Vooder Escreveu:No meu ponto de vista o metaleiro "termo que acho depreciativo" ( na altura da minha adolescência era "heavy" ou "metálico") continua a fazer parte duma tribo.
Do ponto de vista das subculturas ou "tribos urbanas" (termos estes que não tencionam ser depreciativos, mas apenas termos técnicos da sociologia para identificar certos movimentos e estilos de vida) ainda se usa o termo "metálico" ou "heavy". Basta fazer uma pequena pesquisa bibliográfica.
E eu diferencio os fãs de metal dos "metaleiros". É possível ser o primeiro sem ser o segundo, mas não é possível ser o segundo sem ser o primeiro.
Se o "metaleiro" não fosse uma tribo/subcultura ou um estilo de vida, não veríamos tantos gajos de coletes de patchs, cabelo comprido, combat boots, cintos de bala, festivais do género à pinha e fóruns dedicados ao estilo. Já para não falar dos filmes, documentários e revistas. E programas da especialidade.
Tal como há a subcultura vegan, a subcultura "clubbing" ou lá como se chama,... Os punks...
O mais difícil disto tudo é saber se estamos a falar de uma subcultura ou de uma tribo urbana... mas isso são contas de outro rosário e se até professores de sociologia noruegueses não chegam a consenso quanto a isso, muito menos vai uma rapariga no secundário.
Relax and let the girl be.