A ironia já não é um tema propriamente novo, mas de facto sou ignorante em bandas que a empreguem tão explicitamente numa primeira abordagem. Ocorre-me talvez Lifelover, pelo óbvio contraste entre o nome da banda e a sonoridade que apresenta, em conjunto com alguns dos projectos paralelos dos seus membros. Cinjo-me, claro está, ao meu conhecimento algo vago sobre projectos que se apresentem de forma semelhante.
Mas é um pouco neste contexto que me permito apresentar-vos - a quem os desconhece, claro está - Have A Nice Life, um projecto americano constituído por dois indivíduos tresloucados e que se situa algures entre o shoegaze, o post-rock, o ambiente e o experimental - só para não fazer uma lista enorme dos géneros que as críticas lhes tendem a acrescentar...
Com influências que passam por Joy Division, Xasthur, Lurker of Chalice, Nine Inch Nails e New Order, entre outras, numa primeira impressão qualquer um poderia pensar: "Muito bem, uma mistura de tantas sonoridades que pode resultar, ou talvez não.."
A verdade é que Have a Nice Life não reinventa propriamente a roda, mas emprega bem as influências que carrega. O som não será nada de espectacular ou 100% inovador, embora para certos ouvidos se apresente simplesmente como uma concretização ideal do que os artistas pretendiam. Os ritmos por vezes podem recordar Joy Division e a produção algo abafada talvez seja o mais próximo do black metal que poderemos encontrar. Depressivo? Possivelmente, possivelmente - dependendo da susceptibilidade de quem ouve.
No que diz respeito a críticas sinto que sou uma daquelas raríssimas nódoas que escreve, escreve, mas acaba por não dizer nada de jeito. Como tal, ficam apenas algumas faixas que compõem o duplo álbum "Deathconsciousness", trabalho esse que foi produzido de forma independente pela banda e que, se não estiver em erro, levou entre 5 a 6 anos para ser lançado.
Edit: Já agora este projecto conta com dois álbuns - ou três, tendo em conta o duplo CD:
(2008) "Deathconsciousness"
- CD1 "The Plow that broke the plains"
- CD2 "The Future"
(2010) "Time of Land" (EP)
Anyway:
"Bloodhail"
"Waiting for the black metal records to come in the mail"
"A quick one before the eternal worm devours Connecticutt"
E o resto concerteza está disponível algures, como já devem saber..
EDIT: E de facto já constava no fórum um tópico sobre estes senhores, mais concretamente a respeito do "Deathcounsciousness".