O cachet das bandas nacionais
- Deception Circus
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: sexta dez 12, 2008 10:45 am
- Contacto:
O cachet das bandas nacionais
Já que a gerência tratou de limpar o tópico referente ao Vagos Open Air, parece-me relevante iniciar uma saudável discussão sobre o seguinte:
As bandas nacionais devem aceitar convites para concertos sem cachet? E se esse convite for para um festival "grande"?
Relembro que actuar mediante (apenas) o pagamento das despesas equivale a cachet nulo.
As bandas nacionais devem aceitar convites para concertos sem cachet? E se esse convite for para um festival "grande"?
Relembro que actuar mediante (apenas) o pagamento das despesas equivale a cachet nulo.
Metal 2011: http://deceptioncircus2010.blogspot.com/
- Pedrof
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta mar 06, 2009 7:31 pm
Re: O cachet das bandas nacionais
Acho que isso varia de banda para banda.
Para bandas em crescimento, isto é, não com muita experiência e sem muitas provas dadas (sem questionar a qualidade da mesma), acho que convites para tocar em grandes festivais, mesmo que seja sem cachet, é uma boa oportunidade de mostrar trabalho e de evoluir.
Para bandas "maiores", isto é, com mais anos na estrada, com uma carreira sólida, e provas dadas, acho que não há necessidade de aceitar tais convites, e há que se saber impor e "exigir" melhores condições para ir tocar, visto a carreira da banda em questão, não devendo a mesma ser descredibilizada só por ser nacional.
Mas lá está, é muito relativo, e como não estou dentro da "cena" também não posso opinar o suficiente, certamente os membros das bandas saberão responder melhor a este tópico, e aguardo algumas respostas destas pessoas, como forma de esclarecerem bem a malta.
Para bandas em crescimento, isto é, não com muita experiência e sem muitas provas dadas (sem questionar a qualidade da mesma), acho que convites para tocar em grandes festivais, mesmo que seja sem cachet, é uma boa oportunidade de mostrar trabalho e de evoluir.
Para bandas "maiores", isto é, com mais anos na estrada, com uma carreira sólida, e provas dadas, acho que não há necessidade de aceitar tais convites, e há que se saber impor e "exigir" melhores condições para ir tocar, visto a carreira da banda em questão, não devendo a mesma ser descredibilizada só por ser nacional.
Mas lá está, é muito relativo, e como não estou dentro da "cena" também não posso opinar o suficiente, certamente os membros das bandas saberão responder melhor a este tópico, e aguardo algumas respostas destas pessoas, como forma de esclarecerem bem a malta.
imo...:
banda pequenas - uma oportunidade de se mostrarem, de se darem a conhecer;
bandas grandes (leia.se bandas com N anos de estrada, N trabalhos editados, gigis no estrangeiro, etc...) - gozar com as pessoas.
mas, como em tudo na vida, cada um faz aquilo que quer com o que é seu. se anos depois se apercebem que foram 'burladas', 'gozadas' e whatever, o problema é deles.
quem toca por bifanas, não pode querer mariscada... mas hey, é só a minha opinião e não aponto o meu comentário a nenhuma banda em concreto, antes que se levantem os sentidos e atacados...
peace out! V
bandas grandes (leia.se bandas com N anos de estrada, N trabalhos editados, gigis no estrangeiro, etc...) - gozar com as pessoas.
mas, como em tudo na vida, cada um faz aquilo que quer com o que é seu. se anos depois se apercebem que foram 'burladas', 'gozadas' e whatever, o problema é deles.
quem toca por bifanas, não pode querer mariscada... mas hey, é só a minha opinião e não aponto o meu comentário a nenhuma banda em concreto, antes que se levantem os sentidos e atacados...
peace out! V
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
- AngerBurst
- Participante Inspirado(a)
- Registado: sexta abr 02, 2010 8:16 pm
Este é daqueles assuntos delicados quando se toca ao vivo. Concordo que uma banda que tenha pouca experiência, e se consequentemente isso se traduzir na performance, seja menos merecedora de cachet do que uma mais experiente, mas lá está levantam-se vários problemas. 1º quando é que uma banda começa a ser merecedora 2ºcomo se mede esse mérito e 3º não pedir cachet nas primeiras vezes tornará mais difícil subir o preço nas seguintes vezes. A solução passa pela malta ter o mínimo de bom senso. É óbvio que para uma banda se manter em actividade e comprar materiais melhores é necessário cachet, mas tem de haver um investimento inicial dos músicos. Náo é ir tocar com uns paus com cordas e pedir 400 euros. Se bem que já vi isso acontecer com outros estilos, lol. Acho também importante a banda ter consciência daquilo que vale, se bem que é sempre superior ao cachet recebido. eheh. Mas para dar uma ajuda em concreto o máximo que recebi foram 150 euros para 3 elementos com jantar. É uma quantia que singularmente não serve para grandes investimentos, mas reconheço que na altura não merecíamos mais do que isso dada a qualidade de som do nosso material (principalmente no que diz respeito a amplificadores de guitarra). Não refiro por exemplo a performance porque seria parcial. Estes 150 foram numa fase já mediana da banda ( que já não existe), porque no início também toquei de borla, a troco de grades e uma vez até de uma lap dance. Bem, espero que o meu testemunho tenha ajudado alguém. 

- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Ora muito bem, alguém fez aquilo que eu tinha sugerido e criar-se um tópico sobre o tema, e não discuti-lo só no tópico de um festival, apesar da discussão ter nascido lá, até porque é uma questão transversal. Como tal aqui vai a minha opinião.
A minha resposta é não. As bandas não devem tocar sem ser gratificadas, ok se é um espaço pequeno e tal, no mínimo dos mínimos devem ser pagas as despesas, e aí é uma questão do organizador/dono do bar colocar as cartas nas mesa e a banda ver o que é melhor para si.
Agora se estamos a falar dum festival, com bandas a serem pagas a peso de ouro como se comentou no caso do Vagos, não acho lógico nem coerente que se alguém aceite tocar de borla. Acho um total desrespeito sequer, em se abordarem as bandas no sentido de elas tocarem mas sem serem pagas, ao contrário das estrangeiras.
Nas televisões segundo se sabe não se pagam às bandas, sendo 90% pimbalhadas feitas em play-back. Mas aí é diferente, uma banda está ali 5 minutos de borla e está a ser vista por centena de milhares de pessoas. Hyubris já passou nas televisões e certamente tiveram ali um retorno que nenhum concerto lhes traria.
A música é uma forma de arte. E deve-se ter respeito pelas bandas mesmo estando a começar.
- Por estar a começar ou ainda não ter nome, por acaso um pintor oferece as suas telas? Fica a pergunta.
A minha resposta é não. As bandas não devem tocar sem ser gratificadas, ok se é um espaço pequeno e tal, no mínimo dos mínimos devem ser pagas as despesas, e aí é uma questão do organizador/dono do bar colocar as cartas nas mesa e a banda ver o que é melhor para si.
Agora se estamos a falar dum festival, com bandas a serem pagas a peso de ouro como se comentou no caso do Vagos, não acho lógico nem coerente que se alguém aceite tocar de borla. Acho um total desrespeito sequer, em se abordarem as bandas no sentido de elas tocarem mas sem serem pagas, ao contrário das estrangeiras.
Nas televisões segundo se sabe não se pagam às bandas, sendo 90% pimbalhadas feitas em play-back. Mas aí é diferente, uma banda está ali 5 minutos de borla e está a ser vista por centena de milhares de pessoas. Hyubris já passou nas televisões e certamente tiveram ali um retorno que nenhum concerto lhes traria.
A música é uma forma de arte. E deve-se ter respeito pelas bandas mesmo estando a começar.
- Por estar a começar ou ainda não ter nome, por acaso um pintor oferece as suas telas? Fica a pergunta.
Mas livrai-nos do Malamén
- Nhec
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
- Contacto:
KonigLowe Escreveu: Hyubris já passou nas televisões e certamente tiveram ali um retorno que nenhum concerto lhes traria.
Off-topic: foi uma das piores experiências para eles, enquanto banda.
on-topic: concordo que o mínimo seja sempre "oferecer" às bandas as despesas que tenham. Porque raio haveria alguém de gastar dinheiro em deslocações/logísticas/whatever para fazer render dinheiro a outra pessoa.
Quanto ao cachet, a banda presta um serviço logo está no seu inteiro direito de pedir algo a troco desse mesmo serviço.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Deception Circus Escreveu:Já que a gerência tratou de limpar o tópico referente ao Vagos Open Air, parece-me relevante iniciar uma saudável discussão sobre o seguinte:
Num espaço pequeno não me importaria que só me pagassem as despesas e a comida. Agora num grande sem cachet partia aquela merda toda!

- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
Geração à rasca.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- Wolfheart66
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
diabox Escreveu:imo...:
peace out! V
Concordo contigo man, de facto as bandas nacionais com um grande e bom percurso as vezes sujeitarem-se a isso apenas pelo facto de serem nacionais é um tanto inglório para elas mesmas, visto o percurso que tiveram e o sangue, suor e lágrimas que deitaram para ser e estar no patamar que estão hoje. Quanto as bandas novas, acho uma questão de opurtunidade, darem-se a conhecer ao público e habituá-lo á sua presença na "cena" é algo vital para essas bandas vingarem imo. Contudo há as tais situações em que se abusa e troça das pessoas levando a pensar que se vendem por meia duzia de cachorros e uma grade de minis.
- Wanderer
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo out 01, 2006 11:54 am
- Contacto:
Nhec Escreveu:Quanto ao cachet, a banda presta um serviço logo está no seu inteiro direito de pedir algo a troco desse mesmo serviço.
Resta ao organizador concordar com a verba, ou nao. Mas é exactamente isto.

- solidimpact
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: segunda jan 16, 2006 2:30 pm
- Contacto:
Um dos grandes males é que uma banda que já tenha o seu estatuto/qualidade para pedir cachets, vai pedi-lo á entidade organizadora e essa entidade como não quer gastar guitas vai desistir dessa mesma banda e vai meter uma banda sem projecção/qualidade que não pede nada para tocar.
Uma banda tal como disseram aí, é como um profissional que vai prestar um serviço, vai levar gente a um fest, vai encher um bar e dar lucro a esse bar, vai projectar/publicitar o nome desse fest/promotora/bar, vai acartar despesas corporais, despesas de delocações e alimentação, desgaste de material e viaturas logo deverá ser paga por todos esses encargos da parte da banda.
Uma banda tal como disseram aí, é como um profissional que vai prestar um serviço, vai levar gente a um fest, vai encher um bar e dar lucro a esse bar, vai projectar/publicitar o nome desse fest/promotora/bar, vai acartar despesas corporais, despesas de delocações e alimentação, desgaste de material e viaturas logo deverá ser paga por todos esses encargos da parte da banda.
People always come together, when the music starts 2 play
major differents doesn't matter melodies are here 2 stay for you and I

major differents doesn't matter melodies are here 2 stay for you and I

- Wolfheart66
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
KonigLowe Escreveu:
O Van Gogh, meu pintor favorito, nunca vendeu um único quadro em vida á excepção de um ao irmão que lho comprou por boa vontade, contudo é dos mais famosos no mundo da arte.

Eu acho que a arte no nosso país, arte subentenda-se música, é desvalorizada á força toda. E se os próprios músicos não lutarem pelos seus direitos, então ninguem o fará por eles.
AngerBurst Escreveu:no início também toquei de borla, a troco de grades e uma vez até de uma lap dance.
Épico!
- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
Se a banda for desconhecida, há que no mínimo lhe pagar as deslocações, um garrafão, umas assaundes e uns trocos para as cordas das guitarras. Mas num festival grande, não são convidadas bandas pequenas... eu pelo menos não encaro os firstborn como isso (para me referir ao vagos transacto), ou Crushing Sun (este ano).
- AngerBurst
- Participante Inspirado(a)
- Registado: sexta abr 02, 2010 8:16 pm
Converge Escreveu:Se a banda for desconhecida, há que no mínimo lhe pagar as deslocações, um garrafão, umas assaundes e uns trocos para as cordas das guitarras. Mas num festival grande, não são convidadas bandas pequenas... eu pelo menos não encaro os firstborn como isso (para me referir ao vagos transacto), ou Crushing Sun (este ano).
Sim, há-de passar mais ou menos por isso

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes