Zeitgeist - o Filme

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça ago 10, 2010 9:30 am

Com tanta conversa, já se criava um movimento social qualquer com base aqui no MU...
Chamem-lhe o MU Project ou qualquer coisa que o valha...
:arrow:

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça ago 10, 2010 9:58 am

OrDoS. Eu não quero distorcer as palavras nem fazer más argumentações, mas não pude resistir:

Um líder também pode (e deve) ser um guia,

Um guia... a guide... un guide... ein fhürer?
Imagem

um exemplo, uma influência positiva sobre a comunidade, uma pessoa construtiva a quem se pede que tome decisões com base na sua experiência, não tem necessariamente de usar o poder para proveito próprio ou daqueles que lhe são mais próximos.

Alguém que tome as rédeas à situação económica do país que que um dia morra pobre como aqueles que ajudou?

Imagem
O que quero dizer é que não há nada, absolutamente nada nas ideias subjacentes ao Venus Projecrt que

1. Não tenham sido pensadas, e melhor, por outro tipo qualquer em 5000 anos de história escrita

2. Não necessitem entregar a um só homem ou a um pequeno grupo corporativo recursos e poder suficiente para fazer com que as suas ideias resultem.

E eu digo...

E como é que isso tem resultado na história da humanidade?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » terça ago 10, 2010 10:21 am

spiegelman Escreveu:OrDoS. Eu não quero distorcer as palavras nem fazer más argumentações, mas não pude resistir:

Desculpa, mas estás exactamente a fazer isso.Já te respondi que isso não são exemplos para ninguém, nem a forma como eles implementaram qualquer tipo de idealismo que lhes convinha. Parece que também continuas sem ler o que escrevo e continuas a insistir que maus conceitos mal aplicados por pessoas "más" são exemplos concretos e justificados para contra-argumentar e por conseguinte assumes que a humanidade não aprendeu com os erros crassos deles (e de muitos outros ditadores/políticos/líderes) nem tem capacidade para evoluir ou dar um próximo passo em direcção a essa evolução.

Por ti estagnamos na sociedade ideal, no sistema ideal e podemos ficar por aqui que está tudo bem, sem nenhum plano alternativo caso o sistema actual colapse, sem nenhum plano real para mudar o panorama actual, sem nada realmente, porque nem sequer estou a discutir mudar a sociedade de um dia para o outro, estou a falar de começar a estudar alternativas de forma séria.
Por ti, se algo deste género um dia for tentado, o Hitler vai reaparecer sobre a forma de um tecnocrata que quer eliminar a propriedade privada, o direito às pessoas de terem umas armas e gasear todos aqueles que quiserem viver numa sociedade onde explorar pessoas é a ordem do dia... :roll:

Anyway, como dizia o outro: "I don't have a dog in this fight...", nem nunca irei ter.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Cthulhu_Dawn
Moderador

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça ago 10, 2010 10:32 am

OrDoS Escreveu:
spiegelman Escreveu:OrDoS. Eu não quero distorcer as palavras nem fazer más argumentações, mas não pude resistir:

Desculpa, mas estás exactamente a fazer isso.Já te respondi que isso não são exemplos para ninguém, nem a forma como eles implementaram qualquer tipo de idealismo que lhes convinha. Parece que também continuas sem ler o que escrevo e continuas a insistir que maus conceitos mal aplicados por pessoas "más" são exemplos concretos e justificados para contra-argumentar e por conseguinte assumes que a humanidade não aprendeu com os erros crassos deles (e de muitos outros ditadores/políticos/líderes) nem tem capacidade para evoluir ou dar um próximo passo em direcção a essa evolução.

Por ti estagnamos na sociedade ideal, no sistema ideal e podemos ficar por aqui que está tudo bem, sem nenhum plano alternativo caso o sistema actual colapse, sem nenhum plano real para mudar o panorama actual, sem nada realmente, porque nem sequer estou a discutir mudar a sociedade de um dia para o outro, estou a falar de começar a estudar alternativas de forma séria.
Por ti, se algo deste género um dia for tentado, o Hitler vai reaparecer sobre a forma de um tecnocrata que quer eliminar a propriedade privada, o direito às pessoas de terem umas armas e gasear todos aqueles que quiserem viver numa sociedade onde explorar pessoas é a ordem do dia... :roll:

Anyway, como dizia o outro: "I don't have a dog in this fight...", nem nunca irei ter.

E não será precisamente por essa capacidade de evolução/adaptação que, talvez, permita dispensar este tipo de fórmula milagrosa ou de aparente "blueprint" universal para fazer aquilo que é, no fundo, um "reboot" a isto tudo? Com consequências que não se faz a menor ideia quais sejam e num espírito bonacheirão de "vai tudo correr bem, nós pensámos em tudo"...

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça ago 10, 2010 10:41 am

OrDoS Escreveu:Por ti estagnamos na sociedade ideal, no sistema ideal e podemos ficar por aqui que está tudo bem, sem nenhum plano alternativo caso o sistema actual colapse, sem nenhum plano real para mudar o panorama actual, sem nada realmente, porque nem sequer estou a discutir mudar a sociedade de um dia para o outro, estou a falar de começar a estudar alternativas de forma séria.

"começar a estudar alternativas de forma séria" e argumentar a favor de alternativas específicas baseadas em falácias (no caso, o VP) são coisas completamente diferentes.
O VP é claramente uma daquelas "ideias geniais" em que é para atirar para o lixo e voltar ao estirador.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Zeitgeist - o Filme

Mensagempor spiegelman » terça ago 10, 2010 10:50 am

Não caro Ordos, agora és tu que estás a distorcer as minhas palavras.
Por mim não estagnamos aqui, não me conheces de lado nenhum, não sabes o que faço, fiz ou farei para contribuir para que o estado actual mude. Este tópico não é sobre o sistema actual nem sobre se ele é bom nem sobre o que eu acho disso ou deixo de achar.

É sobre uns vendedores de banha da cobra com um conjunto de ideias recicladas, amalgamadas num filme mal argumentado de num site onde há determinadas ideias que, sim, cheiram a um fascismo tecnológico e inumano.
Com as ideias que já aqui citei e copiei, se acham que os problemas do mundo se resolvem com um passe de mágica idealista então sim, não serão diferentes de Hitler.

Hitler tinha um projecto de futuro para Alemanha, era um projecto social, arquitectónico e tecnológico. Tinha era um problema. Os Judeus.
Que tentou resolver racionalmente. Mas as pessoas racionalmente não abdicam dos seus princípios, por mais que venham um demonstrar por a mais b que eles estão errados. E 10 milhões de problemas não desaparecem num passe de mágica. Nem num passe de cânmaras de gás.

E já não é nem a primeira nem a segunda vez que cheiro nesse projectozinho de meia tijela laivos totalitaristas. "Ah, temos a solução para a sociedade perfeita. Eh pá. Tenho é um problema. Esses capitalistas todos e este sistema monetário..."

Citando o próprio Jacques Fresco:

The solutions to our problems will not come about through the application of reason or logic. Unfortunately, at present we do not live in a reasonable or logical world.

Ao que ele resolve com:
Change is brought about by natural or economic occurrences that adversely affect the immediate circumstances of large numbers of people.

Ok... E se isso não acontecer... Vai o quê... Forçar?

É que o velho louco até pode ter algumas ideias porreirinhas e tal. Mas o velho louco morre e as ideias ficam para sempre. E maneiras de interpretar o que ali está dito.... Oh meu amigo... Quantos exemplos históricos queres que te apresente de interpretações que degeneraram... no que se sabe, queres?

Depois a frase com que começa o raio do ensaio...

In such a society, the measure of success would be based upon the fulfillment of one’s individual pursuits rather than the acquisition of wealth, property, and power.

Oh Jacques... E se a minha empresa pessoal for.... A Riqueza a propriedade e o poder? Vais fazer o quê?

Por aí adiante.
Última edição por spiegelman em terça ago 10, 2010 10:54 am, editado 2 vezes no total.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça ago 10, 2010 10:51 am

Cthulhu_Dawn Escreveu:
OrDoS Escreveu:

E não será precisamente por essa capacidade de evolução/adaptação que, talvez, permita dispensar este tipo de fórmula milagrosa ou de aparente "blueprint" universal para fazer aquilo que é, no fundo, um "reboot" a isto tudo? Com consequências que não se faz a menor ideia quais sejam e num espírito bonacheirão de "vai tudo correr bem, nós pensámos em tudo"...

Não contraponho, mas não acredito ser possível fazer um reboot, acredito que se consigam tirar conclusões se for iniciado um estudo com pés e cabeça de alternativas minimamente bem expostas, criar bases para tal acontecer, para ser possível tirar conclusões. Já aqui discutimos isso, que seria criar um projecto piloto, algo que desse início a algo do género. Não quer dizer que isso seja o TVP ou o Zeitgeist, estes é que têm sido os principais "alvos" da discussão, não quer dizer que os projectos sejam perfeitos ou que tenham a solução para tudo, porque não têm, não pelo menos agora, nem muito menos sem um cenário para se poder aplicar a teoria.

E mais uma vez, estou a colocar em causa o facto de existirem muito poucas alternativas e de não ver mudanças realmente significativas para tornar este sistema melhor e mais equilibrado, vejo algumas mas andam a passo de caracol, nem no nosso próprio país os políticos são capazes de melhorar aquilo que toda a gente sabe que funciona mal, enfim... :roll:

raxx7 Escreveu:
OrDoS Escreveu:Por ti estagnamos na sociedade ideal, no sistema ideal e podemos ficar por aqui que está tudo bem, sem nenhum plano alternativo caso o sistema actual colapse, sem nenhum plano real para mudar o panorama actual, sem nada realmente, porque nem sequer estou a discutir mudar a sociedade de um dia para o outro, estou a falar de começar a estudar alternativas de forma séria.

"começar a estudar alternativas de forma séria" e argumentar a favor de alternativas específicas baseadas em falácias (no caso, o VP) são coisas completamente diferentes.
O VP é claramente uma daquelas "ideias geniais" em que é para atirar para o lixo e voltar ao estirador.

Talvez não seja uma ideia genial, mas justificaria pelo menos que se pusessem mentes a estudar, a avaliar, a pesquisar e a alterar o que for necessário (as ditas falácias, pressupostos errados, etc.) e num passo seguinte planificar e criar projectos piloto. Como disse, não precisa de ser o TVP ou as ideias deste, mas também praticamente não se vêm projectos do género, ou então não têm visibilidade :|

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça ago 10, 2010 10:58 am

spiegelman Escreveu:Citando o próprio Jacques Fresco:

The solutions to our problems will not come about through the application of reason or logic. Unfortunately, at present we do not live in a reasonable or logical world.

Ao que ele resolve com:
Change is brought about by natural or economic occurrences that adversely affect the immediate circumstances of large numbers of people.

Ok... E se isso não acontecer... Vai o quê... Forçar?

É que o velho louco até pode ter algumas ideias porreirinhas e tal. Mas o velho louco morre e as ideias ficam para sempre. E maneiras de interpretar o que ali está dito.... Oh meu amigo... Quantos exemplos históricos queres que te apresente de interpretações que degeneraram... no que se sabe, queres?

Depois a frase com que começa o raio do ensaio...

Concordo contigo nesse aspecto, no entanto não é desculpa para não se explorar mais este tipo de ideias (não só o TVP) e tentar melhorar aquilo que está actualmente proposto.

OrDoS Escreveu:
In such a society, the measure of success would be based upon the fulfillment of one’s individual pursuits rather than the acquisition of wealth, property, and power.

Oh Jacques... E se a minha empresa pessoal for.... A Riqueza a propriedade e o poder? Vais fazer o quê?

Por aí adiante.

Se não existir "riqueza", nem propriedade privada propriamente dita, nem conseguires atingir o poder nem tiveres meios de o conseguir, como é que o vais fazer? :|

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça ago 10, 2010 11:15 am

POis... Mas não basta fazer desaparecer a possibilidade de alguém obter propriedade privada, ele é um conceito persistente no ser humano. Este dedo é meu, esta caneta é minha, este é o meu espaço, esta é a minha ideia.

O facto de não deixares que alguém tenha propriedade privada não quer dizer que o conceito se elimine. A visão do mundo é uma projecção subjectivista que se espalha necessariamente pelo ambiente que rodeia cada ser humano.

Se essa ideia não desaparecer da minha , será certo que não desaparecerá da cabeça de outros. Basta juntar pessoas suficientes para que se volte a permitir isso.

As ideias não se eliminam ao proibi-las de serem executadas. Nem desaparecem por educação, controlo ambiental ou disponibilização. Como já afirmei não se trata de propriedade física por si, nem da minha casa ou o meu carro.

Trata-se do próprio conceito de posse, do meu, do que me é próximo, que pode ser um terreno, um objecto ou uma ideia, uma pessoa, uma visão, uma paisagem, um nome.

Há tantos livros acerca disso...
1984
Nós

Aliás, o 1984 é um remake do Nós do Yevgeny Zamyatin e aconselho a todos lerem este último

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça ago 10, 2010 11:36 am

spiegelman Escreveu:POis... Mas não basta fazer desaparecer a possibilidade de alguém obter propriedade privada, ele é um conceito persistente no ser humano. Este dedo é meu, esta caneta é minha, este é o meu espaço, esta é a minha ideia.

O facto de não deixares que alguém tenha propriedade privada não quer dizer que o conceito se elimine. A visão do mundo é uma projecção subjectivista que se espalha necessariamente pelo ambiente que rodeia cada ser humano.

Se essa ideia não desaparecer da minha , será certo que não desaparecerá da cabeça de outros. Basta juntar pessoas suficientes para que se volte a permitir isso.

As ideias não se eliminam ao proibi-las de serem executadas. Nem desaparecem por educação, controlo ambiental ou disponibilização. Como já afirmei não se trata de propriedade física por si, nem da minha casa ou o meu carro.

Trata-se do próprio conceito de posse, do meu, do que me é próximo, que pode ser um terreno, um objecto ou uma ideia, uma pessoa, uma visão, uma paisagem, um nome.

Há tantos livros acerca disso...
1984
Nós

Aliás, o 1984 é um remake do Nós do Yevgeny Zamyatin e aconselho a todos lerem este último

Atenção que o conceito de "posse" não desaparece do conceito do TVP, o que desaparece é o conceito de teres de pagar por algo, deixa de existir o "status" porque toda a gente pode ter algo, se ocupares uma casa ela passa a ser "tua", ninguém te pode tirar de lá a não ser que saias de lá de livre vontade, nem ninguém vai entrar pela tua casa dentro e levar o que lhe apetece, pelo menos foi isso o que percebi, mas como já disse, não quero entrar em pormenores porque ainda não li o suficiente do TVP para poder discutir os seus conceitos mais a fundo.

Mas mais uma vez, nada disso invalida a possibilidade de se criar um ou vários projectos que abracem o conceito, desde que haja pessoas realmente dispostas a integrá-lo e a fazê-lo evoluir. O que é mais que provável é que seja bastante difícil de conseguir atingir todos os objectivos a que o TVP se propõem, exactamente por causa das "limitações" ou da natureza humana, mas duvido muito que não se consigam extrair resultados interessantes e relevantes para o próximo passo na evolução, ou mesmo, quem sabe, para adaptar ao sistema actual.

De qualquer das formas, acho que era óptimo se fosse possível começar a equilibrar o sistema actual enquanto alguns podiam tentar trabalhar numa alternativa.

MeninaDoCore
Metálico(a)
Registado: terça jul 07, 2009 10:57 am

Mensagempor MeninaDoCore » terça ago 10, 2010 12:21 pm

OrDoS Escreveu:
LOL! Toquei-te num ponto nervoso, foi? :lol: Para começar, tu mal me conheces. Segundo, não disse nada de falso, não disse que aqui alguém era conformista com a vida que tem, mas sim conformista em relação ao ambiente em que vive e à capacidade do ser Humano de evoluir, ou seja, o teu "ataquezinho" veio e vem fora do contexto da discussão.

Quem se sentiu atacado foste tu, pelos vistos. Mas adiante :lol:
Ser conformista em relação ao meio, a meu ver, é ser conformista com a vida que se tem, exactamente, e citando o que dizes porque não querem evoluir enquanto seres humanos. E pelo teu argumento, penso que também não conheces as pessoas que aqui estão a argumentar para as acusares desse mesmo conformismo.
Tens um belo exemplo no Spieg, sobre o facto de se fazerem pequenas coisas como passos para o bem maior.

