Li os posts de toda a gente, por isso vou só deixar alguns pontos de vista, alguns factos e como é óbvio a minha opinião pessoal.
Desde pequeno sempre estive ligado à floresta. Os meus avós maternos eram de uma aldeia rodeada de árvores ( pinheiros, carvalhos, ciprestes , algumas espécies autoctones de arbustos ).
Lembro-me bastante bem, que fora limparem e roçarem os terrenos deles, iam todas as pessoas da aldeia limpar os pinhais, vinhais à volta .
As pinhas eram aproveitadas (e caso fossem de pinheiro manso até os pinhões ficavam guardados ), a caruma para acender a fogueira.
As vides empilhadas e guardadas para acender o forno a lenha. E toda a madeira era solenemente guardada para as actividades domésticas inclusivé para a lareira no Inverno.
Nunca vi lá fogo algum!
Por outro lado e derivado ao trabalho do meu pai na altura ( importador e exportador de madeira, trabalhada ou não ) viajei pelo país todo, percorria "éne" serrações. Todas elas tinham o seu pinhal, plantado por eles ou comprado e constantemente renovado. Nunca vi um fogo num pinhal destas serrações. Aliás a limpeza era um acto normal e consciente nunca um acto de obrigação.
No verão lá haviam alguns incêndios e a culpa grande parte das vezes era logo atirada para as serrações.
Quem nunca ouviu isto?
Pois é... grande falsidade.
Para qualquer serração um pinheiro/pinhal queimado não vale uma merda. Não podem produzir com essa madeira, pode é alguém comprar o terreno mais barato. Mas para quê se o pinhal já era deles? Mais tarde via-se quem era(m) o(s) verdadeiro(s) interessado(s):
Contrutoras, Imobiliárias, inclusivé o próprio Estado.
Não querendo parecer um célebre anúncio de supermercado, sou do tempo em que se viam cantoneiros em grande parte das estradas no nosso país. Principalmente naquelas célebres estradas de curva e contra-curva , montanha acima , montanha a baixo.
Para quem não sabe, os cantoneiros eram pessoas que trabalhavam para a junta das estradas nas suas repartições em cada distrito. Eram responsáveis por limpar o mato nas bermas das estradas, cortar ramos de árvores, limpar inclusivé floresta em redor caso houvesse necessidade, remendar as estradas, colocar e substituir placas de sinalização. Ora uma profissão que vocês já não vêem, e se vêem são poucos e já não fazem todo este tipo de coisas.
As linhas de comboio, tinham sempre as suas bermas limpas à custa de trabalhadores da CP, ainda hoje o fazem mas não com a mesma celeridade, não com tanta regularidade e eficácia, e geralmente fazem-no quando já é tarde demais.
Aliás um pequeno exemplo:
Não muito longe da minha casa em Coimbra, há o caminho de ferro, ao lado do caminho de ferro há um armazém de distribuição e enchimento de botijas da Galp. A distância entre a linha e a vedação desse armazém são meros metros. O que estava lá no meio ? Típico rastilho. Ervas, arbustos, canaviais...tudo seco. Começou a arder por causa das faíscas dos travões dos comboios! Lá foram os gajos da galp apagar com dificuldade e com ajuda de populares. Passado uma semana foi lá a CP cortar o q restava. Acho que só neste capítulo está tudo dito.
"Depois de casa roubada trancas à porta"
Quanto ao nosso território já foi dito aquilo que considero ser das coisas mais importantes no capítulo de incêndios florestais:
Falta de ordenamento florestal, falta de meios, o nosso clima, e determinadas espécies de árvores não nos trazem bons prognósticos.
No caso do Eucalipto...epá é a maior praga que pode haver. Tem a sua utilidade na natureza? Claro como todas as espécies de árvores. Mas há que salientar ...não é uma espécie muito amigável para território nacional.
1.º - Não temos Koalas
2.º - Sem ser para as fábricas de papel e piromaníacos , não há mais ninguém que faça alguma coisa dela. Só serve para queimar e fazer Halls Mentoliptos, pseudo-chasinhos e mezinhas da avó. Isto falando por alto.
3.º - Onde é plantado um Eucaliptal há que ter em conta:
3.1. - Grande parte das espécies à volta vão morrer abafadas pelas copas e/ou falta de água. Aliás o Eucalipto adulto consegue ir buscar água às distâncias mais absurdas. Daí muitos poços da vizinhança secarem.Acumula-se tbm muita folhagem no chão.
3.2. - Em Caso de incêndio os gases extremamente inflamáveis/explosivos libertados pela folhagem das copas, transformam um fogo já de sim muito complicado num autêntico inferno.
4.º - O solo torna-se mais pobre, instável e arenoso. Chega o Inverno , à primeirra precipitação mais forte que haja ...lá vai deslizamento, ou torrente de lama, ou estradas cortadas e/ou que abatem.
Já não me lembro quem falou por alto do Pinheiro mas aqui ficam uns factos:
A verdade é que grande parte do nosso terrório, principalmente as beiras sempre tiverem grandes pinhais e nunca houveram grandes incêndios naturais. Era tudo fogo posto , ou causado por negligência.
Um pinhal é mais facilmente limpo e roçado que um eucaliptal, bem como acaba por ser mais atractivo em termos de rentabilidade.
Pq as pinhas e carumas podem ser vendidas, um pinheiro apesar de precisar de 40 anos para ter um diâmetro minimamente aceitável, é util para produção de móveis, traves mestras, estilha, malotes, paletes, toda a parafernália de coisas que vos vier à cabeça. Basta darem uma olhadela em grande parte da mobília da vossa casa. A minha cama de solteiro era em pinho maciço , a de casado é em pinho e cerejeira por exemplo.
Com um eucalipto não se tem tanto rendimento, serve para produzir papel e pouco mais.
Sim o pinheiro é resinoso, mas é só o pinheiro e o eucalipto? A diferença está na tipologia desta árvores e suas características. Um pinheiro não arde assim do nada só pq fazemos uma fogueira ao lado ou se encostamos um isqueiro aceso à sua casca, já o eucalipto é rastilho.
O Estado Português sabe muito bem como as coisas são, se não quer saber, por um lado estamos fodidos é certo... mas tambem não podemos deixar as coisas andarem como andam e ficar de braços cruzados. Nós também podemos fazer muita coisa para prevenir incêndios. Não ter comportamentos de risco, limpar os nossos terrenos, como já foi falado...mas não só. Bem como podemos ajudar a renovar as nossas florestas com pinheiro, sobreiro, ciprestes, carvalhos, temos tanta espécie util e rentável não só para a natureza.
Para já e visto que o território está como está considero prioritário melhorar acessos principalmente em montanha, limpeza das matas velhas, e investir em formação e material. Pq se há dinheiro para pontes e estradas tbm deveria haver para abrir estradas no meio de montanhas a fim de preservar a nossa floresta e facilitar a vida a quem cuida dela.
Que Eu saiba aqui no Planeta Terra não respiramos cabeças de p*#% e o Sócrates bem como outros já deveriam ter pensado melhor nisso.
Não é só mandar vir helicopteros made in URSS a caír aos pedaços para apagar fogos, e que tal pensar 1.º em quem cá lida com essas situações e nos meios e instalar tubagens/condutas de água? e depois sim pensar possivelmente na merda de um TGV q não precisamos e quem sabe na organização de capeonatos do mundo que igualmente não precisamos para nada...
Ps- E se for para organizar um campeonato do mundo que seja lá para o ano 2957...