Zeitgeist - o Filme

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça fev 08, 2011 5:24 pm

Leviathan Escreveu:Sim, explica. Mas apenas em parte poderás encontrar a explicação para a resolução dos problemas da sociedade. O "Zeitgeist: moving forward" é muito mais que isso e explica com recurso a vários psicólogos/técnicos como a noção de natureza humana é uma visão mal concebida nos dias de hoje - por exemplo.

Sim, mas eu não me interessa muito as mais recentes opiniões de psicólogos sobre a natureza humana...
Num projecto como este, o que me interessa saber é a forma como ele se irá desenrolar. Ou seja, como é que as comunidades são formadas? Vão ser criadas aldeias/cidades para onde pessoas podem chegar, instalar-se e começar a produzir? Quem é que produz o quê? Como é que se canalizam os recursos para a produção das famigeradas máquinas?
Que tipo de investimentos iniciais vão ser precisos? Vai ser tudo obtido a partir de caridade? Vão recorrer a financiamentos e programas já existentes? Como é que se ligam as diferentes comunidades? Que estratégias vão desenvolver para "convencer" o resto? Que ligações vão ter/querem ter com Governos, ongs e afins?
Eu penso, por exemplo na “instalação” de comunidades VP que pretendam estabelecer uma espécie de “postos avançados” do movimento e exemplos da sua implementação e imagino diferentes tipos de problemas que podem ter dependendo dos locais em que se instalam. Países como a Nigéria, o Sudão, Arábia Saudita, Somália, China, Rússia, Colômbia.

Se quiseres uma analogia, por exemplo, todos os dias tenho várias ideias que gostaria de ver traduzidas em projectos para a empresa em que trabalho. Muitas delas até com hipótese de terem alguma importância social, de benefícios para trabalhadores, etc. Depois começo a tentar traduzir a ideia para os formulários de proposta e aí confronto-me com n requisitos, condicionantes e limitações que me levam a pensar de que forma é que vou conseguir adaptar a ideia original aos padrões necessários para, com jeito, poder ter o financiamento e o projecto aprovados. Muitas vezes é um processo ridiculamente frustrante, noutra mais ou menos fácil.
É este desfasamento com o que é, de facto, a realidade com que este projecto tem que lidar (e não falo aqui de forma negativa, da natureza humana poder ser “educada”, etc), mas apenas que há uma realidade concreta que pode não ser fácil e pacificamente moldada a este projecto.

Leviathan
Metálico(a)
Registado: sexta mar 05, 2010 8:41 pm

Mensagempor Leviathan » terça fev 08, 2011 6:05 pm

Cthulhu_Dawn Escreveu:
Leviathan Escreveu:Sim, explica. Mas apenas em parte poderás encontrar a explicação para a resolução dos problemas da sociedade. O "Zeitgeist: moving forward" é muito mais que isso e explica com recurso a vários psicólogos/técnicos como a noção de natureza humana é uma visão mal concebida nos dias de hoje - por exemplo.

Sim, mas eu não me interessa muito as mais recentes opiniões de psicólogos sobre a natureza humana...
Num projecto como este, o que me interessa saber é a forma como ele se irá desenrolar. Ou seja, como é que as comunidades são formadas? Vão ser criadas aldeias/cidades para onde pessoas podem chegar, instalar-se e começar a produzir? Quem é que produz o quê? Como é que se canalizam os recursos para a produção das famigeradas máquinas?
Que tipo de investimentos iniciais vão ser precisos? Vai ser tudo obtido a partir de caridade? Vão recorrer a financiamentos e programas já existentes? Como é que se ligam as diferentes comunidades? Que estratégias vão desenvolver para "convencer" o resto? Que ligações vão ter/querem ter com Governos, ongs e afins?
Eu penso, por exemplo na “instalação” de comunidades VP que pretendam estabelecer uma espécie de “postos avançados” do movimento e exemplos da sua implementação e imagino diferentes tipos de problemas que podem ter dependendo dos locais em que se instalam. Países como a Nigéria, o Sudão, Arábia Saudita, Somália, China, Rússia, Colômbia.

Se quiseres uma analogia, por exemplo, todos os dias tenho várias ideias que gostaria de ver traduzidas em projectos para a empresa em que trabalho. Muitas delas até com hipótese de terem alguma importância social, de benefícios para trabalhadores, etc. Depois começo a tentar traduzir a ideia para os formulários de proposta e aí confronto-me com n requisitos, condicionantes e limitações que me levam a pensar de que forma é que vou conseguir adaptar a ideia original aos padrões necessários para, com jeito, poder ter o financiamento e o projecto aprovados. Muitas vezes é um processo ridiculamente frustrante, noutra mais ou menos fácil.
É este desfasamento com o que é, de facto, a realidade com que este projecto tem que lidar (e não falo aqui de forma negativa, da natureza humana poder ser “educada”, etc), mas apenas que há uma realidade concreta que pode não ser fácil e pacificamente moldada a este projecto.

O projecto - relativamente às questões mais tecnológicas - está todo discriminado no site e explicam-no no filme igualmente. A sua línguagem é simples, evidente e clara para que as pessoas possam compreende-lo. Voltariamos a incorrer na mesma falácia usando linguagem demasiado complexa/técnica com todos os pormenores técnicos e a maioria das pessoas provavelmente nem saberia do que se estava a falar.

Mas acho que sinceramente devias informar-te junto do pessoal do Zeitgeist/Venus Project. Se estás mesmo interessado no projecto, creio que poderiam responder a questões que já debatemos aqui, mas de uma forma mais exacta do que eu.

Mas olha, basta pensares no seguinte:

Leviathan Escreveu:Mais uma vez tenta contextualizar-te à era em que vives (os conhecimentos são diferentes de todo o passado); a arquitectura é um plano fulcral para a facilidade e comodidade da obtenção das nossas necessidades - muito importante - e realmente, se for predisposta um planta com base em determinados serviços, não entendo porque não seria fácil chegar/distribuir a todos? Isso já hoje em dia acontece para muitos de nós. Quem é que não tem uma superfície comercial perto de casa com tudo o que (não) é necessário? Quantos de vós não têm torneiras? Quantos de vós não têm electricidade/gás?

Quem pensaria que isto seria possível há uns anos sem recurso da mão humana?
Zyklon Escreveu:Vocês são uns patetas!

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça fev 08, 2011 7:48 pm

lulwat.

O que é que nisso tudo não requer mão humana e que "há uns anos" requeria? Torneiras? Projectos de arquitectura? Electricidade/Gás? :|

Leviathan
Metálico(a)

Mensagempor Leviathan » terça fev 08, 2011 8:14 pm

otnemeM Escreveu:lulwat.

O que é que nisso tudo não requer mão humana e que "há uns anos" requeria? Torneiras? Projectos de arquitectura? Electricidade/Gás? :|

Eu acho-te uma piada :lol: .

Sim, antes ias buscar baldes de água ao rio, agora tens água em casa abrindo uma simples torneira. Antes tinhas de arranjar maneira de fazer e acender velas, agora basta clicares no interruptor que tens a papinha toda feita. Com o gás a mesma coisa.

Tudo isto tem a ver com a arquitectura disposta de uma forma preparada a conceder os recursos necessários à qualidade de vida dos seres humanos - sem saírem de casa.

Agora é a parte do insulto. :beer:

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça fev 08, 2011 9:06 pm

Leviathan Escreveu:

Sim, antes ias buscar baldes de água ao rio, agora tens água em casa abrindo uma simples torneira. Antes tinhas de arranjar maneira de fazer e acender velas, agora basta clicares no interruptor que tens a papinha toda feita. Com o gás a mesma coisa.

Tudo isto tem a ver com a arquitectura disposta de uma forma preparada a conceder os recursos necessários à qualidade de vida dos seres humanos - sem saírem de casa.

Eia! Jura?!

E foi o Venus Project que previu a água canalizada e a electricidade?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Leviathan
Metálico(a)

Mensagempor Leviathan » terça fev 08, 2011 9:08 pm

spiegelman Escreveu:
Leviathan Escreveu:

Eia! Jura?!

E foi o Venus Project que previu a água canalizada e a electricidade?

Eu disse que foi?

Ou mostrei exemplos de tecnologia que mostram como o Venus Project é realmente viável? E mais; a tecnologia actual, é muito superior àquela que temos acesso diariamente e à que deu origem a essas instalações.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça fev 08, 2011 9:13 pm

EStava a tentar provar que o facto de termos evoluído de um momento em que seia buscar água ao poço para um abrir a torneira não dependeu de projecto nenhum nem de uma aldeia piloto, simplesmente fomos evoluindo até chegarmos até hoje.

Mas o Venus Project é viável porque há tecnologia como electricidade e água canalizada?

Ou Estás-me a dizer que com a tecnologia que temos hoje o Venus Project já é viável?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Leviathan
Metálico(a)

Mensagempor Leviathan » terça fev 08, 2011 9:25 pm

spiegelman Escreveu:EStava a tentar provar que o facto de termos evoluído de um momento em que seia buscar água ao poço para um abrir a torneira não dependeu de projecto nenhum nem de uma aldeia piloto, simplesmente fomos evoluindo até chegarmos até hoje.

Mas o Venus Project é viável porque há tecnologia como electricidade e água canalizada?

Ou Estás-me a dizer que com a tecnologia que temos hoje o Venus Project já é viável?

Não dependeu de um projecto consciente, mas a tecnologia a que tu tens acesso, dependeu de centenas de séculos de evolução conjunta - de VÁRIOS homens que quiseram contribuir para o bem da sociedade. O projecto é mais um contributo de outros homens, para essa evolução de uma forma consciente e consiza, baseada no conhecimento que adquiriste/detens sobre o universo e respectivos objectos actualmente, com a ajuda de todos os homens que ajudaram a dar-nos uma noção mais aprofundada do meio em que nos encontramos. É uma espécie de um culminar de toda a evolução, que apela à revisão do sistema - e que para mim faz todo o sentido -, em prol da qualidade de vida do ser humano e apela também à união de todos nós para que exista realmente sentido em viver, para que a evolução da espécie humana se dê de uma forma ainda mais rápida/eficaz.

A questão que se coloca é; se podemos fazê-lo, porque razão não o fazemos? Têm medo de falhar? Actualmente este que temos já falha. Ao menos que seja para falhar com novas alternativas e ideias. E se não funcionar, pelo menos seremos unos e propensos a novas ideias que possam tornar cómoda a vida dos seres do planeta terra.

Não é a única causa que o torna viável; é uma das causas que torna o projecto viável.

Não interessa se queres promover o nome de um ideal ou não; o que é interessa é que partilhes connosco as tuas projecções que serão benéficas A TODOS os seres vivos para o futuro. Se lhe dás um nome ou não, isso é outra estória.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » terça fev 08, 2011 9:44 pm

Eu partilho contigo, mas tens de me pagar os royalties pela patente. 8)
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça fev 08, 2011 10:45 pm

Isso é memso bonito Leviathan

Então e não achas que há 200 anos atrás não havia tecnologia para água canalizada e electricidade para poder ser acessível a todos?

E diz-me lá. É realmente necessário um Venus project para dar início a isso?

Não é o que fazemos todos os dias? Enquanto humanidade? sem ser preciso um filme pateta no Youtube e 4 páginas de ideias recicladas na web?

Tens tão pouco em conta a capacidade da humanidade se superar a si própria para que seja necessário abrirmos a mente à força só porque aprace um gajo a auto intitular-se o arauto da salvação da humanidade?

e se como dizes:

Ao menos que seja para falhar com novas alternativas e ideias. E se não funcionar, pelo menos seremos unos e propensos a novas ideias que possam tornar cómoda a vida dos seres do planeta terra.

Não é a única causa que o torna viável; é uma das causas que torna o projecto viável.

Não interessa se queres promover o nome de um ideal ou não; o que é interessa é que partilhes connosco as tuas projecções que serão benéficas A TODOS os seres vivos para o futuro. Se lhe dás um nome ou não, isso é outra estória.

então quer dizer que o Venus Project é apenas mais uma ideia no meio de tantas outras que tanto pode estar certa como errada e afinal até pode haver outras boas ideias...

Quem sabe o projecto que a humanidade tem neste momento em mãos, que se calhar só lhe basta um pouco mais de consciência colectiva, de empreendedorismo, de reequilibrio, até pode ser um bom projecto e pode ser salvo sem que nos andem a apontar as falhas com um dedo sujo e fugidio.

Já pensaste que pode realmente ser assim?

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça fev 08, 2011 11:01 pm

Leviathan Escreveu:No VP, ninguém assume - pelo menos do que me informei - que esses recursos são infinitos. Apenas se toma a posição de que devemos economizar a maior quantidade de recursos possíveis - tirando as energias renováveis -, baseada numa produção consistente, de qualidade e longevidade e que tenha possibilidade de ter conserto. Na economia baseada nos recursos, quando algum produto se estraga, tem sempre um possível conserto em vez de despejares o material. Ou seja, em vez de usares 50 mil productos na propaganda de algo desnecessário à qualidade de vida humana e de gastares todos esses materiais em trivialidades, pouparias 100 vezes mais e utilizarias algo realmente útil ao que precisas.

O VP não parte da premissa que os recursos são infinitos mas que são "abundantes" e que são apenas tornados escassos pelo sistema monetário.

http://www.thevenusproject.com/en/the-v ... tion/about

Earth is abundant with plentiful resources; today our practice of rationing resources through monetary methods is irrelevant and counter productive to our survival

Isto é uma falácia.
Quanto tomas em conta como factores de custo o esforço necessário para os explorar, as quantidades existentes, a sustentabilidade e impacto ambiental.. a generalidade dos recursos não são nada abundantes.
Aliás, foi a ideia de recursos abundantes que nos meteu em várias das alhadas em que estamos metidos, com uma perigosa dependência do petróleo, excesso de pesca, falta de àgua potável, etc, etc.

Esta é uma das grandes falhas de lógica do VP: embora o sistema monetário e capitalista introduza aberrações, o "preço" das coisas largamente correlacionado com os factores de custos.

Essas aberrações dão para os dois lados, já agora. Dois exemplos.

Por um lado, o comércio de diamantes naturais é manipulado pelas empresas envolvidas para criar uma escassez artifical.

Por outro lado, o hélio (uma susbtância extremamente rara e finita no planeta) está a ser desbaratado, pois os políticos dos EUA decidiram vender ao desbarato uma reserva estratégica que armazenaram durante décadas e o hélio que podia ser extraído do gás natural (a principal fonte) não está a ser colhido.
A continuar por este caminho, daqui a 150 anos a humanidade arrisca-se a não ter hélio ou ter de o produzir em reactores nucleares.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça fev 08, 2011 11:04 pm

Leviathan Escreveu:

Ah, sem sair de casa = sem mão humana? Como abres a torneira e a água sai, não há mão humana no processo, certo? Mesma coisa para carregares no interruptor e a luz acender, mesma coisa para as plantas aparecerem feitas no papel?

Fuckin' things, how do they work?

Imagem

Leviathan
Metálico(a)

Mensagempor Leviathan » terça fev 08, 2011 11:15 pm

otnemeM Escreveu:
Leviathan Escreveu:

Ah, sem sair de casa = sem mão humana? Como abres a torneira e a água sai, não há mão humana no processo, certo? Mesma coisa para carregares no interruptor e a luz acender, mesma coisa para as plantas aparecerem feitas no papel?

Fuckin' things, how do they work?

Imagem

x'D

Perdoe-me sr. professor, vou corrigir a afirmação já que não fui lá muito preciso; hoje em dia não concorda que temos acesso aos mais variados recursos de uma forma muito mais cómoda e facilitada graças à tecnologia?

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça fev 08, 2011 11:29 pm

E o que é que isso tem que ver com o Venus Project?
Se não tiveres cuidado até se transforma num argumento de como o Venus Project não é necessário (independentemente de ser sequer possível ou não).

Leviathan
Metálico(a)

Mensagempor Leviathan » terça fev 08, 2011 11:37 pm

otnemeM Escreveu:E o que é que isso tem que ver com o Venus Project?
Se não tiveres cuidado até se transforma num argumento de como o Venus Project não é necessário (independentemente de ser sequer possível ou não).

O que é que tem a ver?

Eu mostrei exemplos de tecnologia - desactualizada - que mostram como o Venus Project é realmente viável. E mais; a tecnologia actual, é muito superior àquela que temos acesso diariamente e à que deu origem a essas instalações, as quais usufruímos no dia-a-dia.

Realmente ser ou não necessário, é muito relativo; há muito boa gente para quem isto são meros tostões, para outros - 90 por cento da população mundial - são milhões. Podemos relativizar as coisas de forma a dar crédito crédito a essa opinião (relativamente ao não ser necessário).

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes