raxx7 Escreveu:OrDoS Escreveu:Talvez não seja uma ideia genial, mas justificaria pelo menos que se pusessem mentes a estudar, a avaliar, a pesquisar e a alterar o que for necessário (as ditas falácias, pressupostos errados, etc.) e num passo seguinte planificar e criar projectos piloto. Como disse, não precisa de ser o TVP ou as ideias deste, mas também praticamente não se vêm projectos do género, ou então não têm visibilidade
Há milhares de mentes a estudar todos e mais alguns aspectos do comportamento humano e das nossas sociedades.
Há milhares de mentes a estudar a fusão nuclear, que seria a base da "energia abundante" da visão do Jacque Fresco.
O que não há são milhares de mentes a projectar e planificar um novo formato de sociedade. Mas aí tens que perceber que nem todos os problemas se resolvem atirando recursos (pessoas e dinheiro) ao problema.
Como já te disse há uns posts atrás, o processo de planear uma solução para um problema começa sempre com uma ideia vaga, seguida de um misto de experiencia e fé de que estamos no caminho certo, além de conhecimento científico.
O que te está a escapar é a (grande) probabilidade de, face ao conhecimento e recursos que temos, ainda ninguém ter conseguido ter uma ideia que sobreviva a uma 2ª reflexão. E de, face ao conhecimento e recursos que temos, ser extremamente improvável que isso venha a acontecer mesmo que ponhas um grupo de mentes a trabalhar no problema
É como pensares em projectar uma nave espacial que consiga chegar à estrela mais próxima (4.2 anos-luz) em 10 anos. Não é absolutamente impossível (50% velocidade da luz) mas face ao conhecimento e recursos que temos disponíveis na prática é impossível. Por mais pessoas e dinheiro que atires ao problema, ninguém te vai conseguir arranjar uma solução.
Isto é a tipica mentalidade do "leigo" que está convencido que é possível mas não sabe bem como. E claro, desses "leigos" nunca te sai uma solução.
O facto de alguém ter pensado em ir à Lua não impediu o Homem de efectivamente ir à Lua e no entanto nessa altura era impossível lá chegar, mas idealizá-lo e apontar desde cedo as suas vantagens foi o 1º passo para atingir esse fim. É isso que tenho estado a tentar clarificar neste ponto.
Cthulhu_Dawn Escreveu:Não acho que este seja o "sistema" ideal. Acho que é o sistem que está em vigor. Tem a sua dose de miséria, pobreza, problemas e tem, apesar de tudo, enormes potencialidades. E aquilo que é proposto, lamento, mas não é "outra forma do actual sistema capitalista" ou então fazemos leituras mesmo muito diferentes da mesma coisa...
Dá um salto ao site da Comissão, procura as oportunidade de financiamento que lá estão no 7º Programa Quadro ou no Programa Leonardo da Vinci (isto para manter a coisa ao nível Europeu e porque são estes com que trabalho mais).
Ali é dada a hipótese e o financiamento para que sejam propostas ideias novas, inovações tecnológicas na área da saúde, construção, eficiência energética, ambiente...Bolas, basicamente a Comissão canaliza milhões de euros para uma infinidade de temas diferentes.
O senhor não é americano? Até há programas de cooperação específicos com os EUA...
Em lado algum neste tópico vais ler algo escrito por mim que diga diferente do que essa frase que disseste. O sistema capitalista tem enormes potencialidades, principalmente se fosse mais justo! Mas o que se tem notado é que este mesmo sistema está cada bem menos humano do que seria de esperar por esta altura

Quanto ao financiamento para ciência, eu sei bem disso