Os valores sociais eram baseados em igualdade, altruísmo e partilha, e proibiam literalmente domínio, agressão e egoísmo.
Pronto, eu rendo-me já.
Os valores sociais eram baseados em igualdade, altruísmo e partilha, e proibiam literalmente domínio, agressão e egoísmo.
Cthulhu_Dawn Escreveu:DechristianizeR Escreveu:
Agora dentro de cada um há muito a saber, algo que eles explicam até bem ao publico geral, que como anda ocupado a tentar sobreviver nem tem tempo para dedicar uns aninhos a estudar ou a preocupar com o que realmente devia. O jacques tem literalmente milhares de projectos, designs, que resolviam centenas de problemas, recordo-me agora de uns quantos como um metodo muito simples em que se tornava praticamente impossivel acidentes rodoviários, claro algo que não interesssa ao mundo actual pois não há lucro na solução dos problemas etc, meios de transporte, cidades eficientes, etc...
Como ainda é cedo, começo por esta parte, que me chamou a atenção.
Como é que se pode dizer uma coisa assim? Não há lucro na solução desses problemas? O que não falta por aí (só a nível Europeu, por ex.) é financiamento para projectos que apresentem soluções para esses e outros problemas. Basta dar uma olhadela nas calls que abrem todos os anos para o (agora) 7º Programa Quadro onde são disponibilizados milhões de euros para investigação em Saúde, Ambiente, ciências sociais, Indústria (incluindo automóvel, aeronáutica, nanomateriais, nuclear). É claro que preparar propostas, procurar os parceiros etc é uma valente seca e dá uma trabalheira dos diabos, especialmente agora nesta altura em que a Comissão é cada vez mais avessa a aprovar tantos projectos como aqui há uns tempos, mas por favor...
A malta do projecto fala em usar precisamente estes fundos nas primeiras etapas de implementação, mas eu pergunto-me, o "Jacque" nunca lhe ocorreu em implementar a infinidade de propostas tecnológicas em que foi pensando em sede de onde as podia ver de facto implementadas? Já não podia ter começado por algum lado? Ele ou outra pessoa qualquer ligada a isto...
Bolas, até à minha escala (presentemente a soldadura) coordenei um projecto que pretendeu desenvolver ferramentas para reduzir emissão de fumos, facilitar o trabalho ao soldador e aumentar a produtividade do acto de soldar em si. Achas que as empresas não têm interesse nisto? Em reduzir custos, reduzir consumíveis, reduzir o impacto ambiental? E é porque se preocupam muito com o ambiente? Não, é porque lhes dá lucro...(O exemplo é muito específico, mas aplicável a outros sectores/escalas)
Até a China começa a achar que vale a pena investir em renováveis e não é propriamente por se estarem a preocupar por aí além com o planeta...
Entretanto, algum comentário às minhas dúvidas/questões do último post serão sempre bem-vindas...E agora inté que vou trabalhar...
Phobos Escreveu:Os valores sociais eram baseados em igualdade, altruísmo e partilha, e proibiam literalmente domínio, agressão e egoísmo.
Pronto, eu rendo-me já.
Não. Novamente é produto do ambiente. Isso aconteceu com a "invenção" da agricultura. Antes disso tínhamos as sociedades egualitárias, antes da revolução neolítica, antes da invenção da agricultura havia pouco controlo sob o que havia disponível, sem a agricultura não se podia controlar o ambiente, havia um equilíbrio com a natureza, não havendo uma estrutura social hierárquica, competitiva, sem liderança. Os valores sociais eram baseados em igualdade, altruísmo e partilha, e proibiam literalmente domínio, agressão e egoísmo. Sabe-se isso através de pesquisa e estudo antropológico em várias sociedades Caçador-Colector no mundo, como tribos no Brasil, para quem pensa que o sistema actual é natural é de recordar que cerca de 90% da existência humana vivemos numa organização social que não utilizava dinheiro, hierarquia, e que possuíam estratégias contra o domínio, controlo, onde a maioria se juntava para “derrubar” algum indivíduo que tentava ganhar poder e controlo. O oposto do que temos hoje em dia.
DechristianizeR Escreveu:Outro exemplo da lógica mais clara, o caso do Deepwater Horizon oil spill da BP, quem anda a seguir o caso sabe e não acredito que ninguém seja ingénuo ao ponto de não perceber claramente que aquela gentalha da BP anda a poluir propositadamente o golfo do México, andaram com "técnicas" para selar a fuga verdadeiramente ridículas, quando passado dois meses lá se "lembraram" de usar um mini submarino com lasers para lá ir selar aquilo. Não durou um dia e recomeçou a fuga, depois mandam as culpas para o submarino, culpa da máquina e não de quem o operou mesmo a gozar, mas o pior de tudo é que há um mecanismo que a maioria das plataformas têm que selava o poço na hora, um mecanismo acústico qualquer, mas aqui ali não são obrigados a ter por lei, e sendo assim ficam livres para contaminar o oceano como o têm feito, e têm andado a evitar selar aquilo de vez só para não perderem a "fonte". Podiam muito bem ter selado aquilo, só não o fizerem pois querem lucro, para não perder a fonte e para o preço do petróleo aumentar devido á fuga. Por acaso não sei como está aquilo hoje, mas andei a seguir durante dois meses a palhaçada toda, e o governo a tentar encobrir aquilo com um perímetro de "segurança" para que ninguém pudesse ver a extensão do desastre. Todo esse problema catastrófico podia ter sido resolvido facilmente e rapidamente na hora, só não o foi pois a resolução do problema não tráz lucro á empresa.
Pedro Lopes Escreveu:DechristianizeR Escreveu:Outro exemplo da lógica mais clara, o caso do Deepwater Horizon oil spill da BP, quem anda a seguir o caso sabe e não acredito que ninguém seja ingénuo ao ponto de não perceber claramente que aquela gentalha da BP anda a poluir propositadamente o golfo do México, andaram com "técnicas" para selar a fuga verdadeiramente ridículas, quando passado dois meses lá se "lembraram" de usar um mini submarino com lasers para lá ir selar aquilo. Não durou um dia e recomeçou a fuga, depois mandam as culpas para o submarino, culpa da máquina e não de quem o operou mesmo a gozar, mas o pior de tudo é que há um mecanismo que a maioria das plataformas têm que selava o poço na hora, um mecanismo acústico qualquer, mas aqui ali não são obrigados a ter por lei, e sendo assim ficam livres para contaminar o oceano como o têm feito, e têm andado a evitar selar aquilo de vez só para não perderem a "fonte". Podiam muito bem ter selado aquilo, só não o fizerem pois querem lucro, para não perder a fonte e para o preço do petróleo aumentar devido á fuga. Por acaso não sei como está aquilo hoje, mas andei a seguir durante dois meses a palhaçada toda, e o governo a tentar encobrir aquilo com um perímetro de "segurança" para que ninguém pudesse ver a extensão do desastre. Todo esse problema catastrófico podia ter sido resolvido facilmente e rapidamente na hora, só não o foi pois a resolução do problema não tráz lucro á empresa.
Portanto a BP resolveu "investir" 13 mil milhões de euros que corresponde ao valor das provisões para o derrame no golfo para que o preço do petróleo suba!
Agora a sério, andas a fumar demasiado daquilo que faz rir.
DechristianizeR Escreveu:
Tecnologia como um lápis que permite escrever e comunicar, um carro que permite viajar mais rápido do que a pé, tecnologias são óculos que permitem visão a quem precisa. Tecnologia aplicada é simplesmente uma extensão das nossas capacidades, que reduz o esforço humano para lidar com uma tarefa ou problema específicos. Tecnologia criou fogões, telefones, computadores, um avião, uma mesa, cadeiras, tudo criado pelos técnicos humanos, não pelo dinheiro, politica ou religião, essas são instituições falsas. Tudo relevante á organização social é um processo técnico. Essas instituições deveriam saber sobre tecnologia, sobre ciências humanas, sobre crime, todos esses aspectos que moldam o comportamento humano.
Claro que inicialmente iria haver grande oposição por parte dos capitalistas, na fase de transição para uma Resource Based Economy do Projecto Venus, que é a fase mais complicada, mas no decorrer dessa transição progressivamente a maioria do povo iria aderir, não tendo outra melhor opção, e por consequência os capitalistas iriam ser “forçados” a se juntar, mas ninguém é obrigado, nem o povo nem os capitalistas.
spiegelman Escreveu:
Aliás... Num mundo onde as diferenças entre sexo e respectiva discriminação por géneros ainda não está resolvida, muito menos desapareceu, gosto de observar que não há no Venus Project uma única referência ao sexo feminino e à discriminação sexual. Algo que não é, de todo, um problema tecnológico
Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes