O que uma banda precisa/deve ter!?
O que uma banda precisa/deve ter!?
Gostava de saber varias opiniões do pessoal que tem banda ou não, sobre os varios aspectos em que uma banda deve apostar. Musicalmente, visualmente, nas letras, etc... Se tivessem uma banda em que conceitos iriam seguir e se tem uma banda que conceitos seguem?
- Quetzalcoatl
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm
Só tu poderás saber o rumo q queres dar a tua banda..musica e liricalmente! Musicalmente o som das bandas provém das influencias dos seus membros,e daí as bandas "teoricamente" deveriam ser todas diferentes ja q todos tem os seus favoritos... Por vezes n acontece isso e tal banda é uma cópia doutra,mas isso ai ja tem a haver com mentalidades...No aspecto lirico acontece o mesmo.Se tens prazer pelo esoterismo,por mitos ancestrais,por "ovnis"(eheh),por civilizaçoes perdidas ,etc,etc,satanismo,blabla ,isso vai se reflectir nas letras das bandas.Por vezes as letras sao feitas apenas pelos vocalistas e tornam se limitadas e ate pessoais..mas isso acontece derivante do q a banda pretende...O mm acontece na composiçao por explo: Numa banda ha sempre um elemento q "compoe" mais do q os outros e isso pode ser bom ou mau! Mau se ele se torna a "banda" e as ideias apenas fluem dele ,o q pode dar inicio ao fim da banda ou mexidas na mm ou ate ele ser um mau compositor...Ou Bom se ele ate e um bom compositor ,da boas ideias e os restantes membros n se importam com isso..
Eu pessoalmente axo q deve haver um relacionamento musical coerente numa banda apesar de axar q tem de haver um ou dois membros q componham o Essencial das musicas...E tudo aki do Mexico!!
Eu pessoalmente axo q deve haver um relacionamento musical coerente numa banda apesar de axar q tem de haver um ou dois membros q componham o Essencial das musicas...E tudo aki do Mexico!!
-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta mai 21, 2003 11:07 am
- Contacto:
Uma banda deve, acima de tudo ter uma identidade própria e uma alma unica. Não se deve impor rotulos quanto ao tipo de som porque isso só vai limitar o trabalho da banda. Tudo quanto é produzido pela banda deva surgir de todos e o produto final deve mostrar a união que existe no interior da banda. Não se deve impor um visual ou estilo, cada um deve se mostrar como é e como se sente melhor e fazer som de qualidade.
nota: Por vezes a complexidade é inimiga da qualidade.
O trabalho da banda deve mostrar o que a banda é e a sua alma.
KEEP THE METAL ALIVE!!!!!!
nota: Por vezes a complexidade é inimiga da qualidade.
O trabalho da banda deve mostrar o que a banda é e a sua alma.
KEEP THE METAL ALIVE!!!!!!
Re: o que uma banda precisa/deve ter!?
mind_paradox Escreveu:Gostava de saber varias opiniões do pessoal que tem banda ou não, sobre os varios aspectos em que uma banda deve apostar. Musicalmente, visualmente, nas letras, etc... Se tivessem uma banda em que conceitos iriam seguir e se tem uma banda que conceitos seguem?
Hey , gostei do tema.
É que , de vez em quando , eu até penso muito nisso...
Até hoje só toquei (guitarra baixo) numa banda, e era de funk. Não é um género que me entusiasme muito , ainda que apreciasse o papel preponderante que o baixo tem neste género.
Portanto , hoje , passada essa fase do 'tocar por tocar' , penso sobre algo que me preencha mais , ocorre-me um doom bem lento e carregado , sem lamechices nem rosas vermelhas a escorrer sangue num dia cinzento, mas algo sincero e sempre MUITO pesado.
Adorava ter balls para tocar thrashada rápida e furiosa ,também. Acho que é um dos géneros ( pelo menos ao vivo ) mais contagiantes e energéticos.
Enfim , logo se vê.
- Beastlike
- Administrador
- Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
- Contacto:
Pessoalmente, e de acordo da forma como vejo e sinto o Heavy Metal, considero que as bandas deveriam ter a precupação de lutar contra o sistema do qual nos distanciamos. Não acredito em forças sobrenaturais e , por isso, não acho grande interesse em letras de satanismo e afins, excepto talvez como uma forma de expressão, sem abusar disso. Também não gosto de letras sobre castelos, fadas e dragões. Gosto de escrever sobre coisas reais, daquelas com que temos que conviver diariamente e que no fundo, são as preocupações de todos nós, mais ou menos intensas. As letras que escrevo são críticas ou opiniões minhas acerca de várias coisas, conforme me levam ou não a falar sobre elas. Não escrevo sobre fantasia, e se alguma letra minha puder parecer ser sobre o assunto, é apenas na forma de escrever, porque no fundo, baseiam-se em coisas ou situações concretas. Penso que o Metal perdeu alguma da sua força, precisamente, porque se perdeu um bocado esse espírito mais crítico e interventivo.
Visualmente, gosto de algumas bandas que têm alguma preocupação com isso. No meu caso, acho que o importante é a música e a mensagem que transmite. Gosto de sentir a descarga de raiva que uma banda consegue transmitir enquanto toca e acho que o aspecto visual não é tão importante e chega, por vezes, a tirar alguma da seriedade à banda. Nos Theriomorphic, não usamos imagens de pentagramas, nem de cruzes invertidas, nem de corpos mutilados, por exemplo. Claro que há casos e casos, mas é uma opinião em relação ao geral...
Visualmente, gosto de algumas bandas que têm alguma preocupação com isso. No meu caso, acho que o importante é a música e a mensagem que transmite. Gosto de sentir a descarga de raiva que uma banda consegue transmitir enquanto toca e acho que o aspecto visual não é tão importante e chega, por vezes, a tirar alguma da seriedade à banda. Nos Theriomorphic, não usamos imagens de pentagramas, nem de cruzes invertidas, nem de corpos mutilados, por exemplo. Claro que há casos e casos, mas é uma opinião em relação ao geral...
Jó (Theriomorphic)
http://metalhead.pt : http://theriomorphic.org : http://thedeadstore.com : http://loomdesign.net
http://metalhead.pt : http://theriomorphic.org : http://thedeadstore.com : http://loomdesign.net
- haemonculus
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado mai 31, 2003 10:56 pm
- Contacto:
Pra mim é importante que as letras condigam minimamente com o som. Não acho que ficaria bem musica + violenta com letras de Romeu e Julieta e vice-versa. Se possivel que haja nas letras elementos com que o leitor ouvinte se possa identificar ou plo menos que dê que pensar (mas não absurdamente muito!!
) ou letras de fantasia com alguma personificaçao para a realidade e critica.
Ao vivo a banda tem de corresponder ao som, isto é, se tocas uma "balada" não ficará muito bem um headbanging desenfreado!
Após algum tempo a pensar cheguei á conclusao que uma banda deve ter visual de palco. Acho que faz um bocado a ponte entre o amador e o semi profissional, porque os olhos tambem comem (e ouvem) e dá logo um aspecto organizado á banda entre outras coisas. Tou-me a cagar se me chamam de poser
.

Ao vivo a banda tem de corresponder ao som, isto é, se tocas uma "balada" não ficará muito bem um headbanging desenfreado!

Após algum tempo a pensar cheguei á conclusao que uma banda deve ter visual de palco. Acho que faz um bocado a ponte entre o amador e o semi profissional, porque os olhos tambem comem (e ouvem) e dá logo um aspecto organizado á banda entre outras coisas. Tou-me a cagar se me chamam de poser

Eu,nao acho q uma banda tenha q ter algo em especial.Só acho q uma pessoa quando tem uma banda deve ser o mais verdadeiro possivel.Por mim é tao valido uma banda ter uma tematica Satanica como falar da foma como a sociedade trata as pessoas.
A musica seja ela em que forma, parte sempre de uma forma basica que é a arte.E enquanto arte nao deve ter qualquer tipo de barreiras q nao sejam impostas pela pessoa q a cria.
Embora seja um tema com alguma piada a verdade é q o assunto nao tem muito por onde se expandir,devido a ser algo puramente pessoal.Por exemplo;eu acho q os dois primeiros CDs de Gorgoroth sao,aos meus olhos,dos mais belos albuns q conheço e para mim eles tinham tudo o q uma banda deve ter...magia. Provavelmente apenas 0,01% das pessoas aqui concordam e no entanto ambas as opinioes sao validas.
A musica seja ela em que forma, parte sempre de uma forma basica que é a arte.E enquanto arte nao deve ter qualquer tipo de barreiras q nao sejam impostas pela pessoa q a cria.
Embora seja um tema com alguma piada a verdade é q o assunto nao tem muito por onde se expandir,devido a ser algo puramente pessoal.Por exemplo;eu acho q os dois primeiros CDs de Gorgoroth sao,aos meus olhos,dos mais belos albuns q conheço e para mim eles tinham tudo o q uma banda deve ter...magia. Provavelmente apenas 0,01% das pessoas aqui concordam e no entanto ambas as opinioes sao validas.
Eu acho que acima de tudo tem de haver companheirismo e muito entrosamento, saber o que cada um pensa, o que cada um pode trazer a nivel pessoal e musical. Quanto à composição de musicas, a banda deve optar por fazelo individualmente ou colectivamente, conforme se sintam mais à vontade, sem nunca tentar impor conceitos, ou impedir outros membros da banda de dar o seu cunho pessoal às suas partes. A nivel lirico, cada um que escreva sobre o que quiser, as letras por vezes pouco relevam, basta ver algumas musica tão badaladas, que vamos ver a letra e são no genero da pimbalhada... Não tenham como objectivo gravar logo um album! Primeiro é preciso ter muito trabalho de palco, gravar umas quantas demos, e só depois de terem a certeza que o material está cada vez com mais consistência é que se devem aventurar por um album.
- MESHUGGENER
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
- Contacto:
Vou "desenterrar" este tópico mas a culpa é da Xandra que me informou da existência dele
eheheh
Bom, já que tenho banda vou opinar... (pensei eu!
)
Acho que cada banda é um caso, não se pode generalizar. Depende muito, senão só, dos objectivos da banda. Nem sempre o objectivo é ser uma banda moderna e original, etc. Muitas querem fazer boa música dentro do que gostam. Outras até são bandas de covers, mas isso é outra história.
Falando da minha, acho que o que tem funcionado melhor até agora são os tais objectivos marcados, e todos trabalharem para atingir esses objectivos. Muitas bandas que andam por aí só querem "dar uns toques" e curtir uns concertos e beber umas quantas. Tudo bem, nada contra isso, mas provavelmente acabam por desaparecer eventualmente. Não estou "na música" para me divertir apenas, essa fase já passou, se é que alguma vez a tive.
Acredito a 100% no que faço (fazemos) e dá-me um prazer imenso tocar Neurotic. Tentamos fazer sempre o melhor e dar o nosso melhor, acima de tudo, fazer música que todos nós gostamos e com profissionalismo.
Existe um grande entendimento entre os elementos a nível de conhecimento de como agir e, de um certo modo, ser previsivel perante o outro elemento. Este penso ser um ponto fulcral numa banda. É excelente estar a tocar "à vontade" sabendo que posso contar com o meu baterista, que se eu falhar, ele sabe exactamente o que eu irei fazer e vice-versa. Isso dá uma segurança enorme e aumenta toda a prestação da banda. Digo o mesmo para os restantes elementos claro.
Mais... Sem dúvida que convem que os elementos se dêm bem, senão há porradaria no ensaio quando não há acordo, mesmo assim é difícil
Resumindo:
Ter objectivos em comum
Grande união a nível instrumental e músical
Amizade se possível
De repente (lol) foi isto que me surgiu... Também já é tarde e os neuronios neuroticos estão cansados
Saúde

Bom, já que tenho banda vou opinar... (pensei eu!

Acho que cada banda é um caso, não se pode generalizar. Depende muito, senão só, dos objectivos da banda. Nem sempre o objectivo é ser uma banda moderna e original, etc. Muitas querem fazer boa música dentro do que gostam. Outras até são bandas de covers, mas isso é outra história.
Falando da minha, acho que o que tem funcionado melhor até agora são os tais objectivos marcados, e todos trabalharem para atingir esses objectivos. Muitas bandas que andam por aí só querem "dar uns toques" e curtir uns concertos e beber umas quantas. Tudo bem, nada contra isso, mas provavelmente acabam por desaparecer eventualmente. Não estou "na música" para me divertir apenas, essa fase já passou, se é que alguma vez a tive.
Acredito a 100% no que faço (fazemos) e dá-me um prazer imenso tocar Neurotic. Tentamos fazer sempre o melhor e dar o nosso melhor, acima de tudo, fazer música que todos nós gostamos e com profissionalismo.
Existe um grande entendimento entre os elementos a nível de conhecimento de como agir e, de um certo modo, ser previsivel perante o outro elemento. Este penso ser um ponto fulcral numa banda. É excelente estar a tocar "à vontade" sabendo que posso contar com o meu baterista, que se eu falhar, ele sabe exactamente o que eu irei fazer e vice-versa. Isso dá uma segurança enorme e aumenta toda a prestação da banda. Digo o mesmo para os restantes elementos claro.
Mais... Sem dúvida que convem que os elementos se dêm bem, senão há porradaria no ensaio quando não há acordo, mesmo assim é difícil

Resumindo:
Ter objectivos em comum
Grande união a nível instrumental e músical
Amizade se possível

De repente (lol) foi isto que me surgiu... Também já é tarde e os neuronios neuroticos estão cansados

Saúde

Ângelo R.
http://www.facebook.com/i.m.neurotic
http://www.facebook.com/i.m.neurotic
1) Seriedade
2) Coerência
3) Ganas(Guts em inglês)
4) Pachorra
5) Fontes inspiracionais variadas
6) Clareza de pensamento
7) Abstracção dos trends
8 ) Originalidade
9) Vontade e motivação inovadora
10) Influências o mais variadas possivel.
11) Paixão pela música
Sinteticamente são estes os pontos essenciais que eu acho que uma banda deve tocar ou abranger, nao necessariamente pela ordem em que foram apresentados nem necessariamente só estes, pois toda a gente é diferente. Não têm que ser necessariamente todos, nem que ser só estes tão menos.
Na minha opinião pessoal, em Portugal, va-se la saber porquê, as pessoas parece-me que se perdem no "meio" e esquecem-se do que é a música, ou do que é suposto retirar de qualquer experiência musical...seja ela agressiva ou calma, serena ou agitada.
As letras são o que complementa a musica; não temos que ser necessariamente unilaterais em termos de composiçao musical e lírica(ou seja...tou a fazer uma musica violenta tenho que me exprimir verbalmente de forma violenta). Posso muito bem ter uma linha violenta, cheia de distorçao e tar a falar dos passarinhos a cantar...há que manter o espirito aberto e nao cometer o erro que muita gente faz de "Eu sou esta imagem, estes pentagramas, estes casacos de cabedal e estes picos logo vou fazer black metal sem nexo". Há em Portugal, parece-me a mim, infelizmente, a prioridade em estabelecer uma imagem ou uma atitude que seja considerada trendy e só depois pensar no que se deve fazer em termos de música. O resultado está à vista dos observadores mais argutos e distanciados da "cena"- há muito boa música por aí que não passa porque não é "in"...porque a imagem nao é reminescente de tudo o que veio antes...porque a musica é radicalmente diferente de tudo o que foi feito...e sao postos de parte...porquê? Vá-se lá saber, isto é Portugal...a terra onde toda a gente sabe quem é toda a gente...e toda a gente pensa que pode fazer melhor que toda a gente só por despique...Resumindo: tudo se pode resumir(e assim deveria ser) à musica e ao gosto por esta, mas infelizmente não é assim no "underground"(entre aspas, claro) português, segundo a minha opinião humilde, claro está...

2) Coerência
3) Ganas(Guts em inglês)
4) Pachorra
6) Clareza de pensamento
7) Abstracção dos trends
8 ) Originalidade
11) Paixão pela música
Sinteticamente são estes os pontos essenciais que eu acho que uma banda deve tocar ou abranger, nao necessariamente pela ordem em que foram apresentados nem necessariamente só estes, pois toda a gente é diferente. Não têm que ser necessariamente todos, nem que ser só estes tão menos.
Na minha opinião pessoal, em Portugal, va-se la saber porquê, as pessoas parece-me que se perdem no "meio" e esquecem-se do que é a música, ou do que é suposto retirar de qualquer experiência musical...seja ela agressiva ou calma, serena ou agitada.
As letras são o que complementa a musica; não temos que ser necessariamente unilaterais em termos de composiçao musical e lírica(ou seja...tou a fazer uma musica violenta tenho que me exprimir verbalmente de forma violenta). Posso muito bem ter uma linha violenta, cheia de distorçao e tar a falar dos passarinhos a cantar...há que manter o espirito aberto e nao cometer o erro que muita gente faz de "Eu sou esta imagem, estes pentagramas, estes casacos de cabedal e estes picos logo vou fazer black metal sem nexo". Há em Portugal, parece-me a mim, infelizmente, a prioridade em estabelecer uma imagem ou uma atitude que seja considerada trendy e só depois pensar no que se deve fazer em termos de música. O resultado está à vista dos observadores mais argutos e distanciados da "cena"- há muito boa música por aí que não passa porque não é "in"...porque a imagem nao é reminescente de tudo o que veio antes...porque a musica é radicalmente diferente de tudo o que foi feito...e sao postos de parte...porquê? Vá-se lá saber, isto é Portugal...a terra onde toda a gente sabe quem é toda a gente...e toda a gente pensa que pode fazer melhor que toda a gente só por despique...Resumindo: tudo se pode resumir(e assim deveria ser) à musica e ao gosto por esta, mas infelizmente não é assim no "underground"(entre aspas, claro) português, segundo a minha opinião humilde, claro está...

Tenebrae Escreveu:1) Seriedade
2) Coerência
3) Ganas(Guts em inglês)
4) Pachorra
6) Clareza de pensamento
7) Abstracção dos trends
8 ) Originalidade
11) Paixão pela música
Disseste tudo!.. só falta mesmo 12) Saber tocar

- chainsaw maniac
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça jun 03, 2003 2:54 pm
....acho que o importante é a música e a mensagem que transmite. Gosto de sentir a descarga de raiva que uma banda consegue transmitir enquanto toca e acho que o aspecto visual não é tão importante e chega, por vezes, a tirar alguma da seriedade à banda.
Esta é fácil,so k mts n o praticam... União,Amizade,Humildade(Principais),e tds os elementos fazerem e criarem o som k gostam chegando a um consenso entre tds! E acima de td kem corre por gosto nunka se cansa!
concordo absolutamente com os dois!!!
rotting, bandido

Eu creo que o principal que debe ter unha banda é que debe creer no que fai.
Se non crees o qeu fas, nunca terás boas letras nin farás boa música.
Esa e a minha opinion.
I think the main for a band is believe in what they are playing.
If they don't belive in what they doing, then it's very difficult to get good lyris and good music.
That's my opinion.
Se non crees o qeu fas, nunca terás boas letras nin farás boa música.
Esa e a minha opinion.
I think the main for a band is believe in what they are playing.
If they don't belive in what they doing, then it's very difficult to get good lyris and good music.
That's my opinion.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes