Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sim
118
41%
Não
169
59%

Total de votos: 287

CFH66613
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 8:42 pm
Contacto:

Re: Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Mensagempor CFH66613 » quarta jul 02, 2008 11:56 pm

Sobral Escreveu:
CFH66613 Escreveu:Rapidshares.... sites de partilha/armazenamento de ficheiros....
nao sei explicar... vai ao google...
mas alguem sabe se sao ilegais?

Se fôr partilha de um trabalho que não esteja protegido pelo copyright, é 100% legal.

sim isso eu sei... agora sacar por exemplo um cd dos "mr sellout" metallica.... ja vou para o xandril, certo??
Imagem
I'm not a gynecologist, but I'll take a look...

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » quinta jul 03, 2008 12:00 am

Faz assim: lê este topico todo mais aquele "português condenado...".

O mais certo é não ires e, segundo a opinião geral, ainda estás a ajudar a banda. :D
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

CFH66613
Contacto:

Mensagempor CFH66613 » quinta jul 03, 2008 12:09 am

Sobral Escreveu:Faz assim: lê este topico todo mais aquele "português condenado...".

O mais certo é não ires e, segundo a opinião geral, ainda estás a ajudar a banda. :D

pois... dinheiro nao lhes falta
Imagem

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » quinta jul 03, 2008 12:17 am

Mas agora depende, é algum cd pós black album? Então devias ir preso, sim.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

CFH66613
Contacto:

Mensagempor CFH66613 » quinta jul 03, 2008 12:39 am

recusume a sacar tudo ke seja metallica mais recente ke o black album... inclusive....

musicallica a serio era os cds anteriores ^^
Imagem

TheCoffin
Participante
Registado: domingo dez 23, 2007 3:07 pm

Mensagempor TheCoffin » quinta jul 03, 2008 1:07 am

Muito sinceramente, a internet/os downloads prejudicaram foi o capitalismo musical!
As bandas que realmente precisam do dinheiro para sobreviver disponibilizam a sua música gratuitamente por vezes e os verdadeiros fãs continuam a adequirir o material lançado por eles!

CFH66613
Contacto:

Mensagempor CFH66613 » quinta jul 03, 2008 1:08 am

TheCoffin Escreveu:Muito sinceramente, a internet/os downloads prejudicaram foi o capitalismo musical!
As bandas que realmente precisam do dinheiro para sobreviver disponibilizam a sua música gratuitamente por vezes e os verdadeiros fãs continuam a adequirir o material lançado por eles!

gostei de ouvir
Imagem

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta jul 03, 2008 8:05 am

Pelo que dá a entender, sacar pelo rapidshare, megaupload, etc não há problema nisso. Penso que até existem torrents que podes utilizar a penas para sacar (mas não percebo muito disto dos torrents).
Acho que o problema é mais Partilhar.

antijeova
Registado: domingo jun 15, 2008 6:04 pm

Mensagempor antijeova » segunda jul 07, 2008 7:51 pm

Sobral Escreveu:
antijeova Escreveu:não consigo encontrar os cd´s delA em portugal!!!

Dela?

Imagem

ao menos arranjavas um artista que não fosse português!

não ficou conforme o que eu escrevi! :?
Imagem

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo jul 20, 2008 3:17 am

Eu não li tudo, mas a minha opinião sobre isto é tão vincada (e informada) que nem me apetece discutir ou comentar nada.

pergunta: A industria musical existe há 20 anos, desde que foi inventado o CD?

resposta: Não senhores, a música, enquanto industria sempre existiu. O que nós chamamos de "industria musical" foi um periodo infimo em que editoras ganharam fortunas exorbitantes. Acabou, e como tal, andam em guerra contra os downloads, o que é normal, ninguem gosta de perder uma galinha de ovos de ouro.

Pergunta: Nos ultimos 10 anos as vendas desceram?

resposta: desceram as vendas das grandes editoras. As pequenas editoras venderam como nunca venderam antes. Há 15 anos atrás haveria tanta gente há procura de discos obscuros? Uma editora pequena pode nunca vender milhões de discos como as grandes vendiam há 15 anos, podem vender apenas 1000 discos, mas sem a internet, se calhar venderiam apenas 100.

Pergunta: A industria está condenada então a vender apenas alguns milhares de discos?

resposta: E depois? Quando os Beatles explodiram nos anos 60, sabem qual o volume de vendas exorbitante que eles atingiram? Meus amigos, há volta do milhão de LPs. O normal naquela altura era uma banda vender alguns milhares de discos, caso tivesse exito, e relembro que o custo de produção de um LP é o dobro do custo de produção de um CD, e eram vendidos muito mais baratos. A industria musical no séx. XX sempre se moveu com lucros minimos, depois da invenção do CD é que começaram os lucros exorbitantes.

pergunta: Se com os downloads e o advento da internet isso acaba?

resposta: Pois acaba, e ainda bem, assim a industria musical passará a ter o volume de vendas que sempre teve, e como tal passará a ter que investur naquilo que mais interesa, a música, e não videos com gajas (ou gajos) fotogénicos que leva uma enorme massa a lhes dar lucros enormes antes de tudo cair no esquecimento.

Sem me esticar muito mais, se alguem quiser ler mais, deixo aqui a primeira parte de um texto que escrevi sobre isto, depois podem ler a segunda parte.

http://musica.weblog.com.pt/arquivo/246746.html
Imagem

onedayless
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 04, 2008 10:21 pm

Mensagempor onedayless » domingo jul 20, 2008 3:37 am

lol a votação pende muito mais para o não!como é possível?
claro que prejudica, acho que nem vale a pena explicar...
mas eu sou a favor dos downloads, vivemos num país onde a maior parte da população não se pode dar ao luxo de ter certos luxos (passe a redondância)...
mas lá está...não é segredo nenhum que muitas bandas de metal vêm dos países nórdicos (que são dos países do mundo aqueles com melhor qualidade MÉDIA de vida). ora ao estar a fazer download de x cd e de não o comprar estou a prejudicar a banda, mas também a verdade é outra. Se eu tiver um certo emprego igual a um desses nórdicos, o nórdico tem melhor qualidade de vida, logo para comprar o tal cd ainda tenho q sacrificar mais as minhas finanças para o elevar ainda mais na sua qualidade de vida...
não quero com isto dizer que se gostar de uma banda e ela for nórdica entao ja nao compro o cd, mas o download vai afectar mais as bandas de países economicamente mais fracos como p.e. bandas sul americanas ou europa de leste...
Imagem

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo jul 20, 2008 4:39 am

onedayless Escreveu:lol a votação pende muito mais para o não!como é possível?
claro que prejudica, acho que nem vale a pena explicar...
mas eu sou a favor dos downloads, vivemos num país onde a maior parte da população não se pode dar ao luxo de ter certos luxos (passe a redondância)...
mas lá está...não é segredo nenhum que muitas bandas de metal vêm dos países nórdicos (que são dos países do mundo aqueles com melhor qualidade MÉDIA de vida). ora ao estar a fazer download de x cd e de não o comprar estou a prejudicar a banda, mas também a verdade é outra. Se eu tiver um certo emprego igual a um desses nórdicos, o nórdico tem melhor qualidade de vida, logo para comprar o tal cd ainda tenho q sacrificar mais as minhas finanças para o elevar ainda mais na sua qualidade de vida...
não quero com isto dizer que se gostar de uma banda e ela for nórdica entao ja nao compro o cd, mas o download vai afectar mais as bandas de países economicamente mais fracos como p.e. bandas sul americanas ou europa de leste...

O que dizes tem duas questões: primeiro, uma banda pouco ou nada ganha com a venda de discos. Isso de os downloads prejudicarem uma banda é uma enorme mentira. As bandas sempre ganharam dinheiro, apenas e só em concertos. Dou-te um ex. Uma banda como os Metallica até conseguiu receber mais de 10 milhões de euros com o Black Album, mas quanto ganhou em concertos depois da edição do disco? bastante. mas mesmo bastante mais. O que ganhou com o disco (ou com os outros discos) é apenas uma infima parte do seu rendimento total. E 10 milhões até parece muito, mas estamos a falar dos Metallica, e do Black Album, sinceramente, achas assim tanto? (fora coisas tipo "não merece isso")
Segundo ponto, a industria musical NÃO é aquilo que a gente pensa que é. Aquilo que nós denominamos "industria musical" não passa de uma excepção, um acaso, um hiato de 20 anos no meio de centenas ou milhares de anos de industria musical. E repara que quem mais se queixa são as majors, aquelas que vendem musica, que todos nós sabemos que não são musica. os downloads são uma fraca desculpa para um facto muito importante, a falta de qualidade na música.
Outro ex. Já toda a gente leu n e n vezes cronicas do fernando Ribeiro sobre os maleficios dos downloads ilegais. Atentem na cronologia, os moonspell formaram-se nos finais de 80, e foram sempre em crescendo até ao Irreligious lançado em 1996. Nesse mesmo ano é inventado o mp3. depois desse ano os downloads tornaram-se cada vez mais comuns, e os Moonspell nunca mais venderam o que venderam com o Irreligious e o Wolfheart. Culpa dos downloads, ou esses discos eram realmente melhores que os seguintes? É óbvio que para o Fernando Ribeiro a culpa é dos downloads ilegais, mas não é verdade que nós, os consumidores, mais facilmente comprámos esses primeiros discos que os seguintes? passando ao ex anterior. Pós 96, pós invenção do mp3. Os Metallica lançam nesse ano o Load, esse disco e os posteriores vendem menos que o Black Album. Culpa do mp3, ou os discos pós Black Album são diferentes dos discos pré Black Album? Isto são questões mais do que batidas no forum e em qualquer conversa.
Factos, toda a gente é quase unanime: Metallica foram bons até (ou antes) do Black Album, Moonspell foram bons até ao Irreligious. Em 96 é inventado o mp3, é muito fácil para estas bandas porem a culpa no mp3 e nos downloads, mas todos nós sentimos que o ano de 96 não foi diferente porque foi inventado o mp3, mas sim porque foi o ano em que foi lançado o Irreligious (o ultimo bom para as massas) e foi lançado o Load (o primeiro mau para as massas). isto fora opiniões pessoais e afins, são dois ex, de duas bandas anti-mp3, de duas bandas que todos nós conhecemos e temos a noção da opinião generalizada.
Imagem

Victor Lima
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado abr 07, 2007 7:57 pm
Contacto:

Mensagempor Victor Lima » domingo jul 20, 2008 11:20 am

Sinceramente, não concordo com algumas opiniões do comentário anterior. Download ilegal é roubo o que faz de mim um ladrão. Como é óbvio, os cds estão muito caros hoje em dia, concordo quando se diz que têm lucros exorbitantes com os álbuns e que as bandas recebem pouco desses lucros (vi num site há uns tempos que seria 15% dos lucros). Mas, isto não é desculpa para não pagarmos nada pelo álbum e fazermos o download ilegal dele e falo isto contra mim mesmo que frequentemente saco cds pelo rapidshare ou megaupload. Cada banda cria música e arte deve ser paga. Se os cds fossem a 10€ todos os meses compraria 3 ou 4...mas não o são...então já não estico tanto a corda.
Agora não me venham dizer que as bandas só ganham com os concertos que dão ao vivo porque por mais pequeno que seja o seu lucro nas vendas de cds, esta é também uma forma de rendimento. Acho apenas que estão a tentar desculpar-se do acto de fazerem downloads e sentirem-se menos culpados. Eu sinto-me culpado, mas tento comprar o maior número de cds possível das bandas que gosto e tentar amenizar os efeitos dos downloads mas é impossível a uma altura destas.
I am praying for the raging flood...I am waiting for you to come...

Nightmare
Metálico(a)
Registado: quarta jan 30, 2008 7:47 pm

Mensagempor Nightmare » domingo jul 20, 2008 12:18 pm

Download ilegal = Mau.
Download legal = Bom.

Nem se devia discutir a lei. Agora, se se está dentro dela, não há problema nenhum em fazer downloads. Embora pessoalmente prefira muito mais ter os álbuns sólidos nas minhas mãos.

onedayless
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 04, 2008 10:21 pm

Mensagempor onedayless » domingo jul 20, 2008 12:31 pm

Almah Perditae:
É certo que uma banda ganha quase nada com a venda dos cds...mas essa venda na minha opiniao vai ser importante para o nivel de apoio q a editora vai dar a banda...se ela vender muito, a editora vai tentar dar-lhe mais exposicao/publicidade e tentar colocá-la em maiores festivais...tarefa essa que fica mais dificil com os downloads, pq uma editora creio q nunca vai saber a quantidade de albuns q x banda vendia se nao houvesse downloads...
Isso que dizes dos moonspell e dos metallica tem logica, mas nao se pode generalizar, ou acabaram de se fazer cds bons em 96? :mrgreen:

Victor Lima Escreveu:arte deve ser paga

a arte nunca deveria ser paga!o q acontece é q a musica é uma profissao cm outa qq...

Victor Lima Escreveu:A Acho apenas que estão a tentar desculpar-se do acto de fazerem downloads e sentirem-se menos culpados. Eu sinto-me culpado, mas tento comprar o maior número de cds possível das bandas que gosto e tentar amenizar os efeitos dos downloads mas é impossível a uma altura destas.

Eu nao me sinto culpado!O ultimo cd q sakei foi duma qq banda finlandesa/norueguesa, vou comprar o cd?nao!tenho um peso na consciencia?coitadinhos...devem ter uma vida miseravel vivendo num dos paises mais pobres do mundo!agora sinto-me mal se gosto de uma banda "nossa" e nao compro o cd...isso e diferente, ou de uma banda pequena nada conhecida...isso e diferente
Ainda me lembro dos 1os cds piratas q tive...dakela sensacao de ter algo e nao pagar, q no fundo ate era boa...os primeiros q tive foi o ten e o black a 5€ cada um, talvez em 99, por ai...

Os downloads tb servem para conhecer o album antes de o comprar...é smp um risco comprar um album sem o ouvir, ou nao é?mas pelo menos o q fica disto dos downloads é que os fãs acerrimos de cada banda vao comprar o cd (se gostarem, e mm que tenham em casa), pq 1o: é a banda favorita deles!2o: nao e a mm coisa ter em mp3 e ter o cd nas maos...
Finalmente, o download ilegal (e se alg tem acesso a uma net com boa velocidade e sem limites de tráfego) vai criar algo interessante, que é o facto de se sacar sacar e sacar álbuns, acabando no fim por nao se ouvir nada, devido ao facto de se ter cds aos pontapes...mas isto é so uma aparte
Imagem

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes