Old School/New School: O que mudou?

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Old School/New School: O que mudou?

Mensagempor Count Raven » segunda out 06, 2008 12:56 am

De vez em quando, é impossível para pessoas como eu deixar de soltar um "Naquele tempo é que era...". Os mais velhinhos podem interpretar isto de duas maneiras:

a) "olha mais um chorão dos velhos tempos"

b) "pois era!"

Já os menos experimentados nestas andanças costumam ir procurar info ou pura e simplesmente ignorar e viver o som e os costumes de hoje em dia. Fica a pergunta para os mais velhos: o que é que mais mudou na vossa percepção desde que começaram a ouvir metal? E quais são as vossas melhores memórias desses anos? Para os mais novos: acham que preferiam ter começado a ouvir som nos anos 80 ou preferem o presente como ele é? Porquê?

As grandes diferenças que constactei de lá para cá, por nenhuma ordem específica:

- acabou o vinil como o conhecíamos;
- apareceu a internet;
- o mercado abriu-se mais a este género de música;
- os concertos surgiram com mais força e variedade;
- bandas que me marcaram, como carcass, exodus, candlemass, celtic frost ou obituary e que acabaram voltaram e continuam a marcar;

As grandes memórias dessa altura:

- maiden em cascais em 1988, fez o mês passado 20 anos;
- lança-chamas;
- left hand path;
- sepultura/fudge tunnel/ramp em 1992 (fudge tunnel então foi uma loucura para mim);
- napalm death + sacred sin em 1993;
- judas priest + annihilator + (os desconhecidíssimos :wink: ) pantera em 1991;
- o 1º vídeo português na mtv ter sido dos sacred sin;
- fanzines + flyers + demos + entrevistas por carta que por vezes demoravam duas semanas a chegar;
- um package que uma vez me chegou do reino unido com o raro mcd "Symphonaire Infernus et Spera Empyrium" + patch do mesmo, com um pedacinho de papel onde estava escrito "thank you for the support, Aaron" só porque lhe mandei uma carta a perguntar qual era a distro deles em Portugal para comprar esta peça para a colecção;
...

Como estas outras tantas. E as vossas?

:metal:
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: Old School/New School: O que mudou?

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda out 06, 2008 8:13 am

Eu que já não pertenço mesmo à velha guardo, fico ali pelo meio pois comecei o ouvir metal "só" em 89:
As k7's a rebobinar com a caneta
O espírito que havia
A calcinha elástica e o cabelo comprido a assustar a velhinha
O encontro com a trupe e ir para a tasca mamar canecas ou ficar pelo jardim com um gravador a passar Maiden e Slayer (com k7s), enquanto se faziam furiosos headbangings
Os poucos concertos serem uma verdadeira celebração e não um meeting de posers para ver quem tem a t-shirt mais fantástica
Quase chorar de emoção quando passava uma coisa mais pesadita na tv
and so on...

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » segunda out 06, 2008 8:57 am

Vooder Escreveu:Eu que já não pertenço mesmo à velha guardo, fico ali pelo meio pois comecei o ouvir metal "só" em 89:
As k7's a rebobinar com a caneta
Quase chorar de emoção quando passava uma coisa mais pesadita na tv
and so on...

Pá, comecei pouco antes, em 87. lembro-me destes dois vivamente lol. Principalmente o último, com quase nada a passar na televisão sem ser maiden...
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » segunda out 06, 2008 11:54 am

Comecei a ouvir metal em 93/94, através de amigos meus, eles emprestavam-me as k7, puta de loucura :D , lembro-me bem, depois é que veio o cd, ai comecei a gravar os cds que me emprestavam pa k7, ter que fazer as contas de quantas musicas/tempo dava para por no lado A e no lado B. Usava camisolas de metallica e sepultura xl, ainda agr me ficam largas :mrgreen: , fazíamos mini excursões para comprar sweats das bandas. estarmos na casa uns dos outros a ouvir k7s como se tivéssemos a ver um filme, lol.

o meu 1º grande concerto foi Metallica no estado do jamor em 99. Momento magico para mim 8)

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » segunda out 06, 2008 11:56 am

Kustu Escreveu:Comecei a ouvir metal em 93/94, através de amigos meus, eles emprestavam-me as k7, puta de loucura :D , lembro-me bem, depois é que veio o cd, ai comecei a gravar os cds que me emprestavam pa k7, ter que fazer as contas de quantas musicas/tempo dava para por no lado A e no lado B...estarmos na casa uns dos outros a ouvir k7s como se tivéssemos a ver um filme, lol.

comecei mais cedo: por volta de 90/91, mas a onda era bem parecida eheh
e lembro-me perfeitamente de ficar vidrado no pessoal com a calça elastica e vests cheios de patches de guns...guns na altura era a banda que no meu grupo de amigos - e ainda hoje - mais fazia vibrar o pessoal...cada cena mais marada...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » segunda out 06, 2008 12:07 pm

Ninguem tem a maquina do tempo?

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » segunda out 06, 2008 12:08 pm

lolol

tambem nao estamos muito mal, oh him...
achas que estes tempo modernos - lol - sao tao prejudiciais ou whatever, para a musica mais pesada?
temos de tudo um pouco: bom e mau
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » segunda out 06, 2008 12:12 pm

Tou farto disto.Acho estes tempos terriveis,estam a matar a musica,nao só o Heavy Metal.

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » segunda out 06, 2008 12:19 pm

Comecei a ouvir estas sonoridades na década de 90, através de um amigo que me emprestou umas cassetes com Metallica e Sepultura. O que mudou? Penso que na altura não era muito fácil arranjar material. Lembro-me de ouvir programas de rádio como o "Esperança de Mefisto" e de gravar tudo em cassetes para mais tarde ouvir. Foi assim que conheci muitas bandas. Quando conseguia arranjar um álbum, ouvia-o até a exaustão durante meses, ao ponto de hoje ao ouvir determinados álbuns aparecer um certo saudosismo. Actualmente a oferta é maior, os suportes com que nos apresentam a música evoluiram (refiro-me ao mp3 por exemplo) e com isso parece-me que tudo se tornou mais superfulo. As pessoas fazem download de centenas de músicas e álbuns, acabando por os ouvir só uma vez na melhor das hipoteses. Depois fazem uma espécie de best of com um emaranhado de músicas de vários álbuns e colocam tudo no mp3 ou ipod. Penso que a relação entre disco e ouvinte perdeu-se. Não sei se será por falta de qualidade musical ou simplesmente pela evolução dos tempos. Não digo isto em jeito de critica, simplesmente é o que me parece acontecer nos dias de hoje.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » segunda out 06, 2008 12:23 pm

Ele Escreveu:Tou farto disto.Acho estes tempos terriveis,estam a matar a musica,nao só o Heavy Metal.

Concordo absolutamente. E mesmo assim o povo do metal é o mais fiel em todos os sentidos (concertos, suporte, compra de material, etc...).

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » segunda out 06, 2008 12:26 pm

Ele Escreveu:Tou farto disto.Acho estes tempos terriveis,estam a matar a musica,nao só o Heavy Metal.

estes tempos????

eu diria que a partir dos 90 a coisa deixou de ter piada :lol: :lol:
pronto quando foi a gunmania e o grunge :?

mas é!!
revejo-me ali no post do count, só nao curti foi fudje tunnel lol
e até meados dos 80 tudo era heavy metal (para mim ainda tudo é heavy metal :mrgreen: )
depois um gajo ouve por exemplo o army of immortals e dizem 'isto é power metal'
um gajo ouve candlemass e dizem que é doom, depois aparece uma coisa chamada seven churches e dizem 'ah e tal agora isto é black deathrash' :shock: :mrgreen:

concursos de beber cerveja com os vans pra ver quem caia primeiro
a metal hammer foi optima pra aprender ingles
o tape trading
as notas de 100 escudos escondidas nos quimicos do totobola :mrgreen:
a emoçao de receber correio dos fã clubes

agora é tudo muito artificial :?
sinais dos tempos lol

UnderTheSurface
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta set 26, 2008 10:50 pm
Contacto:

Mensagempor UnderTheSurface » segunda out 06, 2008 12:45 pm

Estou deslocado neste tópico mas é só para dizer que gostei bastante de ler todas essas memórias e que até compreendo o tal "Naquele tempo é que era..." :D

Achei particularmente engraçada a história do pedacinho de papel do Aaron Stainthorpe :D

My Dying Bride :metal:
Imagem

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » segunda out 06, 2008 12:48 pm

essa da emoção de receber cartas e packages de todo o lado era mesmo a puta da loucura. Cada vez que me chegava um caixote da nuclear blast com promos era o delírio. muita coisa descobri à pala do underground. Mas concordo, a puta da massificação e da net só foderam isto tudo.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda out 06, 2008 1:01 pm

Ainda continuo a ter bastante prazer quando recebo as encomendas!
Mas sei que estou a consumir tudo muito rápido e por isso estou a tirar menos prazer do que antigamente.
O gosto que dá entrar nuama boa discoteca ou feiras do disco e correr aquilo tudo e dar grandes e pôr o ppl que ia comigo a secar :o
Na última que fui, os donos das tendas queixavam-se bastante e só apareciam lá de trintões para cima :(

Essa do contar o tempo das k7 para o lado A e B, posso dizer que era um mestre nisso 8)

UnderTheSurface
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta set 26, 2008 10:50 pm
Contacto:

Mensagempor UnderTheSurface » segunda out 06, 2008 1:05 pm

Count Raven Escreveu: a puta da massificação e da net só foderam isto tudo.

Concordo. Cito uma expressão do Erik Rutan dos Hate Eternal: "As pessoas interiorizaram que podem ter acesso ao material com um click e não há volta a dar...".
E já que estou numa de citações, recordo-me de um editorial da Loud! em que se dizia: "Eu, no entanto, mal conseguia esperar para ter aquele disco finalmente nas mãos. "Se não fossem já seis da tarde ia lá hoje mesmo", pensei para mim próprio. Tive de esperar até segunda-feira para fazer a viagem de 45 minutos até à loja de discos mais próxima - às vezes chegam a ser algo ridículos os esforços que se faziam para comprar um disco naquela altura, não é? - ..."

Realmente até pode parecer algo ridículo, mas teria um sabor muito mais especial certamente.

(já agora, aquele editorial que citei referia-se ao Slow, Deep And Hard de Type O Negative :D )
Imagem

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes