Brincadeiras de Praxe

The Morning Star
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta mar 28, 2007 4:14 pm
Contacto:

Re: Brincadeiras de Praxe

Mensagempor The Morning Star » segunda out 20, 2008 2:28 pm

Surtr Escreveu:
Caxias Escreveu:
The Morning Star Escreveu:Sou anti fucking praxe e com Orgulho. E depois os idiotas perguntam-me sabes o que perdes? E eu, sim, nada, fico a ganhar mas é.

ganhas o quê?

Exacto, ganhas o quê?! Sei é que perdes o convívio, o espírito de união, a diversão, ajudas que podes ter ao longo do curso, etc...

O que ganharia se entrasse nisto:
Traje - hmm, não preciso dele, é caro que nem o caraças e depois nunca o vou usar, é depois, a, com traje o fino é 0.40 €, pois, deixa-me lembrar, eu não bebo finos.

Poder Praxar - EU NÃO FAÇO O QUE NÃO GOSTO QUE ME FAÇAM A MIM.

Espirito de união, convívio? Ou sera papel higienico à volta da cabeça, vestir tangas e correr pelo pátio e outras atrocidades. WTF? Que humilhação PURA, se alguém me tocasse levava um debaixo do queixo.
E depois têm a mania que são da tropa e o caraças. Rídiculo.

Já no 12º civilizaram-se um pouco os colegas, estudavam para os exames e tal, diziam-se que só saiem à noite sábado, porque noutros dias tinham que ir à escola. E o ensino era gratis.(?).
Agora os mesmos colegas dormem 2 horas por dia, faltam às aulas ou dormem durante e os pais pagam 1000€ por ano de propinas e bué mais noutras cenas. Que ingratos. Pensava que na Universidade havia pessoa civilizadas mas o único civilizado é o professor.
Eu fui para a Universidade, não para a prisão. Os praxistas praticam algumas coisas que são crimes com punição pela lei.

As milícias - não tenho adjetivos para essa abominação.
Um colega meu zangou-se com os abusos dum da milícia, comçara os atritos, depois o da milícia era: não me importo que seja expulso, vou te matar crl, etc - Sinceramente.

Não posso dizer que ganho alguma coisa, mas digo que claramente não fico a perder.

Sei é que perdes o convívio, o espírito de união, a diversão,

Sempre fui posto de lado, não é agora que vai mudar. Diversão o catano - nada aí para mim é divertido. Troco de muita boa vontade essas coisas todas por notas melhores, mais horas de estudo, etc.
Violence - The language of the weak...

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » segunda out 20, 2008 2:30 pm

facepalm is not enough...

whateveeeer 8)
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Eusmilus
Registado: sábado dez 09, 2006 1:26 pm

Mensagempor Eusmilus » segunda out 20, 2008 9:19 pm

The Morning Star cada caso é um caso, isto varia muito de faculdade para faculdade, por isso é que nunca se ninguem entende relativamente a isto.

Eu quando entrei no 10º ano fui praxado, mas no secundário aquilo é tipo a selva e um gajo ali não podia escolher.

Depois quando entrei na primeira faculdade já ia com a ideia de ser anti-praxe mas não fui abordado por ninguem nem sequer vi grandes brincadeiras de praxe por isso fiquei sem saber como era.

Depois mudei de curso e no ano a seguir fui para outra faculdade, ai abordaram-me mas eu disse que era anti-praxe, tentaram convencer-me a alinhar mas eu disse que não queria e nunca mais ninguem me disse nada, vi as praxes do lado de fora e nunca vi nada de mal nem abusos por parte de ninguem, mas não me arrependo de nada pois não me juntei mesmo por feitio meu pois não gosto desse tipo de brincadeira e hoje dou-me bem com toda a gente e acho que também ninguem tem nada contra mim.

É claro que como já disse isto varia de faculdade para faculdade por isso nunca se deve generalizar quanto a este assunto.

Caxias
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Contacto:

Mensagempor Caxias » segunda out 20, 2008 11:03 pm

The Morning Star Escreveu:
(...)

Ora bem, o traje...faz parte da tradiçao academica, so o compra quem o quer. N es obrigado e, pelo menos na minha faculdade, nem precisas de ser praxado para o comprar. basta estares no 2º ano. Alias...até no 1º podias, ninguem anda para la a ver de que ano é que es.
nao queres n compras...de facto aquilo é caro.
cerveja mais barata pa trajados..isso na minha não ha.

depois as praxes, na minha universidade, ocupam so uma/2 semanas de aulas...
normalmente so uma.
que é qnd n ha aulas praticas, nem ha materia util a ser dada
logo não tens nada que estudar, nem perdes tempo. no ano passado ate houve professores qeu n deram aulas para que os caloiros podessem ir ao desfile!!!

sim..se nao gostas de ser praxado, seria cobarde praxar no ano a seguir. mas isso n é uam coisa que se ganha...é mais um direito que se tem.

dpois garanto te que ganhas amigos/conhecidos etc. pq ha sempre historias para contar, episodios caricatos, fails, etc.
depois o que é que dormir duas horas por dia e isso tem de ingrato. no fim do ano tiras as conclusoes. eu na minha primeira semana de univ tambem fui um bcd "vadio". e n é por isso qeu depois atinei e parei de sair e isso(embora n tenha obtidos os resultados pretendidos :lol: )

depois n podes comprar a univ a uma prisao
nem todos os estudantes a pessoas n civilizadas.
como em todo o lado ha aqulas pessoas que n servem para nd e so la estao para encher chouriços.

dizes que o unico civilizado é o professor...
ha com cada professor nas universidades...

se sempre foste posto de lado...acho qeu isso n é bom, e nunca é tarde para mudar, mas isso tb depende da personalidade de cada um, e como me considero no meio termo disso, até compreendo.
Eu na minha praxe divertime imenso, nem que fosse pela competiçao com os outros cursos para ver qume gritava mais alto, ou quem os insultava mais..pode parecer infantilidades...mas isso secalhar tb é o que muita gente acha de 1000 macacos com as cabeças a andarem a roda ao som de "barulho".
eu gostei, e ainda bem que fui praxado, da maneira que fui. E n era por ter faltado as praxes que ia estudar mais ou ia ter melhores notas.
mas isto foi na minha universidade. Ha cidades com tradiçoes mais extremas..e nessas condiçoes tb n aceitaria ser praxado.

e depois não bebes cerveja:

diabox Escreveu:facepalm is not enough...

whateveeeer 8)

:P

diabox
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor diabox » terça out 21, 2008 11:27 am

bem dito caxias :)

sabado ja pagas uma jeka MUAHAHAH :mrgreen:
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

The Morning Star
Contacto:

Mensagempor The Morning Star » terça out 21, 2008 1:49 pm

Eusmilus Escreveu:The Morning Star cada caso é um caso, isto varia muito de faculdade para faculdade, por isso é que nunca se ninguem entende relativamente a isto.

Eu quando entrei no 10º ano fui praxado, mas no secundário aquilo é tipo a selva e um gajo ali não podia escolher.

Depois quando entrei na primeira faculdade já ia com a ideia de ser anti-praxe mas não fui abordado por ninguem nem sequer vi grandes brincadeiras de praxe por isso fiquei sem saber como era.

Depois mudei de curso e no ano a seguir fui para outra faculdade, ai abordaram-me mas eu disse que era anti-praxe, tentaram convencer-me a alinhar mas eu disse que não queria e nunca mais ninguem me disse nada, vi as praxes do lado de fora e nunca vi nada de mal nem abusos por parte de ninguem, mas não me arrependo de nada pois não me juntei mesmo por feitio meu pois não gosto desse tipo de brincadeira e hoje dou-me bem com toda a gente e acho que também ninguem tem nada contra mim.

É claro que como já disse isto varia de faculdade para faculdade por isso nunca se deve generalizar quanto a este assunto.

