Saudosos programas de rádio de METAL dos anos 80

Lusitano
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 138
Registado: domingo fev 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Lusitano » quarta dez 06, 2006 1:50 pm

Borboleta cor de rosa Escreveu:Noutra altura tive Tara Perdida em estúdio. Por cortesia comprei 12 garrafas de cerveja para irmos bebendo durante a entrevista. Sentei os gajos, pousei as garrafas e saí do estúdio para um cena qualquer de 5min. Mesmo rápido. Entrei de novo e já todas as garrafas estavam vazias... Tantas cenas dessas épocas...



Lembro-me que grande parte das vezes que ia à Carbono, na av. Almirante Reis, encotrava o João Ribas sempre de cervejola na mão num barzinho que ficava à entrada do C.C. Portugália.... :lol:
So everytime I scream I'm killing pain...

Avatar do Utilizador
Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2218
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Mensagempor Matusalem » quarta dez 06, 2006 3:56 pm

Cá por Coimbra ainda vai durando o Metal-a-Arder na Radio Universidade aos sábados.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta dez 06, 2006 4:45 pm

Aiwass Escreveu:Ana Galvão, exactamente.

Agora é só hip-hop. As play-lists são fascistas!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta dez 06, 2006 4:54 pm

Lança Chamas
Posted: Wed, 29 Nov 2006 09:51:42 -0600

Chegou a vez de abordar este programa de rádio que todos os sábados à tarde fazia a felicidade de milhares de “metaleiros”.
Começou em 1983 e durou até principio da década de 90, isto apesar das várias tentativas por parte da direcção da Rádio Comercial para acabar com o mesmo. Tentativas prontamente rebatidas pelo volume de cartas de protesto que recebiam…
Completamente dedicado ao Heavy-Metal era apresentado por António Sérgio (que também fazia o Som da Frente).

Este foi o alinhamento da 1ª emissão em 23 de Outubro de 1983:

Led Zeppelin (tema desconhecido)
Judas Priest - Heading Out To The Highway
Black Sabbath - Disturbing The Priest
Black Sabbath - Mob Rules
Aerosmith - Chiquita
AC/DC - High Voltage
AC/DC - Let There Be Rock
Deep Purple - Black Night
Dio - Stand Up And Shout
Ted Nugent - Free For All
Judas Priest - Pain And Pleasure
Black Sabbath - Trashed

Avatar do Utilizador
Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1017
Registado: sábado set 17, 2005 6:38 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

LANÇA CHAMAS

Mensagempor Dawnrider » quarta dez 06, 2006 11:19 pm

Epa o Lança chamas...foi a minha primeira referencia radiofonica em ermos de Metal...quando ouço aquele eruption dos van halen como generico sabia que a minha vida nunca mais ia ser a mesma!
Aquela voz quente e serena do Antonio, epa...uma vez logo das primeiras em 86 apanhei um especial JUDAS PRIEST daquela compilacao o best of JP que saiu nos 80's para celebrar os 2 primeiros albums da GULL (o rockarolla de 74 e o sad wings of destiny de 76) eu gravei aquilo religiosamente e aquilo acabou por me influenciar basane ate aos dias de hoje. Eu vou buscar o LP original ali do Sad wings meto-o e a loucura e igual á de 20 anos atras! Olhem que ha muitos poucos discos que mantem este nivel para mim. Lembrome de tantos especiais la, sei la...nao curtia tanto o rock em stock que na altura ja misturava outras cenas mas o Lança era a puta da loucura!
Mais tarde apanhei um na RUT que dava as novidades do lança um dia antes a sexta a noite e metia se mais no underground pesado muita thrashalhada que eu na altura curtia...ambem fui acerrimo ouvinte do MENSAGEIRO DO MASSACRE! Era lindo..."e agora um tema de Kreator para o To Kreator do feijo...e agora um tema de possessed como sempre para o Coveiro excomungado de nao sei donde...e agora Sodom para o Mocas das barrocas..." epa era so grizanço!!!
Nos primeiros anos de Metal enchia cassetes com o q apanhava nos programas mas nao passava para outras como voces dizem...se nao tava a gostar da malha rebobinava logo na altura para tras e preparava a logo para a malha a seguir esperando por descobrir mais um tesouro.
inha aparelhagem na sala mas era puto e para nao incomodar fazia tudo fechado no quarto com o "tijolo" (vulgo, radio-gravador de 2 colunas com duplo deck) sempre metido nos programas de radio que apanhava, a gravar cassetes...era um puto meio fechado ao outside world...refugiei me naquilo...cheguei a papar por semana 5-6 programas de radio de Metal diferentes, com 12 anos conhecia mais bandas de Metal que gajos de 16...era um Metal_NERD. hahaha!
http://www.bloodandironrecords.com

Loja online CDs, Vinil, Merchandise: Heavy/Power Metal, Speed/Thrash Metal, Doom Metal, Death & Punk/HC.

Avatar do Utilizador
Pazuzu
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 810
Registado: sexta fev 25, 2005 9:19 pm
Localização: omnipresente

Mensagempor Pazuzu » quarta dez 06, 2006 11:29 pm

Lança Chamas
Metal Radical
Rock&Stock

mais aqui na zona centro havia/existe ainda

MetalArder- R.U.C
Ondas Metalicas R.C.P rip


tb era adepto das gravaçoes de K7,sempre atento para colocar a gravar alguma musiquita...ficava f***** quando os gajos falavam ao meio da musica ... :x
Darkzone Martyrium..
......which never gave me peace in
earthly life...

Bastard [RIP]

Mensagempor Bastard [RIP] » quinta dez 07, 2006 12:05 am

Na Beira Baixa era o Purgatório Metálico na Covilhã (acho que ainda existe) e o Rapaz Caleidoscópio na Rádio Juventude em Castelo Branco. Essa cena das k7's era brutal, o deck da aparelhagem sempre pronto a gravar as 3 musicas seguidas ou os singles das novidades.

Zyklon [RIP]

Mensagempor Zyklon [RIP] » quinta dez 07, 2006 12:11 am

Bastard Escreveu:Na Beira Baixa era o Purgatório Metálico na Covilhã (acho que ainda existe) e o Rapaz Caleidoscópio na Rádio Juventude em Castelo Branco. Essa cena das k7's era brutal, o deck da aparelhagem sempre pronto a gravar as 3 musicas seguidas ou os singles das novidades.

Mais Lança Chamas,Rock&Stock,Cortina de Ferro em Portalegre,um de Ourem que agora não me lembro o nome,Fogo no Gelo de Almeirim(só se apanhava as vezes e mal trve cult :) ).
E montes de tapes gravadas destes programas,ainda tenho algumas...

Borboleta cor de rosa [RIP]

Mensagempor Borboleta cor de rosa [RIP] » quinta dez 07, 2006 8:25 am

Uma cena que talvez o pessoal desconheça é que até a nível de promoção as coisas se passavam de forma bem diferente de hoje. Qualquer tipo com uma webzine ou algo do género arranja rapidamente uns cds à borla, mas na época era bem diferente e quase todo o vinil que passava nessas rádios resultava de empréstimos ou de compras feitas ao gosto do autor do programa. E mesmo que houvesse dinheiro, comprar vinil era complicado para quem fosse da provincia. Quando criei o meu primeiro programa (em 86) estudava fora de casa e ao fim de semana regressava com um saco de discos que tinha conseguido emprestados e que depois passava na rádio. Na segunda-feira regressava com os mesmos para devolver e trazer mais. Muitas vezes abdicava do peso dos livros de estudo para poder carregar o vinil. Depois criei uma rede de amizades que se estendia até Lisboa e que uma vez por mês me garantia alguns discos comprados na One/Off e Bimotor, quase sempre às cegas ou guiado pela crítica da Metal Hammer. Aí por 88 comecei a arranjar vinil oferecido pelas editoras, só que eram as mais extremas a fazer a promoção. Então era, por exemplo, mais fácil passar o último Living Death do que o de Helloween...
Embora não frequentasse, nem ouvisse, acho que o caso mais exemplar no Norte dessa "universidade do Metal", terá sido o "Sobremesa Metálica" do Paulo Restolho, que evoluiu para sessões de Metal na Bimotor, ao sábado de manhã, com passagem de vídeos e cenas assim. O pessoal ocupava toda a rua e foi nesse meio que surgiu o primeiro conjunto de bandas do Porto: Dove, Hardness, WC Noise... Como disse, nunca estive presente, mas certamente que haverá pessoal aqui no fórum que esteve nessas sessões.

REVAGE
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1939
Registado: quarta mai 21, 2003 11:07 am
Localização: Porto Côvo
Contacto:

Mensagempor REVAGE » quinta dez 07, 2006 8:34 am

Bastard Escreveu:Na Beira Baixa era o Purgatório Metálico na Covilhã (acho que ainda existe) e o Rapaz Caleidoscópio na Rádio Juventude em Castelo Branco. Essa cena das k7's era brutal, o deck da aparelhagem sempre pronto a gravar as 3 musicas seguidas ou os singles das novidades.


Ainda há Purgatório Metálico, 2 horas todos os domingos das 10 á meia noite. Quem for de longe pode ouvir via internet, pelo site http://www.radio-covilha.pt

REVAGE
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1939
Registado: quarta mai 21, 2003 11:07 am
Localização: Porto Côvo
Contacto:

Mensagempor REVAGE » quinta dez 07, 2006 8:36 am

Eu cá só conseguia apanhar a Hipertensão e ás vezes quando o sinal era mais forte a Radio Marginal e mesmo assim era só no quarto do meu irmão... Mas falo em anos 90, pois nos anos 80 o meu acesso ao Metal era 0

Avatar do Utilizador
bella-morte
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1128
Registado: domingo set 18, 2005 9:56 am
Localização: Fundão/Santa Maria da Feira

Mensagempor bella-morte » quinta dez 07, 2006 11:46 am

Bronze Escreveu:E aquelas entrevistas em directo no Lança Chamas em que os membros das bandas entravam completamente bêbados e só diziam calinadas, enquanto o António Sérgio ou o Gustavo Vidal tentavam controlar a cena!? :lol:

off => agora é mais compiladas em CDr ou DVD


Oh yeah!! Ainda tenho a entrevista aos Sepultura quando vieram a PT pela primeira vez...lindooooo :)
O Grande Bode procura uma Grande Cabra :awesome:

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta dez 07, 2006 1:37 pm

Borboleta cor de rosa Escreveu:Embora não frequentasse, nem ouvisse, acho que o caso mais exemplar no Norte dessa "universidade do Metal", terá sido o "Sobremesa Metálica" do Paulo Restolho, que evoluiu para sessões de Metal na Bimotor, ao sábado de manhã, com passagem de vídeos e cenas assim. O pessoal ocupava toda a rua e foi nesse meio que surgiu o primeiro conjunto de bandas do Porto: Dove, Hardness, WC Noise... Como disse, nunca estive presente, mas certamente que haverá pessoal aqui no fórum que esteve nessas sessões.


Lembro-me com imensas saudades dessas manhãs de sábado da Bimotor... No meu caso tb não alinhava muito nesses convivios. Limitava-se a entrar na loja, agarrava em 4 ou 5 LPs e dizia ao man... é para embrulhar (nessa altura a loja chegava ao cúmulo de plastificar novamente os dicos, pois as poucas unidades existentes circulavam por algumas mãos antecipadamente, mesmo sendo para venda ao público). Ainda me perguntavam se era para ouvir e se o fizesse o som da loja passava a ser os dos meus discos novos... eheheh

Outros tempos... e que gozo dava comprar aquelas rodelas enormes de vinil.

Avatar do Utilizador
Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1017
Registado: sábado set 17, 2005 6:38 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

cassetes

Mensagempor Dawnrider » domingo dez 10, 2006 3:31 am

Realmente quando o locutor falava a meio dos temas era uma chatisse! Um gajo ali com tanta dedicaçao e as tantas era so falar no meio dos temas a cortar os solos (herejes!!!) enfim...tinham piada mesmo aquelas vivencias arcaicas. :lol:
http://www.bloodandironrecords.com

Loja online CDs, Vinil, Merchandise: Heavy/Power Metal, Speed/Thrash Metal, Doom Metal, Death & Punk/HC.

Borboleta cor de rosa [RIP]

Mensagempor Borboleta cor de rosa [RIP] » domingo dez 10, 2006 3:26 pm

Foi algo que sempre evitei fazer, optei sempre por passar 2/3 seguidos sem falar e assim ajudar quem gravava. Mas nas rádios nacionais isso surgiu por imposição das editoras. Foi na altura em que havia a mania dos exclusivos. No S.O.S. chegamos a fazer isso mas por outras razões, era tanto e tão recente o material que tínhamos que detectamos que outros programas de rádio gravavam as nossas emissões e depois retransmitiam os temas.
Por acaso na noite passada um elemento deste fórum veio perguntar-me se me lembrava de um especial black metal, aí pelos anos 90, em que passei Samael, Immortal, Beherit... ele não só gravou como ainda por vezes escuta isso. Fiquei surpreendido... mas mostra um pouco como a rádio era importante nos anos 80 e 90


Voltar para “Arquivo 2016 a 2017”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes