Enigma Escreveu:Para já, considero que a política sem ideologia é um zero, não existe e, para mim, o centro absoluto é uma negação da ideologia, logo não acredito nisso. As pessoas e os partidos podem é ser mais ou menos radicais nas suas posições, sejam de esquerda e de direita.
Isto faz com que a tua posição faça sentido e explica-a, mas não te dá razão.
Tudo o que é necessário para que um partido político tenha razão de existir é que tenha posição quanto a... políticas. Pode ter uma posição dita à esquerda no que toca a segurança social, pode ter uma posição à direita no que toca a saúde, à esquerda na educação, à direita na cultura, à direita na justiça, à esquerda no mercado imobiliário... e o que é que impede tudo isto de fazer sentido? De facto, nada. Tudo isto pode coexistir e funcionar. Se é compatível com as tuas preferências, isso já é outro assunto - mas não é mutuamente exclusivo com fazer sentido ou ainda menos estar certo.
Como tal, eu pessoalmente, não vejo contradições no discurso do MMS. Pelo contrário, acho redutor, limitador e retrógrado um partido ter de se cingir a um determinado mindset de princípios só porque se insere num determinado espectro. Deve ser também por isso que os partidos chegados ao 'centro' são os que mais votos conseguem, já que em geral as pessoas tendem para concordar com posições à esquerda numas coisas e à direita noutras... coisas da razão vs. emoção.