Compreendo o vosso ponto de vista, mas aquí isto ainda não acabou, quase todos os dias, os caloiros depois das aulas têm que ir para trabalhos da latada, à tarde e noite, depois quando saem se não são apanhados pela milicia é uma sorte, se sim - lá têm que ficar até às 6 da manhã. Ora isto para mim não serve. E depois cá há com cada abuso que até nem digo.
Agora o resto, eu estava a numerar o que para mim são pontos negativos.
Vi as praxes do lado de fora e nunca vi nada de mal nem abusos por parte de ninguem,

Sorte a tua. Eu também as vi de fora...

E n era por ter faltado as praxes que ia estudar mais ou ia ter melhores notas.

Nestas condições de cá faz toda a diferença.

depois o que é que dormir duas horas por dia e isso tem de ingrato.

Não é dormir 2 horas por dia que é ingrato, é o comportamento do estudante nesta instituiçaão, o ensino é caro e é assim que se agradece a quem paga? Com bebedeiras, dormir e faltar as aulas? Enquanto na escola íam a todas (estou a falar dos meus colegas que entraram) e não andavam na palhaçada nos dias úteis?

se sempre foste posto de lado...acho qeu isso n é bom

Podes crer que não é bom, mas isso pouco depende de mim.

Eu sou anti-praxe, não bebo, etc. porque eu escolhi isso, são os meus princípios.

phosphoros
Participante Inspirado(a)
Registado: sábado ago 16, 2008 12:58 pm
Contacto:

Mensagempor phosphoros » terça out 21, 2008 4:30 pm

Praxe.. que praxe? Eu não chamo praxe àquilo que tenho visto na minha faculdade e noutras. Acabei recentemente o curso e cada vez que olho para trás só consigo pensar, e com pesar, que saí da faculdade mais ignorante do que entrei, e que as tradições académicas já não têm nada de tradição. Alguém disse aí que a praxe não é integração. Ora aí está, devia ser mas não é. Ou melhor, já não é, ou é apenas em teoria.

Eu fui praxada e nunca me senti humilhada nem rebaixada. Fui integrada e aprendi muito. Criei amizades e gostei do tempo que lá passei. Quem me conhece sabe que não sou pessoa de me deixar calcar, portanto, ninguém me imagina numa praxe como as que se fazem agora. Atenção, no meu tempo, a praxe não era melhor do que é presentemente - acredito simplesmente que tive sorte na faculdade em que estava na altura, e nas pessoas com quem fui praxada e, mais importante ainda, as pessoas por quem fui praxada.

Não vos sei dizer como é praxar porque nunca praxei ninguém. A tradição diz que sou veterana, com as minhas orgulhosas 5 matrículas na UP. Contudo, como mudei de faculdade, foi-me dito que teria que ser praxada novamente. Seria perfeitamente capaz de ser praxada novamente na faculdade em que tinha andado anteriormente, e com todo o prazer. Na FLUP, nem que me pagassem à hora.

Bem, isto tudo para dizer que os sítios onde a praxe é bem feita - ou seja, integração, convívio, aprendizagem e todos os etc - são cada vez mais raros. Hoje em dia a praxe é um síndrome de sargento. Foram humilhados como caloiros e o sentido de poder que ganham depois de passar a tribuna dá-lhes prazer e mais prazer ainda lhes dá humilhar os caloiros e dizer por cima "eu também aguentei e estou aqui, por isso, baixa a cabeça e faz o que eu digo". Para não ser tão poética diria mesmo que o espírito da praxe hoje em dia é: "eu também me fodi, por isso, agora fode-te." E acrescento ainda: que lógica do caralho!

Não sou anti-praxe porque considero que as chamadas praxes que tenho visto por aí, não são realmente praxes, são desculpas para meia dúzia de gabarolas foderem o juízo a outra meia dúzia de putos acabadinhos de chegar da secundária. E acho que a culpa é antes de mais dos caloiros. Ninguém me obriga a fazer alguma coisa que não quero, sob pena de levar um punho de esquerda à moda antiga. Para que raio se queixam que os obrigaram? Só têm que se levantar e dizer: "mete a praxe no cu antes que ta meta eu".

Exclusão? Nem por isso. Estive 3 anos em Letras. Quando lá cheguei, já tinha 2 matrículas, não fui à praxe e não conhecia ninguém - literalmente. Nunca me senti excluída. No final do ano é que as pessoas reparam que os caloiros são uma minoria. E quanto a ajudas, apontamentos e afins, há que dizer que raramente precisei. Há bibliografias, textos de apoio e agora as aulas são obrigatórias. Há que saber desimerdar-se por si mesmo, e criar amizades pela amizade em si e não pelas ajudas que daí podem vir.

Sou perfeitamente a favor da Praxe. Sou totalmente contra as praxecas que se fazem hoje em dia. E quanto aos doutores e veteranos que gostam mesmo é de foder o pessoal, se fossem mais vezes ao moxe, passava-lhes a raiva contida e iam beber uns copos com os caloiros. :beer:

E como diria a minha avó: "Ai esta juventude de hoje em dia.. não sabem fazer nada bem feito..."
Lead, follow, or get out of the fuckin' way.

Not everybody likes metal... fuck them! http://www.youtube.com/watch?v=cfdqV_sqal0

Caxias
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Contacto:

Mensagempor Caxias » terça out 21, 2008 5:39 pm

The Morning Star Escreveu:[
(...)

quem sou eu para questionar os teus principios...
como disse eu estava a falar da minha faculdade, que tudo funciona como devia ser.

baseando no que tu relatas, tb considero isso triste, e esse tipo de praxes é repudiavel.
Acho que ningume deve ser obrigado a ser praxado nem a ficar em sitios aonde n quer, as horas que n quer.

e o facto de seres posto de lado pouco depender de ti... deixar o orgulho um bcd de lado e fazer por mudar isso não seria mal pensado.

è em que cidade essa univ onde entraste?

diabox Escreveu:bem dito caxias :)

sabado ja pagas uma jeka MUAHAHAH :mrgreen:

hum..acho que é ao contrario:

diabox Escreveu:sim...teve que ser :?

mas mesmo assim nao acho caro...pago-te uma imperial eheh :wink:

mas eu ainda n sei se vou...

diabox
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor diabox » terça out 21, 2008 5:42 pm

pago, claro :D

The Morning Star
Contacto:

Mensagempor The Morning Star » terça out 21, 2008 10:40 pm

Estou de acordo com Eusmilus, fiz o mesmo.

OverLoad
Participante Compulsivo(a)
Registado: segunda dez 11, 2006 5:49 pm
Contacto:

Mensagempor OverLoad » quarta out 22, 2008 1:49 am

eu já fui praxado(e bem praxado:D) e este ano praxei e acho que as praxes sao uma coisa boa para os caloiros desque o praxante saiba praxar bem os caloiros.pk como alguns sabem as praxes inicialmente serviram para fazer a recepçao do caloiro na faculdade para integralo da melhor maneira e é pena que hoje em dia que algo tao divertido se tenha tornado numa coisa aberrativa pos caloiros que entram que teem medo das praxes e mais nao sei quê.simplesmente se calhar nao teem é ninguem que os praxe bem, como devem realmente ser praxados.
Legalize It!

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta out 22, 2008 2:20 pm

Surtr Escreveu:
Caxias Escreveu:
The Morning Star Escreveu:Sou anti fucking praxe e com Orgulho. E depois os idiotas perguntam-me sabes o que perdes? E eu, sim, nada, fico a ganhar mas é.

ganhas o quê?

Exacto, ganhas o quê?! Sei é que perdes o convívio, o espírito de união, a diversão, ajudas que podes ter ao longo do curso, etc...

Ora essa, e depende da praxe poder ter união e ajudas ao longo do curso? Não se pode divertir, ter amigos e ser ajudado em 3 anos de curso se não participar nas praxes? Nunca nos meus 5 anos de curso (sim, quando as licenciaturas eram decentes em Portugal) recusei amizade, convívio ou ajuda a quem se tenha recusado a participar nas brincadeiras de início de ano.

Isso é tão ou mais idiota do que negar ser praxado.

A praxe é um ritual bacoco para amenizar a entrada de um mundo novo, um ritual de boas vindas que se dá ao inicio das aulas com humor e convívio. Nada mais. Não é lei, não é mandatório, não responde a hierarquias. É apenas um rito idiota regado com álcool e brincadeiras de carnaval. Esta é a única maneira de viver a praxe.

É idiota quem quiser que a praxe seja mais do que isso.
É idiota recusar essa praxe por que é "do contra".
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta out 22, 2008 2:48 pm

Na minha Universidade saiu um despacho a proíbir praxes nos seus espaços e foi aberto um inquérito a um grupo de "notáveis" :lol:
Finalmente alguma luz ao fundo do tunel, é que mais de um mês de troglodices enche a pachorra a qualquer um que queira fazer outras coisas sem ser infantilidades!

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta out 22, 2008 3:31 pm

spiegelman Escreveu:A praxe é um ritual bacoco para amenizar a entrada de um mundo novo, um ritual de boas vindas que se dá ao inicio das aulas com humor e convívio. Nada mais. Não é lei, não é mandatório, não responde a hierarquias. É apenas um rito idiota regado com álcool e brincadeiras de carnaval. Esta é a única maneira de viver a praxe.

É idiota quem quiser que a praxe seja mais do que isso.
É idiota recusar essa praxe por que é "do contra".

Então o ritual é bacoco e idiota e não hostilizaste nem descriminaste quem o recusou, mas é idiota recusá-lo* ?

Ahumm, ok.

* (porque bem vistas as coisas, não há razões mais objectivas do que "ser do contra": é gosto e decisão pessoal e será sempre criticável, discutível, etc.)

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta out 22, 2008 7:26 pm

otnemeM Escreveu:
Spiegelman Escreveu: É idiota quem quiser que a praxe seja mais do que isso.
É idiota recusar essa praxe só por que se é "do contra".

Então o ritual é bacoco e idiota e não hostilizaste nem descriminaste quem o recusou, mas é idiota recusá-lo* ?

Ahumm, ok.

* (porque bem vistas as coisas, não há razões mais objectivas do que "ser do contra": é gosto e decisão pessoal e será sempre criticável, discutível, etc.)

Editei, faltou aquele pronome reflexivo. A minha crítica não é relativamente às pessoas que se recusam a participar numa praxe, é contra as que levam isso como uma espécie de afirmação ideológica sem critério.

O que quis dizer é que é idiota recusar a praxe pela única razão de ser "do contra". Por exemplo. É hipócrita ser contra a praxe enquanto simples ritual carnavalesco e ir ao Carnaval de Torres Vedras. Ou seja para ser honesto teria de ser contra o Carnaval ou qualquer outra forma de ritual de diversão

Não é idiota recusar-se a participar numa praxe, mas é idiota ser-se contra uma coisa que não se sabe bem o que é.
Uma coisa é exercer o seu livre arbítrio. Outra coisa é ser contra uma coisa onde, pelo mesmo livre arbítrio, outras pessoas podem querer participar.

Se não vejamos:

Quando se é contra a praxe é-se exactamente contra o quê?
Normalmente dizem-me que são contra as intimidações e abuso de poder e pelos rituais degradantes da condição humana perpetrados pelos veteranos.
Eu normalmente respondo: "Espero bem que também sejas contra isso tudo relativamente a todos os outros actos sociais..."

Há uma coisa que se chama praxe e há outra coisa que se chama "intimidações e abuso de poder e rituais degradantes da condição humana perpetrados pelos veteranos."

Na primeira há o direito de aceitar ou recusar, na segunda há o dever de recusar e denunciar.

E depois há a fricalhada que é "contra a praxe"

P.S.

otnemeM Escreveu:Então o ritual é bacoco e idiota e não hostilizaste nem descriminaste quem o recusou, mas é idiota recusá-lo* ?

Uma coisa é recusar, outra coisa é ser contra. Como expliquei é idioda ser contra determinada coisa só porque sim, não disse que é idiota recusar algo.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes