Gerir Café/Bar

SFU
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jun 01, 2007 8:44 am

Gerir Café/Bar

Mensagempor SFU » terça fev 08, 2011 2:11 pm

Boas!

Estou a pensar abrir um negócio na área da restauração, restaurante não, porque implica muitos recursos humanos e outros; mas um café será uma hipótese viável. Gostava de saber se alguém tem um café e que relatasse a sua experiência, os prós e contras de abrir um negócio deste tipo. Como gerir e explorar bem um café?

Obrigado pelos vossos comentários :)

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: Gerir Café/Bar

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » terça fev 08, 2011 2:45 pm

Ontem diziam na TV que diariamente fecham 4 cafés/restaurantes por falta de liquidez.
Se queres mesmo abrir um bar de metal, acho que tens de ter em conta a localização e se nessa zona vais ter suficiente e regular clientela que te permita manter o espaço aberto.
Pessoalmente acho que falta um bar de metal tipo Eddie's Bar (Algarve) ou Art Rock (Loures) em Lisboa. Um espaço simples e descontraído onde passem rock/metal mas também jogos de futebol e dê para se estar na palheta. :)

Floresta
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

Mensagempor Floresta » terça fev 08, 2011 2:54 pm

O Void acho que era dono de um café. E tinha prometido galões grátis ao pessoal, tudo a ser servido por uma senhora bem jeitosa :mrgreen:

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » terça fev 08, 2011 3:36 pm

paulo figueiredo Escreveu:Ontem diziam na TV que diariamente fecham 4 cafés/restaurantes por falta de liquidez.
Se queres mesmo abrir um bar de metal, acho que tens de ter em conta a localização e se nessa zona vais ter suficiente e regular clientela que te permita manter o espaço aberto.
Pessoalmente acho que falta um bar de metal tipo Eddie's Bar (Algarve) ou Art Rock (Loures) em Lisboa. Um espaço simples e descontraído onde passem rock/metal mas também jogos de futebol e dê para se estar na palheta. :)

Isso e uma coisa que tenho reparado em muitos bares de culto ao Metal, é o facto de em vez de se manterem fieis à música que representam, mantém-se fieis ao tipo de clientela que aparece naquele dia.

À pala disso vi muitos "bares", no meu caso, de Heavy Metal e Hard Rock, a começarem lindamente, com música excelente com clientela adulta e cheia de dinheiro nos bolsos e em coisa de meses tornarem-se em cresces de pré-adolescentes a passar Dimmu Borgirs e metalcores e essas merdas que ninguém aguenta ouvir num bar de HR/HM só porque quem estava lá naquele dia eram miudos desses. Miudos que em grande parte gastam 5€ em bebida e em matrecos (se houver) e depois bazam antes da meia noite. Depois o bar afugenta a clientela adulta (que muita já não volta) e fica dependente de 6 ou 7 putos ranhosos que nem é habitual aparecerem frequentemente. E pronto, é assim que se fode um bom negócio - Quando os bares nocturnos viram cresces quando os donos pensam que conseguem fazer daquilo galinha de ovos de ouro da noite para o dia.

E depois pronto, quando os putos(que bebem MENOS que os adultos, logo gastam menos) desaparecem porque encontraram outro sitio e o bar em questão fica às moscas, das duas uma, ou fecham portas, ou começam a passar kuzomba e essas coisas.

Vi este tipo de coisas a acontecer no Santuário do Rock e noutros bares aqui de Setúbal - quando a casa fica cheia de menores de 18, a noite acaba antes das 00:00h, porque muitos têm de apanhar transportes pa casa e pronto, é dinheiro contado para uma cervejita ou duas e o resto é para ir pa casa. Quando tens uma casa cheia de gente adulta tens alcool sempre a sair e festa garantida para lá da meia-noite. E o bar tem o seu tema e tem de ser fiel até ele até ao fim. Senão tens sempre gente a chegar a porta e a torcer o nariz na incerteza de entrar ou não "Eh pa, deixa la ver que som tão a passar e que tipo de malta é que aí está, senão vou-me embora".

Acho que um dono de qualquer bar tem de fazer é apontar para aquilo que dá mais dinheiro a longo prazo. Não é da noite para o dia que se faz um bom bar. Um bar onde as pessoas gostam sempre de ir é um bar que fuja à regra, seja incomum, original, diferente e que dê à clientela um sentimento de segurança na sua exclusividade. Claro que o bar tem de estar bem situado e essas coisas, mas o objectivo deve ser sair o maior numero de alcool por noite possível e atrair a clientela que bebe mais. E não há melhores gastadores de alcool do que a gente! :twisted:

É a minha opinião, claro. Mas boa sorte com isso, pode ser que lá apareça! :cheers:

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça fev 08, 2011 3:51 pm

Então não há adultos que gostem de dimmu borgir e metalcore?
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » terça fev 08, 2011 4:01 pm

Um buraco deste tipo, com uma razoável localização, com um bom hard rock / heavy metal e quando o ambiente se proporcionar coisas mais pesadotas dá perfeitamente.
Imagem

E nem era preciso muito, cerveja vinho e tremoços. Bifanas em dias especiais :lol:

Agora, quando querem fazer discotecas ao som de dimmu borgir, A7X, Korn etc... a não ser que estejam no meio dos bares na Praia da Rocha (o triste diagonal para quem não conhece) é insucesso garantido.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » terça fev 08, 2011 5:26 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:Então não há adultos que gostem de dimmu borgir e metalcore?

Estou a falar em específico de bares de HM/HR cuja passagem de música desse carisma é considerada heresia imediatamente purgável com fogo e aço! :evil:

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » terça fev 08, 2011 7:17 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:Então não há adultos que gostem de dimmu borgir e metalcore?

Não
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça fev 08, 2011 7:30 pm

Vooder, por favor.

Por mim sou a favor desses bares. Desde que não passem o random disco/house/kizomba eu aprovo, seja bar metal/rock/core/jazz/fado. Bem, fado não que é chato um gajo ter de se calar quando os gajos vão cantar.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » terça fev 08, 2011 8:03 pm

Olha, afinal está vivo, e continua com as baboseiras.

Gostaria de saber qual é o bar que toca dimmu borgir e metalcore, Venon já tens idade para sair à noite?

Boa sorte aí para o café/bar, para mim, desde que tenha bom ambiente e a bebida tenha preços em conta, estou tranquilo.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » terça fev 08, 2011 9:26 pm

Venøm Escreveu:Vi este tipo de coisas a acontecer no Santuário do Rock e noutros bares aqui de Setúbal - quando a casa fica cheia de menores de 18, a noite acaba antes das 00:00h, porque muitos têm de apanhar transportes pa casa e pronto, é dinheiro contado para uma cervejita ou duas e o resto é para ir pa casa. Quando tens uma casa cheia de gente adulta tens alcool sempre a sair e festa garantida para lá da meia-noite. E o bar tem o seu tema e tem de ser fiel até ele até ao fim. Senão tens sempre gente a chegar a porta e a torcer o nariz na incerteza de entrar ou não "Eh pa, deixa la ver que som tão a passar e que tipo de malta é que aí está, senão vou-me embora

Em defesa dessa "nobre" e mui simpática casa que é o santuario. (lol)
Spoiler: Mostrar
Vou ao santuário com uma certa regularidade desde que aquilo abriu e não noto que o facto de terem optado por uma sonoridade ligeiramente mais generalista (mas sempre dentro do rock/metal) os tenha prejudicado, antes pelo contrario. Eu próprio já estava um pouco farto daquilo numa fase em que era praticamente so 80s(rock/metal) e agora quando saio para Almada quero sempre ir la beber uma birra, a cima de tudo pelo ambiente descontraído e "sem merdas".
É raro ir lá e aquilo estar as moscas e se o está é porque é um dia de semana ou um Domingo (e acabam por estar la sempre meia dúzia de gatos pingados).

Quando aquilo abriu era praticamente só Rock Classico/Hard Rock/Heavy Metal e de vez em quando cenas mais pesadonas tipo Thrash e Death Metal (que pelo menos a mim parece-me que agora cortam um bocado). Com o tempo é normal que tenham percebido que ha determinados sons que atraem mais clientela e ajudam a criar ambiente.
Não acho que o santuário esteja a perder qualidade nem clientela, antes pelo contrario e não são mais ou menos "fieis" ao Rock/metal (seja lá isso o que for) por tentarem conjugar vários estilos. Têm um "horário" semanal na porta a dizer quem vai passar som e em que dia (e mantêm o pessoal informado via facebook) e o pessoal ja sabe +/- que tipo de som passa cada dj, convidam sempre pessoal "de fora" (que acaba por nao o ser pq tb passam la a vida :P ) para passar som e tornar aquilo menos "monótono".

Eu pessoalmente nao tenho grande paciência para Heavy metal do mais tradicional, odeio power metal e nao simpatizo muito com rock dos 80s no entanto nao é por ir la nessas noites que nao me divirto (e acabam sempre por passar uma ou outra que me puxa mais ou que me faz lembrar quando era mais novo e a fase Iron Maiden = Life!; ou que já bêbado é fixe de ouvir ).

Tens o Doctor Rocker/Marquitos que passa Rock e Metal de todas as qualidades e feitios (mais virado para os 70s/80s), o Zé que costuma passar grunge e rock dos 90s e cenas tipo QOTSA e por ai, o Luis que deve ser a razão de tanta comichão que ja passa umas metalcoresadas, tool e bastante nu metal. Depois tens ainda o Dj Goblin que é bastante ecléctico podendo passar assim muito rápido e de seguida Black Sabath - The prodigy- Slayer - A perfect Circle e no entanto tem SEMPRE a casa cheia com malta das mais variadas idades e "tribos".

Agora se estas a espera de ir a um bar estar lá a noite toda e só ouvires bandas que gostas, mais vale ficares em casa.

:arrow:
Não percebi se a tua ideia era abrir um cafe/bar "normal" ou uma cena Rock/metal. Eniuei, ha que ter em conta:

- Se vais abrir o estabelecimento num local de muito movimento/animação nocturna ou mais escondido.
- Possível concorrência na área.
- Publico alvo mais ou menos abrangente (se queres um bar so para rockeiros metaleiros, ou uma coisa não so para fas mas também para pessoal que possa eventualmente simpatizar com o espaço/ambiente que nao seja propriamente um "headbanger").
- Tenta criar diferentes "atracções" e actividades. Desde festas disto ou daquilo, ao convite do Dj x ou y, sorteio de bilhetes etc...
- Aceita promover bandas/revistas/lojas/etcc no bar (nao caias no erro de passar o cd de todas as bandas manhosas que lá aparecem com uma demo e te pedem pa passar o som, mas podes por la cartazes quando houver concertos e isso (fala com promotoras e outros espaços e establece parcerias).
- Caso haja concorrência e se os gerentes dos outros bares se mostrarem porreiros tentem criar uma especie de equipa em vez de rivalizarem uns com os outros. Por exemplo, convida o Dj do outro bar pa ir passar som ao teu e Vice-versa.
- Divulga o bar em redes sociais.
- É muito importante que o teu bar tenha um "q" de unico. Não sei se já foste ao santuario por exemplo, mas aquilo lá dentro é isso mesmo "Um Santuário ao Rock", tal como o Eddies. O Covil tb esta decorado de acordo com um conceito e isso favorece bastante o bar.
Última edição por pantufa em terça fev 08, 2011 9:59 pm, editado 3 vezes no total.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » terça fev 08, 2011 9:43 pm

pantufa Escreveu:
Venøm Escreveu:Vi este tipo de coisas a acontecer no Santuário do Rock e noutros bares aqui de Setúbal - quando a casa fica cheia de menores de 18, a noite acaba antes das 00:00h, porque muitos têm de apanhar transportes pa casa e pronto, é dinheiro contado para uma cervejita ou duas e o resto é para ir pa casa. Quando tens uma casa cheia de gente adulta tens alcool sempre a sair e festa garantida para lá da meia-noite. E o bar tem o seu tema e tem de ser fiel até ele até ao fim. Senão tens sempre gente a chegar a porta e a torcer o nariz na incerteza de entrar ou não "Eh pa, deixa la ver que som tão a passar e que tipo de malta é que aí está, senão vou-me embora

Em defesa dessa "nobre" e mui simpática casa que é o santuario. (lol)
Spoiler: Mostrar
Vou ao santuário com uma certa regularidade desde que aquilo abriu e não noto que o facto de terem optado por uma sonoridade ligeiramente mais generalista (mas sempre dentro do rock/metal) os tenha prejudicado, antes pelo contrario. Eu próprio já estava um pouco farto daquilo numa fase em que era praticamente so 80s(rock metal) e agora quando saio para Almada quero sempre ir para la, a cima de tudo pelo ambiente descontraído e "sem merdas".
É raro ir lá e aquilo estar as moscas e se o está é porque é um dia de semana ou um Domingo (e acabam por estar la sempre meia dúzia de gatos pingados).

Quando aquilo abriu era praticamente só Rock Classico/Hard Rock/Heavy Metal e de vez em quando cenas mais pesadonas tipo Thrash e Death Metal (que pelo menos a mim parece-me que agora cortam um bocado). Com o tempo é normal que tenham percebido que ha determinados sons que atraem mais clientela e ajudam a criar ambiente.
Não acho que o santuário esteja a perder qualidade nem clientela, antes pelo contrario e não são mais ou menos "fieis" ao Rock/metal (seja lá isso o que for) por causa disso. Têm um "horário" semanal na porta a dizer quem vai passar som e em que dia e o pessoal ja sabe +/- que tipo de som passa cada dj, convidam sempre pessoal "de fora" (que acaba por nao o ser pq tb passam la a vida :P ) para passar som e tornar aquilo menos "monótono".

Eu pessoalmente nao tenho grande paciência para Heavy metal do mais tradicional, odeio power metal e nao simpatizo muito com rock dos 80s no entanto nao é por ir la nessas noites que nao me divirto (e acabam sempre por passar uma ou outra que me puxa mais ou que me faz lembrar quando era mais novo e a fase Iron Maiden = Life!; ou que já bêbado é fixe de ouvir ).

Tens o Doctor Rocker/Marquitos que passa Rock e Metal de todas as qualidades e feitios (mais virado para os 70s/80s), o Zé que costuma passar grunge e rock dos 90s e cenas tipo QOTSA e por ai, o Luis que deve ser a razão de tanta comichão que ja passa umas metalcoresadas, tool e bastante nu metal. Depois tens ainda o Dj Goblin que é bastante ecléctico podendo passar assim muito rápido e de seguida Black Sabath - The prodigy- Slayer - A perfect Circle e no entanto tem SEMPRE a casa cheia com malta das mais variada idades.

Agora se estas a espera de ir a um bar estar lá a noite toda só ouvires bandas que gostas, mais vale ficares em casa.

Pá eu falei do Santuário e meti-o no mesmo saco mas aquilo que disse ali em cima era a falar no geral. (É o que dá escrever à pressa). Não tenho nada de negativo a acrescentar em relação ao Santuário, muito pelo contrário adoro lá ir, principalmente quando está a casa cheia.

O Santuário teve uma fase em que passou muita dessa musica mais comercial em que só lá estavam meia dúzia de papo secos entre os 16/18. Depois, tmb um bocado à pala disso deixei de lá ir durante uns tempos. Mas agora quando voltei aquilo voltou em grande à velha sonoridade. Estava a casinha cheia de malta que bebe e realmente estava a passar o som típico da casa. Longe de mim estar aqui com a intenção de desdenhar desses Black Metals comerciais e dos Metalcores, mas essas músicas têm um lugar próprio fora de bares de Heavy Metal e Hard Rock, e foi isso, e apenas isso que quis dizer ali em cima.

E Sim, neste momento partilho da tua opinião, o Santuário é o perfeito exemplo, neste momento, do que eu acho um bom bar fiel ao seu tema.

Os tais outros bares maus, não vou estar aqui a mencionar nomes, mas se querem um exemplo, perguntem a qualquer pessoa de Setúbal pelo Botas, o Desassossego, o Escadinhas e o come .come(que é um bom exemplo do que expliquei no meu primeiro post, pois caminha para lá) que eram bares porreiros de Rock e transformaram-se em cresces. Então o Botas, ui, passa agora kizomba, é triste, ainda me lembro de lá ir e aquilo estar cheio de "gadelhudos". :mrgreen:

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » terça fev 08, 2011 9:46 pm

Infelizmente nunca fui a um bar deste tipo mas estou convencido que será uma tarefa algo complicada, a de agradar a gregos e troianos. Há que encontrar uma coisa que seja do agrado da maioria e, de quando em vez, por coisas mais "alternativas".

Agora se tiveres um bar com um espaço porreiro, preços porreiros e bom ambiente acho que há condições para a coisa subsistir.

Como disse o Venom, é pensar a longo-prazo. Crescimento lento mas sustentado.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » terça fev 08, 2011 9:53 pm

Venom, não estava a "cascar" em ti. Basicamente não tenho mais nada para fazer então apeteceu-me fazer uma apologia desse estabelecimento de respeito que é o Santuário. :cheers:

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » terça fev 08, 2011 10:16 pm

pantufa Escreveu:Venom, não estava a "cascar" em ti. Basicamente não tenho mais nada para fazer então apeteceu-me fazer uma apologia desse estabelecimento de respeito que é o Santuário. :cheers:

Eu percebi, na boa. :mrgreen:
só não queria estar aqui a fazer de gajo que só quer que se passe o som dele. Longe disso, apenas dei exemplos, usei o Santuário como um pró e os outros que já mencionei como contras. É obvio que se deve diversificar desde que não se fuja do tema e da clientela habitual. Aquilo que quis dizer foi que um clube ou bar com uma temática demasiado flexivel acaba por atraír menos gente para além do pessoal arrivista, em muitos casos mais novo. E aproveito para dizer, antes que me apedrejem, que também não tenho nada contra malta mais nova, também já fui um desses miudos que mencionei e na altura andava na noite ate a meia noite e tinha dinheiro contado para conseguir gastar na noite e nos transportes para casa, senão não tinha onde ficar nem como voltar, e depois ainda levava um tabefe se não dormisse em casa. De certeza que é o cenário da maioria dos jovens, mas que pronto, passa com a idade. Era isso que queria dizer no que diz respeito a adultos/miúdos. A malta crescida ou os jovens que já conseguem fugir aos tentáculos dos pais são os que dão mais dinheiro aos bares à noite. :cheers:

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes