AJUDA! Uma entrevista sobre a tribo!

Gloomshadow94
Turista
Registado: segunda jan 16, 2012 7:39 pm

AJUDA! Uma entrevista sobre a tribo!

Mensagempor Gloomshadow94 » terça jan 17, 2012 9:38 pm

Olá!

Considero-me metaleira (pessoa que gosta e ouve heavy metal, adotando ou não o estilo visual geralmente associado - só para esclarecer a minha visão de uma forma geral) e estou a fazer um trabalho de grupo sobre tribos urbanas. Como metaleira, não podia deixar esta tribo passar debaixo do nosso radar! Queremos mostrar às pessoas o que está por detrás dos metaleiros, as suas crenças (se existirem), a sua paixão pela tribo e, sobretudo, pela música. Por isso, escrevemos algumas perguntas a que gostávamos que respondessem.

Tendo em conta que a nossa ideia inicial não parece ter sido devidamente entendida/interpretada, gostaríamos que respondessem, caso tenham tempo, disposição, boa vontade e mente aberta, às seguintes perguntas na medida do possível:

1. Primeiro, o que achas da sociedade em geral e da cultura que a ela está associada? (A tua opinião sobre a forma como a sociedade funciona em termos de estruturas, classes e práticas sociais. A cultura que nos referimos é a cultura de massas)
2. Porque é que te juntaste à tribo? (Porque é que começaste a interessar-te pelo género musical.)
3. Para ti, o que é um metaleiro?
4. Como é o ambiente dentro da tribo? (Como é o ambiente de confraternização com pessoas que têm o mesmo gosto musical.)
5. Alguma vez foste discriminado/a devido à tua aparência? (Caso te vistas ou tenhas um estilo visual que difere dos padrões considerados socialmente correctos) Como te sentiste?
6. Se respondeste afirmativamente à pergunta anterior, porque é que achas que as pessoas te discriminaram?
7. Qual é a tua opinião em relação aos posers/pseudos (pessoas que aderem ao estilo visual geralmente associado a quem ouve heavy metal 'porque é fixe', sem existir um verdadeiro gosto pela música)?
8. O que é que o heavy metal representa para ti?
9. O que dirias a alguém que não conhece/compreende a tua tribo?

Eu sei que isto pode ser complicado, ou cansativo, mas gostaríamos mesmo de conseguir mostrar às pessoas aquilo de que os metaleiros são feitos! Era muito importante para mim e para o meu grupo se aderissem a isto...

Obrigada!
Stay metal :headbanger:
Última edição por Gloomshadow94 em quarta jan 18, 2012 11:53 pm, editado 1 vez no total.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Re: AJUDA! Uma entrevista sobre a tribo!

Mensagempor Venøm » terça jan 17, 2012 11:37 pm

Foda-se. Nunca me tinha apercebido de como ser metaleiro era tão fixe.

Quem participar nisto é só mesmo para se auto-ridicularizar como os animaizinhos do Zoo à vista para toda a gente ver

. Querem que se diga o quê? Que ser metaleiro é ir para os concertos fazer corninhos, andar de preto e ser misantropo? És uma metaleira do Norte? Que bom para ti.

Primeiro, estás a utilizar o teu trabalhinho de grupo para te afirmar como metaleira, o que é patético. Segundo, as tuas perguntas insinuam para caralho. Especialmente aquilo que tu achas que faz de ti metaleira e da tua unica e exclusiva visão que tens do que é ser "metaleiro".

Insinuas que somos uma tribo, insinuas que há que se juntar à tribo para pertencer ao grupo, insinuas, insinuas que há uma espécie de conduta ou código tribal com um ambiente único que só mostra o quão exclusivo queres que esta tribozinha patética de metaleiros (que só existe dentro da tua cabecinha) seja para ti. Insinuas que há alguma discriminação incompreensível relativamente aos teus "metaleiros".
Insinuas ainda por cima que alguém tem de compreender e tolerar aquilo que não gosta, a tal "tribo nossa".

Na verdade temos mais direito à indiferença e a sermos tratados como qualquer comum mortal do que andar aí numa eterna afirmação e movimento a favor de... de... não sei....

"Posers/pseudos," olha eis um retrato dos teus metaleiros de norte a sul do país - Metaleiro = Poser/Pseudo

Muito sinceramente acho que a unica pergunta aí que vale alguma coisa e que não é tendenciosa é a pergunta "O que é o Heavy Metal para ti?"

Não sei o que queres que te digam nos tais vídeos para o teu trabalho ou respondam às tuas perguntas tendenciosas. Mas certamente não vou participar no teu freakshow.
Última edição por Venøm em terça jan 17, 2012 11:58 pm, editado 1 vez no total.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » terça jan 17, 2012 11:52 pm

Nossa Venom, que biolência
Imagem
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » terça jan 17, 2012 11:56 pm

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Mensagempor Soulforged » quarta jan 18, 2012 12:46 am

O Venom talvez tenha exagerado um pouco na forma como expôs o seu ponto de vista, mas em relação ao conteúdo, o que ele disse, resumido, foi exactamente o que eu estava a pensar enquanto lia o post inicial. Apetece-me dizer que ele tirou-me as palavras da boca, se bem que eu teria sido menos agressivo com as mesmas.

Gloomshadow94:

- O Heavy Metal não é uma tribo, é "apenas" um genero musical

- já fui discriminado pela minha aparência sim, mas é porque sou feio como o caraças, não tem nada a ver com o Heavy Metal porque eu já era feio antes de ouvir esse som... :mrgreen:

- essa das expressões faciais, sem comentários... :roll:

- quanto aos posers, não sei, não conheço nenhum, mas se calhar, são pessoas que acham que pertencem a uma tribo isolada do resto da sociedade

- por último, não leves a mal nada do que eu disse, mas acho que (ainda) não entendeste que o Heavy Metal não é uma tribo, nem uma religião, nem um clube nem nada do genero ao qual se adira por ter determinadas crenças, atitudes ou visual. É apenas música, quem a aprecia intensamente é um metaleiro, independentemente do tipo de pessoa que seja.

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » quarta jan 18, 2012 8:24 am

Por favor, abstenham-se de dizer palavrões! Isto apenas porque a nossa professora é capaz de não achar muita piada... XD

Trabalho de escola :lol:

Legião
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 03, 2004 11:50 am

Mensagempor Legião » quarta jan 18, 2012 9:27 am

Sanguessuga Escreveu:
Por favor, abstenham-se de dizer palavrões! Isto apenas porque a nossa professora é capaz de não achar muita piada... XD

Isso! E vocês esquecem-se que nessa idade também tinham uma visão romântica e adolescente das tribos urbanas e da afirmação de pertencer. Não querem ajudar a miúda no trabalho da escola abstenham-se de ser imbecis...

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » quarta jan 18, 2012 11:52 am

Legião Escreveu:
Sanguessuga Escreveu:

Isso! E vocês esquecem-se que nessa idade também tinham uma visão romântica e adolescente das tribos urbanas e da afirmação de pertencer. Não querem ajudar a miúda no trabalho da escola abstenham-se de ser imbecis...

Isto aqui no fórum chega-se a cair no ridículo. Ok eu percebo exactamente o que Venom quer dizer, aliás concordo em muitas das coisas mas é preciso ter noção que muitas vezes do outro lado estão adolescentes de 12/13/14/15/16 anos que naturalmente ainda têm uma visão algo "primária" sobre as coisas.

É como o Legião diz, muitos dos que estão a criticar tinham a mesma perspectiva das coisas quando eram adolescentes. Se tentassem ajudar a mudar algumas opiniões ainda vós compreendia mas não, é melhor rir e fazer figura de mauzão...
------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Primeiro, o que achas da sociedade em geral e da cultura que a ela está associada?

A sociedade actual em termos gerais não é muito diferente do que já foi a sociedade há séculos atrás. Continuamos a ter sentimentos, continuamos a ter uma grande sede de poder. Agora a tecnologia evoluiu e as pessoas foram ficando mais cultas e isso cria algumas alterações. Mas há sempre constantes: dinheiro, guerra, amor, ódio, necessidade de trabalho, imposição cultural, etc.

2. Porque é que te juntaste à tribo?

Não me juntei a uma tribo. O metal é mais um género de que eu sou adepto. Não me relaciono com as pessoas pelo facto de gostarem da mesma música que eu. Os contactos que eu faço com outros metaleiros acontecem em lojas de discos e em concertos pelas razões mais óbvias.

Uma pessoa que gosta de metal, tão simples como isso. No metal tal como em todos os outros géneros há pessoas a seguir modas, pessoas incultas, pessoas sem pensamento próprio, etc, Por isso digo que é uma pessoas que gosta de metal, não alguém que é ímpar, que não cede a pressões sociais, etc.

4. Como é o ambiente dentro da tribo?
Não considero estar dentro da tribo por isso não posso responder a esta pergunta.

5. Alguma vez foste discriminado/a devido à tua aparência? Como te sentiste?

Não.

6. Se respondeste afirmativamente à pergunta anterior, porque é que achas que as pessoas te discriminaram?

7. Qual é a tua opinião em relação aos posers/pseudos (pessoas que aderem ao estilo 'porque é fixe')?

Posers há em todos os géneros, despertam alguma pena em mim porque podia estar a fazer alguma coisa que realmente gostam e estão a ouvir metal só para se inserirem em determinado grupo.

Um género musical que calha conter dezenas de bandas que eu realmente gosto. Claro que metal é para mim significado de satisfação e felicidade pois estão reunidas imensas bandas que eu aprecio bastante. Mas estes sentimentos não são exclusivos ao metal, o mesmo acontece com: jazz, blues, rock alternativo, rock clássico, etc.

Acho que diria: «já somos dois...».

Antemortem
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta fev 20, 2008 12:57 am

Mensagempor Antemortem » quarta jan 18, 2012 11:57 am

Todos os comentários depreciativos relativos à postura e atitudes do metaleiro actual são meros recalcamentos daquilo que já foram ou continuam a ser os comentadores.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » quarta jan 18, 2012 1:13 pm

venom , a PM que enviaste á menina nao teve resposta?
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » quarta jan 18, 2012 1:58 pm

No meu ponto de vista o metaleiro "termo que acho depreciativo" ( na altura da minha adolescência era "heavy" ou "metálico") continua a fazer parte duma tribo. Aliás, tudo o que é artigo em jornal ou revista trata o "metaleiro" como um da tribo. Será que estão todos mal? Duvido...

Vou tentar responder às questões, já agora sou um macho de 35 anos.

1. Primeiro, o que achas da sociedade em geral e da cultura que a ela está associada?
Não percebi a pergunta nem o seu contexto, sorry

Partindo do principio em que existe uma tribo (preferia chamar-lhe postura marginal), desde que comecei a ouvir o som sagrado em 1989.

É alguém que gosta de ouvir heavy metal (na sua globalidade) hoje apenas "metal", e que segue os estereótipos do estilo. Cabelo comprido, calça apertada, roupa preta, ganga, patchs, etc... dependendo do seu estilo preferido. Se for uma pessoa que não tem um estilo definido, é apenas uma pessoa que gosta de metal. Tal como alguém que goste de ouvir música punk não faz dele um punk.

Excelente nos concertos. Normal fora desse ambiente.

Sim. Caguei.

Mentalidade ultra conservadora e provinciana. Mas não quer dizer que não fossem boa gente na mesma. (Hoje nesse aspecto já se está um pouco melhor)

7. Qual é a tua opinião em relação aos posers/pseudos (pessoas que aderem ao estilo 'porque é fixe')?
Saem tão ou mais depressa de como entraram

Liberdade. Fugir às regras e sentir isso, nem que seja nos momentos em que divago através do som.

Nada. Ou quando alguém tem um comentário depreciativo à minha frente, apenas digo que também gosto/percebo e aí tudo se altera.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Mak
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta ago 25, 2011 9:55 pm

Mensagempor Mak » quarta jan 18, 2012 2:40 pm

Blunder Escreveu:

Acho que diria: «já somos dois...».

Penso o mesmo :lol:

Disintegrate
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jul 14, 2011 9:16 pm

Mensagempor Disintegrate » quarta jan 18, 2012 5:58 pm

Gloomshadow94 Escreveu: ...gostaríamos mesmo de conseguir mostrar às pessoas aquilo de que os metaleiros são feitos...

São feitos de metal. :awesome:

Spoiler: Mostrar
Vão-me perdoar esta brincadeira, tive um dia cansativo.

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » quarta jan 18, 2012 6:07 pm

Disintegrate Escreveu:
Gloomshadow94 Escreveu: ...gostaríamos mesmo de conseguir mostrar às pessoas aquilo de que os metaleiros são feitos...

São feitos de metal. :awesome:

Vão-me perdoar esta brincadeira, tive um dia cansativo.

Mentira.... se bem que às vezes tenho uma zona do corpo que até parece uma barra de metal... :naughty:

Disintegrate Escreveu:Vão-me perdoar esta brincadeira, tive um dia cansativo.

Desculpem lá...tive um dia ainda mais cansativo :mrgreen:

Galactus
Metálico(a)
Registado: terça jun 07, 2011 5:13 pm

Mensagempor Galactus » quarta jan 18, 2012 6:24 pm

É óbvio que isto é um trabalho de secundário, mas acho que devias formular melhor as perguntas. Algumas, como a primeira, são demasiado vagas. Mas também quem vem para aqui enxovalhar mais valia estar quieto, ao menos a moça está a tentar fazer alguma coisa.
Na medida do possível aqui ficam respostas.

O que acho da sociedade em geral? Nem os maiores filósofos chegaram a um consenso sobre o que é a sociedade!
Diria simplesmente que é necessária e que a "usamos" porque sozinhos seríamos demasiado frágeis.
A cultura é diversificada, existe boa e má cultura mas isto é uma questão subjectiva. Depende do "gosto" de cada um.
Para mim boa cultura será ver um bom filme como o a Árvore da Vida ou o Monty Python ou ler um bom livro como o O Senhor dos Anéis ou a Ilíada. Boa cultura é aquela que nos faz melhores pessoas e com um maior sentido crítico perante a vida.

Nunca me vi como parte de uma tribo. Existe um elemento comum entre as pessoas que gostam de metal, mas as semelhanças na maior parte das vezes ficam-se por aí. Uma só característica não define uma tribo. Sugiro que leias Lévi-Strauss para perceberes o conceito de tribo.

Bom, será alguém que goste de heavy-metal. A indumentária é relativa, raramente me visto de preto.

Já não o frequento muito. Mas como em todo o lado há bons e maus personagens. Há quem viva o metal quase como uma religião e há quem "viva" o metal pelo estatuto que lhe aufere. Há quem oiça metal a vida toda e há quem oiça durante 2/3 anos e volte para a música pop. Há de tudo, como em todo o lado. Nos concertos o ambiente é quase sempre fantástico, principalmente nos festivais ao ar livre.

Já, mas fiz por merecer! Naquela fase mais black metal um gajo faz por merecer certos comentários. Só mais tarde é que nos apercebemos que aquele visual é giro, mas num palco. Na altura senti-me lixado e com aquela conversa do costume "não posso andar como quero? as pessoas são mesquinhas!", mas a verdade é que certos looks têm o seu quê de attention whorismo. O ridículo (ou o extravagante) já coube em todos nós a certa altura da vida.

Existem regras sociais estabelecidas e tudo o que fuja ao dito "normal" é ridicularizável. Isto não é de agora nem exclusivo da cultura ocidental. Hoje em dia penso que a diferença não se estabelece pela imagem, mas pela forma de pensarmos.

Não tenho opinião sobre isto. Cada um sabe de si. Mas sinto-me confortável por saber que não sou isso.

Representa uma parte muito importante da minha vida, especialmente na minha adolescência, que me permitiu afirmar certos valores e sentir que eram partilhados por mais pessoas. Hoje em dia tem essa relevância de "herança" mas continua a ser o meu estilo de música favorito.

Primeiro teria de haver receptividade em conhecer/compreender. A ignorância de muita gente continua a fazer com que o metal seja visto como uma espécie de sub-sub-cultura. Mas também penso que estas novas gerações são bem mais abertas ao metal. Tanto ouvem 50Cent como Cannibal Corpse e isso é saudável.

Espero ter ajudado, qualquer coisa: PM
Boa sorte!
:cheers:
I'll have your planet for breakfast

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes