Inmist Escreveu:Eu vejo as coisas exactamente ao contrário, enquanto nos 80's só se fazia thrash, death simples e black arcaico, nos 90's o thrash puro praticamente desapareceu, o death ramificou-se muito mais, incorporando elementos de outros géneros, como power e heavy, o black deixou de ter a veia thrash tão enraízada para ser um estilo de metal distinto, com todas as suas boas ramificações (industrial, viking, etc.)... depois temos a explosão de bandas de folk e viking e o seu melhoramento (bathory é pioneiro mas... mnhé)... acho que foi uma década com muito mais conteúdo e melhorias em relação à anterior. E suspeito que daqui a 10 anos vou achar o mesmo da de 00, que ainda é dificil de avaliar.
Reconheço e dou graças ao estimulo da criatividade e fim dos preconceitos que existiam antigamente, com as experiencias/fuões, etc. No entanto acho que as melhorias foram mais na forma do que no conteúdo. No entanto, na minha opinião o melhor desta década foi o post-rock/metal. Juntamente com a evolução do folk/black que o caro Inmist mencionou acho que são (boas) excepções à regra.
E isto não são opiniões de quem ouvia Bathory nos anos 80, ou de quem foi contemporanio dos pioneiros. Comecei a ouvir metal em 91/92, com o "black album", e só ouvi Bathory e Celtic Frost, muito depois de ter conhecido bandas como Cradle, Emperor, Dimmu Borgir, etc, e achei muito mais marcantes que estas, por exemplo.
Por outro lado, coisas como a nova vaga do metal americano, ficam muito atrás da maioria das bandas thrash de 80`s. Ou a cena de Gotemburgo, quando comparada com os Carcass ou Kreator. Ou o Power Metal, quando comparado com o Heavy "tradicional".
Quando penso no Metal mais mainstream, então a diferença é ainda mais abismal. No lugar de Sabbath, Zeppelin, Rush, Judas, Maiden, Ozzy, Dio, Metallica, Sepultura, Megadeth, Pantera, temos os Nightwish e coisas assim.
A meu ver tem-se passado muito isto:
HNRK Escreveu:Não é que tenha sido horrivel, mas comparo-a àqueles albuns porreiros mas que a gente já não se lembra das musicas quando o acabamos de ouvir