OrDoS Escreveu:Eu já respondi isso, só lês o que queres (ou melhor, nem lês). Hierarquização é natural desde o dia em que nasces, pois os teus pais já são uma autoridade por si só. No entanto isso não implica que acabes completamente dominado ou subjugado por eles, aliás, normalmente quando te emancipas, se foste minimamente bem educado aprendeste com eles e com a sua experiência. Um líder também pode (e deve) ser um guia, um exemplo, uma influência positiva sobre a comunidade, uma pessoa construtiva a quem se pede que tome decisões com base na sua experiência, não tem necessariamente de usar o poder para proveito próprio ou daqueles que lhe são mais próximos.

Quanto aos líderes, e não querendo ser redundante para não ter que fazer quotes do Spieg, deverias informar-te um bocadinho mais sobre o conceito.

OrDoS Escreveu:Sim, não li essa parte então, mas isso não implica que ele não saiba do que fala ou que não estude por ele próprio, a não ser que o conheças ou tenhas uma bola de cristal :lol: Já agora, autodidactas, sabes o que são? :mrgreen:

Anyway, ele que responda (se quiser) ao teu ataque e diga se realmente estuda física "a sério", ou leu a informação da Wikipédia, mas não vejo relevância nisso para esta discussão.

Mais masturbação do ego. Se não é te é relevante, porque é que teceste comentário?

Seriously :lol:

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça ago 10, 2010 1:04 pm

MeninaDoCore Escreveu:
OrDoS Escreveu:
LOL! Toquei-te num ponto nervoso, foi? :lol: Para começar, tu mal me conheces. Segundo, não disse nada de falso, não disse que aqui alguém era conformista com a vida que tem, mas sim conformista em relação ao ambiente em que vive e à capacidade do ser Humano de evoluir, ou seja, o teu "ataquezinho" veio e vem fora do contexto da discussão.

Quem se sentiu atacado foste tu, pelos vistos. Mas adiante :lol:
Ser conformista em relação ao meio, a meu ver, é ser conformista com a vida que se tem, exactamente, e citando o que dizes porque não querem evoluir enquanto seres humanos. E pelo teu argumento, penso que também não conheces as pessoas que aqui estão a argumentar para as acusares desse mesmo conformismo.
Tens um belo exemplo no Spieg, sobre o facto de se fazerem pequenas coisas como passos para o bem maior.

OrDoS Escreveu:Eu já respondi isso, só lês o que queres (ou melhor, nem lês). Hierarquização é natural desde o dia em que nasces, pois os teus pais já são uma autoridade por si só. No entanto isso não implica que acabes completamente dominado ou subjugado por eles, aliás, normalmente quando te emancipas, se foste minimamente bem educado aprendeste com eles e com a sua experiência. Um líder também pode (e deve) ser um guia, um exemplo, uma influência positiva sobre a comunidade, uma pessoa construtiva a quem se pede que tome decisões com base na sua experiência, não tem necessariamente de usar o poder para proveito próprio ou daqueles que lhe são mais próximos.

Quanto aos líderes, e não querendo ser redundante para não ter que fazer quotes do Spieg, deverias informar-te um bocadinho mais sobre o conceito.

OrDoS Escreveu:Sim, não li essa parte então, mas isso não implica que ele não saiba do que fala ou que não estude por ele próprio, a não ser que o conheças ou tenhas uma bola de cristal :lol: Já agora, autodidactas, sabes o que são? :mrgreen:

Anyway, ele que responda (se quiser) ao teu ataque e diga se realmente estuda física "a sério", ou leu a informação da Wikipédia, mas não vejo relevância nisso para esta discussão.

Mais masturbação do ego. Se não é te é relevante, porque é que teceste comentário?

Seriously :lol:

Senti-me atacado? Mau era, ora revê lá o que escreveste, com base no que supostamente conheces da minha génese...

Masturbação do ego onde? :lol: :roll: Argumentei da mesma forma que tu fizeste, desci um pouco ao teu nível.

Quanto ao resto, o facto de ter existido um Hitler e vários outros ditadores foi é e será sempre uma lição para a humanidade conseguir identificar estes tipos, agora, numa sociedade onde a população dos países desenvolvidos tem cada vez mais acesso a informação, internet, socialização, coisas que não existiam na altura e ainda hoje em alguns países mais "fechados" não é livre ou acessível sequer à pessoa comum, acham mesmo que é possível fazer nascer um novo ditador que queira usar métodos pouco ou nada humanos (tipo eliminar Judeus, deficientes e outras aberrações desiguais e cruéis?!??!) :roll:

As "pequenas coisas pelo bem maior" que são aqui referidas, hoje em dia não são sequer pensáveis ou aplicáveis. Foram os pormenores atrozes que fizeram dessas más aplicações de ideologias (ou tentativas de aplicações) um mau exemplo a seguir e a aprender.

Acham mesmo que a surgir algo deste género, seguiria pelo mesmo caminho? Se sim, então realmente tenho mesmo razão quando digo que estão a ficar conformados com o nível de evolução a que chegamos.

Eu não conheço as pessoas que estão a argumentar, utilizo os seus argumentos para falar assim, porque em lado algum vi até agora alguma dessas pessoas sequer a indicar possíveis alternativas ou outra coisa que não desacreditar outra forma diferente do ACTUAL sistema capitalista, com o tipo de argumentação indirecta de que não somos capazes de evoluir ao ponto de tornar a sociedade mais equilibrada, que é impossível sermos maioritariamente civilizados e este é o sistema ideal para vivermos ou que não seremos capazes de mudar nada.

Cthulhu_Dawn
Moderador

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça ago 10, 2010 1:07 pm

OrDoS Escreveu:
Mas mais uma vez, nada disso invalida a possibilidade de se criar um ou vários projectos que abracem o conceito, desde que haja pessoas realmente dispostas a integrá-lo e a fazê-lo evoluir. O que é mais que provável é que seja bastante difícil de conseguir atingir todos os objectivos a que o TVP se propõem, exactamente por causa das "limitações" ou da natureza humana, mas duvido muito que não se consigam extrair resultados interessantes e relevantes para o próximo passo na evolução, ou mesmo, quem sabe, para adaptar ao sistema actual.

De qualquer das formas, acho que era óptimo se fosse possível começar a equilibrar o sistema actual enquanto alguns podiam tentar trabalhar numa alternativa.

Continuo a achar que actualmente, existe alguma margem de manobra para fazer face aos problemas actuais. Que raio, aqui há um par de meses, o mundo estava praticamente condenado, os EUA e a UE à beira do colapso social e político. Ainda estamos aí? Não houve uma capacidade (melhor ou pior) de adaptação e de encontrar soluções para tentar atenuar o problema?
Está tudo um brinquinho e ficou tudo tratado? Não, mas o dito "sistema" conseguiu apesar de tudo uma resposta de que muitos não estavam à espera...

OrDoS Escreveu:Mas mais uma vez, nada disso invalida a possibilidade de se criar um ou vários projectos que abracem o conceito

Não é essa a interpretação que eu dou à ideia que está subjacente ao VP (e digo isto pelo que li no website...e não, não fui ver os vídeos), já que me parece um projecto bastante mais ambicioso...Parece-me ser um projecto verdadeiramente revolucionário, no sentido literal do termo...

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça ago 10, 2010 1:25 pm

OrDoS Escreveu:Talvez não seja uma ideia genial, mas justificaria pelo menos que se pusessem mentes a estudar, a avaliar, a pesquisar e a alterar o que for necessário (as ditas falácias, pressupostos errados, etc.) e num passo seguinte planificar e criar projectos piloto. Como disse, não precisa de ser o TVP ou as ideias deste, mas também praticamente não se vêm projectos do género, ou então não têm visibilidade :|

Há milhares de mentes a estudar todos e mais alguns aspectos do comportamento humano e das nossas sociedades.
Há milhares de mentes a estudar a fusão nuclear, que seria a base da "energia abundante" da visão do Jacque Fresco.

O que não há são milhares de mentes a projectar e planificar um novo formato de sociedade. Mas aí tens que perceber que nem todos os problemas se resolvem atirando recursos (pessoas e dinheiro) ao problema.
Como já te disse há uns posts atrás, o processo de planear uma solução para um problema começa sempre com uma ideia vaga, seguida de um misto de experiencia e fé de que estamos no caminho certo, além de conhecimento científico.
O que te está a escapar é a (grande) probabilidade de, face ao conhecimento e recursos que temos, ainda ninguém ter conseguido ter uma ideia que sobreviva a uma 2ª reflexão. E de, face ao conhecimento e recursos que temos, ser extremamente improvável que isso venha a acontecer mesmo que ponhas um grupo de mentes a trabalhar no problema

É como pensares em projectar uma nave espacial que consiga chegar à estrela mais próxima (4.2 anos-luz) em 10 anos. Não é absolutamente impossível (50% velocidade da luz) mas face ao conhecimento e recursos que temos disponíveis na prática é impossível. Por mais pessoas e dinheiro que atires ao problema, ninguém te vai conseguir arranjar uma solução.

Isto é a tipica mentalidade do "leigo" que está convencido que é possível mas não sabe bem como. E claro, desses "leigos" nunca te sai uma solução.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Cthulhu_Dawn
Moderador

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça ago 10, 2010 1:54 pm

OrDoS Escreveu:
Quanto ao resto, o facto de ter existido um Hitler e vários outros ditadores foi é e será sempre uma lição para a humanidade conseguir identificar estes tipos, agora, numa sociedade onde a população dos países desenvolvidos tem cada vez mais acesso a informação, internet, socialização, coisas que não existiam na altura e ainda hoje em alguns países mais "fechados" não é livre ou acessível sequer à pessoa comum, acham mesmo que é possível fazer nascer um novo ditador que queira usar métodos pouco ou nada humanos (tipo eliminar Judeus, deficientes e outras aberrações desiguais e cruéis?!??!) :roll:

Se há coisa que ainda hoje espanta muito investigador é perceber exactamente porque é que uma sociedade relativamente aberta e modernizada (pelos padrões da época, bem entendido) como a Alemanha do ínicio da década de 30 quis aquele senhor como Chanceler...Por isso, não é uma situação que possa ser assim tão atípica.

Ou o que aconteceu no Irão, em '79 com uma revolução até certo ponto atípica (em termos dos motivos que a originaram) e que criam, no ínicio da década de 80, um regime teocrático e uma sociedada completamente estruturada em torno do fenómeno religioso. Nem por isso a revolução deixou de ser tremendamente popular (e ainda é, até junto da classe média educada e "ocidentalizada" como a que existe hoje em dia, que mais depressa embirra com o Iznogud que lá está agora, do que até com o Khomeini).

OrDoS Escreveu:Eu não conheço as pessoas que estão a argumentar, utilizo os seus argumentos para falar assim, porque em lado algum vi até agora alguma dessas pessoas sequer a indicar possíveis alternativas ou outra coisa que não desacreditar outra forma diferente do ACTUAL sistema capitalista, com o tipo de argumentação indirecta de que não somos capazes de evoluir ao ponto de tornar a sociedade mais equilibrada, que é impossível sermos maioritariamente civilizados e este é o sistema ideal para vivermos ou que não seremos capazes de mudar nada.

Não acho que este seja o "sistema" ideal. Acho que é o sistem que está em vigor. Tem a sua dose de miséria, pobreza, problemas e tem, apesar de tudo, enormes potencialidades. E aquilo que é proposto, lamento, mas não é "outra forma do actual sistema capitalista" ou então fazemos leituras mesmo muito diferentes da mesma coisa...
Dá um salto ao site da Comissão, procura as oportunidade de financiamento que lá estão no 7º Programa Quadro ou no Programa Leonardo da Vinci (isto para manter a coisa ao nível Europeu e porque são estes com que trabalho mais).
Ali é dada a hipótese e o financiamento para que sejam propostas ideias novas, inovações tecnológicas na área da saúde, construção, eficiência energética, ambiente...Bolas, basicamente a Comissão canaliza milhões de euros para uma infinidade de temas diferentes.
O senhor não é americano? Até há programas de cooperação específicos com os EUA...

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes