Fica o título como mote. Aguardo as vossas exposições...mas sempre dentro do limite da decência... zzz...hmmm (Diácono Remédios mode on)
Estágios Profissionais: rampa de lançamento para o mercado de trabalho ou a maçã envenenada!
- BloodTells
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm
Estágios Profissionais: rampa de lançamento para o mercado de trabalho ou a maçã envenenada!
Ontem, no tópico "O que fazem na vida", iniciou-se uma discussão sobre a realização de estágios. Pareceu-me um pouco lateral ao objectivo daquele tema e, por isso, resolvi criar este espaço de discussão/argumentação/reflexão/wtv sobre este tema que parece flagelar cada vez mais jovens portugueses às mãos de um Estado/Empresas sedentas de lucro fácil e poucas despesas.
Fica o título como mote. Aguardo as vossas exposições...mas sempre dentro do limite da decência... zzz...hmmm (Diácono Remédios mode on)
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
- Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Re: Estágios Profissionais: rampa de lançamento para o mercado de trabalho ou a maçã envenenada!
Bom, fica aqui o meu contributo que já tinha dado em parte no tópico que o Bloodtells refere. Só posso falar dos exemplos que conheço mais detalhadamente (o meu
). Não tenho nada de muito mau a apontar, tirando o facto da distância casa-estágio ser um bocadito alargada... De resto aquilo que recebo é muito bom (atendendo a que oficialmente só estou a part-time, embora sempre que é preciso fico por cá sem grande hora para sair) e não tem nada a ver com o que muito boa gente recebe em situações semelhantes, mas isso tem sempre a ver com a atitude da entidade empregadora.
É um facto que os estágios em geral e os profissionais em particular se tornaram a "1ª experiência profissional" por excelência, sendo que na maioria das vezes, anda-se a saltar de estágio em estágio sem nunca conseguir arranjar um "emprego" propriamente dito (embora hoje em dia, também seja duvidoso que isso seja possível).
Enfim, a título de mau exemplo é aquele que já dei no outro tópico, ou seja, a prática agora corrente do Ministério dos Negócios Estrangeiros ter muitos dos seus Departamentos a funcionar em grande parte pelo recurso a sucessivas "fornadas" de estagiários, nomeadamente muitos colegas meus, sendo que ninguém tem lá ficado mais do que o tempo definido à partida...
Desculpem lá o esticanço....
É um facto que os estágios em geral e os profissionais em particular se tornaram a "1ª experiência profissional" por excelência, sendo que na maioria das vezes, anda-se a saltar de estágio em estágio sem nunca conseguir arranjar um "emprego" propriamente dito (embora hoje em dia, também seja duvidoso que isso seja possível).
Enfim, a título de mau exemplo é aquele que já dei no outro tópico, ou seja, a prática agora corrente do Ministério dos Negócios Estrangeiros ter muitos dos seus Departamentos a funcionar em grande parte pelo recurso a sucessivas "fornadas" de estagiários, nomeadamente muitos colegas meus, sendo que ninguém tem lá ficado mais do que o tempo definido à partida...
Desculpem lá o esticanço....
- Otaner
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta out 26, 2007 8:38 am
- Contacto:
Re: Estágios Profissionais: rampa de lançamento para o mercado de trabalho ou a maçã envenenada!
Falando do meu caso:
No meu 12º, através da escola, fui estagiar por 3 meses para a Câmara aqui da zona, remuneração de 50€ (melhor que nada).
Ao fim desses 3 meses, como até gostaram do meu trabalho e precisavam de manter alguem nas funções que desenpenhava (dado que era o único que estava entregue aquilo), renovaram-me o estágio por mais 6 meses. Ao fim desse tempo e de uns tempos no coçanço....assinei um contracto de um ano com eles, posteriormente renovado. Actualmente estou nos quadros
Digamos que até tive sorte, vá....
No meu 12º, através da escola, fui estagiar por 3 meses para a Câmara aqui da zona, remuneração de 50€ (melhor que nada).
Ao fim desses 3 meses, como até gostaram do meu trabalho e precisavam de manter alguem nas funções que desenpenhava (dado que era o único que estava entregue aquilo), renovaram-me o estágio por mais 6 meses. Ao fim desse tempo e de uns tempos no coçanço....assinei um contracto de um ano com eles, posteriormente renovado. Actualmente estou nos quadros
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
Era o que tinha dito, para o Estado o mais difícil é conseguir o estágio, a maioria das vezes a pessoa fica.
Penso que este problema é mais direccionado para os privados.
Uma situação engraçada era a lei que p PS queria aprovar, colocando a pessoa a 180 dias de experimentação sem direitos nenhuns, teve de ser o Cavaco a fazer de esquerda e manter nos 90 dias
Com isto concordo. Se a empresa realmente precisa de uma pessoa, fica à experiência 3 meses com salário (parece-me justo), e se interessar ficaria na empresa com todos os direitos e deveres consequentes.
Os estágios é mais tipo: Toma lá o muito bom e desaparece daqui...next
Penso que este problema é mais direccionado para os privados.
Uma situação engraçada era a lei que p PS queria aprovar, colocando a pessoa a 180 dias de experimentação sem direitos nenhuns, teve de ser o Cavaco a fazer de esquerda e manter nos 90 dias
Com isto concordo. Se a empresa realmente precisa de uma pessoa, fica à experiência 3 meses com salário (parece-me justo), e se interessar ficaria na empresa com todos os direitos e deveres consequentes.
Os estágios é mais tipo: Toma lá o muito bom e desaparece daqui...next
- BloodTells
- Metálico(a) Supremo(a)
Otaner Escreveu:Falando do meu caso:
Ao fim desses 3 meses, como até gostaram do meu trabalho e precisavam de manter alguem nas funções que desenpenhava (dado que era o único que estava entregue aquilo), renovaram-me o estágio por mais 6 meses. Ao fim desse tempo e de uns tempos no coçanço....assinei um contracto de um ano com eles, posteriormente renovado. Actualmente estou nos quadros![]()
O Cristiano Ronalde tb começou por ganhar 50 érios no Sporting e agora também está nos quadros (de honra da FIFA)
- BloodTells
- Metálico(a) Supremo(a)
Vooder Escreveu:Os estágios é mais tipo: Toma lá o muito bom e desaparece daqui...next
Olha que no meu caso, foi um pouco diferente: em Chaves, a minha equipa de escavação encontrou um balneário termal romano no local para onde estava projectado um parque de estacionamento subterrâneo. Quando aquilo surgiu, a tutela inviabilizou o avanço do projecto e, automaticamente, os políticos viram a sua obra de legislatura ir por água abaixo.
Agora, têm uma grande cratera aberta no centro da cidade, porque perceberam que a vertente patrimonial poderia ser mais vantajosa e interessante do que estar a entupir o burgo com centenas de carros, com uma área arqueológica muito boa...
Mas vim embora por causa das politiquices (se calhar até devem ter pensado que nós é que levamos para lá aquilo...
Portanto, os estágios no estado estão sempre imbuídos de uma forte carga/interesse político, do meu ponto de vista.
-
Brujo [RIP 2009/08/10]
Na área de psicologia/recursos humanos é preocupante o numero de estágio não remunerados que aparecem nos jornais. Fico parvo com tais anúncios.
E estes estágios profissionais são cada vez mais: Estagias, acaba o estágio, entra outro, e por aí fora.
E estes estágios profissionais são cada vez mais: Estagias, acaba o estágio, entra outro, e por aí fora.
- Eddie The Head
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm
Eu cada vez que leio coisas deste genoro,cada vez fico com mais vontade de ir trabalhar para as obras.
À 30 anos atras,ter uma licenciatura,era sinonimo de uma vida boa e estavel,e de prestigio.
Agora são todos sõdotores.E um estudante com bolsa,que trabalhe para ter rendimentos extra,vê-se obrigado a demitir-se do seu part time,porque a sua bolsa está a ser reduzida.
Isto só vai lá com reinvindicação popular,não é só o sector dos professores,é tudo á carga!
Eu ligo a TV e veem Freeports,e trafulhices em prol dos Burgueses e dos madoffs portugueses,e eu que vejo o meu nome na lista de bolsas de mérito desde outubro,fui ontem ver a conta,e ainda nao puseram lá nada.
Divaguei aqui um bocado,mas é só para dizer,que tamos todos feitos,se pensarem que o nosso governo nos dá protecção,e que zela pelos nossos interesses.
À 30 anos atras,ter uma licenciatura,era sinonimo de uma vida boa e estavel,e de prestigio.
Agora são todos sõdotores.E um estudante com bolsa,que trabalhe para ter rendimentos extra,vê-se obrigado a demitir-se do seu part time,porque a sua bolsa está a ser reduzida.
Isto só vai lá com reinvindicação popular,não é só o sector dos professores,é tudo á carga!
Eu ligo a TV e veem Freeports,e trafulhices em prol dos Burgueses e dos madoffs portugueses,e eu que vejo o meu nome na lista de bolsas de mérito desde outubro,fui ontem ver a conta,e ainda nao puseram lá nada.
Divaguei aqui um bocado,mas é só para dizer,que tamos todos feitos,se pensarem que o nosso governo nos dá protecção,e que zela pelos nossos interesses.
Última edição por Eddie The Head em quarta jan 28, 2009 12:19 pm, editado 1 vez no total.
"A time to keep, and a time to throw away!"

- Ataegina
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm
No meu curso pediram no 5º ano uma tese e um estágio de 6 meses, estágio esse que foi fantasma
. Arranjei uma pessoa conhecida que me fez um relatório de estágio e me atribuiu uma nota sem eu ter feito nada (tive 18
). Na altura achei melhor assim para me dedicar a 100% à tese, conclusão agora que vou acabar o curso em vez de procurar trabalho vou procurar estágio porque obviamente não tenho experiência profissional nenhuma
.
.
- BloodTells
- Metálico(a) Supremo(a)
Brujo Escreveu:Na área de psicologia/recursos humanos é preocupante o numero de estágio não remunerados que aparecem nos jornais. Fico parvo com tais anúncios.
Imagina, então, a quantidade de trabalho=horas de serviço=remunerações não efectuadas que se fazem neste país, mesmo de pessoas que já nem sequer estão a estagiar... será uma espécie de trabalho sob especulação? (corrijam-me se estiver enganado)
A ideia que está na base dos estágios profissionais é realmente válida mas, como em quase tudo neste país, rapidamente foi desvirtuada!
O que deveria funcionar como uma porta de entrada no mercado de trabalho acaba por funcionar como uma estratégia das empresas e entidades públicas de garantirem um constante fluxo de mão de obra esforçada, pois pretende mostrar trabalho na esperança de vir a ficar após o estágio, e mal paga. Terminado o período estágio, a opção mais frequente (e ao contrário do que alguém disse por aqui) é dispensar a pessoa e meter um novo estagiário no mesmo lugar. Claro que existem excepções e normalmente dependem de dois factores. Ou a pessoa é realmente imprescindível para a função que desempenha e alguém com dois dedos de testa resolve mantê-la por lá. Ou o estagiário tem uma boa cunha (que normalmente também a ajudou a conseguir o estágio) e obviamente faz com que este passe a contratos.
Sendo assim, e falando por experiência pessoal e com base na experiência de muitas pessoas que conheço, os estágios profissionais são uma maçã envenenada. Pode representar uma mais valia no sentido de conferir alguma experiência profissional ao estagiário que lhe poderá ser útil na procura de novo emprego, mas essa mais valia é muito relativa. Até porque quando se parte à procura de um novo emprego o facto de já ter realizado um estágio profissional e, consequentemente, não poder realizar outro torna-se um entrave.
Claro que isto pode depender da área profissional a que nos estamos a referir. No meu caso e no caso de outras áreas com as quais contacto sei que é assim que as coisas se processam. Ou tem-se bons padrinhos, ou tem-se uma grande sorte ou somos usados para fazer um estágio e atirados novamente para o mercado sem grande coisa onde nos agarrarmos.
O que deveria funcionar como uma porta de entrada no mercado de trabalho acaba por funcionar como uma estratégia das empresas e entidades públicas de garantirem um constante fluxo de mão de obra esforçada, pois pretende mostrar trabalho na esperança de vir a ficar após o estágio, e mal paga. Terminado o período estágio, a opção mais frequente (e ao contrário do que alguém disse por aqui) é dispensar a pessoa e meter um novo estagiário no mesmo lugar. Claro que existem excepções e normalmente dependem de dois factores. Ou a pessoa é realmente imprescindível para a função que desempenha e alguém com dois dedos de testa resolve mantê-la por lá. Ou o estagiário tem uma boa cunha (que normalmente também a ajudou a conseguir o estágio) e obviamente faz com que este passe a contratos.
Sendo assim, e falando por experiência pessoal e com base na experiência de muitas pessoas que conheço, os estágios profissionais são uma maçã envenenada. Pode representar uma mais valia no sentido de conferir alguma experiência profissional ao estagiário que lhe poderá ser útil na procura de novo emprego, mas essa mais valia é muito relativa. Até porque quando se parte à procura de um novo emprego o facto de já ter realizado um estágio profissional e, consequentemente, não poder realizar outro torna-se um entrave.
Claro que isto pode depender da área profissional a que nos estamos a referir. No meu caso e no caso de outras áreas com as quais contacto sei que é assim que as coisas se processam. Ou tem-se bons padrinhos, ou tem-se uma grande sorte ou somos usados para fazer um estágio e atirados novamente para o mercado sem grande coisa onde nos agarrarmos.
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
Eddie The Head Escreveu:À 30 anos atras,ter uma licenciatura,era sinonimo de uma vida boa e estavel,e de prestigio.
Agora a diferenciação é o mestrado, ou seja mais 2 anos (pelo menos) e mais 3000 ou 5000 € do bolso para fora. Isto tudo em nome da formação, ah e sem garantias de nada.
- BloodTells
- Metálico(a) Supremo(a)
Eddie The Head Escreveu:Eu cada vez que leio coisas deste genoro,cada vez fico com mais vontade de ir trabalhar para as obras.
A percepção de que o Estado nos defende é falsa já há muitos anos.
Também fui aluno bolseiro durante a faculdade e tive de fazer muita ginástica para poder ter $$ para tudo. Acabei com notas directas para doutoramento, recebi o meu prémiozinho e olha no que deu: recibos verdes a ganhar misérias (mendigadas, muitas vezes) e uma incompreensão incrível por parte das entidades com quem trabalho. Por isso é que eu digo que este é o «portugal dos pequenitos»...
- BloodTells
- Metálico(a) Supremo(a)
Ataegina Escreveu:No meu curso pediram no 5º ano uma tese e um estágio de 6 meses, estágio esse que foi fantasma. Arranjei uma pessoa conhecida que me fez um relatório de estágio e me atribuiu uma nota sem eu ter feito nada (tive 18
). Na altura achei melhor assim para me dedicar a 100% à tese, conclusão agora que vou acabar o curso em vez de procurar trabalho vou procurar estágio porque obviamente não tenho experiência profissional nenhuma
.
Vais-me desculpar, mas escreveu-se direito por linhas tortas...
- Eddie The Head
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm
Eu cá cheira-me que ainda vamos voltar ao tempo,em que se caia ou para vermelho ou para o fascio.
Além demais,eu acho que a actividade das universidades(privadas) devia ser mais apertada,isto daqui a pouco é como as escolas de condução,dão carta a toda a gente,mas são poucos os que sabem conduzir,e depois é o que se vê.
Com isto nao digo que nao haja boas instituiçoes privadas,mas acho que com o correr dos tempos,a "democratização" do ensino superior,isto vair cair para um total descrédito dos licenciados.
Há tambem muita gente que faz de uma universidade,um negócio,como as modernas e etc.
Já estou como um ilustre conhecido:
"Com tantos "Inginheiros" daqui a 20 anos até vou ter medo de passar numa ponte!"
Além demais,eu acho que a actividade das universidades(privadas) devia ser mais apertada,isto daqui a pouco é como as escolas de condução,dão carta a toda a gente,mas são poucos os que sabem conduzir,e depois é o que se vê.
Com isto nao digo que nao haja boas instituiçoes privadas,mas acho que com o correr dos tempos,a "democratização" do ensino superior,isto vair cair para um total descrédito dos licenciados.
Há tambem muita gente que faz de uma universidade,um negócio,como as modernas e etc.
Já estou como um ilustre conhecido:
"Com tantos "Inginheiros" daqui a 20 anos até vou ter medo de passar numa ponte!"
"A time to keep, and a time to throw away!"

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes