



Como parece que pouca gente aqui conhece isto, aqui vai uma introdução:
Na ditadura de Franco, não era possivel fazer filmes de cinema fantastico/terror em que a acção se passasse em Espanha, pois daria uma imagem antiquada do país ao exterior, logo filmes como estes tinham que se passar no exterior, sendo esta tambem a razão para a personagem mais famosa de Paul Naschy (Waldemar Daninsky) ser polaca.
Neste caso, Amando Ossorio não apenas situou a acção como veio filmar grande parte do filme em Portugal, sendo este o primeiro filme de terror a ser filmado cá, mas não tenho a certeza disto.
Em espanha, a decada de 70 foi muito prolifera em cinema de terror (Naschy, Franco, Klimovski...), e este foi apenas um entre muitos dessa epoca dourada do cinema espanhol. Ao contrario de outros paises, criaram-se monstros e mitologias proprias, a par com algumas copias claro.
Esta tetralogia tem algumas particularidades, sendo que o autor ia mudando a mitologia ao longo dos 4 filmes, pelo que uns se contradizem aos outros. Outro caso flagrante, é o uso repetido de imagens em 3 dos filmes. O acordar das monges vindos das sepulturas é exactamente o mesmo em 3 filmes, apenas não usou no 3º porque se passava num barco. Mas é necessario ver que era outra epoca, não havia DVD nem VHS, não é como agora que podemos parar a imagem e analisar cada frame, na altura viam-se os filmes no cinema e pronto, quando viesse o 2º já não se lembravam do 1º.
O primeiro filme passa-se em Portugal e foi rodado cá, sendo que o 2º tambem se passa cá mas foi já rodado em Espanha, tal como os restantes.
Algo muito interessante, é o modo como os monges templarios foram filmados. São monges apodrecidos que se movem em camara lenta, isto para mim é talvez o mais proximo em filme que se possa ter do Doom Metal. Sem haver relação directa, isto sempre me fez lembrar o andamento arrastado do Doom.
Vejam os filmes e digam de vossa justiça.

