Colecções - cuidados, manias, obsessões...

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Colecções - cuidados, manias, obsessões...

Mensagempor Opuskulo » segunda ago 02, 2010 2:26 am

Algo que caracteriza os fãs de metal é a sua dedicação e avidez relativamente à sua colecção de discos (sejam cds, vinis ou k7). Bem sei que actualmente a colecção de discos de muito boa gente resume-se a um disco rígido de 500 GB de ficheiros e tralha que jamais vai ser ouvida. Eu, e com todo o orgulho, acredito que a música tem de ocupar o seu espaço na prateleira, tem de se sentir ao toque, tem de ter cheiro, forma, história e personalidade (ok, sou um romântico...). Tendo o coleccionismo de discos como uma paixão, obviamente que a minha colecção tem um valor inestimável (físico e sentimental), sendo obviamente alvo de alguma atenção redobrada, isto também de forma a gerir um volume de material considerável que cresce diariamente. Basicamente mantenho a minha colecção escrupulosamente organizada por ordem alfabética, mantenho actualizada uma base de dados com tudo aquilo que tenho, periodicamente dou volta aos discos de forma a limpar e trocar caixas partidas e tento mantê-los o máximo protegidos. Ok, estas são algumas das minhas manias enquanto coleccionador de música. E vocês, qual a dedicação que dão a este vício/paixão? Quais os maiores cuidados que têem com a vossa colecção? Quais aquelas manias típicas de um verdadeiro "nerd" ? Partilhem...

Já agora, seria curioso publicarmos por aqui fotos das respectivas colecções...o pessoal gosta de se babar... :mrgreen:

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Re: Colecções - cuidados, manias, obsessões...

Mensagempor tampinhas13 » segunda ago 02, 2010 10:02 am

já existe tópico, as preciosidades das nossas coleções :roll:

viewtopic.php?f=2&t=219
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Opuskulo » segunda ago 02, 2010 10:04 am

tampinhas13 Escreveu:já existe tópico, as preciosidades das nossas coleções :roll:

Acho que são tópicos diferentes...no que mencionaste acho que o que se pretende é mais o pessoal mostrar aqueles itens que considera uma preciosidade na sua colecção...

darkiske
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 21, 2006 10:41 pm

Mensagempor darkiske » segunda ago 02, 2010 10:25 am

Opuskulo, são maneira de sentir a música de forma diferente. Alguém com 500 gigas de música pode apreciá-la tanto como alguém com 5000 cd's. O que me dá impressão é a desvalorização que se dá à música, como sendo algo completamente garantido.

Eu tenho os meus álbuns por género. Começa no hard rock, a seguir o heavy metal, power metal, folk metal, death melódico, black metal, metal variado(gótico, death, grind, experimental, progressivo), depois o rock progressivo, o indie rock, acabando nos cantores compositores.

Já organizei por ordem alfabética e até por cores, mas prefiro como está agora.

Além disso, tenho sempre à volta de 100 álbuns num sítio específico em modo play-list.

ah, e estou a tentar elaborar uma lista do que tenho no rateyourmusic.com, mas tenho preguiça de a completar.
Última edição por darkiske em segunda ago 02, 2010 10:33 am, editado 1 vez no total.
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » segunda ago 02, 2010 10:31 am

Não tenho grandes manias. Organizo alfabeticamente e dentro de cada banda cronologicamente.
Tento manter uma base de dados organizada, com informações +/- detalhadas de cada artigo: formato, edição, data da compra, local da compra, quanto paguei e afins.

Eventualmente vou comprar capas de plástico individuais para proteger os CDs do pó, cho que na Makro há disso.

Ah, de referir que não tenho obsessão em obter diferentes versões da mesma edição e por muito que adore Black Sabbath, não vou andar a torrar o meu dinheiro todo em primeiras edições. Acho que em muitos casos o coleccionismo leva a melhor sobre o gosto pela música.
Wine, women and song.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda ago 02, 2010 10:40 am

Algumas das coisas "sem preço" por aqui...
Imagem
Deathspell Omega - Disciples of the Ultimate Void : Demo Drakkar Productions
Deathspell Omega - Infernal Battles :Northern Heritage
Deathspell Omega - Clandestine Blaze / Deathspell Omega :Northern Heritage
Deathspell Omega - Sob A Lua Do Bode / Demoniac Vengeance :End All Life
Deathspell Omega - Mütiilation / Deathspell Omega :End All Life
Deathspell Omega - Inquisitors of Satan :Northern Heritage
Deathspell Omega - Si Monumentum Requires, Circumspice :Norma Evangelium Diaboli
Deathspell Omega - Si Monumentum Requires, Circumspice LP :Norma Evangelium Diaboli
Deathspell Omega - From the Entrails to the Dirt LP :End All Life
Deathspell Omega - Kénôse :Norma Evangelium Diaboli
Deathspell Omega - Crushing the Holy Trinity 3xcd :Northern Heritage
Deathspell Omega - Fas - Ite, Maledicti, in Ignem Aeternum : Norma Evangelium Diaboli
Deathspell Omega - Manifestations 2000-2001 : Northern Heritage
Deathspell Omega - Manifestations 2002 : Northern Heritage
Deathspell Omega - Veritas Diaboli Manet in Aeternum : Chaining the Katechon : Norma Evangelium Diaboli
Deathspell Omega - Mass Grave Aesthetics : Norma Evangelium Diaboli
Deathspell Omega - Vinyl Box : Norma Evangelium Diaboli
Imagem
Blut aus Nord-Ultima Thulée-Reedição da Candlelight
Blut aus Nord-Memoria Vetusta I: Fathers of the Icy Age-Reedição da Candlelight
Blut aus Nord-The Mystical Beast of Rebellion-Edição da Oaken Shield/Adipocere
Blut aus Nord-The Work Which Transforms God-È o meu album preferido da banda tenho as duas edições a original da Appease Me... e a reedição da Candlelight
Blut aus Nord-MoRT-Edição da Appease Me...
Blut aus Nord-Odinist-The Destruction of Reason by Illumination-Edição da Appease Me..
Blut aus Nord-Memoria Vetusta II: Dialogue with the Stars-Edição da Candlelight
Blut aus Nord-What Once Was... Liber I (Lp)-Edição limitada da Debemur Morti
Imagem
Abigor, o demonio austriaco tambem tem o seu espaço no Asilo.
Abigor-Verwüstung/Invoke the Dark Age, Napalm Records
Abigor-Nachthymnen (From the Twilight Kingdom), Napalm Records
Abigor-Opus IV, Napalm Records
Abigor-Verwüstung e Opus IV, DCD Napalm Records
Abigor-Apokalypse, Napalm Records
Abigor-Supreme Immortal Art, Napalm Records
Abigor-Channeling the Quintessence of Satan, Napalm Records
Abigor-In Memory, Napalm Records
Abigor-Satanized (A Journey Through Cosmic Infinity), Napalm Records
Abigor-Fractal Possession, End All Life Productions
Abigor-Time Is the Sulphur in the Veins of the Saint... ,Digipak End All Life Productions
Imagem
Neurosis-Pain of Mind, reedição da Neurot com cd bonus
Neurosis-Empty, 7´limitado a 2000 copias
Neurosis-The Word as Law, edição original da Lookout Records
Neurosis-Short Wave Warfare, Lp primeira edição
Neurosis-Souls At Zero, edição da Alternative Tentacles
Neurosis-Souls At Zero, reedição da Neurot
Neurosis-Enemy of the Sun, reedição da Neurot
Neurosis-Enemy Live NYC '94, limitado a 500 copias edição original não a reedição da Neurot
Neurosis-Locust Star, Relapse Records
Neurosis-Through Silver In Blood, edição da Relapse cd e Lp
Neurosis-Through Silver In Blood, edição rara em digipak da Iron City
Neurosis-In These Black Days: vol.6, 7´ tributo a Black Sabbath Hydra Records
Neurosis-The Doorway/Threshold, cd single Relapse
Neurosis-The Doorway/Under The Surface, cd single Music For Nations
Neurosis-A Sun That Never Sets-Advance Radio Edits-Relapse
Neurosis-Times of Grace/The Last You´ll Know--Advance Radio Edits-Relapse
Neurosis-Times of Grace, edição da Relapse cd e Lp
Neurosis-Times of Grace reedição da Neurot conjunta com o Grace de Tribes of Neurot
Neurosis-Sovereign edição da Relapse
Neurosis-A Sun That Never Sets edição da Relapse cd e Lp (esta limitada a 500 copias)
Neurosis-A Sun That Never Sets, DVD da Relapse
Neurosis-Official Bootleg.01.Lyon.France.11.02.99, Relapse Records
Neurosis-Official Bootleg.02.Stockholm.Sweden.10.15.99,Relapse Records
Neurosis-Neurosis & Jarboe, Neurot Records
Neurosis-The Eye of Every Storm, edição da Relapse cd slipcase e Lp
Neurosis-Given to the Rising, edição da Neurot Records digipak e Lp (silver edition)
Neurosis-Given To The Rising - Documentary DVD, Neurot Records

E este que embora não seja propriamente Neurosis considero-o um filho bastardo da banda.
Blood & Time - At The Foot Of The Garden, Neurot Records
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
-Tyrant, album em digipak editado pela Gilead Media com mais dois temas em relação ao vinil hard to find da One Eye Records.
-Tyrant, edição remasterizada do album, lançada pela Southern Lord com a capa ligeiramente diferente, sem os extras, sendo que os temas presentes aqui são os mesmos da edição original da O.E.R. .
-Peasant,o segundo album e este novamente com mais duas faixas bonus em relação ao lp da Level Plane Records.
Os temas extra dos dois albuns, estão tambem em alguns ep´s lancados pela banda.
-Kingdoms, TapeBox limitada a 300 unidades com os dois albuns e os extras dos cd bem como mais 8 faixas lancadas pela banda em diversos splits.
THOU-Dwell in the Darkness of Thought and Drink the Poison of Life....edição limitada a 200 copias (red vinyl).
THOU|Black September-Thrive & Decay Split 7´
THOU-Reincarnation Prayer, limitado a 1000 copias
THOU-"Baton Rouge, You Have Much To Answer For", tape limitada a 200 copias...
Imagem
Dissection-The Past Is Alive (The Early Mischief), edição em digipak da Necropolis
Dissection-Maha Kali, Mcd editado pela Escapi Records
Dissection-Reinkaos slipcase com o extra do video Starless Aeon editado pela Black Horizon Music
Dissection-The Somberlain, edição japonesa da Victor Entretaiment
Dissection-The Somberlain, edição original da No Fashion
Dissection-Storm of the Light´s Bane, edição Nuclear Blast, este é na minha opinião um dos mais fantasticos albuns de Metal criados até hoje.
Dissection-Live in Stockholm 2004, edição da Escapi Music
Dissection-Where Dead Angels Die, este é o primeiro shape cd criado pela Nuclear Blast e uma peça de coleção que trás algumas faixas bonus.
Imagem
Dødheimsgard - Kronet Til Konge :Malicious Records
Dødheimsgard - Monumental Possession :Malicious Records
Dødheimsgard - Monumental Possession Tape :Mystic Productions
Dødheimsgard - Satanic Art :Moonfog
Dødheimsgard - Satanic Art Bootleg Picture Disc limitado a 200 (#153) :The Black Hand
Dødheimsgard - 666 International :Moonfog
Dødheimsgard - Supervillain Outcast Promo, sem voz e gravada em 04|05 mostra aquilo que seria o Supervillain anos mais tarde : ....
Dødheimsgard - Supervillain Outcast :Moonfog

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Opuskulo » segunda ago 02, 2010 10:43 am

Bem, afinal sou um desleixado com a minha colecção... :lol:
Organizar por género é algo para o qual nunca tive paciência...até porque há coisas que nem sei onde deveria encaixar. Organizar por cores é novo para mim, mas achei curioso...

Claro que quem tem 500gb de mp3 pode valorizar essa "colecção" da mesma forma que valorizo a minha física...simplesmente um monte de ficheiros para mim nada significa...são só isso, ficheiros..

Já agora, a título de curiosidade, podemos mencionar quantos discos originais compõem a nossa colecção. Abro as hostilidades:
CD - 644
Vinyl - 10 (Estou a reerguer a colecção de vinyl. Por enquanto é muito modesta)
K7 - Não tenho muitas, e as que tenho nem me dei ao trabalho de contar. É um formato que não me diz muito.

darkiske
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 21, 2006 10:41 pm

Mensagempor darkiske » segunda ago 02, 2010 10:55 am

Cd's, suponho que tenha à volta de 800 e mais uns 200 que não dou atenção (cópias, cd's sem capa, música foleira, compras muito baratas compras impulsivas...)

Lp's, meus, devo ter uns 50

k7's, só mixtapes
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda ago 02, 2010 11:08 am

400 e tal cd's
Mais uns quantos vinys, K7's, dvd's, shirts, bandeiras e patchs. No total talvez 500 artigos.

Não tenho hábito de comprar cenas que não gosto só por ser peça rara. Mas quando gosto, tento sempre ter a 1ª edição ou se não conseguir, uma edição com muitos extras, de preferência em digipack. (devo ter à volta de 30% em digipack)
De vez em quando compro um ou outro disco que até nem contava comprar, mas se for muito em conta, compro. (ex. Nostradamus de JP por 2€ novo).

Arrumo apenas por ordem alfabética, e na mesma banda por ordem cronológica, independentemente do estilo.
Tenho base de dados com nome da banda, album, formato, data de edição, editora e só muito recentemente comecei a colocar o preço.

Passo o que vou comprando para .mp3 ou .ogg, pelo que só ouço o album pelos cd's 1 vez, mas faço questão de os ouvir (há ppl quem nem os abre) :shock:

Acho também que quem gosta de música não fica só pelos bits, é como alguém que goste de ler ter uma biblioteca só com fotocópias... dá para ler na mesma, mas… não era a mesma coisa (parafraseando um conhecido anúncio) 8)

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » segunda ago 02, 2010 11:11 am

Em relação á coleção, tenho andado a atualizar uma aos poucos nos ultimos dias no Discogs (já lá estão mais de 500 titulos mais ainda falta muita coisa..), mas muito do material que tenho nem aparece lá e algumas bandas tem as paginas obsoletas, mas mesmo assim para estas coisas de coleção e tal é um dos melhores sites que os mb podem comprar...

Sassequece
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm

Mensagempor Sassequece » segunda ago 02, 2010 11:25 am

CD - 754
Vinil - 96

Ainda comecei a introduzir a minha colecção num desses sites mas rapidamente perdia a paciência.
Utilizo uma folha de excel onde tenho tudo registado (confesso que sou um bocado nerd com o registo de toda a tralha)

MeBathory
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jul 23, 2010 2:45 pm

Mensagempor MeBathory » segunda ago 02, 2010 1:31 pm

Por ordem alfabética, e cronológica para cada banda, e claro a listinha da praxe para não perder o fio à meada. O que compro passo para o meu ipod, acabou-se o tempo do leitor cd's e os kilos de cd's dentro do saco (parecia k levava a casa às costas lol). O que gosto tenho de ter o original, porque tem outro "sabor".
Fazem parte da minha colecçao 643 CD's + K7's, VHS, DVD's, shirts, e alguns vinis uns comprados por mim, mas a grande maioria foi gamada descaradamente ao meu tio (sorry tio), ja com o pai nao tenho tanta sorte porque o gajo é um forreta, e ele também tem uns vinis jeitosos que estou à espera de herdar.
Também gosto muito da minha colecçao de filmes.
E tudo isto é tratado com muito amor e carinho :geek:
Awaiting the exorcist....

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda ago 02, 2010 1:37 pm

De filmes por acaso não ligo nada para ter os originais... apenas séries.

Só para sublinhar, colecção de originais certo? :)
Um amigo meu gabou-se de ter uma colecção de 900 cd's, quando a fui ver, era quase tudo cópias, daquelas com as capas impressas :lol:

MeBathory
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jul 23, 2010 2:45 pm

Mensagempor MeBathory » segunda ago 02, 2010 2:44 pm

Vooder Escreveu:De filmes por acaso não ligo nada para ter os originais... apenas séries.

Só para sublinhar, colecção de originais certo? :)
Um amigo meu gabou-se de ter uma colecção de 900 cd's, quando a fui ver, era quase tudo cópias, daquelas com as capas impressas :lol:

Presumo que a pergunta era para mim. No que me diz respeito, a resposta é sim... ORIGINAIS. Cópias não falo, nem faço contas, alias as copias estao todas em mp3.
Quanto ao teu amigo, pensei que os Cro-magnons estavam extintos, afinal conheces um... és um sortudo. :wink:
E filminhos sabe bem ter os originais de coisas tipo Easy Rider, El dia de la Bestia, Braindead, Evil dead, Laranja Mecanica, Nightmare before Christmas, sexta feira 13, halloween, pesadelos em Elm street, the mask of the red death, house of husher e outros filmes de Corman baseados nas historias de Lovecraft, ou ainda os velhos filmes da hammer.... nao sabe?! A mim sabe! :D
E também gosto de séries, mas dou menos valor, so mesmo os classicos.
A minha santa avozinha comprava ouro para ter um valor seguro, eu é mais Cd's e DVD's . Sou uma moçoila com "muita cabeça!!!! lol
Awaiting the exorcist....

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda ago 02, 2010 2:45 pm

Não, não era para ti, nem para niguém :cheers:

Esse meu amigo não é nenhum cro-magnom, até é por sinal bastante inteligente.
Talvez por ter tido muito trabalho ao longo do tempo a imprimir capas ou a comprar cd's, não se desfaz daquilo não sei... :mrgreen:
Sinceramennte não sei se aquilo terá algum valor... tal como as "nossas" antigas gravações nas k7's... talvez pessoal, nada mais.
Última edição por Vooder [RIP 2011/01/03] em segunda ago 02, 2010 2:49 pm, editado 1 vez no total.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes