R.I.P José Saramago

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Re: R.I.P José Saramago

Mensagempor spiegelman » terça jun 22, 2010 3:10 pm

Phobos Escreveu:Aposto que o Venom viveu aquela realidade na carne.

O Venom é um dissidente cubano que foi para Miami viver o sonho americano e tornou-se dealer de cocaína com bons connections com a ciganada da Bela Vista. Ergo, habita hoje em Setúbal e vocifera contra os seus antigos tiranos :mrgreen:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » terça jun 22, 2010 5:56 pm

Venøm Escreveu:Se quiserem conto-vos como é a vida lá.

conta ai :P

edit...: nao quero a 'visao' americana de cuba, sff, por tal qualquer referencia a docs ou reports americanos, serao tidos como prejudiciais para o partido :P
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » terça jun 22, 2010 6:20 pm

Zyklon Escreveu:Old_Skull como eborense tens de ser comuna, é obrigatório isso acho que sabes bem :lol:

Wrong Mate!
Estou em Évora apenas por empréstimo... de facto, sou originário de Viseu (Cavaquistão). Por essa ordem de ideias devo ser qualquer coisa como 25 Novembrista/Cavaquista/Marxista :mrgreen:

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » terça jun 22, 2010 6:56 pm

diabox Escreveu:
Venøm Escreveu:Se quiserem conto-vos como é a vida lá.

conta ai :P

:lol: Sabes que isso é um offtopic do catano, mas aí vai.

Ok, pa, do que eu vi, aquilo é um regime bem merdoso. Claro que há bem piores, mas na rua só ves militares de G3 as costas e da-te a sensação que todos os Cubanos que estão nas ruas estão a ser pagos para estarem lá a dançar e tocar musica ou ent a vender qualquer coisa, gente mesmo do povo a passear, nada.

Os gajos não têm direitos nenhuns, tu sendo um turista lá tens mais direitos que aquele povo todo. Podes ir a praia, podes pescar no mar deles, eles não podem ir à praia, não podem pescar, não podem falar com ninguem basicamente não podem fazer nada ou quase nada. Lembro-me de estar na praia e vir um senhor cubano falar conosco (clandestinamente) pela agua mergulhado ate ao pescoço para ninguem topar o gajo. Veio-nos convidar para jantarmos em casa dele (clandestinamente também). Ao inicio pensavamos que o gajo era algum larapio mas depois lá fomos. à noite foi combinado um sitio e um local de encontro e fomos ter com o homem que nos fez segui-lo à distancia até ao sitio onde ele morava, à verdadeira miséria e pobreza cubana.

Pá, a casa do homem era pequenissima, sem quase moveis nenhuns, sem Televisão, os quartos eram apenas colchões e mantas, casa de banho não havia, aquilo era uma casa pequenissima de 3 compartimentos já nem me lembro muito bem como era. Pa, la dentro deviam morar pelo menos umas 10 pessoas. Levamos comida e bebidas e alguns brinquedos simples, eles serviram-nos lagosta que lá e um prato comum. Tiveram-nos a contar tudo o que se passa lá, que se nos apanhassem lá ia tudo preso, por exemplo.

Só sei que para os turistas aquilo é uma fantochada. Fora da zona de turismo aquilo é absolutamente miserável.

Pa, não sei como é que se pode simpatizar com um regime daqueles, e o porque de Saramago so se ter afastado depois daquelas execuções, que sempre existiram em Cuba ainda por cima sem as achar condenáveis. Aquilo é tudo tão hipocrita que até mete dó. A unica coisa que estranhei foi não haver ninguem na rua a pedir e estar tudo muito mas muito bem organizado. E as zonas de Havana e Varadero são muito bonitas. É pena é o que aquela gente sofre para por comida na mesa enquanto, num regime que se diz comunista, os mais poderosos enchem o bandulho e fazem o que lhes apetece.

Intriga-me como é que Saramago condenava e guerreava tanto com a Igreja portuguesa e os espicaçava tanto e fazia todas estas polémicas e para condenar e fazer polémicas contra regimes que ele proprio detestava como o regime cubano não o fazia. Afastando-se apenas silenciosamente para depois mais tarde voltar a aproximar-se. Pá, é uma coisa que me faz gostar pouco de Saramago como pessoa. Isso e a postura dele para com os Portugueses depois da confusão que houve com o livro do evangelho. Acho que ele sabia muito bem no que se ia meter com um livro daqueles, não concordo nada com o "exilio" dele para com portugal inteiro porque o burgo todo e as beatas se ofenderam com o livro. Acho que haveria muita gente cá em Portugal que apoiaria Saramago, então depois de recebido o seu Nobel, aposto que mais tarde ou mais cedo o livro sairia cá para fora. Mas pronto. Cada um sabe da sua vida, se o homem foi mais feliz em Espanha é com ele...

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » terça jun 22, 2010 7:02 pm

Opá... :rofl:

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » terça jun 22, 2010 7:27 pm

Imagem FOOOOOOOOOOOOOOOOONNNZZZZZZZZ!!!

Microgaitas
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: domingo nov 01, 2009 4:54 pm

Mensagempor Microgaitas » terça jun 22, 2010 7:36 pm

Eu creio (mas posso estar enganado), que este tópico foi aberto para falar de Saramago enquanto ESCRITOR - porque é no fundo o que realmente interessa... Quanto à pessoa por detrás do escritor, é algo que não é de todo importante, pelo menos não directamente.
De volta ao tópico, aprecio bastante o modo de escrita de Saramago, lançou grandes obras de literatura cá para fora, muitas delas que eu infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, mas serão de certo de uma enorme qualidade.

Nota positiva para o filme "Ensaio sobre a cegueira", adaptado do livro do mesmo nome, consegue ser bastante perturbador, mas não tanto como no livro, isto a meu ver.
http://atomsforwar.wordpress.com
Besta_Quadrada Escreveu:Tatua antes parolo.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça jun 22, 2010 8:09 pm

Confiro com o venom sobre a questão de as pessoas não poderem ir à praia ou dar à treta com os turistas; onde eu corto a crina tiveram lá uma cubana que falava disso. Quem se aproximar dos turistas leva umas boas bastonadas e as "casas" que eles têm são altas palhotas. A senhora tentava enviar lápis, canetas, livros e medicamentos daqui de portugal para a família cubana. Acho que isso fala por si em relação ao regime do Infidel Castro.

:arrow:
Vulto, é meio impossível falares da obra de um escritor sem discutires a vida pessoal e as suas ideologias quando muitas delas estão bem explícitas na sua obra. Não há é necessidade de a malta andar aqui aos insultos e os carequitas virem aqui demonstrar os seus "pêsames".

Microgaitas
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor Microgaitas » terça jun 22, 2010 8:13 pm

Converge Escreveu::arrow:
Vulto, é meio impossível falares da obra de um escritor sem discutires a vida pessoal e as suas ideologias quando muitas delas estão bem explícitas na sua obra. Não há é necessidade de a malta andar aqui aos insultos e os carequitas virem aqui demonstrar os seus "pêsames".

Por isso é que eu referi o seguinte, e passo a citar: "(...) pelo menos não directamente."; no entanto, eu percebo os motivos que levam às discussões aqui presentes, apenas acho que todas as opiniões deveriam ficar-se como apenas isso: opiniões; resumindo, vais ao encontro daquilo que eu quero dizer.
Última edição por Microgaitas em terça jun 22, 2010 8:19 pm, editado 1 vez no total.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça jun 22, 2010 8:15 pm

Sim. Isto quase já parece o tópico da política parte II...

Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sethlad » terça jun 22, 2010 8:33 pm

Imagem

Microgaitas
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor Microgaitas » terça jun 22, 2010 10:04 pm

AnCaLaGoN Escreveu:No dia em que for possível separar a obra do escritor do escritor então terás razão :)

No dia em que tu souberes interpretar as minhas frases (nomeadamente o meu último post), então aí dar-te-ei mais atenção.
Qualquer coisa, PM.

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Mensagempor tampinhas13 » terça jun 22, 2010 11:38 pm

Vulto Escreveu:
AnCaLaGoN Escreveu:No dia em que for possível separar a obra do escritor do escritor então terás razão :)

No dia em que tu souberes interpretar as minhas frases (nomeadamente o meu último post), então aí dar-te-ei mais atenção.
Qualquer coisa, PM.

:redneck: :ugeek:
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » terça jun 22, 2010 11:45 pm

Tal como tinha previsto, e era óbvio, anda a vender livros que se farta. Nunca o homem vendeu tanto como vai vender agora!!...e a familia agradece!!

Microgaitas
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor Microgaitas » terça jun 22, 2010 11:57 pm

Brunhu Escreveu:Tal como tinha previsto, e era óbvio, anda a vender livros que se farta. Nunca o homem vendeu tanto como vai vender agora!!...e a familia agradece!!

AnCaLaGoN Escreveu:
Vooder Escreveu:Aumento de procura superior a 800% dos livros de Saramago. Principalmente de Caim, A Viagem do Elefante e Memorial do Convento. Li há pouco no I online.

É a carneirada a ir na conversa de que afinal o Saramago até era boa pessoa.

p.s. é, sempre foi, e sempre será um grande escritor. Apenas não me conformo com a carneirada que compra livros mal alguém morre. Como se a morte validasse o talento.

Dito. Faz-me lembrar a morte do Michael Jackson (não me lembrei de nenhuma mais recente), em que dias depois das sua morte, já as lojas tinham edições especiais com "x" albúns, edições essas que foram todas ou quase todas vendidas num curto espaço de dias.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes