01) Achenorian Dirge - The White Horse In Springs Dirge
A abrir a compilação, um tema de black metal bastante dinâmico e com uns apontamentos diferentes. No entanto, achei o tema no geral um pouco morno, embora competente.
02) Agnes Vein - In Orbit With The Cosmos
Som semi-arrastado, a divagar entre o Doom e o BM. A música flui bastante bem e chega a criar momentos interessantes.
03) Bow At The Altar Of The Riff - Metal Funeral
Isto aqui foi uma surpresa muito boa. Tento acompanhar a cena Doom/Stoner e no entanto nunca tinha ouvido falar deste tipo finlandês, o que não admira, visto só ter lançado uma demo em 2007. No entanto, nota-se aqui potencial para um verdadeiro colosso. Riffs pesadões, minimalistas e cheios de groove com uma secção rítmica bastante capaz. A voz do tipo é que não aquece nem arrefece, falta-lhe peso no timbre e acaba por ser o ponto menos bom da música.
04) Cavus - With Blood And Steel
Isto sim, já é BM mais ao meu gosto. Lembra um pouco o que DT anda a fazer nos últimos álbuns. Riffs simples e viciosos, com um som bem punk-ish. Gostei e vou investigar a banda.
05) Gallowbraid - Oak And Aspen
Completamente colados ao som de Agalloch, mas a milhas de distância da qualidade destes. Dispenso.
06) Guthrum - Anthem Of Our Lake and Great
BM moderno, com uns apontamentos sinfónicos. Não é mau, mas não é algo que aprecie.
07) Hebogasil - Old Prophet
Jarda filha da puta, um híbrido de Sludge/BM porco como a merda. Aquela parte no meio à la CF arrepia-me todo. Adorei isto.
08) In Lingua Morta - Darkness
Ver 6)
09) Oblomov - Romans 1580
BM sinfónico MIDI? Achei fracote.
10) Orcrypt - Where The Shadows Lie
BM arrastado. Já vi que este tema saiu duma demo, lançada este ano. Gostei, mas não fiquei com vontade de descobrir mais.
11) Remembrance - The Omen
Doom meloso. Até podem ser bons no que faço, mas eu não consigo apreciar isto.
12) Totalselfhatred - Enlightment
DSBM, não é algo que costume ouvir mas achei uma certa piada ao tema. Funciona bem como conclusão do CD.
Em jeito de resumo, valeu por um punhado de bandas que quero ouvir com mais atenção (Cavus, Bow At The Altar of The Riff e Hebosagil, nomeadamente) e que se não fosse por esta iniciativa, certamente me iriam passar ao lado. Obrigado Bruno