Metal vs Hardcore

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Metal vs Hardcore

Mensagempor Aiwass » quinta nov 06, 2003 8:06 pm

Proponho levantar uma questão polémica para muitos, completamente pacífica para outros (eu incluo-me nestes últimos).

A quase eterna e estúpida rivalidade entre Metal e Hardcore - das maiores pragas que grassam no nosso Underground. Em alguns pontos do globo, as duas cenas já estão completamente fundidas numa só, tornando-se num movimento muito mais forte. Sabem porque é que o concerto de Hate Eternal em Portugal foi adiado? Para eles fazerem uma tour americana com Hatebreed.

Em Portugal, o pessoal do Metal só vai a concertos de Metal e o pessoal do HxC só vai a concertos de HxC. Pior ainda: muito pessoal (supostamente) da cena Metal nem sequer vai a concertos.

Ora isto parece-me completamente absurdo tendo em conta as semelhanças e pontos de convergência entre os dois estilos. Não percebo como pode alguém gostar de Slayer e não curtir Hatebreed. Como se gosta de Stampin Ground e não de Exodus. Sim a Pantera e não a Cro-Mags?

Centremo-nos no panorama nacional. Puxo ao debate o Headbanger's Fest - um exemplo de determinação e espírito de iniciativa. Infelizmente, também foi um exemplo de como a cena está a decair, como as pessoas cada vez menos se mobilizam em torno de uma causa.

Correndo o risco de ferir as mentes mais conservadoras, não acham que teria muito mais sucesso um festival mais abrangente? Os Sodom com os Sick Of It All, os Destruction com os Driller Killer, os Satyricon com os Ratos de Porão? O pessoal do Metal iria na mesma, porque estariam lá bandas que adoram, o pessoal do HxC adere sempre em massa... seria um sucesso!

Será que isto é assim tão descabido?
Será que uma cena tão pequena, como é a portuguesa, se pode dar ao luxo de estar de costas voltadas para as suas semelhantes?

Lanço o debate.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta nov 06, 2003 8:22 pm

Tenho alguns discos de RDP, PRO-PAIN e M.O.D., entre outros, mas sempre considerei as bandas de HxC muito básicas. Um tipo ouve duas ou três músicas e sente ali alguma monotonia.
Hoje em dia com a mania das fusões já há muitas cenas interessantes mas o puro Hard Core é demasiado aborecido. Para mim, obvimente.

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Aiwass » quinta nov 06, 2003 8:43 pm

O debate que se pretende com este topic nada tem a ver com gostos pessoais, colecções de discos e "pureza ou impureza" de determinado género.

Contribuições construtivas aceitam-se.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » quinta nov 06, 2003 9:09 pm

Pessoalmente nem tenho grande percepção dessa rivalidade. Mas eu também não dedico muita atenção ao que não me interessa.
Embora ouça pouco hardcore, acho perfeitamente natural misturar as coisas.
E nos (poucos, de facto) concertos a que assisti com bandas de Metal e Hardcore não me lembro de ninguém ter torcido o nariz nem de haver cenas menos educadas.
Por exemplo, quando tivemos cá Hatesphere com The Haunted ou Genocide com Driller Killer.
E falando em Driller Killer, que diriam os puristas do split 7" de Impaled Nazarene/Driller Killer (com Driller Killer a tocar _Gettoblaster_ e Impaled Nazarene a tocar _I couldn't care less_).

No caso particular do HBF: mesmo existindo a tal rivalidade, acho que num evento com tantas bandas como foi o HBF é possivel fazer conviver as duas coisas sem correr o risco de alienar público.
Claro que isto são só opiniões com mais de um ano de atraso..

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta nov 06, 2003 9:27 pm

O debate que se pretende com este topic nada tem a ver com gostos pessoais, colecções de discos e "pureza ou impureza" de determinado género.

Contribuições construtivas aceitam-se.

Para quem colocou tantas questões parece-me que já tinhas as respostas. Assim sendo era escusado lançares debates...

Se leres atentamente o meu post e voltares a ler as tuas perguntas encontras lá as minhas respostas a cada uma delas.
Acho que é assim que funcionam os fóruns mas posso estar enganado.
Para quem se considera "completamente pacífico" acho que aceitaste muito mal uma opinião contrária.
E essa de ser construtivo já tem "barbas".

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » quinta nov 06, 2003 9:33 pm

Bronze, o objectivo era iniciar uma discussão sobre o efeito da tal rivalidade no Underground nacional e não (apenas) sobre os gostos pessoais de cada um. O resto era retórica.

Nomeadamente a questão é:
- Não se devia de apostar mais em eventos mistos (Metal+Hardcore)?
- Será que podemos dar-nos ao luxo de não o fazer?

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta nov 06, 2003 9:42 pm

Raxx7, eu percebi e acho que os nossos gostos pessoais são fundamentais para responder às questões levantadas.
Se eu não aprecio muito Hardcore para que é que me interessa haver eventos mistos!!!? Sinceramente prefiro ver Impaled Nazarene com Khold do que com Driller Killer. Mas isso sou eu, outros como o Aiwass certamente preferem o contrário.

Mas podia ir mais longe e falar de diversos discos que para aí há com meia dúzia de bandas de cada um dos géneros... mas isso seria sair completamente do tema (ou talvez não). :wink:

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » quinta nov 06, 2003 9:49 pm

Claro que os gostos pessoais de cada um são importantes para a discussão. Mas o teu comentário acabou ai..
Qual o interesse dos eventos mistos? Se não for outra coisa o aspecto prático. "assistência" e "dinheiro".
A verdade é que os eventos não se fazem de graça e muitas vezes dão prejuízo. Se fizeres eventos mistos, tens um público potencial maior.
Acho que nunca vi o LeSon tão cheio como no concerto de Driller Killer (e houve dois concertos: um em Coimbra e outro em Linda-a-Velha).
Ou por outro lado, quando à coisa de um ano os Pitch Black se fizerem à estrada e deram uns concertos, a banda que arranjaram para dividir os concertos foi exactamente uma banda de Hardcore (E.A.K.).

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Aiwass » quinta nov 06, 2003 9:59 pm

Bronze, se alguém aceitou mal alguma coisa foste tu. O meu segundo post foi apenas para tentar encaminhar melhor o debate porque, pela tua intervenção, entendo que não fui suficientemente claro.

Ou será que fui? O raxx7 entendeu os meus propósitos.

Também não escrevi em lado nenhum que era "completamente pacífico". Se interpretaste mal as minhas palavras uma vez, não me surpreende que o faças novamente.

Quanto ao que realmente interessa...

O Headbanger's Fest foi apenas um exemplo. Posso dar outro, a recente tour Bonded By Metal Over Europe. Foi um fracasso financeiro tão grande que as bandas foram abandonando à medida que a tour ia decorrendo. Em Portugal pôde-se testemunhar isso.

As vendas de discos são cada vez mais baixas, as bandas só obtêm algum rendimento a tocar ao vivo. No entanto, o público também é cada vez menos. Onde é que isto vai parar?

Talvez não preocupe aqueles que só ouvem música num pc. Eu gosto de ter os cd's e gosto de ouvir e, acima de tudo, sentir a música ao vivo.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta nov 06, 2003 10:11 pm

A nível Underground 100% de acordo. Será possível ter num mesmo espectáculo bandas de dois géneros diferentes mas que facilmente atrairiam público em quantidade suficiente para tornar o espectáculo viável. Certamente muitas bandas de Metal não vem ao nosso país pois assistências de 100-200 pessoas (ou menos) não justificam o investimento. Obviamente que um género como o HxC é perfeitamente compatível. Tanto a nível de som como de público => duplicação de lotação => mais $$$

A outro nível temos o exemplo do festival Ozzfest que mistura bandas consagradas do universo metalico com outras de raiz mais "modernaça". Hoje em dia esse grande festival teria grandes dificuldades em apresentar lucros apenas com Hard & Heavy Metal bands.

Mas os citados Pantera (extintos) ou Slayer não necessitam de qq banda de apoio (HxC ou outra) para esgotarem lotações aqui em Portugal.

Logo a resposta poderá ser Nim...

José Lopes [RIP]

Mensagempor José Lopes [RIP] » sexta nov 07, 2003 12:21 am

Eu não sou grande aperciador de Hardcore, apesar de até gostar de Ratos de Porão. Talvez o facto de bandas de metal tocaram juntamente c/ bandas Hardcore no mesmo evento fosse monetariamente mais viavel. Esse facto não me incomoda nada, mas também não vejo que ai esteja a salvação do underground. Acho que existem muita gente a ficar em casa a ouvir metal em casa em vez de ir a concertos. Se calhar a diferença é que o pessoal do Hardcore é mais pegado à musica que ouve, e vai a concertos.
Uns eventos de bandas de Metal, Hardcore até nem eram mal pensados...

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sábado nov 08, 2003 2:41 am

acho que o Aiwass tem toda a razao . se certos cartazes de metal fossem mais abrangentes , os concertos eram bem mais concorridos de publico . . . nao vejo problema nenhum de ter num cartaz uns satyricon acompanhados de uns driller killer ou cenas do genero . . . acho que o problema passa mais é por 1 questao de " mente aberta " . . .

mnl-stl
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jul 17, 2003 12:04 pm

Mensagempor mnl-stl » segunda nov 10, 2003 12:16 am

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Última edição por mnl-stl em segunda mai 07, 2007 10:14 pm, editado 2 vezes no total.

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm

Mensagempor Quetzalcoatl » segunda nov 10, 2003 11:01 am

O hard core nao me diz absolutamente nada ... Em termos de misturar bandas de hard core e metal?? Penso que nao!
A unica maneira possivel seria num concerto de thrash metal, que e a unica vertente metalica que se inspirou nesse movimento .... ..... ..... .... .... ..... .... e assim sendo sao as bandas de thrash que menos curto !!
Agora ja imaginaram os rolling stones a tocar num mesmo concerto com Abba? :D

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » segunda nov 10, 2003 12:25 pm

pelo menos a percepção q eu tenho da cena toda é q n é bem assim. é verdade q o hardcore e o metal cada vez convergem mais, mas será q esa convergência n se deve a terem tido raizes mais ou menos comuns?

sei q n kerem meter os gostos ao barulho, mas pelo menos para mim, axo dificil gostar-se dum genero tão maçador como o hardcore. assim q oiço um grito hardcore dá-me vontade de me esconder, e dps muitas bandas de hardcore (principalmente no underground), n têm talento nenhum. e pode ser só de mim, mas a maioria da musica hardcore parece-me toda igual.

mas pondo de parte a questao dos gostos... axo q para se organizar eventos (concertos) de bandas de hardcore e metal, se tinha q pegar plo ponto onde os 2 géneros mais se encontram, q é o thrash, ou até em certas ocasiões, o death (como no caso dos hate eternal) q sao géneros q assentam mais na agressividade da musica. pra bandas de por exemplo black, gothic ou doom, fazer concertos compartilhados já n funciona tão bem, pk já são estilos q assentam mais no ambiente da música.

espero q m tenha exprimido bem...

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes