e musicos para assimilar tudo o que foi feito desde 1970 (mais coisa menos coisa) até 2010. Em que um puto de 15 anos ouve Converge e Blut Aus Nord e também tem Deep Purple no disco rigido. Em que não se renega o passado como algo de estéril e dated!!! get it??????
Essa do filho rebelde, tem muito que se lhe diga! No que concerne à mistura de estilos, muitas vezes até ao impraticável, isso não vai acabar, mas se em termos sonoros a criatividade de mexer, misturar e voltar a dar é "muito rebelde" em termos de publico, já não incomodamos muita gente. O estilo(s) tornou-se apenas mais um, desprovido de capacidade de surpreender ou chocar, algo que cada vez parece ser mais dificil nesta sociedade do "really dont care".
O que escrevi não foi ataque nenhum ao som moderno, simplesmente acho que a qualidade de tocar e influênciar audiências é cada vez mais diminuta. Também acho que a musica tem menor qualidade, mas é só a minha opinião. Anyway, a capacidade de mudar gerações, de entregar hinos tem muito mais a ver com um Kill´em All do que com uns Deathspell Omega. Facto!
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor diabox » quarta set 01, 2010 4:56 pm

aftermath Escreveu:Também acho que a musica tem menor qualidade, mas é só a minha opinião.


nao diria que a musica tem menor qualidade, mas que tens um maior numero de bandas por onde escolher, sim. e isto faz com que, na minha opiniao, acabem por na sua maioria se copiarem e nao arriscarem... mas felizmente temos bons exemplos de bandas que nao copiam nem seguem modas (ou que lhes quiserem chamar) mas que arriscam bastante (p.e...: BaN)
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor Inmist » quarta set 01, 2010 5:02 pm

Concordo contigo diabox. São tantas as bandas boas em todos os variados estilos que nenhuma delas conseguirá atingir a fama das bandas de antigamente. A qualidade agora nunca é menor. O underoath fez uma excelente metáfora para analisar esta cena da evolução da música.
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor diabox » quarta set 01, 2010 5:07 pm

o under e as suas f'emale metaphors', parte tudo :mrgreen: :metal: :beer:
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor Zyklon » quarta set 01, 2010 6:10 pm

Anyway, a capacidade de mudar gerações, de entregar hinos tem muito mais a ver com um Kill´em All do que com uns Deathspell Omega. Facto!

Não quero, nem se pode comparar estes dois exemplos diretamente, até porque não existe comparação sonora com alguma coisa feita por ambos, mas pergunto alguma vez passou pela cabeça, até do proprio Hetfield, tornarem-se naquilo que são hoje quando editaram o Kill?
Não creio, nem eu nem ninguem.
Mas olha que uma banda como uns Tool, por exemplo, bem se poderão tornar numa banda com um astatuto similar a uns Lep Zep daqui a mais uns tempos..á anos que o digo e conheço bem o valor|originalidade deles.
Dentro do Metal criar hinos com o poder de um Seek and Destroy,Paranoid ou um Run To The Hills atualmente é praticamente impossivel, devido a duas coisas:
-A globalização, em termos da quantidade de bandas, lancamentos etc
-A velha historia do isto já foi feito, e antigamente é que era, que se tornou num autentico parasita inteletual que apanhou os fans, mesmo que sejam coisas boas já não tem aquele impacto.

Esta ultima quase automaticamente vai nos levar a parte dos ciclos musicas ou modas.
Uma das teorias anti nu-metal era que não tinha solos, que se fez?
As editoras (que não são parvas) começam a virar as agulhas para os solos e ai chega-se ao Core, supostamente mais uma moda, que continua a levar por tabela, porque ainda não era Metal suficiente..tudo isto andou andou, até se cair no atual movimento Thrash, criado supostamente para mostrar o tal antigamente é que era, olhem para nós.
Entendes onde quero chegar?

Existe muito boa coisa feita por ai dentro do Metal mas não é a vista de todos (não é paleio trve, nada disso), basta é procura-las, tão simples quanto isso.
O mal é as pessoas hoje em dia é gostarem de comer das mãos dos outros ou com a papinha feita.

