Zeitgeist - o Filme

Avatar do Utilizador
SOUNDVISION
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 69
Registado: quinta dez 13, 2007 10:57 pm
Localização: Vila do conde
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor SOUNDVISION » quarta mar 11, 2009 5:43 pm

Pessoal já viram isto? O homenzinho até parece boa pessoa :rofl:

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Inmist » quarta mar 11, 2009 9:11 pm

Só vi o 1º e achei muito interessante, sobretudo a 1ª parte onde desconhecia alguns pormenores astronómicos relacionados com a religião. A 2ª tem o seu interesse e faz pensar apesar de haver demasiado sensacionalismo, a 3ª é estranha mas até tem alguns pontos interessantes.
Não percebo o porquê de tanto negativismo em relação a este documentário conspiratório... a ideia geral transmitida é a de colocar mais espírito crítico a quem o vê, de fazer as pessoas duvidar das boas intenções religiosas, políticas ou monetárias. Pode até ajudar a diminuir o controlo massivo de pessoas, embora a prisão monetária seja quase essencial para uma vivência em sociedade.
Penso que faria bem a muita gente ve-lo, pelo menos sempre as fazia pensar sobre as coisas e sempre seria melhor que ver os morangos, a MTV ou ler a Maria ou o Record...
"Hate the ones who bring you down"

Avatar do Utilizador
ABGRUND
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 282
Registado: terça fev 14, 2006 1:38 am
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor ABGRUND » quinta mar 12, 2009 12:31 am

BKD. Escreveu:A cena é mesmo essa, é uma contradição...está a haver um zeitgeistismo histérico derivado da falta de sentido crítico de muita gente que vê o documentário. Eu só vi o primeiro, e há bastante tempo (razão pela qual acho um pouco atrasada no tempo toda esta histeria actual), e a ideia que me ficou, foi que o objectivo daquilo nem é fundamentar muito bem as teorias da conspiração deles, mas sim deixar as pessoas suficientemente na dúvida para questionarem as coisas que vêem e ouvem no dia a dia.

O que parece estar a acontecer, é que muita gente está a fazer o contrário do que é o propósito primordial do zeitgeist, e estão a entrar numa espiral quase de seguidismo religioso. Eu assisti há uns dias a uma discussão de café na qual nem quis entrar, e só vos digo, a pessoa que estava a defender/promover o zeitgeist, já espumava da boca e mais parecia um daqueles cristãos fundamentalistas americanos raivosos!!!


O primeiro parágrafo mais uma vez concordo plenamente, enquanto ao segundo parágrafo, também já tive o disprazer a ter que aturar uma "tertúlia" que uns gajos lembraram-se de fazer numa casa onde eu estava (de passagem)... Escusado é de dizer que a "tertúlia" tinha por inicio, meio, e fim, esse tão famijerado zeitgeist, e realmente decepcionou-me bastante a formatação que esses citados indivíduos tinham para com o filme... basicamente fundamentavam todos os seus pensamentos através de ideias retiradas do filme...


Curioso é que eu até cheguei a gostar do filme, apesar de ter conhecimento das falácias, mas após ver repetidas reacções e conversas da treta relacionadas com o dito cujo... passei a ver a coisa de uma forma diferente, é a tal questão, acaba por entrar no erro que supostamente tem por base a sua critica, e as pessoas acabam por, com este meio, não pensar por elas mesmas, aliás tornam-se é fotocópias supérfluas disto e possivelmente nem tentam procurar mais leitura, seja do quesito contra cultural ou, se formos mais a fundo, libertário.
Anywhere out of this world...

Avatar do Utilizador
Eclair
Participante
Mensagens: 13
Registado: quarta mar 11, 2009 1:01 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Eclair » quinta mar 12, 2009 2:13 am

Inmist Escreveu:Só vi o 1º e achei muito interessante, sobretudo a 1ª parte onde desconhecia alguns pormenores astronómicos relacionados com a religião. A 2ª tem o seu interesse e faz pensar apesar de haver demasiado sensacionalismo, a 3ª é estranha mas até tem alguns pontos interessantes.
Não percebo o porquê de tanto negativismo em relação a este documentário conspiratório... a ideia geral transmitida é a de colocar mais espírito crítico a quem o vê, de fazer as pessoas duvidar das boas intenções religiosas, políticas ou monetárias. Pode até ajudar a diminuir o controlo massivo de pessoas, embora a prisão monetária seja quase essencial para uma vivência em sociedade.
Penso que faria bem a muita gente ve-lo, pelo menos sempre as fazia pensar sobre as coisas e sempre seria melhor que ver os morangos, a MTV ou ler a Maria ou o Record...


Ora nem mais...bem que a Maria traz aquela pagina sobre sexo e afins que é sempre interessante ler enquanto se toma uma bica!

Avatar do Utilizador
schemattic
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 406
Registado: terça mai 22, 2007 12:28 am

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor schemattic » quarta mar 18, 2009 3:19 pm

Porque é que vejo tanta gente a falar de falácias e erros de argumentação e até agora ainda não vi ninguém dizer quais?

Eu já vi os dois zeitgeist (o termo é de Heiddeger), gostava de saber concretamente quais os erros que encontraram. É que vejo muito mais gente a criticar de imediato o documentário só porque me parece que ele se tornou moda do que outra coisa qualquer.

Lembrem-se que uma falácia é uma indução cuja validade lógica é falsa. Concordo que o addendum já seja mais marketing e polémica de bairro e não acredito de todo em sociedades utópicas e que consigam viver em paz constante. Isso não faz parte do ser humano. Mas em relação ao Cristianismo e principalmente à parte financeira gostava de saber até que ponto eles estão errados. E gostava de saber com argumentos sérios. Porque acho eu que é assim que se deve discutir.

Avatar do Utilizador
Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2657
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am
Localização: Porco

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Brilhando » quarta mar 18, 2009 3:27 pm

Eclair Escreveu:Ora nem mais...bem que a Maria traz aquela pagina sobre sexo e afins que é sempre interessante ler enquanto nos fazem um bico!
Fixed for truth.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

DevilPiggy
Metálico(a)
Mensagens: 163
Registado: quinta nov 20, 2008 3:01 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor DevilPiggy » quarta mar 18, 2009 3:39 pm

schemattic Escreveu:Porque é que vejo tanta gente a falar de falácias e erros de argumentação e até agora ainda não vi ninguém dizer quais?

Eu já vi os dois zeitgeist (o termo é de Heiddeger), gostava de saber concretamente quais os erros que encontraram. É que vejo muito mais gente a criticar de imediato o documentário só porque me parece que ele se tornou moda do que outra coisa qualquer.



O termo não é de Heidegger, não senhor. Já tinha sido usado por Hegel, por exemplo, que é anterior.

Bem, eu não falei em falácias nem erros de argumentação. Até porque são coisas -a menos que sejam muito denunciadas,claro - que, à partida, não detectamos "a olho nu". Até porque a maioria das falácias em que se pode incorrer no tipo de argumentação usado no documentário prestam-se muito mais a uma análise lógica informal (e não recorrendo à lógica formalizada, portanto), que é muito mais difícil de fazer (ainda que mais intuitiva).

Só falei na ausência de uma fundamentação clara de determinadas posições. Mas também já não tenho as coisas bem presentes e, por esta altura, não devo ser a pessoa mais indicada para desenvolver isto. Gostava de vos "ouvir". :)

Avatar do Utilizador
Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1644
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Postmortem » quarta mar 18, 2009 5:43 pm

Na Skeptic tem uma crítica extensa que acaba com esta punch-line:
Zeitgeist is The Da Vinci Code on steroids.


"Correlação não implica causalidade", penso que é possível refutar todo o filme com esta frase. Não o vi todo nem me parece que vá ver exactamente por isto, tenho coisas mais importantes para ocupar as minhas 2 horas. O que não faltam pelas interwebs são documentários bem feitos, especialmente pela BBC Two.

E por favor, parem de pensar que têm algum tipo de "conhecimento esotérico" inacessível a toda a gente só porque viram um documentário/filme manhoso. Acham mesmo que um filme com 2 horas vai explicar como funciona todo o planeta, desde o início dos tempos? Infeliz ou felizmente, o mundo é um pouco mais complexo e bem mais caótico. O conhecimento "a sério" sobre qualquer matéria raramente nos cai no colo sem esforço nenhum, como numa conversa de café ou num só filme.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Avatar do Utilizador
schemattic
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 406
Registado: terça mai 22, 2007 12:28 am

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor schemattic » quarta mar 18, 2009 11:12 pm

DevilPiggy Escreveu:O termo não é de Heidegger, não senhor. Já tinha sido usado por Hegel, por exemplo, que é anterior.

Bem, eu não falei em falácias nem erros de argumentação. Até porque são coisas -a menos que sejam muito denunciadas,claro - que, à partida, não detectamos "a olho nu". Até porque a maioria das falácias em que se pode incorrer no tipo de argumentação usado no documentário prestam-se muito mais a uma análise lógica informal (e não recorrendo à lógica formalizada, portanto), que é muito mais difícil de fazer (ainda que mais intuitiva).

Só falei na ausência de uma fundamentação clara de determinadas posições. Mas também já não tenho as coisas bem presentes e, por esta altura, não devo ser a pessoa mais indicada para desenvolver isto. Gostava de vos "ouvir". :)


Tens toda a razão, não é Heidegger. Fiz confusão por causa do Sein un Zeit.

Eu não estou a dizer que o documentário é a epítome de todo o conhecimento humano, nem por sombras. Nem que a correlação do mesmo com os temas implique causalidade. O que o documentário aborda sobre o Cristianismo é assente em factos consumados, e claro, para quem já tinha conhecimento deles não trouxe nada de novo. Aconselho o Tratado da História das Religiões do Mircea Eliade, é um dos melhores compêndios sobre o factor antropológico da ideia de religião e das primeiras manifestações espirituais conhecidas por todo o mundo. E sim, o Cristianismo, assim como as religiões predominantes nos dias de hoje, são um somatório de milhares de anos de evolução humana. O documentário explora isso a la TVI, mas usar o termo "correlação não implica causalidade" não é bem o que se pode dizer dessa temática abordada no documentário.

Quanto ao tema da economia, basta o senso comum e meia dúzia de cliques no pc para percebermos que de facto somos governados por poucos. O que eles exploram aqui não é nenhuma novidade para quem se interessa sobre os temas ou que esteja minimamente atento à realidade. Mas este é um factor fundamental. A sociedade de hoje é uma sociedade de síntese, e este documentário, por muito brejeiro que possa ser, oferece um bocado de conhecimento aqueles que no passado, sem a internet, muito dificilmente iriam ter. E é nisto que o documentário tem mais valor.

Eu ainda pertenço aqueles que perdem tempo a ler coisas em papel, mas a realidade é que no mundo de hoje isto é cada vez mais raro.

Avatar do Utilizador
ABGRUND
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 282
Registado: terça fev 14, 2006 1:38 am
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor ABGRUND » quinta mar 19, 2009 12:51 am

Sou capaz de ter usado palavras como "falácias" de forma não exactamente adequada, sendo que o que eu pretendia dizer com isso era mais na zona da forma como a mensagem é transmitida, acho que o seguimento dos raciocínios é extremamente minimalista e a forma como as conclusões são tiradas também são um pouco minimalistas.

E é por ai que isto se torna em algo que me mete um bocado impressão, por causa da tendência de inacção do pensamento das pessoas em que este documentário acenta (e que em última análise critica-o), parece-me a mim que apenas revela que de outra forma o populado generalista (e falo de pessoas "letradas" ou com cursos académicos também) não iria ter qualquer tipo de interesse de obter informação sobre estas temáticas, é que isto apenas arranha a superfície, e o que eu sinto é que cada vez mais as pessoas não têm vontade de passar disso pegando em livros ou outras formas de comunicação que levem estes assuntos mais a fundo.

De qualquer forma, não deixa de ter erros, não me recordo propriamente de qual seria porque o zeitgeist primeiro já o vi faz algum tempo, mas relacionava-se com toda aquela explicação astrológica do início.



Mas basicamente o que não gosto neste documentário é sim a reacção que provocou, toda esta suposta "preocupação" que se gerou parece-me demasiado plástica e descartável.
Anywhere out of this world...

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Inmist » quinta mar 19, 2009 7:43 pm

ABGRUND Escreveu:De qualquer forma, não deixa de ter erros, não me recordo propriamente de qual seria porque o zeitgeist primeiro já o vi faz algum tempo, mas relacionava-se com toda aquela explicação astrológica do início.

Sobre o Deus-Sol? É das poucas coisas do documentário em que se pode confiar e até procurar outras fontes que levem aos mesmos dados. Até acho a 1ª parte a mais interessante por isso mesmo, podem-se consultar 1001 fontes diferentes que levem a conclusões semelhantes. Contudo não ponho de lado que alguns pequenos pormenores possam estar errados... :)
"Hate the ones who bring you down"

Avatar do Utilizador
Eclair
Participante
Mensagens: 13
Registado: quarta mar 11, 2009 1:01 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Eclair » quinta mar 19, 2009 11:09 pm

Brilhando Escreveu:
Eclair Escreveu:Ora nem mais...bem que a Maria traz aquela pagina sobre sexo e afins que é sempre interessante ler enquanto nos fazem um bico!
Fixed for truth.


Não foi bem isso que disse mas está espectacular a interpretação! sempre é melhor do que uma bica :naughty:
O filme vale a pena ver.... mas não se deve dar demasiada importância a ponto de odiar ou ficar fanático.

Avatar do Utilizador
ABGRUND
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 282
Registado: terça fev 14, 2006 1:38 am
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor ABGRUND » sexta mar 20, 2009 3:11 am

Eu não odeio o filme, pra ser sincero ganhei foi uma certão aversão ao mesmo após ter testemunhado uma tal discussão/troca de ideias entre uns quantos pseudo-intelectuais que fizeram do documentário uma bíblia.

Eu sinceramente limitei-me a tar calado, foi o melhor, e nem sou muito de ficar calado em conversas que andem em torno da (des)organização que compõe a sociedade antropológica.
Anywhere out of this world...

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor spiegelman » sexta mar 20, 2009 10:01 am

Eclair Escreveu:
Brilhando Escreveu:
Eclair Escreveu:Ora nem mais...bem que a Maria traz aquela pagina sobre sexo e afins que é sempre interessante ler enquanto nos fazem um bico!
Fixed for truth.


Não foi bem isso que disse mas está espectacular a interpretação! sempre é melhor do que uma bica :naughty:


Tu não vens muito a fóruns pois não? :|

Adiante... O Zeitgeits usa muito aquela técnica de debitar argumentos aparentemente conexos de modo a lançar a dúvida no espectador de tal forma que quando este consegue articular um qualquer pensamento já está a levar com outra carga de verborreia pseudoargumentativa. E é todo assim. Faz-se passar por um facto.

Não é um documentário, não é uma reportagem. É pura propaganda. Interessante, mas apenas propaganda.

Mais um epifenómeno da net que se dilui entre toda a restante desinformação que dela emana. Vivemos numa era de amálgama informativa. Tudo é válido...
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

BRANN
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 70
Registado: segunda mar 16, 2009 9:52 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor BRANN » sábado mar 21, 2009 6:05 pm

Há muito tempo que eu não vou ao cinema nem a clubes de video, já para não falar que nem me dou ao trabalho de sacar porque os filmes são cada vez mais uma merda,mas já que falam tanto nesse filme,será que está em qualquer clube de video,ou só naqueles clubes para pequenas produções?


Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes