a) "olha mais um chorão dos velhos tempos"
b) "pois era!"
Já os menos experimentados nestas andanças costumam ir procurar info ou pura e simplesmente ignorar e viver o som e os costumes de hoje em dia. Fica a pergunta para os mais velhos: o que é que mais mudou na vossa percepção desde que começaram a ouvir metal? E quais são as vossas melhores memórias desses anos? Para os mais novos: acham que preferiam ter começado a ouvir som nos anos 80 ou preferem o presente como ele é? Porquê?
As grandes diferenças que constactei de lá para cá, por nenhuma ordem específica:
- acabou o vinil como o conhecíamos;
- apareceu a internet;
- o mercado abriu-se mais a este género de música;
- os concertos surgiram com mais força e variedade;
- bandas que me marcaram, como carcass, exodus, candlemass, celtic frost ou obituary e que acabaram voltaram e continuam a marcar;
As grandes memórias dessa altura:
- maiden em cascais em 1988, fez o mês passado 20 anos;
- lança-chamas;
- left hand path;
- sepultura/fudge tunnel/ramp em 1992 (fudge tunnel então foi uma loucura para mim);
- napalm death + sacred sin em 1993;
- judas priest + annihilator + (os desconhecidíssimos
- o 1º vídeo português na mtv ter sido dos sacred sin;
- fanzines + flyers + demos + entrevistas por carta que por vezes demoravam duas semanas a chegar;
- um package que uma vez me chegou do reino unido com o raro mcd "Symphonaire Infernus et Spera Empyrium" + patch do mesmo, com um pedacinho de papel onde estava escrito "thank you for the support, Aaron" só porque lhe mandei uma carta a perguntar qual era a distro deles em Portugal para comprar esta peça para a colecção;
...
Como estas outras tantas. E as vossas?