Zeitgeist - o Filme

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Re: Zeitgeist - o Filme

Mensagempor spiegelman » sexta ago 06, 2010 1:54 pm

Serve este exemplo ajabardinado para tentar explicar que nem todas as divisões e desigualdades humanas estão dependentes da falta de recursos, da falta de acesso à tecnologia ou de um sistema artificial (que não o é) de economia baseada em dinheiro.

Para cada problema resolvido pela tecnologia ou por uma economia baseada em recursos ou até mesmo uma formação comportamental através da educação, milhentas outras desigualdades são inatas ao humano e o espaço vazio deixado pela equalização tecnológica seria rapidamente preenchido por outro tipo de desigualdades, hierarquias, desequilibrios.

Sexo, raça, tamanho, valorização intelectual, estética, linguistica, sonora, odorífera. O que quiseres. Nenhum dos anteriores é um problema tecnológico ou económico.

A humanidade é por natureza estratificada, hierarquizada e desigual. Quanto muito podemos arranjar formas de minimizar isso e as suas consequências de uma forma o mais global e funcional possível
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » sexta ago 06, 2010 7:54 pm

Concordo com o Spiegelman!

Karl Marx e Jesus Cristo também anunciavam sociedades de igualdade e partilha mas depois veio a condição humana a colocá-las em prática e deu no que deu.

É fácil pegar numa ideia utópica e defender os respectivos conceitos contra aquilo que é a sociedade actual.

É só pegar na conclusão e andar ao contrário como disse o Grimner.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

MeninaDoCore
Metálico(a)
Registado: terça jul 07, 2009 10:57 am

Mensagempor MeninaDoCore » segunda ago 09, 2010 8:46 am

O que é que o Zeitgeist e a Margarida Rebelo Pinto têm em comum?
São tretas que se impingem a ver se alguém não pensante compra. Fico com a sensação que mais de meio mundo anda alheado da realidade. Seriously.

Btw, DechristianizeR, tendo em conta este tópico e o da Física, estou curiosa: quantas horas por dia perdes a ler textos da wikipédia e seus respectivos links?

José Sousa
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Mensagempor José Sousa » segunda ago 09, 2010 5:34 pm

(não tive pachorra para ler os post's por isso não sei se vou repetir algo)

Resumidamente o filme trata mais umas teorias de conspiração, podendo ser ou não verdadeiras.

Mas ficou muito por explicar, como o Projecto Vénus.
Se querem uma economia baseada em recursos sem o uso de dinheiro, como pretendem eles começar a construir o projecto?
Tudo à borla ou usando dinheiro do sistema monetário?
...e sinceramente não acredito que alguma vez esse projecto possa resultar. O ser humano não foi feito para isso.
Acredito mais, que um dia, a vida planetária leva uma grande cacetada e volte tudo ao mercantilismo.

Quanto à conspiração do sistema financeiro... existe, mas que se há-de fazer?
Acho que quem critica tem inveja de não pertencer à familia Morgan ou Rockfeller.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » segunda ago 09, 2010 6:12 pm

MeninaDoCore Escreveu:O que é que o Zeitgeist e a Margarida Rebelo Pinto têm em comum?
São tretas que se impingem a ver se alguém não pensante compra. Fico com a sensação que mais de meio mundo anda alheado da realidade. Seriously.

Btw, DechristianizeR, tendo em conta este tópico e o da Física, estou curiosa: quantas horas por dia perdes a ler textos da wikipédia e seus respectivos links?

Acho que as pessoas aqui neste tópico e os responsáveis pelo Zeitgeist/TVP não precisam de "reality checks", estamos precisamente a ter estas conversas por a realidade ser o que é neste momento e as pessoas tomarem consciência do que se passa à volta delas, porque alguém dedica tempo a procurar uma alternativa, por mais utópica ou deslocada do humanamente normal/intrínseco que seja.

Estranho também é notar que aqui há poucos idealistas e muitos conformados (sendo que idealista não é apenas o tipo que quer virar isto da noite pro dia, mas sim a pessoa que pensa e age com visão), diria até mesmo cépticos de que não temos mais para onde evoluir e não conseguiremos sair do pré-conceito de que, cotando o Pedro Lopes, "A humanidade é por natureza estratificada, hierarquizada e desigual", ou seja, seremos símios a vida toda e temos necessariamente de viver assim (mesmo que hajam grupos/tribos/colónias de pessoas que viveram ou vivem de forma diferente), ou então que têm "fé" que apareça algo ou alguém que irá resolver os problemas do actual sistema.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » segunda ago 09, 2010 7:00 pm

OrDoS Escreveu:Estranho também é notar que aqui há poucos idealistas e muitos conformados (sendo que idealista não é apenas o tipo que quer virar isto da noite pro dia, mas sim a pessoa que pensa e age com visão), diria até mesmo cépticos de que não temos mais para onde evoluir e não conseguiremos sair do pré-conceito de que, cotando o Pedro Lopes, "A humanidade é por natureza estratificada, hierarquizada e desigual", ou seja, seremos símios a vida toda e temos necessariamente de viver assim (mesmo que hajam grupos/tribos/colónias de pessoas que viveram ou vivem de forma diferente), ou então que têm "fé" que apareça algo ou alguém que irá resolver os problemas do actual sistema.

Amigo OrDoS

Por acaso a citação não é minha mas concordo naturalmente com ela.
Mas olha que não é uma questão de conformismo. Aliás, eu tento diariamente para que a sociedade evolua, não apito quanto o semáforo verde se acende ou quando alguém faz uma asneira na estrada, não atiro lixo para o chão, respeito educadamente as filas, não aceito tentativas de corrupção, não aceito ofertas no sentido de me virem a cobrar favores, colaboro em acções de voluntariado, etc, etc.

Portanto, ainda estamos realmente na fase dos símios e já ficava muito contente se a sociedade evoluísse no sentido da ética, do civismo e do respeito mútuo.

Agora, o ódio, a inveja e a ânsia do poder, esses vão continuar para sempre enquanto o homem for homem.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » segunda ago 09, 2010 7:21 pm

Pedro Lopes Escreveu:
OrDoS Escreveu:Estranho também é notar que aqui há poucos idealistas e muitos conformados (sendo que idealista não é apenas o tipo que quer virar isto da noite pro dia, mas sim a pessoa que pensa e age com visão), diria até mesmo cépticos de que não temos mais para onde evoluir e não conseguiremos sair do pré-conceito de que, cotando o Pedro Lopes, "A humanidade é por natureza estratificada, hierarquizada e desigual", ou seja, seremos símios a vida toda e temos necessariamente de viver assim (mesmo que hajam grupos/tribos/colónias de pessoas que viveram ou vivem de forma diferente), ou então que têm "fé" que apareça algo ou alguém que irá resolver os problemas do actual sistema.

Amigo OrDoS

Mas olha que não é uma questão de conformismo. Aliás, eu tento diariamente para que a sociedade evolua, não apito quanto o semáforo verde se acende ou quando alguém faz uma asneira na estrada, não atiro lixo para o chão, respeito educadamente as filas, não aceito tentativas de corrupção, não aceito ofertas no sentido de me virem a cobrar favores, colaboro em acções de voluntariado, etc, etc.

Portanto, ainda estamos realmente na fase dos símios e já ficava muito contente se a sociedade evoluísse no sentido da ética, do civismo e do respeito mútuo.

Agora, o ódio, a inveja e a ânsia do poder, esses vão continuar para sempre enquanto o homem for homem.

Não ponho isso em questão, mas que há factores que exacerbam em excesso esses sentimentos no ambiente onde vivemos actualmente isso também é inegável.

Quanto à forma como estás (ou estamos porque eu também sou como tu), são sinais da evolução. Nunca será possível controlar tudo, mas que já há bases mais que suficientes para iniciarmos o próximo passo da evolução humana, isso é indiscutível.

Já agora, alguém aqui colocou em causa como é que o TVP iria nascer, obviamente que é com dinheiro, é nesse sistema em que vivemos, não vai erguer-se por geração espontânea. A única forma de tal acontecer sem suporte monetário seria reunindo um número mínimo de países que conseguissem partilhar recursos entre eles suficientes, em que as pessoas estivessem dispostas a mudar, algo que seria praticamente impossível realizar-se no meu entender, excepção feita se viesse por aí uma catástrofe global que nos permitisse fazer um reset e aceitar uma solução destas para o problema de reerguer um planeta inteiro. Mas também por aí duvido muito que aconteça a não ser que exista algo preparado, seja pelo TVP ou por um "inexistente" plano profundo de renovação do actual sistema capitalista/monetário.

MeninaDoCore Escreveu:Btw, DechristianizeR, tendo em conta este tópico e o da Física, estou curiosa: quantas horas por dia perdes a ler textos da wikipédia e seus respectivos links

Se calhar não percebeste bem a parte em que o DechristianizeR estuda física... :roll: (ou então eu percebi mesmo mal e ele é só um charlatão a tentar impingir coisas para os não pensantes :lol:

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » segunda ago 09, 2010 7:29 pm

OrDoS Escreveu:Acho que as pessoas aqui neste tópico e os responsáveis pelo Zeitgeist/TVP não precisam de "reality checks", estamos precisamente a ter estas conversas por a realidade ser o que é neste momento e as pessoas tomarem consciência do que se passa à volta delas, porque alguém dedica tempo a procurar uma alternativa, por mais utópica ou deslocada do humanamente normal/intrínseco que seja.

Estranho também é notar que aqui há poucos idealistas e muitos conformados (sendo que idealista não é apenas o tipo que quer virar isto da noite pro dia, mas sim a pessoa que pensa e age com visão), diria até mesmo cépticos de que não temos mais para onde evoluir e não conseguiremos sair do pré-conceito de que, cotando o Pedro Lopes, "A humanidade é por natureza estratificada, hierarquizada e desigual", ou seja, seremos símios a vida toda e temos necessariamente de viver assim (mesmo que hajam grupos/tribos/colónias de pessoas que viveram ou vivem de forma diferente), ou então que têm "fé" que apareça algo ou alguém que irá resolver os problemas do actual sistema.

Até ver, vós idealistas, não têm mais que uma mão cheia de ideias vagas, um saco cheio de ignorância sobre o mundo, uma fé inabalável de que "é possível" e uma grande tendência para dar ouvidos a vendedores de banha de cobra.
E queres que vos demos ouvidos quando nos propõem um mundo melhor? "idealistas" como vocês nunca vão fazer nada pelo mundo.

Fica lá no teu pedestal se quiseres, mas é preciso uma grande lata para chamar conformista aos outros.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » segunda ago 09, 2010 7:46 pm

BTW, sobre os recursos abundantes...

Aço
Imagem
Imagem
Imagem

Cimento
Imagem
Imagem

Plástico
Imagem

Madeira
Imagem

Alumínio
Imagem
Imagem
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » segunda ago 09, 2010 7:54 pm

raxx7 Escreveu:
OrDoS Escreveu:Acho que as pessoas aqui neste tópico e os responsáveis pelo Zeitgeist/TVP não precisam de "reality checks", estamos precisamente a ter estas conversas por a realidade ser o que é neste momento e as pessoas tomarem consciência do que se passa à volta delas, porque alguém dedica tempo a procurar uma alternativa, por mais utópica ou deslocada do humanamente normal/intrínseco que seja.

Até ver, vós idealistas, não têm mais que uma mão cheia de ideias vagas, um saco cheio de ignorância sobre o mundo, uma fé inabalável de que "é possível" e uma grande tendência para dar ouvidos a vendedores de banha de cobra.
E queres que vos demos ouvidos quando nos propõem um mundo melhor? "idealistas" como vocês nunca vão fazer nada pelo mundo.

Fica lá no teu pedestal se quiseres, mas é preciso uma grande lata para chamar conformista aos outros.

Eu não me estou a colocar no pedestal nem te estou a dizer para me dares ouvidos, já disse que não estou aqui com o propósito de vender nada a ninguém, nem ninguém deve deixar-se "comprar" por "banha" de cobra.

Estou simplesmente preocupado com o rumo das coisas e essa preocupação leva-me a ver as coisas como elas podem vir a ser.

Quanto a eu vir ou não a fazer nada pelo mundo, é a mesma premissa que usas para caracterizar o projecto, lá por ainda não ter feito nada de relevante, não quer dizer que não venha a fazer, ainda mal vivi 1/3 da minha vida, ou seja, a fase em que mais se aprende e menos se faz e já tu andas a dizer que nunca vou fazer nada pelo "mundo".

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » segunda ago 09, 2010 7:59 pm

E já agora, ser idealista não implica não ser realista... :roll:

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça ago 10, 2010 8:02 am

OrDoS Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:

Amigo OrDoS

Não ponho isso em questão, mas que há factores que exacerbam em excesso esses sentimentos no ambiente onde vivemos actualmente isso também é inegável.

Quanto à forma como estás (ou estamos porque eu também sou como tu), são sinais da evolução. Nunca será possível controlar tudo, mas que já há bases mais que suficientes para iniciarmos o próximo passo da evolução humana, isso é indiscutível.

Já agora, alguém aqui colocou em causa como é que o TVP iria nascer, obviamente que é com dinheiro, é nesse sistema em que vivemos, não vai erguer-se por geração espontânea. A única forma de tal acontecer sem suporte monetário seria reunindo um número mínimo de países que conseguissem partilhar recursos entre eles suficientes, em que as pessoas estivessem dispostas a mudar, algo que seria praticamente impossível realizar-se no meu entender, excepção feita se viesse por aí uma catástrofe global que nos permitisse fazer um reset e aceitar uma solução destas para o problema de reerguer um planeta inteiro. Mas também por aí duvido muito que aconteça a não ser que exista algo preparado, seja pelo TVP ou por um "inexistente" plano profundo de renovação do actual sistema capitalista/monetário.

MeninaDoCore Escreveu:Btw, DechristianizeR, tendo em conta este tópico e o da Física, estou curiosa: quantas horas por dia perdes a ler textos da wikipédia e seus respectivos links

Se calhar não percebeste bem a parte em que o DechristianizeR estuda física... :roll: (ou então eu percebi mesmo mal e ele é só um charlatão a tentar impingir coisas para os não pensantes :lol:

Não me considero especialmente realista ou idealista em relação à minha visão do Mundo. Acho que uns e outros têm pontos de vista interessantes sobre como as coisas funcionam ao nível internacional. No entanto, acho que se pode dizer que sou um pouco conservador no que diz respeito a uma tentativa de subverter e desmantelar o "sistema" actual que parece que é reduzido única e exclusivamente à lógica económica (ou monetária, chamem-lhe o que quiserem) e que acham que isso é algo susceptívvel de ser introduzido mais ou menos da mesma maneira, mais ou menos em todo o lado...Mais uma vez, vi o vídeo do suposto plano de transição (por isso não ponho em causa a "génese" do VP), mas ponho em causa e questiono a sua implementação real no mundo real, como já descrevi em posts anteriores e que tu, especificamente, tiveste a paciência de comentar.

E não venho para aqui cheio de links e artigos que, de certeza, devem existir por aí a fazer o "debunk" disto como de tantas outras teorias e planos que foram surgindo.

No fundo, continuo a ter alguma "fé" (tlv aqui haja alguma costela idealista) num sistema ou arranjo internacional em relação ao qual já "n" visionários foram previram o fim do dito, mas na realidade ele ainda vai mexendo, com tudo o que isso implica de mau e de bom.

E agora cantemos todos kumbayah 8)

MeninaDoCore
Metálico(a)
Registado: terça jul 07, 2009 10:57 am

Mensagempor MeninaDoCore » terça ago 10, 2010 8:25 am

OrDoS Escreveu:
Acho que as pessoas aqui neste tópico e os responsáveis pelo Zeitgeist/TVP não precisam de "reality checks", estamos precisamente a ter estas conversas por a realidade ser o que é neste momento e as pessoas tomarem consciência do que se passa à volta delas, porque alguém dedica tempo a procurar uma alternativa, por mais utópica ou deslocada do humanamente normal/intrínseco que seja.

Tens mesmo uma lata do caralho. Curioso que já aprece um mal genético. Há pessoas que nunca tiveram que batalhar grande coisa pelo que quer que seja mas sentem-se no direito de dizer que os outros é que são os bananas idealistas. Quando te vir a fazer algo de útil quer por ti quer, sobretudo, pelos outros, pode ser que te ganhe algum respeito. Até lá continuo a achar que alguém que chama aos outros "conformados" quando sempre viveu com o rei na barriga, é porque tem mesmo muito pouco para fazer e estas teorias da treta servem-lhe como satisfação pessoal de argumentação bacoca por falta de assunto gerado pela sua própria moleirinha.

Já agora uma pequena nota: em tudo é necessário um líder. Só por aí, hierarquização é MESMO algo natural. E como o Pedro focou, mais do que estar com balelas da treta, é preciso agir com pequenas coisas. O princípio Kaizen, sabes o que é?

E quanto ao resto:

DechristianizeR Escreveu:Interessante... por acaso ha uns anos estive a estudar um pouco nanotecnologia para uma obra literária minha, mas tinha mais a ver com nanotecnologia de "molecular repair of the brain", mover moleculas e codificar ou descodificar informação ou memórias etc... Curti o "pequeno" estudo. Agora daí a alguem ir fazer um teste já deve ser preciso estudar mais, mas não me importava de o saber fazer. Talvez volte a estudar melhor isso. :jam:

Engraçado, também estiver a estudar electrotecnia no secundario, mas acabei por não ir para a Universidade, que por um lado me arrependo mas por outro não já que fiquei mais "livre" para outras coisas. Estás a estudar aonde? Muitos dos meus antigos colegas seguiram e estão todos juntos ou quase, ou já acabaram ou devem estar a acabar.

Is that enough?

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça ago 10, 2010 9:16 am

MeninaDoCore Escreveu:
OrDoS Escreveu:

Tens mesmo uma lata do caralho. Curioso que já aprece um mal genético. Há pessoas que nunca tiveram que batalhar grande coisa pelo que quer que seja mas sentem-se no direito de dizer que os outros é que são os bananas idealistas. Quando te vir a fazer algo de útil quer por ti quer, sobretudo, pelos outros, pode ser que te ganhe algum respeito. Até lá continuo a achar que alguém que chama aos outros "conformados" quando sempre viveu com o rei na barriga, é porque tem mesmo muito pouco para fazer e estas teorias da treta servem-lhe como satisfação pessoal de argumentação bacoca por falta de assunto gerado pela sua própria moleirinha.

LOL! Toquei-te num ponto nervoso, foi? :lol: Para começar, tu mal me conheces. Segundo, não disse nada de falso, não disse que aqui alguém era conformista com a vida que tem, mas sim conformista em relação ao ambiente em que vive e à capacidade do ser Humano de evoluir, ou seja, o teu "ataquezinho" veio e vem fora do contexto da discussão.

MeninaDoCore Escreveu:Já agora uma pequena nota: em tudo é necessário um líder. Só por aí, hierarquização é MESMO algo natural. E como o Pedro focou, mais do que estar com balelas da treta, é preciso agir com pequenas coisas. O princípio Kaizen, sabes o que é?

Eu já respondi isso, só lês o que queres (ou melhor, nem lês). Hierarquização é natural desde o dia em que nasces, pois os teus pais já são uma autoridade por si só. No entanto isso não implica que acabes completamente dominado ou subjugado por eles, aliás, normalmente quando te emancipas, se foste minimamente bem educado aprendeste com eles e com a sua experiência. Um líder também pode (e deve) ser um guia, um exemplo, uma influência positiva sobre a comunidade, uma pessoa construtiva a quem se pede que tome decisões com base na sua experiência, não tem necessariamente de usar o poder para proveito próprio ou daqueles que lhe são mais próximos.

MeninaDoCore Escreveu:E quanto ao resto:

DechristianizeR Escreveu:Interessante... por acaso ha uns anos estive a estudar um pouco nanotecnologia para uma obra literária minha, mas tinha mais a ver com nanotecnologia de "molecular repair of the brain", mover moleculas e codificar ou descodificar informação ou memórias etc... Curti o "pequeno" estudo. Agora daí a alguem ir fazer um teste já deve ser preciso estudar mais, mas não me importava de o saber fazer. Talvez volte a estudar melhor isso. :jam:

Engraçado, também estiver a estudar electrotecnia no secundario, mas acabei por não ir para a Universidade, que por um lado me arrependo mas por outro não já que fiquei mais "livre" para outras coisas. Estás a estudar aonde? Muitos dos meus antigos colegas seguiram e estão todos juntos ou quase, ou já acabaram ou devem estar a acabar.

Is that enough?

Sim, não li essa parte então, mas isso não implica que ele não saiba do que fala ou que não estude por ele próprio, a não ser que o conheças ou tenhas uma bola de cristal :lol: Já agora, autodidactas, sabes o que são? :mrgreen:

Anyway, ele que responda (se quiser) ao teu ataque e diga se realmente estuda física "a sério", ou leu a informação da Wikipédia, mas não vejo relevância nisso para esta discussão.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » terça ago 10, 2010 9:27 am

Fdx parece o tópico da bola. :D

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante