Pedro Lopes Escreveu:Já há alguns anos quando viajei pela Suiça achei curioso o facto de o Diesel ser muito mais caro que a gasolina.
Naquela altura, este país já começava a tentar evitar este tipo de problemas.
Pessoalmente, acho que é importante começarmos a meter a mão na consciência e ver o que está bem/mal e tentar resolver o problema.Por essa Europa fora, já se tenta alguma prevenção à uns quantos anos e em Portugal, não se tem passado das palavras aos actos, muito porque os combustíveis são uma grande fonte de rendimento para o Estado.
Pedro Lopes Escreveu:O que se passa em Portugal ou mais propriamente em Lisboa assenta em três factores fundamentais:
1-A rede de transportes públicos é escassa e não responde às necessidades de uma rede urbana que cresceu desmesuradamente.
A verdade é que acabaram por reduzir imenso os transportes, suprimindo carreiras da Carris e Rodoviária, uma vez que o Metro foi alargado.Está prevista uma redução maior, à medida que o Metro se expanda mais pela cidade.
Pedro Lopes Escreveu:2-Foram criados hábitos durante os anos das "vacas gordas" que estão a ser dificeis de superar. Refiro-me sobretudo ao péssimo hábito de ir de carrinho para o emprego muitas vezes sem qualquer acompanhante. Neste ponto desculpo apenas os que são vitimas do ponto 1.
Essa é outra das verdades incontestáveis.Moro nos limites de Lisboa e acabo por ir de Metro para o trabalho, não só por ser muito mais barato (o passe dá-me para o combustível e estacionamento) mas porque é mais rápido e fácil.
Pedro Lopes Escreveu:3-O nosso país criou a sua rede logistica em torno da rede viária. Auto estradas e vias rápidas são os meios utilizados para o transporte de mercadorias. Não temos uma rede ferroviária como em França ou uma rede fluvial como na Alemanha ou Holanda. São centenas e centenas de empresas de transporte que durante o dia invadem as nossas estradas com os seus camiões a diesel.
Se bem me recordo, a CP já proporcionou transporte de materiais, sobretudo a empresas como a Cimpor.É claro que isso acaba por ser uma gota no oceano, no entanto, talvez não fosse má ideia ser rentabilizada a nossa rede ferroviária (que tem sido alvo de imensas melhorias ultimamente), assim como outras soluções.
Mas voltando à coisa em si, que outros combustíveis menos poluentes existem, que sejam viáveis?Aparte do GPL não conheço outros tão sustentáveis e pouco poluentes.