O Teu 13º Mês Não Existe -FAZ AS CONTAS (VERDADE OCULTA)
Os ingleses pagam à semana e claro, administrativamente é uma seca!
Mas ... diz-se que há sempre uma razão para as coisas!
Ora bem, cá está um exemplo aritmético simples que não exige altos conhecimentos de Matemática mas talvez necessite de conhecimentos médios de desmontagem de retórica enganosa. Que é esta que constroi mitos paternalistas e abençoados que a malta mais pobre, estupidamente atenta e obrigada, come sem pensar!
Uma forma de desmascarar os brilhantes neo-liberais e os seus técnicos (lacaios) que recebem pensões de ouro para nos enganarem com as suas brilhantes teorias...
Fala-se que o governo pode vir a não pagar aos funcionários públicos o 13º mês.
Se o fizerem, é uma roubalheira sobre outra roubalheira.
Perguntarão.... porquê???
Respondo: Porque o 13º mês não existe.
O 13º mês é uma das mais escandalosas de todas as mentiras do sistema capitalista,
e é justamente aquela que os trabalhadores mais acreditam.
Eis aqui uma modesta demonstração aritmética de como foi fácil enganar os trabalhadores.
Suponhamos que você ganha € 700,00 por mês. Multiplicando-se esse salário por 12 meses, você recebe um total de € 8.400,00 por um ano de doze meses.
€ 700*12 = € 8.400,00
Em Dezembro, o generoso patrão cristão manda então pagar-lhe o conhecido 13º mês.
€ 8.400,00 + 13º mês = € 9.100,00
€ 8.400,00 (Salário anual) + € 700,00 (13º mês) = € 9.100 (Salário anual mais o 13º mês)
O trabalhador vai para casa todo feliz com o patrão.
Agora veja bem o que acontece quando o trabalhador se predispõe a fazer umas simples contas que aprendeu no 1º Ciclo:
Se o trabalhador recebe € 700,00/mês e o mês tem quatro semanas, significa que ganha por semana € 175,00.
€ 700,00 (Salário mensal) : 4 (semanas do mês) = € 175,00 (Salário semanal)
O ano tem 52 semanas. Se multiplicarmos € 175,00 (Salário semanal) por 52 (número de semanas anuais) o resultado será € 9.100,00.
€ 175,00 (Salário semanal) x 52 (número de semanas anuais) = € 9.100.00
O resultado acima é o mesmo valor do Salário anual mais o 13º mês
Surpresa, surpresa ? Onde está portanto o 13º Mês?
A explicação é simples, embora os nossos conhecidos líderes nunca se tenham dado conta desse facto simples.
A resposta é que o patrão lhe rouba uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco semanas o patrão só paga quatro semanas)
o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.
No final do ano o generoso patrão presenteia o trabalhador com um 13º mês, cujo dinheiro saiu do próprio bolso do trabalhador.
Se o governo retirar o 13º mês aos trabalhadores da função pública, o roubo é duplo.
Daí que, como palavra final para os trabalhadores inteligentes. Não existe nenhum 13º mês.
O patrão apenas devolve o que sorrateiramente lhe surrupiou do salário anual.
Conclusão: Os Trabalhadores recebem o que já trabalharam e não um adicional.
Assunto: 13º Mês
- cacildo
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quinta jul 21, 2005 5:03 pm
- Contacto:
Assunto: 13º Mês
Isto chegou-me hoje ao e-mail...
I.B.A. International Bastard Association
REMEMBER!! Once a bastard, allways a bastard!
Bockiis Supremus - Saboriium Autenticus est!
-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm
Re: Assunto: 13º Mês
o problema é que um mês não tem 4 semanas duh
- cacildo
- Metálico(a) Supremo(a)
- Contacto:
p41nk1ll3r Escreveu:o problema é que um mês não tem 4 semanas duh
o gajo diz...
pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco semanas o patrão só paga quatro semanas) o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.
-
- Ultra-Metálico(a)
Tu és pago ao mês, não és pago à semana. O gajo está a implicar é que és pago à semana mas só recebes tudo no final do mês.
Sim que nuns meses podes trabalhar mais um ou dois dias, mas no teu contracto de trabalho não acordaste uma jorna.
Sim que nuns meses podes trabalhar mais um ou dois dias, mas no teu contracto de trabalho não acordaste uma jorna.
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
O mês tem 5 semanas? Ou tem 4 semanas e um dia?
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

-
- Ultra-Metálico(a)
4 semanas
4 semanas e 1 dia (fevereiro em ano bisexto)
4 semanas e 2 dias novembro, abril, junho e setembro
4 semanas e 3 dias os restantes
4 semanas e 1 dia (fevereiro em ano bisexto)
4 semanas e 2 dias novembro, abril, junho e setembro
4 semanas e 3 dias os restantes
- cacildo
- Metálico(a) Supremo(a)
- Contacto:
p41nk1ll3r Escreveu:Tu és pago ao mês, não és pago à semana. O gajo está a implicar é que és pago à semana mas só recebes tudo no final do mês.
Sim tudo bem, eu não estou a dizer que aquilo faz sentido ou não, apenas queria que me explicassem se isso faz sentido ou não... lol Alguem que perceba de código laboral ou assim, porque por exemplo, há empresas que te dizem, apesar de os valores serem fictícios, isto já aconteceu cmg e vinha no contracto, "vai ganhar 700 por mês/2,875€ à hora..." Logo presumo que as coisas não sejam apenas, "no teu contracto de trabalho não acordaste uma jorna."
- O mês tem uma média de 30.42 dias (365 dias do ano ...a dividir por 12 meses dá 30.42)
-
- Ultra-Metálico(a)
cacildo Escreveu:p41nk1ll3r Escreveu:Tu és pago ao mês, não és pago à semana. O gajo está a implicar é que és pago à semana mas só recebes tudo no final do mês.
Sim tudo bem, eu não estou a dizer que aquilo faz sentido ou não, apenas queria que me explicassem se isso faz sentido ou não... lol Alguem que perceba de código laboral ou assim, porque por exemplo, há empresas que te dizem, apesar de os valores serem fictícios, isto já aconteceu cmg e vinha no contracto, "vai ganhar 700 por mês/2,875€ à hora..." Logo presumo que as coisas não sejam apenas, "no teu contracto de trabalho não acordaste uma jorna."
não sei quantas horas por dia, nem quantos dias por semana trabalhas mas, se tens isso, faz as contas e vai reclamar, ou não.
- cacildo
- Metálico(a) Supremo(a)
- Contacto:
p41nk1ll3r Escreveu:cacildo Escreveu:p41nk1ll3r Escreveu:Tu és pago ao mês, não és pago à semana. O gajo está a implicar é que és pago à semana mas só recebes tudo no final do mês.
não sei quantas horas por dia, nem quantos dias por semana trabalhas mas, se tens isso, faz as contas e vai reclamar, ou não.
Neste momento não tenho nenhum problema desses sou freelancer (recibos verdes por recibos verdes, ao menos assim recebo o que peço e peço pelo que trabalho), foi um part-time que não durou muito tempo.. só referi o caso porque sei que existem coisas assim...
EDIT:
entretanto sobre este mesmo mail alguem respondeu o seguinte:
"Um trabalhador não ganha 175€ por semana mas sim 160€:
- O mês tem uma média de 30.42 dias (365 dias do ano ...a dividir por 12 meses dá 30.42)
- se recebe 700€ por mês, logo o trabalhador ganha 700€/30.42 = 23€ por dia
- se uma semana tem 7 dias, logo o trabalhador ganha 23€*7 = 161 euros por semana
- se o ano tem 52 semanas, logo o trabalhador ganha 161€*52 = 8372 € por ano
- Assim, os 8372€ por ano pagos à semana ainda são menores que os 8400€ por ano pagos ao mês
O problema é que no cálculo insistem que o mês tem 4 semanas quando calculam o valor a receber por semana mas o mês tem 4 semanas + 2 dias e meio. É claro que recebíamos mais se a conversão do nosso ordenado mensal para ordenado semanal fosse uma divisão por 4, mas isso é outro "Se"..."
Mas denoto já um erro, não creio que se possa dizer que o trabalhador ganha 23x7, acho que partimos todos do principio que ele trabalha os normais 5, ou quanto muito 6, dias da semana laboral
-
- Ultra-Metálico(a)
isso foi só um cálculo para desmentir o outro. O outro dividia o mês em 4 semanas este dividiu essas semanas em dias. Se fosse meter só os dias úteis ainda dava um ordenado menor.
- cacildo
- Metálico(a) Supremo(a)
- Contacto:
p41nk1ll3r Escreveu:sim esse é outro
Contudo continuo a achar que o alerta para o facto de que se as contas fossem feitas não ao bolo mas às fatias que o 13º mês seria realmente um ordenado a mais...
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
Cálculo ao nanosegundo já!
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Também me parece que o mail original está errado, embora confesse que quase me apanhou à 1ª leitura. Tem a sua lógica até certo ponto, mas perde-se pois na prática o salário que recebemos por mês é o anual bruto, a dividir por 12 mais o 13º mês. É assim que se devem fazer as contas (penso eu, até fiquei confuso outra vez depois de este tópico outra vez). Se assim for, as contas fazem-se da mesma forma cá e no Reino Unido, só o método de pagamento é que difere.
- [BR11]
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
- Contacto:
já agora, sendo rigorosos, o ano tb não tem só 52 semanas... 

OrDoS Escreveu:Tem a sua lógica até certo ponto, mas perde-se pois na prática o salário que recebemos por mês é o anual bruto, a dividir por 12 mais o 13º mês. É assim que se devem fazer as contas (penso eu, até fiquei confuso outra vez depois de este tópico outra vez).
Exacto. Se tivermos um trabalho certo, a laborar normalmente entre 20 a 22 dias por mês, não podemos cair no erro de calcular por semanas. Mas posso estar enganado...
Artigo 261.º
Modalidades de retribuição
3 – Para determinar o valor da retribuição variável, quando não seja aplicável o respectivo critério, considera-se a média dos montantes das prestações correspondentes aos últimos 12 meses, ou ao tempo de execução de contrato que tenha durado menos tempo.
E atenção que o 13º mês é referente ao subsídio de Natal, um direito proveniente do Estado Social e não de políticas neoliberais.
Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes