Zeitgeist - o Filme

Avatar do Utilizador
SOUNDVISION
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 69
Registado: quinta dez 13, 2007 10:57 pm
Localização: Vila do conde
Contacto:

Zeitgeist - o Filme

Mensagempor SOUNDVISION » quarta mar 11, 2009 12:39 am

Já devem ter ouvido falar do Zeitgeist, este post é simplesmente para cada um mostrar a sua opinião...por isso força!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Zeitgeist - é um termo alemão cuja tradução significa espírito de época ou espírito do tempo. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

Zeitgeist (o Filme), é um filme de 2007 produzido por Peter Joseph, que apresenta uma série de teorias de conspiração relacionadas ao Cristianismo, ataques de 11 de setembro e a Banco Central dos Estados Unidos da América (Federal Reserve). Ele foi lançado online livremente via Google Video em Junho de 2007. Uma versão remasterizada foi apresentada como um premiere global em 10 de novembro de 2007 no 4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards. Zeitgeist:Addendum, uma sequência do filme foi lançada em outubro de 2008.

O filme é dividido em três seções:

* Primeira parte: "The Greatest Story Ever Told" ("A maior história já contada")
* Segunda parte: "All The World's A Stage" ("O mundo inteiro é um palco")
* Terceira parte: "Don't Mind The Men Behind The Curtain" ("Não se importem com os homens atrás da cortina")*

Em 2 de Outubro de 2008 foi lançado um segundo filme, continuação do primeiro, chamado Zeitgeist:Addendum, onde se trata da globalização, manipulação do homem pelas grandes corporações e instituições financeiras, e que apresenta sua visão da solução para o problema.




Última edição por SOUNDVISION em quarta mar 11, 2009 12:55 pm, editado 4 vezes no total.

Avatar do Utilizador
ABGRUND
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 282
Registado: terça fev 14, 2006 1:38 am
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor ABGRUND » quarta mar 11, 2009 12:59 am

Sinceramente, e isto vindo de alguém extremamente apologista de que o sistema e a ordem social são identaidades que estão absolutamente corrompidas, achei este Zeitgeist (e principalmente o II) de um sensacionalismo abominável.

Apesar de ter muita informação interessante, existem várias falácias em várias descrições e concepções apresentadas, pra não falar do sentimentalismo barato de algumas passagens que chega a ser irritante.

Apenas uma opinião.
Anywhere out of this world...

Avatar do Utilizador
SOUNDVISION
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 69
Registado: quinta dez 13, 2007 10:57 pm
Localização: Vila do conde
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor SOUNDVISION » quarta mar 11, 2009 1:50 am

ABGRUND Escreveu:Sinceramente, e isto vindo de alguém extremamente apologista de que o sistema e a ordem social são identaidades que estão absolutamente corrompidas, achei este Zeitgeist (e principalmente o II) de um sensacionalismo abominável.

Apesar de ter muita informação interessante, existem várias falácias em várias descrições e concepções apresentadas, pra não falar do sentimentalismo barato de algumas passagens que chega a ser irritante.

Apenas uma opinião.



O objectivo é desenvolver a "informação interessante" e não o "sentimentalismo barato".
O que é verdade é que cerca de 840 milhões de pessoas(Portugal=10,5 milhões) sofrem de fome cronica isto é inaceitável nos tempos que correm!

Avatar do Utilizador
BKD.
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1629
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Localização: Algarve
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor BKD. » quarta mar 11, 2009 10:00 am

Esta SIDA já chegou aqui???

Epah...o Zeitgeist até tem as suas virtudes, tal como defeitos, mas o seguidismo cego que muita gente anda a fazer em relação a isto já começa a irritar mesmo!!!
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Phobos [RIP 2012/08/19]

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » quarta mar 11, 2009 10:20 am

Ando a fugir deste filme como o diabo da cruz, até graffitis gigantes há aqui na minha zona. Agora também aqui...

Avatar do Utilizador
spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2457
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Localização: Nativo tuaregue do deserto da Margem Sul, caralho!
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor spiegelman » quarta mar 11, 2009 10:50 am

Meh... Mais um epifenómeno da internet acerca de teorias da conspiração baseadas na wikipedia. Já tinha visto na altura do primeiro. Tem questões interessantes mas a credibilidade de um vendedor da banha da cobra.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Avatar do Utilizador
Cthulhu_Dawn
Moderador
Mensagens: 2427
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Localização: Londres, Reino Unido

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta mar 11, 2009 11:14 am

Agora já percebi porque é que está Zeitgeist inscrito numa fábrica junto à estação de caxias.... :roll:

Avatar do Utilizador
Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2657
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am
Localização: Porco

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Brilhando » quarta mar 11, 2009 12:18 pm

Antes o nibiru e a gaja a quem o bkd deu boleia e não comeu.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Avatar do Utilizador
SOUNDVISION
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 69
Registado: quinta dez 13, 2007 10:57 pm
Localização: Vila do conde
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor SOUNDVISION » quarta mar 11, 2009 12:35 pm

A opinião de cada um conta e é importante!
Este post é para debater o que está bem e o que esta mal no documentário.
O mesmo fala de bastantes coisas: Religião, politica, ambiente etc...

Pessoalmente não gosto da narrativa de algumas passagens em que levam ao extremo a teoria de conspiração, fazem com que as pessoas se desviem do que realmente interessa. Talvez por isso sejam catalogados como sensacionalistas!
Por outro lado, gosto por e.g. da parte em que explicam as alternativas aos combustíveis fosseis....

Avatar do Utilizador
ABGRUND
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 282
Registado: terça fev 14, 2006 1:38 am
Localização: Leiria
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor ABGRUND » quarta mar 11, 2009 1:06 pm

BKD. Escreveu:Epah...o Zeitgeist até tem as suas virtudes, tal como defeitos, mas o seguidismo cego que muita gente anda a fazer em relação a isto já começa a irritar mesmo!!!



Precisamente a minha questão.

Vejo montes de pessoal que sempre se teve a cagar para este tipo de temáticas (e em última análise tão-se a cagar, simplesmente acende-se aquela luz do "de vez enquando") e de repente, porque viram o zeitgeist, tornam-se Os iluminados, e pior ainda, estruturam o seu raciocínio e ideias de uma forma praticamente copiada com as ideias transmitidas no filme.


Não digo que o filme está mau (apesar de ter erros gritantes e infundamentados que até metem impressão) mas acho que uma falsa noção de que de repente acorda-se prá vida e prá realidade (que foi a reacção que a meu ver provocou na maioria das pessoas) não é algo muito relevante... Apenas acordam de uma ilusão pra uma outra ilusão.
Anywhere out of this world...

Avatar do Utilizador
Avô Metralha
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 214
Registado: sexta fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Almada
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Avô Metralha » quarta mar 11, 2009 1:53 pm

Vi o primeiro. Não se perde nada por se ver e ganham-se novos ângulos de vista. Gostei da teoria do Cristianismo que desconhecia por completo.

O segundo não vi, mas espero ver.

Avatar do Utilizador
Cthulhu_Dawn
Moderador
Mensagens: 2427
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Localização: Londres, Reino Unido

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta mar 11, 2009 2:10 pm

Não tenho tempo para ver aqui no escritório... Pelos comentários, a ideia que passa é a de uma espécie de documentário do Michael Moore aplicado à escala mundial....
É suposto haver alguma relação entre as três partes do primeiro filme..?
Pessoalmente, como nunca fui grande adepto de teorias de conspiração e afins, acho que o mundo é demasiado complicado para ser explicado por estas "receitas".

DevilPiggy
Metálico(a)
Mensagens: 163
Registado: quinta nov 20, 2008 3:01 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor DevilPiggy » quarta mar 11, 2009 2:14 pm

Já vi os dois. Acho que acabam por cair naquilo que tanto criticam. São puras lavagens cerebrais que, embora, coloquem questões interessantes não chegam a fundamentá-las convenientemente. No entanto, acho que pela forma e estilo usados, são documentários com uma certa força persuasiva, à qual temos que contrapôr um espírito diligentemente crítico.

Avatar do Utilizador
BKD.
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1629
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Localização: Algarve
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor BKD. » quarta mar 11, 2009 3:55 pm

A cena é mesmo essa, é uma contradição...está a haver um zeitgeistismo histérico derivado da falta de sentido crítico de muita gente que vê o documentário. Eu só vi o primeiro, e há bastante tempo (razão pela qual acho um pouco atrasada no tempo toda esta histeria actual), e a ideia que me ficou, foi que o objectivo daquilo nem é fundamentar muito bem as teorias da conspiração deles, mas sim deixar as pessoas suficientemente na dúvida para questionarem as coisas que vêem e ouvem no dia a dia.

O que parece estar a acontecer, é que muita gente está a fazer o contrário do que é o propósito primordial do zeitgeist, e estão a entrar numa espiral quase de seguidismo religioso. Eu assisti há uns dias a uma discussão de café na qual nem quis entrar, e só vos digo, a pessoa que estava a defender/promover o zeitgeist, já espumava da boca e mais parecia um daqueles cristãos fundamentalistas americanos raivosos!!!
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Avatar do Utilizador
Audiokollaps
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1215
Registado: sábado dez 13, 2008 9:37 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Audiokollaps » quarta mar 11, 2009 5:08 pm

Vejo montes de pessoal que sempre se teve a cagar para este tipo de temáticas (e em última análise tão-se a cagar, simplesmente acende-se aquela luz do "de vez enquando") e de repente, porque viram o zeitgeist, tornam-se Os iluminados, e pior ainda, estruturam o seu raciocínio e ideias de uma forma praticamente copiada com as ideias transmitidas no filme.


Nem mais.
Substituir um dogmatismo ignorante acerca do mundo por outro dogmatismo transmitido por um documentário.

Eu vi os dois, gostei do primeiro mas o segundo já me pareceu mais propagandistico.

Mas irrita-me ver que muitas pessoas falham completamente a mensagem do filme, que não passa de uma opinião, de uma interpretação da realidade e o que fica dessa visão é que devemos questionar o que nos chega e procurar outras fontes.
Maior parte das pessoas que não questiona, nem critica, nem se informa, substituiu essa visão limitada do mundo por uma visão igualmente limitada e unilateral, a do autor do documentário e lá continuam, felizes por serem acríticos e desinformados, mas que julgam ter visto a luz.


Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes