Que Sistema Operativo Usas?

Que Sistema operativo usas?

GNU/Linux! Que distribuição?
29
9%
MS Windows
271
83%
MAC OS
18
6%
Outro. Qual?
9
3%

Total de votos: 327

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Re: Que Sistema Operativo Usas?

Mensagempor OrDoS » quarta abr 14, 2010 10:34 pm

alexmgarcia Escreveu:Nem uso computador para jogar (jogar é na Wii). Apenas uso para internet, música, programar, office.
Driver da intel (gráfico) que numa nova versão simplesmente freezava o sistema todo (só mesmo reiniciando no botão de restart).
http://bugs.archlinux.org/task/8976
Tens aí a descrição do problema. Penso que já o devem ter corrigido, mas é estúpido.

Quanto a aplicações, tens o smbtree, por exemplo :P

Foda-se, isso vai há 2 anos e meio(!!!) nessa altura os drivers da Intel eram fechados, caso não saibas a Intel libertou os drivers em open-source ( http://intellinuxgraphics.org/ ). Aliás, o meu netbook tem uma Intel 945 e até o Compiz aquilo corre!!! :lol: Embora ainda haja uns problemas.

Quanto ao SMB Tree, se usaste linux deves saber que as coisas estão sempre a evoluir, no entanto, eu tenho o meu Samba activo e não tenho problemas nenhuns em detectar nada. Aposto que nunca mais olhaste para, por exemplo, o Dolphin do novo KDE4, ou para o Gnome actualmente para ver se consegues fazer melhor o que não conseguias há 2 anos e meio (?!) atrás.

As coisas em Linux evoluem rápido, porque é que não pegas numa pen USB, escolhes aí uma distribuição toda janota e experimentas fazer algumas coisas que não conseguias antes? Tipo o (K)Ubuntu ou o Mint (já que vi que passaste à fase da "preguiça" de querer ver tudo a funcionar relativamente à 1ª).

Pareces-me é ser um ex-utilizador de Linux mais por arrasto do que por gosto, que largou o Linux porque por azar a gráfica não era suportada na altura :? E a queixa do software que fazes ainda por cima tem a ver com Microsoft, queres cá ver, quando usavas linux pra programar devias fazê-lo em Mono, para programar .Net lá, não?

Apesar de o OpenOffice me chegar, acho que quando tiver mesmo necessidade apenas de Office instalo é uma máquina Virtual com Windows no VirtualBox e está a andar de mota ;) E ainda tenho usado o Kile para LaTeX :mrgreen:

raxx7 Escreveu:
OrDoS Escreveu:PS- Não conheço quase ninguém que, tendo um background de Linux como tu tens, venha dizer que o Windows é uma maravilha :?

Oh, a quantidade de utilizadores de Slack, Gentoo, Arch e etc que, mais cedo ou mais tarde, se farta do Linux é infindável. Trust me.

Uma coisa é fartarem-se, outra coisa é passar para o Windows e dizer maravilhas. Para isso aposto que não deixam o Linux e passam para distribuições mais comerciais, tipo o Ubuntu, Mint, Mepis, sei lá...
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quarta abr 14, 2010 10:47 pm

Aliás, mais rápido conheço gente que tenha mudado para OSX do que para Windows, mas aí ainda consigo perceber porquê :)

Até o Linus Torvalds passou a usar Fedora:

http://news.oreilly.com/2008/07/linux-t ... istri.html

alexmgarcia
Participante
Registado: domingo fev 07, 2010 4:10 pm
Contacto:

Mensagempor alexmgarcia » quarta abr 14, 2010 11:22 pm

OrDoS Escreveu:Foda-se, isso vai há 2 anos e meio(!!!) nessa altura os drivers da Intel eram fechados, caso não saibas a Intel libertou os drivers em open-source ( http://intellinuxgraphics.org/ ). Aliás, o meu netbook tem uma Intel 945 e até o Compiz aquilo corre!!! :lol: Embora ainda haja uns problemas.

O driver era aberto, por isso o problema não era aí. E não mudei só por causa da gráfica, porque até na altura criei um .PKGBUILD para ficar com a versão anterior à que tinha bugs. Mas de qualquer das maneiras é um bug estúpido.

OrDoS Escreveu:Quanto ao SMB Tree, se usaste linux deves saber que as coisas estão sempre a evoluir, no entanto, eu tenho o meu Samba activo e não tenho problemas nenhuns em detectar nada. Aposto que nunca mais olhaste para, por exemplo, o Dolphin do novo KDE4, ou para o Gnome actualmente para ver se consegues fazer melhor o que não conseguias há 2 anos e meio (?!) atrás.

As coisas em Linux evoluem rápido, porque é que não pegas numa pen USB, escolhes aí uma distribuição toda janota e experimentas fazer algumas coisas que não conseguias antes? Tipo o (K)Ubuntu ou o Mint (já que vi que passaste à fase da "preguiça" de querer ver tudo a funcionar relativamente à 1ª).

Enjoei de GNOME. KDE4 não me adapto muito. Os outros WMs que existem não vou muito com eles. E isto dito por quem utilizava fluxbox :lol: Ainda hoje testei o Mint numa VM (só mesmo em curiosidade para ver se é mesmo um Ubuntu mais "fácil"), e mesmo assim continuo a preferir o Windows.

OrDoS Escreveu:Pareces-me é ser um ex-utilizador de Linux mais por arrasto do que por gosto, que largou o Linux porque por azar a gráfica não era suportada na altura :? E a queixa do software que fazes ainda por cima tem a ver com Microsoft, queres cá ver, quando usavas linux pra programar devias fazê-lo em Mono, para programar .Net lá, não?

Na altura nem programava muito. Mas fazia uma coisa ou outra em Python.
Claro que agora utilizo algo mais para Windows applications. VC# .NET :P
Há uns anos a moda era VB6. Agora é VC#

Talvez a preguiça tenha vindo um pouco, mas as vezes que tentei voltar a linux, após umas horas de uso já estava farto. :?

OrDoS Escreveu:Aliás, mais rápido conheço gente que tenha mudado para OSX do que para Windows, mas aí ainda consigo perceber porquê :)

Prefiro linux a osx (aliás, nem gosto de produtos da apple) :P
Para mim applePrice = ((otherBrandPrice*2)+appleLogoPrice)+0.2(otherBrandFeatures)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta abr 15, 2010 1:17 am

alexmgarcia Escreveu:
OrDoS Escreveu:Foda-se, isso vai há 2 anos e meio(!!!) nessa altura os drivers da Intel eram fechados, caso não saibas a Intel libertou os drivers em open-source ( http://intellinuxgraphics.org/ ). Aliás, o meu netbook tem uma Intel 945 e até o Compiz aquilo corre!!! :lol: Embora ainda haja uns problemas.

O driver era aberto, por isso o problema não era aí. E não mudei só por causa da gráfica, porque até na altura criei um .PKGBUILD para ficar com a versão anterior à que tinha bugs. Mas de qualquer das maneiras é um bug estúpido.

OrDoS Escreveu:Quanto ao SMB Tree, se usaste linux deves saber que as coisas estão sempre a evoluir, no entanto, eu tenho o meu Samba activo e não tenho problemas nenhuns em detectar nada. Aposto que nunca mais olhaste para, por exemplo, o Dolphin do novo KDE4, ou para o Gnome actualmente para ver se consegues fazer melhor o que não conseguias há 2 anos e meio (?!) atrás.

Enjoei de GNOME. KDE4 não me adapto muito. Os outros WMs que existem não vou muito com eles. E isto dito por quem utilizava fluxbox :lol: Ainda hoje testei o Mint numa VM (só mesmo em curiosidade para ver se é mesmo um Ubuntu mais "fácil"), e mesmo assim continuo a preferir o Windows.

OrDoS Escreveu:Pareces-me é ser um ex-utilizador de Linux mais por arrasto do que por gosto, que largou o Linux porque por azar a gráfica não era suportada na altura :? E a queixa do software que fazes ainda por cima tem a ver com Microsoft, queres cá ver, quando usavas linux pra programar devias fazê-lo em Mono, para programar .Net lá, não?

Na altura nem programava muito. Mas fazia uma coisa ou outra em Python.
Claro que agora utilizo algo mais para Windows applications. VC# .NET :P
Há uns anos a moda era VB6. Agora é VC#

Talvez a preguiça tenha vindo um pouco, mas as vezes que tentei voltar a linux, após umas horas de uso já estava farto. :?

OrDoS Escreveu:Aliás, mais rápido conheço gente que tenha mudado para OSX do que para Windows, mas aí ainda consigo perceber porquê :)

Prefiro linux a osx (aliás, nem gosto de produtos da apple) :P
Para mim applePrice = ((otherBrandPrice*2)+appleLogoPrice)+0.2(otherBrandFeatures)

Não consigo perceber como não te adaptas ao KDE4. Eu tenho-o usado frequentemente e o que é excelente é o facto de conseguires configurar um ambiente visual que tem o melhor do Windows 7, o melhor do OSX e ainda consegue ser original q.b. nos seus plasmoids. Até aquele preview das janelas que o Windows 7 tem eles têm lá.

Eu só perdi praí uns 15-20minutos a perceber como o KDE4 funcionava, eu adorava KDE3 e sempre gostei de KDE, e como um utilizador de Windows e DOS que fui durante 10 anos antes de tomar contacto pela 1ª vez com Linux, posso dizer que largava o Windows (nativo) sem pensar 2 vezes se quisesse, não fosse eu gostar de dar uns tiros no Team Fortress 2 e no Day of Defeat: Source. By the way, também tenho uma Wii e mesmo assim nada substitui o combo rato+teclado em FPSs (que são os meus favoritos) ou em RTSs.

Quanto ao Mac, até te dou alguma razão na tua equação, mas também sei dar valor ao produto que eles fizeram e a forma inteligente como pegaram num BSD e o tornaram naquilo que é hoje o OSX e os seus bindings de hardware. O Linux é um SO anárquico e livre, tem as suas propriedades e tem uma comunidade espectacular como nenhuma outra. Parte da piada do Linux é a exploração do SO. Muito já eu aprendi com os bugs e os bloqueios de algumas distribuições, e diga-se que eu gosto de ter pelo menos uma daquelas mais actuais (bleeding edge) tipo o Sidux, o Kubuntu e (embora não tenha experimentado ainda), o Arch/Chakra (já não falta muito).

O KDE4 está na versão 4.4.2, à qual virá a 4.4.3 e depois aparecerá a 4.5. Tenho as expectativas muito altas para essa versão, pelo menos no que toca a estabilidade, embora a versão 4.4 já é muito estável (pelo que se diz, porque tenho estado com a 4.3.5 e não tenho tido muitos problemas, um ou outro ocasionalmente, acelerados pelo driver da ATI muito recente).

Quem gosta de Linux a sério nunca se farta, por muito que queira.

E se gostas de .NET, não perdes nada em dar uma olhada ao Qt4 (framework multi-plataforma de programação em C++ e a base do KDE4 adquirido há uns tempos pela Nokia) ;)

alexmgarcia
Participante
Contacto:

Mensagempor alexmgarcia » quinta abr 15, 2010 12:24 pm

Não queria tornar este tópico num big off-topic.
Como já disse, utilizei linux durante uns anos, e aprendi mesmo muito. Depois quando vi mesmo aqueles bugs estúpidos desisti.
Quero um computador para trabalhar, não para andar com bugs estúpidos só porque o dev lembrou-se de implementá-los :P
Por enquanto acho que linux em desktop deixa um pouco a desejar (claro que numa empresa pode servir para workstation, dependendo do que a empresa necessita. E se servir mesmo, este poupa muito economicamente em licenças).

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta abr 15, 2010 1:12 pm

alexmgarcia Escreveu:Não queria tornar este tópico num big off-topic.
Como já disse, utilizei linux durante uns anos, e aprendi mesmo muito. Depois quando vi mesmo aqueles bugs estúpidos desisti.
Quero um computador para trabalhar, não para andar com bugs estúpidos só porque o dev lembrou-se de implementá-los :P
Por enquanto acho que linux em desktop deixa um pouco a desejar (claro que numa empresa pode servir para workstation, dependendo do que a empresa necessita. E se servir mesmo, este poupa muito economicamente em licenças).

Não é assim um off-topic muito grande. No entanto, o que te afectou a provavelmente não afecta a maioria das pessoas que tem outro hardware, tiveste algum azar, mas também é assim com Linux. Além disso, é gratuíto e feito por pessoas que dão o que podem ;) Mas é uma pena que tenhas desistido, não me vou pôr aqui a defender nenhum SO, és livre de escolher o que quiseres obviamente, só achei estranho alguém com background de Linux passar para o Windows e ainda dizer maravilhas dele :P Ainda és novo, de qualquer das formas, eu só comecei a usar Linux aos 18, por isso, se calhar ainda voltas para ele mais cedo do que pensas :)

Deixo aqui uns screenshots do meu desktop actual em KDE4 no meu Sidux com algumas aplicações:

=> Desktop + Plasmoid Folder View (em baixo à esquerda: Percorrer pastas e ficheiros sem ter de as abrir com clicks)
Imagem

=> Consola + Amarok 2 (leitor multimédia):
Imagem

=> Google Chrome + Dolphin (gestão de ficheiros em KDE4):
Imagem

alexmgarcia
Participante
Contacto:

Mensagempor alexmgarcia » quinta abr 15, 2010 1:29 pm

OrDoS Escreveu:Ainda és novo, de qualquer das formas, eu só comecei a usar Linux aos 18, por isso, se calhar ainda voltas para ele mais cedo do que pensas :)

Deixo aqui uns screenshots do meu desktop actual em KDE4 no meu Sidux com algumas aplicações:

=> Desktop + Plasmoid Folder View (em baixo à esquerda: Percorrer pastas e ficheiros sem ter de as abrir com clicks)
Imagem

Imagem

Imagem

Comecei a utilizar aos 13 e deixei aos 17 :P

Bem, quanto ao desktop, está bem costumizado ;)
Mas não me queria iludir por aí e depois verificar novamente que não funciona como quero :P
http://www.tux-linux.net/vg.php?im=14
http://www.tux-linux.net/vg.php?im=106

Isto ainda no meu Pentium 3 (vê lá, que até usei Gentoo no Pentium 3, eheh). Quando tive o portátil já não usei mais WMs. Passei ao uso de desktop (gnome)

Mas a sério, o desktop está excelente. Até apetecer usar :oops:

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta abr 15, 2010 1:56 pm

alexmgarcia Escreveu:
OrDoS Escreveu:Ainda és novo, de qualquer das formas, eu só comecei a usar Linux aos 18, por isso, se calhar ainda voltas para ele mais cedo do que pensas :)

Imagem

Imagem

Imagem

Comecei a utilizar aos 13 e deixei aos 17 :P

Bem, quanto ao desktop, está bem costumizado ;)
Mas não me queria iludir por aí e depois verificar novamente que não funciona como quero :P
http://www.tux-linux.net/vg.php?im=14
http://www.tux-linux.net/vg.php?im=106

Isto ainda no meu Pentium 3 (vê lá, que até usei Gentoo no Pentium 3, eheh). Quando tive o portátil já não usei mais WMs. Passei ao uso de desktop (gnome)

Mas a sério, o desktop está excelente. Até apetecer usar :oops:

Pois, a diferença é que eu tenho 27 e já lá vão 18 anos a brincar com PCs ;) DOS4, DOS6, Windows 3.1, 95/98/Millenium/NT/XP/Vista/7 e Linux desde o RedHat 5/6 e o Mandrake 8

Esta configuração foi feita com pouco tempo, o wallpaper é de raiz do Sidux e tudo, mas não te recomendo Sidux. Tal como disse, Kubuntu all the way para ser mais simples, e se esperares umas 2 semanas, vai sair a nova versão 10.04 :)

Não percebo isso de iludires-te... Instalar o Linux são 15minutos, configurar o KDE4 (activando os efeitos composite do KWin), são 30/45mins (mais algum tempo se quiseres explorar os Plasmoids que existem e instalar mais até). Pelo teu perfil pensava que eras mais curioso :? Tsc tsc... tão nova e já tanta preguiça... :lol: ;)

alexmgarcia
Participante
Contacto:

Mensagempor alexmgarcia » quinta abr 15, 2010 2:15 pm

Não vou muito com Kubuntu (e Ubuntu).
Preferia muito mais as distros que dão trabalho. Mas depois dos "traumas" acho que não voltava para isto.
Talvez experimente Fedora com KDE4 (tentar costumizar) em dual boot (já que em virtual machine não vejo mesmo o que posso conseguir)..
A culpa é tua :lol:
Depois digo algo :P

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta abr 15, 2010 2:33 pm

alexmgarcia Escreveu:Não vou muito com Kubuntu (e Ubuntu).
Preferia muito mais as distros que dão trabalho. Mas depois dos "traumas" acho que não voltava para isto.
Talvez experimente Fedora com KDE4 (tentar costumizar) em dual boot (já que em virtual machine não vejo mesmo o que posso conseguir)..
A culpa é tua :lol:
Depois digo algo :P

Eu pensava que te querias ver livre da trabalheira que dá o Arch, o Gentoo e o Slackware. O facto de me dizeres que te custou usar comandos para o smbtree em vez do GUI é um pouco estranho.

Recomendei o Kubuntu porque já trás os packages do KDE 4 actualizados para a versão mais recente, o 10.04 sai dia 29 deste mês. O Fedora não sei bem a versão actual do KDE4 dele, só sei que saiu agora um Beta da versão 13, a versão final sai a 13 de Maio se calhar devias esperar ;)

Se quiseres dar uma olhadela à maioria dos Plasmoids disponíveis, vê aqui:

http://kde-look.org/index.php?xcontentmode=70x77x78

EDIT- Estava a ver os pacotes de KDE do Fedora, e parece-me que se instalares o Fedora e depois o actualizares, já deves ficar com o KDE mais recente, o 4.4.2 :D

alexmgarcia
Participante
Contacto:

Mensagempor alexmgarcia » quinta abr 15, 2010 9:23 pm

Só me referia ao facto de em Windows não ter que andar com comandos para tarefas como a respectiva.
Mas não me queria pôr em Arch, daí ter ido para Fedora.
Bem, só tenho a dizer: não gostei mesmo nada!
Estou mesmo enjoado de linux. E o pior é que para reverter a situação (reescrever a mbr do Windows), foi grande trabalheira.
Não podia simplesmente reescrever a mbr, porque depois no boot recebia "Missing operating system."
Voltei a instalar o fedora na respectiva partição, e lá entrei no Windows pelo grub.
Depois fui ver as partições e a do Windows não estava activa, daí ter estado com problemas. Lá activei a partição, reescrevi a mbr e corri o startup repair para reescrever o bootmgr. É estúpido isto ter sido alterado, mas pronto.
Agora digo: Windows 7 all the way :D

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta abr 15, 2010 9:28 pm

alexmgarcia Escreveu:Só me referia ao facto de em Windows não ter que andar com comandos para tarefas como a respectiva.
Mas não me queria pôr em Arch, daí ter ido para Fedora.
Bem, só tenho a dizer: não gostei mesmo nada!
Estou mesmo enjoado de linux. E o pior é que para reverter a situação (reescrever a mbr do Windows), foi grande trabalheira.
Não podia simplesmente reescrever a mbr, porque depois no boot recebia "Missing operating system."
Voltei a instalar o fedora na respectiva partição, e lá entrei no Windows pelo grub.
Depois fui ver as partições e a do Windows não estava activa, daí ter estado com problemas. Lá activei a partição, reescrevi a mbr e corri o startup repair para reescrever o bootmgr. É estúpido isto ter sido alterado, mas pronto.
Agora digo: Windows 7 all the way :D

:lol: ok ok... so be it... experimentaste o KDE4 ao menos? E se sim, actualizaste o sistema para teres o 4.4.2? Já agora, não faço ideia se é possível activar os efeitos com a Intel que tens, mas pronto.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » quinta abr 15, 2010 9:37 pm

Falar na versão 4.4.2 de qualquer coisa deve ser tão assustador para a maior parte das pessoas como tentares explicar que é preciso compilar os drivers...
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

alexmgarcia
Participante
Contacto:

Mensagempor alexmgarcia » quinta abr 15, 2010 9:38 pm

OrDoS Escreveu::lol: ok ok... so be it... experimentaste o KDE4 ao menos? E se sim, actualizaste o sistema para teres o 4.4.2? Já agora, não faço ideia se é possível activar os efeitos com a Intel que tens, mas pronto.

Sim, experimentei. Mas não actualizei. Também nem instalei como deve de ser, pois instalei a Live no disco, e no software mangement não me apareceram actualizações. Fiz download do dvd (usei tudo em pen usb para não queimar dvds), fiz boot e nem instalar conseguia. Pedia-me em que device tinha a imagem de instalação. Introduzia e dava erro a dizer que não foi possível montar a imagem #01. Ao menos que façam algo de jeito :P

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta abr 15, 2010 9:46 pm

alexmgarcia Escreveu:
OrDoS Escreveu::lol: ok ok... so be it... experimentaste o KDE4 ao menos? E se sim, actualizaste o sistema para teres o 4.4.2? Já agora, não faço ideia se é possível activar os efeitos com a Intel que tens, mas pronto.

Sim, experimentei. Mas não actualizei. Também nem instalei como deve de ser, pois instalei a Live no disco, e no software mangement não me apareceram actualizações. Fiz download do dvd (usei tudo em pen usb para não queimar dvds), fiz boot e nem instalar conseguia. Pedia-me em que device tinha a imagem de instalação. Introduzia e dava erro a dizer que não foi possível montar a imagem #01. Ao menos que façam algo de jeito :P

errr.... em que é que ficamos? Fizeste 2 instalações? Não percebi. Provavelmente o teu download não ficou bem feito para ele dizer que não consegue montar a imagem #01 :roll: Leste isto? http://fedoraproject.org/wiki/FedoraLiveCD/USBHowTo

raxx7 Escreveu:Falar na versão 4.4.2 de qualquer coisa deve ser tão assustador para a maior parte das pessoas como tentares explicar que é preciso compilar os drivers...

Eu perguntei se ele actualizou o sistema para ter a versão 4.4.2 (actualizada) não perguntei se ele actualizou o KDE4, pelo menos ele não me parece ser ser um leigo... :mrgreen:

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes