R.I.P José Saramago

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Re: R.I.P José Saramago

Mensagempor spiegelman » segunda jun 21, 2010 10:00 pm

Venom. Por acaso é falso. O Saramago nestes ultimos tempos era um critico do regime cubano, desde que fuzilaram uns dissidentes aqui há uns anos atrás. Disse-lo publicamente e foram criticas que não cairam bem em Cuba. Mas o Saramago sempre defendeu a sua própria causa, mais do que uma ideologia ou de um partido.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Besta_Quadrada
Participante
Registado: terça dez 29, 2009 5:25 pm

Mensagempor Besta_Quadrada » segunda jun 21, 2010 10:01 pm

Ribeiro Escreveu:Menos um :arrow:

Se fosse naçi, andavas aí de braço esticado a prestar vassalagem. :)
It's all shit I tell you, Shit!

SolidSnake
Participante
Registado: segunda set 07, 2009 8:15 pm

Mensagempor SolidSnake » segunda jun 21, 2010 10:02 pm

Eu consigo resumir a minha opiniao sobre ele em 3 palavras...
B.I.H :metal:

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » segunda jun 21, 2010 10:38 pm

spiegelman Escreveu:Venom. Por acaso é falso. O Saramago nestes ultimos tempos era um critico do regime cubano, desde que fuzilaram uns dissidentes aqui há uns anos atrás. Disse-lo publicamente e foram criticas que não cairam bem em Cuba. Mas o Saramago sempre defendeu a sua própria causa, mais do que uma ideologia ou de um partido.

Confere. Ainda hoje falei com o meu pai sobre essa cena dos fuzilamentos.
Li hoje um livro que só podia ler depois que o autor morresse... "As pequenas Memórias". A infância/adolescência nos anos 20/30 era meio pró lixado.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » segunda jun 21, 2010 11:24 pm

Converge Escreveu:
spiegelman Escreveu:Venom. Por acaso é falso. O Saramago nestes ultimos tempos era um critico do regime cubano, desde que fuzilaram uns dissidentes aqui há uns anos atrás. Disse-lo publicamente e foram criticas que não cairam bem em Cuba. Mas o Saramago sempre defendeu a sua própria causa, mais do que uma ideologia ou de um partido.

Li hoje um livro que só podia ler depois que o autor morresse... "As pequenas Memórias". A infância/adolescência nos anos 20/30 era meio pró lixado.

Como se antes desses 3 infelizes não tivessem sido fuzilados muitos outros. E até aí Saramago apoiou um regime completamente oposto àquilo que pregava. Não fazem ideia de como são as coisas em cuba. Nem é preciso haver derramamento de sangue para se perceber que aquele é um regime miserável. Se quiserem conto-vos como é a vida lá.

REG [RIP 2011/01/28]

Mensagempor REG [RIP 2011/01/28] » segunda jun 21, 2010 11:32 pm

SolidSnake Escreveu:Eu consigo resumir a minha opiniao sobre ele em 3 palavras...
B.I.H :metal:

Que palavras? :?
Isso nem à la Saramago é.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda jun 21, 2010 11:35 pm

Venøm Escreveu:
Converge Escreveu:

Como se antes desses 3 infelizes não tivessem sido fuzilados muitos outros. E até aí Saramago apoiou um regime completamente oposto àquilo que pregava. Não fazem ideia de como são as coisas em cuba. Nem é preciso haver derramamento de sangue para se perceber que aquele é um regime miserável. Se quiserem conto-vos como é a vida lá.

O Saramago limitava-se a simpatizar com um regime que lhe era ideologicamente próximo...Qual é o espanto?

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » terça jun 22, 2010 12:56 am

Converge Escreveu:

Pq q so podias ler depois de ele morrer. Li o ano passado lol :P

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » terça jun 22, 2010 1:44 am

Já o tinha há algum tempo, mas tinha medo que contivesse spoilers sobre livros dele que poderia não ter lido - o que não se verificou-, mas tinha que o ler depois da morte, não sei explicar.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça jun 22, 2010 8:59 am

Aumento de procura superior a 800% dos livros de Saramago. Principalmente de Caim, A Viagem do Elefante e Memorial do Convento. Li há pouco no I online.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça jun 22, 2010 9:10 am

Eu ainda não li toda a obra dele, e no futuro pretendo completá-la, assim como a de outros autores que gosto. Mas lá que dá vontade de ir comprá-la já, isso dá.
Mas de momento tenho outras prioridades.

Neste aumento de procura deve haver um pouco de tudo. Pessoas como é o meu caso, pessoas que não conhecem nada dele e querem conhecer, pessoas que compram por homenagem, pessoas que compram só para dizer que têm livros dele e nunca os irão ler, pessoas que compram para oferecer e mesmo pessoas que compram por negócio.
Denominador comum: A MORTE

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » terça jun 22, 2010 1:17 pm

O que se passa é que as pessoas sempre tomaram e sempre tomarão a sua herança historica e cultural como garantida. Só se lembram de alguem quando alguem morre. Ha uns dias antes de morrer ninguem se lembrou do quão importante era saramago.

Cthulhu_Dawn Escreveu:
Venøm Escreveu:
Converge Escreveu:

O Saramago limitava-se a simpatizar com um regime que lhe era ideologicamente próximo...Qual é o espanto?

O regime de Fidel Castro era-lhe ideologicamente proximo? Um regime como aquele que na sua escrita abominava. Ok, faz sentido.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça jun 22, 2010 1:36 pm

Venøm Escreveu:O regime de Fidel Castro era-lhe ideologicamente proximo? Um regime como aquele que na sua escrita abominava. Ok, faz sentido.

Não sei se abominava ou não. Mas continuo a achar que era um regime ideologicamente próximo da sua própria ideologia...
O mérito é todo dele se foi capaz de o criticar como muitos dos seus camaradas não são...

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça jun 22, 2010 2:31 pm

Venøm Escreveu:Se quiserem conto-vos como é a vida lá.

Conta :o nunca tinha ouvido um relato de alguém que viveu em Cuba. Quer dizer, só daquele alentejano que morava na Vidigueira e se mudou para lá.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » terça jun 22, 2010 3:00 pm

Aposto que o Venom viveu aquela realidade na carne.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes