AJUDA! Uma entrevista sobre a tribo!

Death Sailor
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado ago 22, 2009 3:54 pm

Re: AJUDA! Uma entrevista sobre a tribo!

Mensagempor Death Sailor » quarta jan 18, 2012 7:09 pm

Vooder Escreveu:No meu ponto de vista o metaleiro "termo que acho depreciativo" ( na altura da minha adolescência era "heavy" ou "metálico") continua a fazer parte duma tribo.

Do ponto de vista das subculturas ou "tribos urbanas" (termos estes que não tencionam ser depreciativos, mas apenas termos técnicos da sociologia para identificar certos movimentos e estilos de vida) ainda se usa o termo "metálico" ou "heavy". Basta fazer uma pequena pesquisa bibliográfica.

E eu diferencio os fãs de metal dos "metaleiros". É possível ser o primeiro sem ser o segundo, mas não é possível ser o segundo sem ser o primeiro.
Se o "metaleiro" não fosse uma tribo/subcultura ou um estilo de vida, não veríamos tantos gajos de coletes de patchs, cabelo comprido, combat boots, cintos de bala, festivais do género à pinha e fóruns dedicados ao estilo. Já para não falar dos filmes, documentários e revistas. E programas da especialidade.
Tal como há a subcultura vegan, a subcultura "clubbing" ou lá como se chama,... Os punks...

O mais difícil disto tudo é saber se estamos a falar de uma subcultura ou de uma tribo urbana... mas isso são contas de outro rosário e se até professores de sociologia noruegueses não chegam a consenso quanto a isso, muito menos vai uma rapariga no secundário.

Relax and let the girl be.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quarta jan 18, 2012 7:52 pm

Death Sailor Escreveu:
Vooder Escreveu:No meu ponto de vista o metaleiro "termo que acho depreciativo" ( na altura da minha adolescência era "heavy" ou "metálico") continua a fazer parte duma tribo.

Do ponto de vista das subculturas ou "tribos urbanas" (termos estes que não tencionam ser depreciativos, mas apenas termos técnicos da sociologia para identificar certos movimentos e estilos de vida) ainda se usa o termo "metálico" ou "heavy". Basta fazer uma pequena pesquisa bibliográfica.

E eu diferencio os fãs de metal dos "metaleiros". É possível ser o primeiro sem ser o segundo, mas não é possível ser o segundo sem ser o primeiro.
Se o "metaleiro" não fosse uma tribo/subcultura ou um estilo de vida, não veríamos tantos gajos de coletes de patchs, cabelo comprido, combat boots, cintos de bala, festivais do género à pinha e fóruns dedicados ao estilo. Já para não falar dos filmes, documentários e revistas. E programas da especialidade.
Tal como há a subcultura vegan, a subcultura "clubbing" ou lá como se chama,... Os punks...

O mais difícil disto tudo é saber se estamos a falar de uma subcultura ou de uma tribo urbana... mas isso são contas de outro rosário e se até professores de sociologia noruegueses não chegam a consenso quanto a isso, muito menos vai uma rapariga no secundário.

Relax and let the girl be.

-Implicas que existe uma diferença social nos metaleiros.

Eu em vez de chamar a isso diferenças sociais chamo antes manias que as pessoas das "tribos" criaram para continuar no seu cantinho de exclusividade e de medo que o seu micro-espaço de culto chegue a ouvidos impuros e seja banalizado.

Os Metallica são o perfeito exemplo disso. A quantidade de posers... perdão, metaleiros que odeiam Metallica por essa mesma razão é assustadora.

O que é frustrante e bastante hipócrita nessa treta das tribos urbanas é o facto de a partir dos anos 80 se terem tornado apenas num espectro de auto-afirmação estética e musical do que própriamente algo com significado ideológico. Está-se cada vez mais a colocar na frente de uma "tribo" o essencial como estética e música em vez de ideologia, quando na realidade a estética e a musica é que deviam ser uma consequência desses mesmos ideais. Hoje é ao contrário.

Ainda há pouco tempo no RIR chega-se uma pita com umas botas até quase às beiças da côna a fazer-me uma cara de enjoada e a imbirrar comigo porque eu estava de ténis. Isto só à chapada, caralho! Como é que se chega a este ponto? Quem e o que é define a linha do entre "quem é da tribo" e "quem não é da tribo"? Onde é que está essa linha da verdade absoluta e imparcial sobre o "metaleiro"? Não existe.

Falas de Punks, e eu tmb vou falar deles, e já agora, vamos chamar os hippies ao barulho. estamos a falar de anos 50/60, numa altura em que essas tribos ficaram conhecidas não principalmente pela musica e estética mas pela ideologia e estilo de vida praticado. Talvez a certa altura o rockeiro tenha tido uma filosofia e estilo de vida. Mas isso diversificou-se e comercializou-se de tal maneira que agora se estabeleceram tantos dogmas esteticos/comportamentais que na verdade são franchisings que as pessoas adoptam "porque é do metal" quando na realidade não há uma filosofia assim tão forte por trás.

Essa cena das botas pretas, dos casacos de patches, isso é puro entusiasmo, não me venham com tretas só porque há uns quantos coitados que querem pertencer e se servem disso para atingir esse fim.

Trazendo o Punk a baila estás a falar de algo totalmente ao contrário. Algo original e cujo espectro musical e estético não é a essência mas sim a consequência desse estilo de vida.

Se eu alguma vez fizesse um trabalho destes não faria sentido enfiar os "metaleiros" numa tribo. Acho que o que somos aqui todos é uma cambada de entusiastas. Somos como aqueles tipos que por exemplo, têm aqueles carros antigos e de tanto em tanto tempo vão fazendo aquelas concentrações de automóveis.

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » quarta jan 18, 2012 7:55 pm

1. Primeiro, o que achas da sociedade em geral e da cultura que a ela está associada?
-A sociedade ainda é muito conservadora e de cultura tradicionalista, embora vá melhorando ao longo dos anos de uma forma ainda muito lenta.

2. Porque é que te juntaste à tribo?
-Quando comecei a ouvir Metal foi mais por curiosidade pela música em si, depois o interesse pela cena foi crescendo.

3. Para ti, o que é um metaleiro?
-É alguém que tem uma devoção grande pela música Metal, ao ponto desta ser uma parte importante da sua vida.

4. Como é o ambiente dentro da tribo?
-Não conheço outros metaleiros aqui na minha zona. Mas nos grandes festivais de Metal é o habitat natural para qualquer metaleiro.

5. Alguma vez foste discriminado/a devido à tua aparência? Como te sentiste?
-Já fui sim. Ódio de morte.

6. Se respondeste afirmativamente à pergunta anterior, porque é que achas que as pessoas te discriminaram?
-Porque as pessoas são retrógadas e descriminam tudo o que é diferente da maioria.

7. Qual é a tua opinião em relação aos posers/pseudos (pessoas que aderem ao estilo 'porque é fixe')?
-É-me indiferente, nunca duram muito tempo na cena.

8. O que é que o heavy metal representa para ti?
-A melhor música de sempre, e uma parte importante de mim.

9. O que dirias a alguém que não conhece/compreende a tua tribo?
-Que é uma tribo ligada à música, e para não acreditarem muito nos estéreotipos retratados nos media que só denigrem a imagem do metaleiro.

Vaargseth [RIP 2012/04/25]

Mensagempor Vaargseth [RIP 2012/04/25] » quarta jan 18, 2012 7:55 pm

O Venom disse tudo.

Gloomshadow94
Turista
Registado: segunda jan 16, 2012 7:39 pm

Mensagempor Gloomshadow94 » quarta jan 18, 2012 11:02 pm

Só para esclarecer alguns pontos:

Não estou a usar este trabalho como uma forma de afirmação. Eu sei o que sou e aquilo de que gosto, não preciso de um trabalho para mo relembrar. Para além disso, é um trabalho de grupo, por questões de conveniência fui eu que comecei esta entrada, e não outro dos meus colegas.

É realmente triste ver as pessoas julgarem assim as outras sem as conhecerem. Muito daquilo que me acusam acerca dos meus pretensos infantis ou primários conhecimentos em relação a este tema não tem qualquer fundamento. Peço desculpa se aquilo que (em grupo) escrevemos levou alguém a pensar o contrário, e também se as perguntas estão um bocado vagas. Qualquer dúvida que queiram ver respondida, basta perguntar.

Não era nossa, nem especialmente minha, intenção ofender alguém com isto. Mas também não é correcto da parte de ninguém tratar as pessoas desta forma. Só mostra o estado em que o Mundo está hoje em dia.

Quanto aos termos utilizados, como, por exemplo, 'tribo', que parece causar alguma polémica, é preciso ter em conta que isto está a ser feito no âmbito de Sociologia e, como tal, devemos utilizar os termos mais correctos dentro deste campo. Aquilo a que nos referimos é ao facto de terem começado a explorar o estilo musical, não de terem começado a pertencer a um 'clube' qualquer, que eu sei perfeitamente não existir.

Podem não concordar com as perguntas, ou com aquilo que pretendemos fazer, mas ninguém vos obriga a responder. Apesar de alguns precalços, estamos a conseguir o nosso objectivo neste campo. Temos respostas diversificadas e esclarecedoras (dentro daquilo a que podemos considerar respostas). Obrigada a todos os que encararam isto com um mínimo de seriedade e mente aberta. Foi realmente uma ajuda preciosa. Esperamos que continuem a responder, e que se abstenham de o fazer se o único objectivo for insultar e fazer julgamentos.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quinta jan 19, 2012 12:36 am

Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jan 19, 2012 12:52 am

O heavy metal enquanto estilo musical e ramo da indústria musical, ou seja, um produto (também no sentido comercial) cultural, não está delimitado tão linearmente quanto queres fazer transparecer.

Existe uma subcultura ou uma neo-tribo (é necessário saber diferenciar os conceitos e saber qual dos dois estamos a usar e porquê) que teve uma força muito maior durante a era de ouro do metal, nos anos 80, em que as delimitações geográficas forçavam os adolescentes que ouviam metal em congregar-se de formais mais tribais do que hoje em dia.

Hoje essas fronteiras estão muito mais difusas. Hoje o metal tanto é ouvido por um míudo de 14 anos como um marmanjo de 35 (como eu). Há 20 anos atrás os marmanjos de 35 anos a ouvir metal eram esses sim uma minoria tribal. Embora possamos considerar os dois como metaleiros não podes meter os dois na mesma tribo.

Hoje o metal é muito mais eclético e transversal que ultrapassa essas divisões.

Gloomshadow94 Escreveu:
1. Primeiro, o que achas da sociedade em geral e da cultura que a ela está associada? (A tua opinião sobre a forma como a sociedade funciona em termos de estruturas, classes e práticas sociais. A cultura que nos referimos é a cultura de massas)

Foda-se, isso é pergunta que se faça para uma resposta de três linhas? Sabes que há teses de doutoramente de 1500 páginas sobre isso?

2. Porque é que te juntaste à tribo? (Porque é que começaste a interessar-te pelo género musical.)
Outra perguntal mal feita Isso são duas perguntas. Eu juntei-me à tribo porque comecei a ouvir a música... Duh...

Um gajo que ouve metal?

4. Como é o ambiente dentro da tribo? (Como é o ambiente de confraternização com pessoas que têm o mesmo gosto musical.)

OUvem metal, confraternizam, bebem cerveja. Há de facto um sentimento de mais união acerca de um estilo de música mais marginal. Mas hoje é completamente diferente do que era. MAS O SENTIMENTO DE PERTENÇA MANTÉM-SE.~(caps lock fuck up... sorry)

5. Alguma vez foste discriminado/a devido à tua aparência? (Caso te vistas ou tenhas um estilo visual que difere dos padrões considerados socialmente correctos) Como te sentiste?

Hoje já não, mas na adolescência vestia-me à metaleiro. Cabelo comprido, sweat de entombed, todo de preto. Vivi na margem sul do inicio dos anos 90. Descriminados eram aqueles que não se vestiam à metaleiro. eram os betos e levavam nos cornos se sequer olhassem de lado para a turba cabeluda.

6. Se respondeste afirmativamente à pergunta anterior, porque é que achas que as pessoas te discriminaram?

Eu é que descriminava as pessoas porque não se vestiam como eu. Cambada de hereges, fogueira com eles)

7. Qual é a tua opinião em relação aos posers/pseudos (pessoas que aderem ao estilo visual geralmente associado a quem ouve heavy metal 'porque é fixe', sem existir um verdadeiro gosto pela música)?

Cada um sabe de si. Cada um é livre de se vestir como quer. Um poser é um poser, use uma t-shirt de burzum ou umas plumas rosa choque.

Um estilo de música marginal quer estética quer sonoramente. revolucionário, diferente, único.

Eu não tenho um atribo, sou só um gajo que ouve música.

Quanto ao vernáculo... os asteriscos fazem milagres.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » quinta jan 19, 2012 11:08 am

Bem,vamos la ajudar a miúda :mrgreen:

1. Primeiro, o que achas da sociedade em geral e da cultura que a ela está associada? (A tua opinião sobre a forma como a sociedade funciona,em termos de estruturas, classes e práticas sociais. A cultura que nos referimos é a cultura de massas)
-Não percebem nada de musica,é so comercial,azeiteira\kizombas e pop gays musica,cultura? :lol: Não tem a ver com cultura nenhuma,tem a ver com estilo musical,cultura, é mais para o trabalho e socializar-me com pessoas,banais(que nao gostem de heavy metal,mas falar de musica com estas,é um assunto morto)
2. Porque é que te juntaste à tribo? (Porque é que começaste a interessar-te pelo género musical.)
-nao me junto a nenhuma tribo,isto não é nem africa,nem a amazonia :lol: apenas,me junto a um grupo de amigos\colegas,que costuma frequentar os espeços que eu por vezes vou,concertos,bares,tascas,cafés,etc,etc.
-Metaleiro?Talvez,pelo aspecto?Nao tem nada a ver,eu fora dos concertos ou ritmo de vida normal,nao costumo usar roupa"preta"ou t shirts de bandas,visto-me confortavelmente,para me sentir bem,mas nada de azeiteiro,tipo sapatos de verniz :lol: .Gosto de musica da pesada,raraente oiço musica comercial,não gosto,metaleiro,é aquele,que é fiel e sempre será a heavy metal e derivados,nunca deixando de gostar ou acompanhar,este género musical e nem os seus espectaculos e eventos(concertos,festivais,etc) Nao tem a ver,obrigado a usar cabelo comprido,grande barba,ou sempre vestido com roupas pretas ou t shirts de bandas. .
4. Como é o ambiente dentro da tribo? (Como é o ambiente de confraternização com pessoas que têm o mesmo gosto musical.)
-Temos ideias em comum,estilo musical em comum,penso que corre tudo bem,mas por vezes ha conflitos,nao me perguntes porque...
5. Alguma vez foste discriminado/a devido à tua aparência? (Caso te vistas ou tenhas um estilo visual que difere dos padrões considerados socialmente correctos) Como te sentiste?
-tou me cagando para essa gente,mas ja tive conflitos com pessoas,hipocrisia ou egoísmo,enfim,gentinha do car***o
-Dizem que só oiço barulho :lol: se não gostam,nao precisam de dizer mal,também detesto a musiquinha deles e se for a flamear,bem que estao lixados,lol.
7. Qual é a tua opinião em relação aos posers/pseudos (pessoas que aderem ao estilo visual geralmente associado a quem ouve heavy metal 'porque é fixe', sem existir um verdadeiro gosto pela música)?
-Pseudo poseres,só se forem aqueles gajos de bandas com cabelo comprido sempre a pentea-lo nos palcos :lol: dizerem que sao os melhores,dizerem mal dos fãs e aquele estilo çidoso das fotos,etc etc, :lol: eu oiço porque gosto,não preciso de ser fixe nesse aspecto :wink:
-Estilo musical e quando ouvimos,podemos sentir o ritmo,som,adrenalina,etc.
Não pertenço a nenhuma tribo :lol:

Microgaitas
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: domingo nov 01, 2009 4:54 pm

Mensagempor Microgaitas » quinta jan 19, 2012 1:57 pm

Depois de ler o que li em cima, sinto-me estúpido, e com o qi reduzido.
http://atomsforwar.wordpress.com
Besta_Quadrada Escreveu:Tatua antes parolo.

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » quinta jan 19, 2012 5:12 pm

:roll:

corpse
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 17, 2008 11:49 am
Contacto:

Mensagempor corpse » quinta jan 19, 2012 5:59 pm

Ah e tal, ando como quero tou-me a cagar para o que os outros dizem; mas "amuo" porque uma pita tinhas umas botas trve e olhou pra mim de lado :mrgreen:
Imagem

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » quinta jan 19, 2012 8:14 pm

corpse Escreveu:Ah e tal, ando como quero tou-me a cagar para o que os outros dizem; mas "amuo" porque uma pita tinhas umas botas trve e olhou pra mim de lado :mrgreen:

:lol:

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » quinta jan 19, 2012 8:55 pm

Gloomshadow94 Escreveu:
1. Primeiro, o que achas da sociedade em geral e da cultura que a ela está associada? (A tua opinião sobre a forma como a sociedade funciona em termos de estruturas, classes e práticas sociais. A cultura que nos referimos é a cultura de massas)
Acho que a sociedade é porreira e que o Viegas está bem na cena da Cultura.
Nunca tive necessidade de me juntar a nada.
O Zé Pacheco.
Cerveja e droga. No heavy metal é só drógádos.
Nunca, porque me sei vestir. Como diz o tio do Jorge Daniel: "a ganga faz um homem".

Cada um anda como gosta, para além de que sempre curti gajas com fios da Hello Kitty e tshirts de metallica.
Indescritível.
Estudasses

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » quinta jan 19, 2012 9:06 pm

Converge Escreveu:Cerveja e droga. No heavy metal é só drógádos.

Boa tribo essa! :beer:

necrodamage
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta out 09, 2008 9:47 pm
Contacto:

Mensagempor necrodamage » quinta jan 19, 2012 10:04 pm

Eh pá...sempre detestei a expressão "metaleiro"...associo sempre a pessoal que trabalha com ferro...tipo serralheiro...lol
"Bang That Head That Doesn't Bang"
Better reign in Hell than serve in Heaven...
https://www.facebook.com/NecrodamageVault

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes