Igreja/Vinda do Papa/Pedofilia

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Re: Igreja/Vinda do Papa/Pedofilia

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quinta abr 22, 2010 10:54 am

Phobos Escreveu:
Faz-me alguma confusão que coloquem o líder da Igreja católica ao nível de um governante. Se as pessoas pedem mais da Igreja é também porque a Igreja se propõe a mais. Todo o fundamento da igreja é ser uma ligação com o divino e consequentemente portadora de um padrão moral que deverá levar os seus seguidores à salvação. Se olharmos para a Igreja apenas como uma instituição humana (q a meu ver, claro que é) ela torna-se não só dispensável como fraudulenta.

Eu aqui por acaso discordo. Acho que a Igreja Católica tem um carácter transcendente e eminentemente religioso e, por outro lado, tem um carácter político que não pode deixar de se ter em consideração. Para todos os efeitos, o Papa tem estatuto de Chefe de Estado, o Vaticano tem um serviço diplomático, a própria Igreja estabelece Concordatas com o Estado "político" e basicamente, há 2000 anos que ela tem este carácter ambíguo entre o transcendente e o político...

Phobos Escreveu:Estar a comparar relações politicas e económicas como um suposto emissário de Deus na terra é descabido. Mais, a reacção das pessoas é também um reflexo sociológico. Todas as pessoas, de uma forma ou outra, já foram em algum ponto julgadas nas suas vidas por moralistas e beatas, é normal que se purguem quando vem à baila que os santíssimos ignoram crimes de abuso de crianças e/ou pagam às vitimas para ficarem caladas. Como é normal que algumas pessoas se interroguem, face à mundanidade da instituição, quem é a Igreja para dizer que deus prefere que as pessoas morram de sida do que usarem preservativo.

Estes movimentos contra a igreja resultam do crescimento do pensamento crítico em oposição ao da fé cega, que tanto jeito dava.

Mais uma vez, não acho nada descabido. Acho que analisar a atitute de certas organizações e das acções que estas levam a cabo perante determinadas circunstâncias não é assim tão anormal.
Por outro lado e quando dizes que "todas as pessoas, de uma forma ou outra, já foram em algum ponto julgadas nas suas vidas por moralistas", o inverso também é válido, já que de há algum tempo para cá, parece que o facto de se ser católico (especialmente católico) e em menor grau, muçulmano ou judeu é sinónimo de se ser um bruto, ignorante e fundamentalista. Moralismos há-os de parte a parte.
Acho muito bem que se interrogue e critique as posições mais conservadoras da Igreja, especialmente quando são os próprioas católicos a fazê-lo mas, sinceramente, muitas destas iniciativas/tomadas de posição passam mais por uma vontade de malhar mais um pouco na igreja católica do que num suposto "crescimento do pensamento crítico" face à "fé cega", sendo que aqui peço desculpa pela generalização talvez abusiva...My bad. :)

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » quinta abr 22, 2010 11:32 am

Venøm Escreveu:Então e os que se casam pelo civil? Achas que é diferente? :lol:

Se as pessoas se precipitam no casamento e fazem um juramento uma à outra que afinal não era bem aquilo, o que é que a Igreja tem culpa disso? As regras da igreja são feitas na igreja e as pessoas é que lá vão.
O casamento não é um ritual com poderes mágicos que une as pessoas para sempre, muito menos são considerados hereges aqueles que se divorciam, isso é pátetico. Quantas vezes é dita a palavra "Amo-te" e na verdade não é bem assim?

Se as pessoas insistem em fazer do casamento tradição que é que queres que a Igreja faça, que as proíba de casar? Que ponha um letreiro a dizer "Só Aceitamos Amor Verdadeiro!"?

Fg, desculpa lá, mas essa foi um bocado sem pensar...

Aos olhos da igreja católico um divorciado é sim um herege e ao divorciar-se está automaticamente a excluir-se da igreja. Um divorciado não pode voltar a casar (pela igreja obviamente), não pode confessar-se e comungar, não pode ser padrinho, não pode receber sacramentos.....não pode nada. Ok pode ir à igreja, mas isso elas estão abertas e qq pessoa lá pode entrar.
E a igreja não pede que as pessoas se amem, simplesmente exige que tenham muitos filhos e que não se separem - estão mal? Aguentem o fardo...porque tem que ser até morrer!!! O que importa são as aparências!!
Mas livrai-nos do Malamén

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quinta abr 22, 2010 11:50 am

Era uma forma de salvaguardar o casamento e o futuro dos filhos... mas nos dias de hoje é desadequado. Eu até acho a religião católica em geral adequada ao controlo das massas ignorantes. Se bem que poderia levar umas modificações...
"Hate the ones who bring you down"

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor KonigLowe » quinta abr 22, 2010 12:25 pm

UI do que me fui lembrar!!! Da confissão!!
Em lugar algum da Bíblia é referida a confissão a um sacerdote. No novo testamento fala-se que as pessoas devem confessarem a deus pois é ele que absolve e mediante arrependimento.
Claro que ouvir/saber/manipular o que as pessoas fazem de mal em plena idade média - creio que terá sido por aí que a confissão se terá tornado obrigatória para os católicos - tem todo o seu interesse. Comenta-se por exemplo que mesmo durante o estado novo muitas pessoas foram presas, e muita coisa era descoberta pela confissão. E é esta a moral e exemplo que a igreja dá. Sempre a hipocrisia, o distorcer e aproveitar a ingenuidade alheia em proveito próprio.

Aliás a própria igreja sempre fomentou a ignorância. Não sei se a maioria de vocês sabe, mas durante o Estado Novo era proibido ter uma Bíblia em casa. Faz algum sentido isto??? Então a palavra de deus, que se deve saber e espalhar e blablabla essas tretas todas e os católicos n podiam ter em casa o livro? Mal se soubesse que alguém tinha em seu poder uma bíblia era imediatamente confiscada. E a própria missa era dita em latim...que era para ninguém entender puto. A igreja quer carneiros literalmente, gente ignorante e inocente, que não pensem pela sua própria cabeça e que não questionem.

Daí que o pensamento livre é o pior inimigo da igreja.
Mas voltando à confissão - alguém acredita que hoje em dia algum católico vá ao padre contar o que de mal faz? Claro que não, contam-se umas coisas genéricas, rezam-se umas ave-marias e uns pais-nossos e vive-se nessa fachada e hipocrisia.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » quinta abr 22, 2010 1:03 pm

KonigLowe Escreveu:Mas voltando à confissão - alguém acredita que hoje em dia algum católico vá ao padre contar o que de mal faz? Claro que não, contam-se umas coisas genéricas, rezam-se umas ave-marias e uns pais-nossos e vive-se nessa fachada e hipocrisia.

Claro que há pessoas que se confessam. Uma criança é uma pessoa, se formos por aí, logo sim, acredito que haja, mais novos e mais velhos. E acredito que a fachada e hipocrisia parte da igreja, e não de quem se confessa. Como disse antes, não tenho nada contra a religião a partir do momento que seja benéfica para um indivíduo, não sou apologista da máxima que diz que é o ópio do povo, mas não confundo religião com igreja ou mesquita ou templo. E muito menos com os poderes institucionalizados dentro destes.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Contacto:

Mensagempor Cyberquake » quinta abr 22, 2010 1:06 pm

KonigLowe Escreveu:Mas voltando à confissão - alguém acredita que hoje em dia algum católico vá ao padre contar o que de mal faz? Claro que não, contam-se umas coisas genéricas, rezam-se umas ave-marias e uns pais-nossos e vive-se nessa fachada e hipocrisia.

Sim.
Eu não que tenho mais que fazer, mas lembro-me perfeitamente (marcou-me na altura), de a minha avó obrigar-me a ir à confissão quando eu era puto, e eu ter cuscado a confissão que um velhote estava a fazer. Não era difícil, pq o homem sussurrava alto demais, lol. Bem, até de homicídios o gajo falou.

napenum6ra
Metálico(a)
Registado: terça jan 12, 2010 10:46 am

Mensagempor napenum6ra » quinta abr 22, 2010 4:24 pm

Mas como é possível existirem pessoas aqui tão ofendidas com o facto de se pôr em causa uma instituição como a igreja.
Eu até consigo tolerar muito bem o facto de algumas pessoas serem cristãs, mas acho pouco tolerável que essas pessoas
ao serem cristãs não conheçam bem aquilo que defendem.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor KonigLowe » quinta abr 22, 2010 5:22 pm

Count Raven Escreveu:

Claro que há pessoas que se confessam. Uma criança é uma pessoa, se formos por aí, logo sim, acredito que haja, mais novos e mais velhos.

Eu fui educado segundo os princípios católicos, catequese e comunhão até aos dez. Quando me fui confessar a primeira vez, o padre informou os meus pais que eu n me sabia confessar, que n tinha nada a dizer. Posto isto, em casa junto com a minha mãe elaboramos uma bela lista de pecados. Eu fui mentir ao padre, disse-lhe uma carga de babuzeiras e todos ficamos todos hipocritamente contentes. Aos 6/7 anos que pecados é que uma criança bem comportada/educada tinha para dizer ao padre???

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » quinta abr 22, 2010 6:27 pm

sinceramente acho os anti-cristão mais irritantes que os próprios... se não gostam caguem, que é o que eu faço

irra que sarna!

Black Holocaust
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta abr 18, 2007 6:59 pm

Mensagempor Black Holocaust » quinta abr 22, 2010 6:28 pm

[BR11] Escreveu:sinceramente acho os anti-cristão mais irritantes que os próprios... se não gostam caguem, que é o que eu faço

irra sathanas!