Concluido acho que aquilo de bom ou mais mainstream (talvez o ponto onde queres chegar) que existiu na ultima decada so daqui a uns anos saberemos.
E se na decada de 80 e 90 as coisas eram mais puras e inocentes que tinham o condão de cativar os fans hoje em dia uma frase como só sobrevivem os mais fortes nunca fez tanto sentido, porque acredito que não seja nada facil para as bandas
Mas ai entra o Underground e o tal culto...mas isso é outra historia.

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Re: 2000 - 2010

Mensagempor HNRK » quarta set 01, 2010 6:11 pm

aftermath Escreveu:O que escrevi não foi ataque nenhum ao som moderno, simplesmente acho que a qualidade de tocar e influênciar audiências é cada vez mais diminuta. Também acho que a musica tem menor qualidade, mas é só a minha opinião. Anyway, a capacidade de mudar gerações, de entregar hinos tem muito mais a ver com um Kill´em All do que com uns Deathspell Omega. Facto!


Na minha opinião é como se o metal antigo fosse musica clássica e o moderno se parecesse mais com o jazz.
Se dantes havia a necessidade de fazer aquelas malhas/composições incontornáveis, agora é mais a exploração e improviso, o que é positivo especialmente para derrubar preconceitos, mas parece que não há tanta enfase na composição.

Tal como muitos musicos jazz, acho que hoje em dia tendem a gravar tudo o que lhes vai à cabeça. Um músico, para além da banda principal, tem uma miriade de projectos alternativos, o que dilui em parte o seu talento. É um efeito da fragmentação dos estilos e da facilidade (e relativo baixo custo) da gravação de discos. "Eu faço metal isto, mas como na minha banda não me posso exprimir doutra forma, vou montar um projecto paralelo de metal aquilo".

Por outro lado até pode ser que esta experimentação possa ter como resultado em bandas mais generalistas e menos compartimentadas (o que espero), é o tal fim do ciclo que o caro aftermath referiu. Pode ser que o regresso ao ecletismo que estamos a assistir traga boas noticias.

Os downloads também contribuiram para que o album deixasse de ser tão central, e cada vez mais as bandas vão buscar proveitos nas tours, e quantas mais melhor. Se antigamente a tour vendia o album, agora o album vende a tour.
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor aftermath » quinta set 02, 2010 10:13 am

Para o Zyklon. O que chamas parasitismo intelectual do "antigamente é que era", de certeza que muita gente nos anos 80 já dizia o mesmo relativamente aos 70, estas questões prendem-se sempre com o momento em que se vive.
(pena só tar em espanhol)
Os Tool, são de facto originais, mas poder pensar que atingirão um estatuto mitico como os Led Zep, sorry, mas é whisfull thinking!!Que mais não seja pelo facto de hoje em dia não ser possivel manter aquela aura de mistério (os Zep quase não davam entrevistas, aparências televisivas eram poucas, fotos ou posters muito controlados, numa tentativa de preservar a banda e fazer com que as pessoas tivessem obrigatóriamente de os ver ao vivo). Se criar hinos é cada vez mais dificil, têm razão, mas não é só pelas razões que voçes apresentam, deve-se acima de tudo com a rádio, pelo menos a rádio mainstream, que se encontra completamente formatada pela ditadura das playlists, onde não cabem bandas pesadas, sejam de sons mais extremos seja de hard rock. Claro que as pessoas ouvem musica no pc, ou net -radios mas isso não chega ao grande público, mais uma faceta da compartimentação musical.

Se as editoras tentam, e muitas vezes conseguem, impingir uma certa sonoridade (muitas vezes tão rapidamente que não dá tempo para absorver o som) antigamente também sucedia, com a diferença que uma banda tinha 3 ou 4 albúns para mostrar o que valia, hoje lanças um album pago do teu bolso, segues para uma independente, se esse album não vende ou justifica uma ou 2 tours, és despachado imediatamente. Isto leva-nos ao que diz o HNRK, se por um lado os relativos baixos custos de criar e lançar musica on-line permitem uma pessoa ter inumeros projectos, não me parece que seja essa a principal razão porque um musico tem 10 projectos, até porque o facto de dispersar totalmente o foco criativo pode fazer com que nenhum dos 10 projectos seja grande coisa. Pessoalmente parece-me que um músico ter 10 projectos tem mais a ver com sobrevivência que outra coisa qualquer, se a banda principal não tá em tourné, manda-se um album "com som à lá Motorhead, porque me apetece um rock sujo", feito em 3 semanas, para poder ir em tourné a fazer a 1ª parte de outra banda qualquer, e assim sucessivamente.

O caro HNRK responde a tudo quando diz que se foca menos na composição! Então tá explicado, como é que numa época onde tudo tem que prender a atenção das pessoas em menos de 30 segundos querem que se criem hinos se os musicos tão mais preocupados em improvisar/explorar????? Coisas á Frank Zappa ou trips musicais psicadélicó-progressivas continuam a ser feitas hoje, obviamente, mas para nichos bem mais pequenos, pois o grande publico não tem por hábito "perder" 17 minutos a dissecar uma composição elaborada, até porque não a conheçe de lado nenhum, a menos que anda a escarafunchar na net. tens toda a razão quando afirmas que o album, muitas vezes é desculpa para ir para a estrada, valha-nos isso que ao menos concertos há muitos :headbanger:

Finalizando, tanto o Heavy Metal (continuo a usar a expressão porque para mim Metal, não é bem a mesma coisa, get it????????) como a própria industria discográfica se encontram num momento muito delicado e fulcral. Não faço a minima idéia do que se seguirá, provavelmente a recriação de estilos tradicionais, mas penso sinceramente que quando os velhos Maiden, Lemmy, Metallica (apesar de tudo) derem o berro, vamos entrar em crise profunda, talvez não tanto em termos de diversidade sonora mas em termos de IDENTIDADE e de figuras marcantes, porque é por elas que se fez todo este percurso.
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Re: 2000 - 2010

Mensagempor grind » sexta set 03, 2010 1:43 am

Lapeno Enriquez Escreveu:Post-rock a safar a década? ffs.

ffs nisso lol

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Re: 2000 - 2010

Mensagempor Zyklon » sexta set 03, 2010 10:32 am

Que mais não seja pelo facto de hoje em dia não ser possivel manter aquela aura de mistério (os Zep quase não davam entrevistas, aparências televisivas eram poucas, fotos ou posters muito controlados, numa tentativa de preservar a banda e fazer com que as pessoas tivessem obrigatóriamente de os ver ao vivo).

Não é possivel?
A titulo de exemplo os Neurosis até á um tempo atrás faziam isso e não se tornaram numa banda de vendas milionárias, nem tiveram entradas diretas para #1 da Billboard, nem se tornaram nos novos Metallica, mesmo seja quase unamine o seu legado dentro do universo mais pesado tanto para a critica como para os fans....aquilo que conseguiram foi o reconhecimento pelo que criam.
Por outro lado e voltando aos Tool acho que o culto nasceu um pouco assim como descreves para acabar precisamente nos concertos, desde os tempos do Lollapalooza passando pelo Ozzfest até acabar naquilo que são hoje.
E este ponto levou-os ao papel de "rockstars", embora não devido ao lado chocante que por exemplo teve o Glam, o BM ou o HM, mas devido ao enigmatismo estranhamente mainstream que gira á volta deles, tanto a nivel musical e visual.
Consegues dar-me um nome de uma banda de Rock pesado nos ultimos va lá 15|20 anos que se assemelhe ou tenha conseguido aquilo que o Maynard e companhia atingiram tanto a nivel de vendas, popularidade ou qualidade?
Sinceramente não me recordo de nenhuma...talvez Pearl Jam mas esses andaram algum tempo meio á deriva e o passado ainda faz vibrar muita coisa.


Se criar hinos é cada vez mais dificil, têm razão, mas não é só pelas razões que voçes apresentam, deve-se acima de tudo com a rádio, pelo menos a rádio mainstream, que se encontra completamente formatada pela ditadura das playlists, onde não cabem bandas pesadas, sejam de sons mais extremos seja de hard rock. Claro que as pessoas ouvem musica no pc, ou net -radios mas isso não chega ao grande público, mais uma faceta da compartimentação musical.

Sinceramente não quero nem estou interessado em que a musica que mais goste ou ouço se torne num banalismo musical como Metallica ou Guns e fique completamente sufocado pela industria musical...e aqui mais uma vez um nome como Tool mesmo surgido e metido numa enxurrada musical que sempre foi odiada conseguiram dar um murro na mesa e fazer algo de interessante para o rock.
Só não entende isso quem não ouve a musica com ouvidos de ouvir...


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