Estudo reforça perigosa relação entre o diesel e os doentes com asma

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » sexta dez 07, 2007 10:56 pm

Não massacrem mais o jovem! Coitado do rapaz!

Soul:

Há alguma cura natural para doenças do foro psiquiátrico?

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » sexta dez 07, 2007 10:58 pm

Pedro Lopes Escreveu:Não massacrem mais o jovem! Coitado do rapaz!

Soul:

Há alguma cura natural para doenças do foro psiquiátrico?

:evillol: :evillol: :evillol:

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sexta dez 07, 2007 11:01 pm

Inmist Escreveu:Saúde é para mim, o sector que o estado menos deveria investir, pois, como já referi, os tratamentos são remediações, são a última solução para um problema que alguém tem, problema esse que poderia ser evitado, se houvesse maior capacidade de divulgação de conhecimentos.

Espero que não interpretem isto mal e que não venham já com bocas, se eu não me sirvo do sistema de saúde ou assim, porque o que eu disse é claro, os esforços não devem ser no sentido da remediação das coisas, mas sim na prevenção, e para isso é necessário informar os cidadãos, as futuras gerações.

O investimento do estado na saúde também comprende o investimento na prevenção. Infelizmente, aposta-se pouco nesta, e só na última década, com os resultados de bons estudos prospectivos a longo prazo, é que se começa a perceber que a prevenção permite poupar muito dinheiro.

Seja como for, um chavão como "o estado deveria investir menos em saúde, e mais em prevenção" é uma falácia, porque a prevenção está incluída no orçamento da saúde.

Para o nosso amigo soul_of_darkness, cuja ingenuidade me espanta progressivamente, e da qual também já fui em tempos vítima (mas curei-me rápido, de modo "natural"), apenas deixo o convite para passar algum tempo em consultas de pneumologia de seguimento de asmáticos "graves" ou, porque não, abordar crises asmáticas no serviço de urgência, e fazer depois um follow-up desses doentes utilizando as referidas curas naturais provenientes da sua fonte fidedigna, que nem quer revelar.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Re: Estudo reforça perigosa relação entre o diesel e os doentes com asma

Mensagempor Pedro Lopes » sexta dez 07, 2007 11:12 pm

StabatMatter Escreveu:

Até que ponto estamos dispostos a comprometer a nossa saúde, para que possamos poupar na carteira?Que outras alternativas viáveis temos?

Já há alguns anos quando viajei pela Suiça achei curioso o facto de o Diesel ser muito mais caro que a gasolina.

Naquela altura, este país já começava a tentar evitar este tipo de problemas.

O que se passa em Portugal ou mais propriamente em Lisboa assenta em três factores fundamentais:

1-A rede de transportes públicos é escassa e não responde às necessidades de uma rede urbana que cresceu desmesuradamente.

2-Foram criados hábitos durante os anos das "vacas gordas" que estão a ser dificeis de superar. Refiro-me sobretudo ao péssimo hábito de ir de carrinho para o emprego muitas vezes sem qualquer acompanhante. Neste ponto desculpo apenas os que são vitimas do ponto 1.

3-O nosso país criou a sua rede logistica em torno da rede viária. Auto estradas e vias rápidas são os meios utilizados para o transporte de mercadorias. Não temos uma rede ferroviária como em França ou uma rede fluvial como na Alemanha ou Holanda. São centenas e centenas de empresas de transporte que durante o dia invadem as nossas estradas com os seus camiões a diesel.

Penso que seria fundamental começar por resolver o ponto 1 e alargar, por exemplo, a rede de metro a toda a malha urbana de Lisboa, principalmente a linha de Sintra.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta dez 07, 2007 11:19 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:
Inmist Escreveu:Saúde é para mim, o sector que o estado menos deveria investir, pois, como já referi, os tratamentos são remediações, são a última solução para um problema que alguém tem, problema esse que poderia ser evitado, se houvesse maior capacidade de divulgação de conhecimentos.

Espero que não interpretem isto mal e que não venham já com bocas, se eu não me sirvo do sistema de saúde ou assim, porque o que eu disse é claro, os esforços não devem ser no sentido da remediação das coisas, mas sim na prevenção, e para isso é necessário informar os cidadãos, as futuras gerações.

O investimento do estado na saúde também comprende o investimento na prevenção. Infelizmente, aposta-se pouco nesta, e só na última década, com os resultados de bons estudos prospectivos a longo prazo, é que se começa a perceber que a prevenção permite poupar muito dinheiro.

Seja como for, um chavão como "o estado deveria investir menos em saúde, e mais em prevenção" é uma falácia, porque a prevenção está incluída no orçamento da saúde.

Totalmente de acordo com ambos. Mas o problema da Saúde e dos seus gastos dava para outro tópico. Será um dos sectores onde existem mais interesses instalados.

Também aqui é importante alguma educação por parte das pessoas e algum sentido ético por parte da classe médica.

Agora com a moda dos cartões de saúde, um médico é capaz de levar um doente a realizar três ou quatro consultas por causa de um simples problema que poderia ser resolvido logo na primeira consulta.

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Re: Estudo reforça perigosa relação entre o diesel e os doentes com asma

Mensagempor warrior of wisdom » sexta dez 07, 2007 11:21 pm

Pedro Lopes Escreveu:Penso que seria fundamental começar por resolver o ponto 1 e alargar, por exemplo, a rede de metro a toda a malha urbana de Lisboa, principalmente a linha de Sintra.

Isso era uma excelente ideia. No entanto, quando essa proposta esteve em cima da mesa, a CP tentou de fazer com que ela não passasse à prática pois não quer perder os privilégios que tem na linha de Sintra.
É sempre a merda do jogo de interesses e, como se costuma dizer, quem se lixa é sempre o mexilhão.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » sexta dez 07, 2007 11:22 pm

pedro, concordo contigo, mas a mentalidade nacional é dificil de vergar ! e qdo tens um ministro que, ao inagurar a finalizacao do eixo norte-sul, afirma que esta via vai tirar 20000 carros á 2º circular, e que espera que isso permita a mais 20000 carros entrarem na cidade todos os dias.... o que se pode esperar....

sempre fui um utilizador, por vontade e nao por necessidade, dos transportes publicos e sempre defendi o pagamento de taxas para entrar no centro da cidade. Mas a mentalidade do , fdx ta frio e há sempre um buraco para deixar o carro, continua a imperar!

aumentem-se os parquimetros a partir de 2 horas estacionado no mesmo local, aumente-se as multas da emel.... a ver se nao começam a andar mais de metro... sinceramente o que custa deixar o carro no parque das naçoes, odivelas, colombo, etc. e apanhar o metro ate ao centro da cidade--> nada --> 40 minutos a checkar as gatas, ouvir um som, ler um livro.

Concordo com a fraca/insegura rede de transportes na periferia...
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta dez 07, 2007 11:32 pm

Anphion, desculpa a falácia, tens razão em parte, a prevenção passa por informar as pessoas... para os velhotes e meia-idade, o investimento seria no sector da saúde, como referes.
Mas se os bons hábitos de prevenção já vierem desde infância não seria melhor? É que nem todos os pais podem/conseguem informar os filhos, daí eu achar que um maior investimento na área da educação seria melhor, começando por baixar a idade de reforma de professores e não aumentá-la (gente estúpida no governo dá nisso :roll:), que na sua larga maioria são incapazes tanto física como psicologicamente de tratar do assunto.
Porque não inserir uma disciplina de "prevenção de doenças" ao nível do 7º ano, prolongando-se noutros anos (por exemplo, tanto para o ano como para o nome), com um médico (especializado em ensino) a leccionar... apenas divago e atiro ideias para o ar
A educação sexual é pouco abrangente em termos de conteúdos, está direccionada para a prevenção de poucas coisas...

A junção dos dois sectores referidos, para estimular a prevenção de doenças seria de grande valor público
"Hate the ones who bring you down"

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » sábado dez 08, 2007 2:14 pm

Passo a partilhar a minha experiência. Eu desde puto que sempre sofri de Asma Alérgica. Os meus pais mandavam vir as tais vacinas da Alemanha, que eu tinha de tomar 1 vez por mês. Como estas eram um pouco caras, a minha decidiu apelar a outro tipo de medicina. (Note-se que eu sou completamente céptico em relação a este tipo de coisas) A minha mãe levou-me a um frade, o qual após saber a minha patologia disse que eu não podia comer fritos nem doces de pastelaria durante 4 meses. Obrigou-me a tomar Óleo de Fígado de Bacalhau durante os tais 4 meses e mais um monte de cenas... O resultado é que nunca mais tive uma única crise de asma, nem faltas de ar nem nada... Coisinhas manhosas... Com isto não estou a defender nenhum ponto de vista, estou apenas a partilhar uma experiência.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » sábado dez 08, 2007 2:39 pm

Também eu tive grandes crises de asma quando era pequeno, em que não eram poucas as vezes que tive de ir ao hospital fazer nebulizações de urgência e depois tinha de passar duas semanas com sessões diárias de "des-expectoração". No entanto ao chegar a adolescente nunca mais sofri disso e não tomei vacinas nenhumas. Ocasionalmente, de 2 em 2 anos tenho uma bronquitezeca e nada mais.

Quanto a poluentes atmosféricos oriundos dos escapes, a solução do PósMortein ajudaria imenso. E não aconselho nada viver perto de semáforos de zonas com muito trânsito, pois é a zona de maior concentração dos ditos.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sábado dez 08, 2007 2:51 pm

Espero que não interpretem isto mal e que não venham já com bocas, se eu não me sirvo do sistema de saúde ou assim, porque o que eu disse é claro, os esforços não devem ser no sentido da remediação das coisas, mas sim na prevenção, e para isso é necessário informar os cidadãos, as futuras gerações.etc...

:shock:

Diz-me, tu andas todos os dias de máscara de "pintor" para evitar doenças infecto-contagiosas, ou para evitar reacções alérgicas respiratórias? Andas também de armadura para previnir que alguma pessoa evite esbarrar contra ti na rua, arranhar-te com uma unha suja e passar-te uma doença qq? Será que essa pessoa tb devia usar uma armadura? Sabes que não podes controlar tudo? Sabes que é praticamente impossível prever quem já está infectado com uma gripe apenas porque espirrou uma vez? :roll: Se calhar pensas que as pessoas não têm tanta coisa com que se preocupar que às vezes esquecem outras prioridades... Não somos máquinas, somos humanos e temos falências diariamente até :P

Eu entrei uma vez num hospital e outra num centro de saúde há 2 semanas (não por mim felizmente), e fiquei por lá algumas horas coisa que já não fazia há anos, que era "conviver" com doentes numa urgência durante X tempo, e fiquei impressionado como é que numa recessão não se dão máscaras no mínimo às pessoas que estão doentes, apenas a quem as pedir, algo que considero gravíssimo! Vi por lá um puto no colo da mãe que já tinha idade para ter sido educado a por pelo menos o braço ou a mão à frente da boca quando espirrasse, mas não... lá ia a mãe toda lampeira com o miúdo a espirrar pra cima de toda a gente, incluíndo a própria mãe e até mesmo directamente para um bebézito pequenito que estava no colo de outra mãe.

Ora, enquanto não se mudar este tipo de mentalidade, as urgências irão continuar a estar cheinhas de gente, as muitas das pessoas que têm a "sorte" de estarem isentos de pagar qualquer taxa vão para as urgências ou para as consultas fazer número e tirar as vezes a pessoas que realmente necessitam de se tratar.

É aberrante um pai entrar com um bébé numa urgência e não estar preparado para situações dessas com uma máscara para o bebé não ser afectado pelo ambiente "doentio" de uma sala cheia de pessoas doentes. É ridículo o estado poupar neste tipo de prevenção, e acho que o Amphion sabe do que estou a falar, porque eu próprio conheço muitos profissionais da área que me falam disso... :?

Inmist Escreveu:Na metafórica Atlantida de Platão um sistema de saúde não existiria. Cada um seria o seu próprio médico (não profissionalizado), e caso tivesse dúvidas recorria aos amigos, ao vizinho, ao irmão, ou ao primo, etc...

Para isso era preciso que cada pessoa na sociedade de hoje em dia não olhasse apenas pro seu umbigo, era preciso que os patrões confiassem em empregados honestos quando estes metiam baixa para que uma pessoa com gripe ficasse em casa e à partida já saber exactamente quais os receiptuários para cada doneça "comum"... :roll: Era muito simples, mas mais uma vez, cada um é como é e não há volta a dar... :?

PS- Já agora, só para a estatística eu também sou asmático, e no meu caso, o que me permite não ter uma crise mais séria há quase 15 anos foram os 10 anitos de natação que fiz e que serviram para aumentar a resistência da caixa toráxica ;)
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » sábado dez 08, 2007 5:16 pm

É um facto, a época em que comecei a praticar desporto mais frequentemente coincidiu com a época em que comecei a deixar de ter ataques...

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado dez 08, 2007 7:00 pm

OrDoS Escreveu:

Espero que não interpretem isto mal e que não venham já com bocas, se eu não me sirvo do sistema de saúde ou assim, porque o que eu disse é claro, os esforços não devem ser no sentido da remediação das coisas, mas sim na prevenção, e para isso é necessário informar os cidadãos, as futuras gerações.etc...

Diz-me, tu andas todos os dias de máscara de "pintor" para evitar doenças infecto-contagiosas, ou para evitar reacções alérgicas respiratórias? Andas também de armadura para previnir que alguma pessoa evite esbarrar contra ti na rua, arranhar-te com uma unha suja e passar-te uma doença qq? Será que essa pessoa tb devia usar uma armadura? Sabes que não podes controlar tudo? Sabes que é praticamente impossível prever quem já está infectado com uma gripe apenas porque espirrou uma vez? :roll: Se calhar pensas que as pessoas não têm tanta coisa com que se preocupar que às vezes esquecem outras prioridades... Não somos máquinas, somos humanos e temos falências diariamente até :P

Eu entrei uma vez num hospital e outra num centro de saúde há 2 semanas (não por mim felizmente), e fiquei por lá algumas horas coisa que já não fazia há anos, que era "conviver" com doentes numa urgência durante X tempo, e fiquei impressionado como é que numa recessão não se dão máscaras no mínimo às pessoas que estão doentes, apenas a quem as pedir, algo que considero gravíssimo! Vi por lá um puto no colo da mãe que já tinha idade para ter sido educado a por pelo menos o braço ou a mão à frente da boca quando espirrasse, mas não... lá ia a mãe toda lampeira com o miúdo a espirrar pra cima de toda a gente, incluíndo a própria mãe e até mesmo directamente para um bebézito pequenito que estava no colo de outra mãe.

Ora, enquanto não se mudar este tipo de mentalidade, as urgências irão continuar a estar cheinhas de gente, as muitas das pessoas que têm a "sorte" de estarem isentos de pagar qualquer taxa vão para as urgências ou para as consultas fazer número e tirar as vezes a pessoas que realmente necessitam de se tratar.

É aberrante um pai entrar com um bébé numa urgência e não estar preparado para situações dessas com uma máscara para o bebé não ser afectado pelo ambiente "doentio" de uma sala cheia de pessoas doentes. É ridículo o estado poupar neste tipo de prevenção, e acho que o Amphion sabe do que estou a falar, porque eu próprio conheço muitos profissionais da área que me falam disso... :?

Inmist Escreveu:Na metafórica Atlantida de Platão um sistema de saúde não existiria. Cada um seria o seu próprio médico (não profissionalizado), e caso tivesse dúvidas recorria aos amigos, ao vizinho, ao irmão, ou ao primo, etc...

Para isso era preciso que cada pessoa na sociedade de hoje em dia não olhasse apenas pro seu umbigo, era preciso que os patrões confiassem em empregados honestos quando estes metiam baixa para que uma pessoa com gripe ficasse em casa e à partida já saber exactamente quais os receiptuários para cada doneça "comum"... :roll: Era muito simples, mas mais uma vez, cada um é como é e não há volta a dar... :?

PS- Já agora, só para a estatística eu também sou asmático, e no meu caso, o que me permite não ter uma crise mais séria há quase 15 anos foram os 10 anitos de natação que fiz e que serviram para aumentar a resistência da caixa toráxica ;)

Por não se poder controlar tudo é que existe o sistema de saúde não achas?

Arranhões?? Se todos andassem de unhas cortadas e limpas era impossível isso acontecer... digo eu... :roll:
O mesmo se passa com os espirros, com o que referiste...
A divulgação de informação pode ajudar a prevenir muita coisa.

Há muita coisa que pode ser evitada, como referiste (daí eu nem perceber bem o teu post, porque te contradizes), a natação foi uma forma de te prevenires dos futuros ataques de asma... preferias andar sempre com uma bomba?? Isso seria remediação, aquilo que quem lucra com a saúde deseja...

Ordos, há volta a dar sim senhor, não sejas conformista... eu fiz uma sugestão, mas que não depende de mim... depende dos big bosses :lol:
"Hate the ones who bring you down"

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sábado dez 08, 2007 8:57 pm

Inmist Escreveu:
OrDoS Escreveu:

Por não se poder controlar tudo é que existe o sistema de saúde não achas?

Arranhões?? Se todos andassem de unhas cortadas e limpas era impossível isso acontecer... digo eu... :roll:
O mesmo se passa com os espirros, com o que referiste...
A divulgação de informação pode ajudar a prevenir muita coisa.

Há muita coisa que pode ser evitada, como referiste (daí eu nem perceber bem o teu post, porque te contradizes), a natação foi uma forma de te prevenires dos futuros ataques de asma... preferias andar sempre com uma bomba?? Isso seria remediação, aquilo que quem lucra com a saúde deseja...

Ordos, há volta a dar sim senhor, não sejas conformista... eu fiz uma sugestão, mas que não depende de mim... depende dos big bosses :lol:

Neste país, não há volta a dar, só quando vir o PS e o PSD fora do governo, é que possivelmente irei acreditar em algo :roll:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » domingo dez 09, 2007 11:25 am

Bem-vindos a mais um tópico que foi limpo.

"Help! Help! I'm being repressed!"
Free fall from the nest then glide to the left
A shine catch the eye so flow out to the right

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 58 visitantes