:lol:
Reaping With Curse And Plague.

Xhara
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Mensagempor Xhara » quinta abr 22, 2010 7:01 pm

KonigLowe Escreveu:
Count Raven Escreveu:

Claro que há pessoas que se confessam. Uma criança é uma pessoa, se formos por aí, logo sim, acredito que haja, mais novos e mais velhos.

Eu fui educado segundo os princípios católicos, catequese e comunhão até aos dez. Quando me fui confessar a primeira vez, o padre informou os meus pais que eu n me sabia confessar, que n tinha nada a dizer. Posto isto, em casa junto com a minha mãe elaboramos uma bela lista de pecados. Eu fui mentir ao padre, disse-lhe uma carga de babuzeiras e todos ficamos todos hipocritamente contentes. Aos 6/7 anos que pecados é que uma criança bem comportada/educada tinha para dizer ao padre???

Não mentirás?
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » quinta abr 22, 2010 9:26 pm

[BR11] Escreveu:sinceramente acho os anti-cristão mais irritantes que os próprios... se não gostam caguem, que é o que eu faço

irra que sarna!
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor KonigLowe » quinta abr 22, 2010 9:38 pm

irra que sarna!

Alhear-se dos problemas é o típico da população portuguesa. Passas na rua, está alguém a ser assaltado e vira-se a cara para o lado, não é comigo que se fôdam os outros. Há greves, os outros que as façam e eu depois cá estou para usufruir das vantagens se se conseguir alguma coisa, vou-me agora estar a chatear a levantar o cu do sofá.
As crianças andam a ser violadas? Que se fodam não são os meus filhos.
Ora aí está, lavar as mãos uma atitude cristã muito conhecida!!

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quinta abr 22, 2010 9:39 pm

KonigLowe Escreveu:
Venøm Escreveu:Então e os que se casam pelo civil? Achas que é diferente? :lol:

Se as pessoas se precipitam no casamento e fazem um juramento uma à outra que afinal não era bem aquilo, o que é que a Igreja tem culpa disso? As regras da igreja são feitas na igreja e as pessoas é que lá vão.
O casamento não é um ritual com poderes mágicos que une as pessoas para sempre, muito menos são considerados hereges aqueles que se divorciam, isso é pátetico. Quantas vezes é dita a palavra "Amo-te" e na verdade não é bem assim?

Se as pessoas insistem em fazer do casamento tradição que é que queres que a Igreja faça, que as proíba de casar? Que ponha um letreiro a dizer "Só Aceitamos Amor Verdadeiro!"?

Fg, desculpa lá, mas essa foi um bocado sem pensar...

Aos olhos da igreja católico um divorciado é sim um herege e ao divorciar-se está automaticamente a excluir-se da igreja. Um divorciado não pode voltar a casar (pela igreja obviamente), não pode confessar-se e comungar, não pode ser padrinho, não pode receber sacramentos.....não pode nada. Ok pode ir à igreja, mas isso elas estão abertas e qq pessoa lá pode entrar.
E a igreja não pede que as pessoas se amem, simplesmente exige que tenham muitos filhos e que não se separem - estão mal? Aguentem o fardo...porque tem que ser até morrer!!! O que importa são as aparências!!

Por acaso também acho isso rígido demais e é algo que a mim também me causa algum espanto... Mas regras são regras, e embora acredite que as coisas irão mudar nesse aspecto, um casamento pela Igreja é visto como coisa séria. Se vais para lá fazer um juramento perante Deus que mais tarde quebras é como se Lhe estivesses a mentir à cara podre. Por um lado até é compreensivel, mas por outro é paradoxal, visto que Deus é conhecido por dar oportunidades às pessoas para se redimirem e está escrito na bíblia que o próprio homem é falivel e como tal pode mostrar arrependimento pelos seus erros e aprender com eles. Enfim. Há dogmas que ainda não se compreendem, mas acho que isso é um tipo de discussão para se ter com um sacerdote. Eu por acaso desconhecia tal coisa, e não deixou de me surpreender, mas já agora, gostaria de saber o porquê do ponto de vista da Igreja.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » quinta abr 22, 2010 9:41 pm

KonigLowe Escreveu: Aos 6/7 anos que pecados é que uma criança bem comportada/educada tinha para dizer ao padre???

Estás a confundir pecado com confissão. Não precisas de ter pecado para te confessares, já que o acto em si é de uma representação simbólica de humildade e de te fazer lembrar que és mortal, logo falhas. Lembro-me que numa das minhas primeiras confissões (que foram poucas em 33 anos) não tive nada a dizer, e que o padre me disse que se calhar até tinha, mas que quem não está com a consciência pesada não tem nada a confessar, e foi isso. Ainda hoje me parece bem, a resposta dele.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes