Já fui muito mais também e neste momento ciúme não faz parte dos meus sentimentos. Mas se tivesse algum motivo para ter, neste momento, mais facilmente punha uns patins em alguém do que dar-me ao trabalho de os suportar!
Mensagempor Skellington [RIP] » quarta mar 22, 2006 12:52 pm
Acho que o ciúme de forma comedida é saudável. Numa relação, baseada em confiança, sentir ciúmes (mas poucos) deve ser visto como um acrescentar de valores afectivos positivo e não como uma desgraça que motiva insegurança. Sentir ciúmes de alguém ou de algo, sempre de forma equilibrada é importante na evolução humana. Se não sentirmos ciúmes estagnamos. Ciúme pode estar facilmente associado a uma determinada ambição que alguém já atingiu. O problema é discernir o ciúme pela pessoa do ciúme pela ambição. Ciúme não tem que ter sentido perjorativo e é mais saudável e mais importante querermos sempre aproximar-nos mais dos que vão à nossa frente do que aqueles que estão atrás de nós.
Na relação, namoro, casamento,..., o ciúme deve ser filtrado para algo positivo e revitalizante! Desde que não seja doentio!!!