Página 1 de 6
O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 1:31 am
por Visitante
Avantgarde Metal
Este tópico, (que penso que não exista), vem com o propósito de se falar do estilo em si (na sua vertente metaleira claro), de falarem das vossas bandas preferidas deste estilo que na maioria das vezes é englobado dentro do BM, mas também noutros estilos como por exemplo o chamado POST qualquer coisa, portanto pode ser em si próprio demasiado abrangente.
Lembrei-me de criar o tópico quando vi o Sludge a colocar Virus como BM, banda que normalmente vem catalogada como Avantgarde.
Como o próprio termo indica, é algo que está à frente do seu tempo, onde se fundem os mais variados estilos.
As minhas preferidas são:
Arcturus
Angst Skvadron
Azure Emote
Diabolical Masquerade
Kekal
Maudlin of the Well
Mr. Bungle
Sigh
Ved Buens Ende
Virus
Vulture Industries
Sendo que para mim o principal disco que define este estilo:

, ainda que o meu preferido da banda seja o "The Sham Mirrors" acho eu.
Outras bandas poderiam estar aí e que actualmente até poderiam ser consideradas Avantgarde, p.e. Celtic Frost, ou os actuais Enslaved, assim como os Sigh só em certos albuns...
Força
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 1:34 am
por Wisdoom
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 1:35 am
por Cyberquake
É um género algo complicado de definir, mas gosto bastante de bandas como Arcturus, Ved Buens Ende, Virus, Unexpect, Solefald (os 2 últimos trabalhos principalmente), Diablo Swing Orchestra, Ram-Zet, Estradasphere, Sigh, não falta aí por onde escolher.

Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 3:22 am
por GoncaloBCunha
Tópico a seguir com muita atenção!

Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 9:49 am
por Void
DHG
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 9:56 am
por Indigente
Vooder Escreveu:Maudlin of the Well
considero esta banda como a maior responsavel em ter aberto os meus horizontes musicais. das poucas bandas que conseguem incorporar tantos estilos díspares (death metal, folk rock, jazz, post-rock, etc...) numa mesma música e fazê-la uma peça coesa. quem não ouviu que experimente o dois cds que eles lançaram simultaneamente (e se ouvidos ao mesmo tempo, pode-se ouvir uma música escondida lá pelo meio), o "leaving your body map" e o "bath".
não posso deixar de referir também os kayo dot, banda que originou depois da dissolução dos maudlin of the well. o 1º trabalho, "choirs of the eye" é algo de assombroso, um pouco diferente de maudlin of the well , indo um pouco mais para o campo do avantgarde puro, com ambientes mais prolongados e experimentais. ao longo do tempo o trabalho dos kayo dot têm se tornado mais minimalista e talvez menso acessível, o 2º cd "dowsing anemone with copper tongue" é uma peça mais difícil de absorver mas também é muito bom (embora o 1º cd seja o meu preferido). o último album da banda ainda não conseguiu cativar-me, acho que se dispersa muito.
só para acabar, o mentor das duas bandas (toby driver) supostamente está a trabalhar em músicas de maudlin of the well - que já tinham sido compostas antes da dissolução da banda - para editar um cd ainda este ano.
[/fanboy]
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 10:02 am
por Vooder [RIP 2011/01/03]
Kayo Dot tb curto mas não é das minhas preferidas.
Ouvi ontem uma banda chamada DE FACTO, que é uma das bandas provenientes dos At The Drive In, que também caberá no campo Avantgarde penso eu, ou então não.
http://www.myspace.com/defacto1
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 10:10 am
por Brilhando
Vooder, acho que estás a cair em erro quando dizes que o La Masquerade Infernale "define" o estilo, porque apesar de com este rótulo estarmos a juntar no mesmo saco diversas bandas, a maior parte delas têm muita pouca coisa em comum para além do serem mais à "frente" do que é habitual no género/sub-género de onde se originaram. É só a maneira como o dizes
As minhas sugestões, para não cair no name-dropping habitual, são:
Anubi
Vediog Svaor
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 10:12 am
por ulver
nyarlathotep, desses dois álbuns que referiste, tenho apenas o Leaving Your Body Map, sendo que não lhe ligo muito, apesar de ter faixas absolutamente geniais, como as Riseth He, The Numberless I e II. Não sendo fanboy da banda nem do estilo, achas que é fundamental ter os 2 álbuns para uma melhor percepção do trabalho, ou com um já se tem uma ideia razoável da trilha sonora da banda?
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 10:15 am
por Cyberquake
E Naked City? Não?
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 10:16 am
por Phobos [RIP 2012/08/19]
Sempre tive algumas dificuldades em definir o que é o avantgarde. O que define algo como tal?
–noun
1. the advance group in any field, esp. in the visual, literary, or musical arts, whose works are characterized chiefly by unorthodox and experimental methods.
–adjective
2. of or pertaining to the experimental treatment of artistic, musical, or literary material.
3. belonging to the avant-garde: an avant-garde composer.
4. unorthodox or daring; radical.É fácil, por exemplo, dizer que VBE eram uma banda avantgard mas porque é que o Transilvanian Hunger não o é?
Anyway... Algumas recomendações:





<-- Este é o máior!

Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 10:20 am
por Vooder [RIP 2011/01/03]
Brilhando, talvez o termo "define" seja radical demais. Até porque talvez nenhuma nenhuma banda seja a "dona" ou a original do estilo, pelo menos no campo metálico.
Penso sim que este album será talvez o principal, ou pelo menos o que marca o antes e depois do avantgarde no metal. É a minha opinião.
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 10:23 am
por Graveyard
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 10:32 am
por Indigente
ulver Escreveu:nyarlathotep, desses dois álbuns que referiste, tenho apenas o Leaving Your Body Map, sendo que não lhe ligo muito, apesar de ter faixas absolutamente geniais, como as Riseth He, The Numberless I e II. Não sendo fanboy da banda nem do estilo, achas que é fundamental ter os 2 álbuns para uma melhor percepção do trabalho, ou com um já se tem uma ideia razoável da trilha sonora da banda?
na minha opinião, sim. os dois albuns complementam-se perfeitamente, mas se não és grande adepto do "leaving..." provavelmente não te vai fazer mudar de ideias sobre a banda. o "bath" é um pouco mais acessível, talvez mais melódico e contemplativo. dá-lhe uma hipótese, pode ser que te faça ouvir o "leaving..." de outra maneira.
já agora, o 1º cd da banda "my fruit psychobells... a seed combustible" é mais directo e pesadote, com muitos riffs à mistura. pode ser que te diga mais.
Re: O tópico do Avantgarde
Enviado: quarta mar 25, 2009 10:38 am
por ulver
Thanks
