Manifestação"Geração à Rasca"

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Re: Manifestação"Geração à Rasca"

Mensagempor diabox » segunda mar 21, 2011 4:46 pm

MeBathory Escreveu:Um dos problemas do País é ter pessoal a mais com formação superior.
Este governo em vez de se apostar tanto na formação superior, deveria ter em consideração as reais necessidades do País, e deveria criar um plano de encaminhamento das pessoas para cursos (superiores ou profissionais) que 1° se adaptasse ao perfil de cada um e 2° tendo em conta as saidas profissionais que estes tem. O acesso a cursos com um excedente de profissionais deveria ser limitado. De quê que serve ter uma população “altamente qualificada”, se depois não há trabalho? Não temos cotas na pesca e na agricultura? Porque não na formação?
Os cursos profissionais/tecnicos são uma boa saida, e a ideia portuguesa retrograda e “small-minded” de que só quem tem formação superior é que é “alguém” é no minimo ridicula. E as diferenças salariais ENORMES, que se vê no nosso pais, é mesmo 3° mundista, a ideia de que um técnico vale menos do que um Sr.Dr./eng° até dá dó! Enfim... é o País e os Tugas que temos. O país onde toda a gente se chama Sr/a. Doutor/a apesar de não vir mencionado no BI. :roll: Muita gente escolhe o curso que vai tirar não por vocação, mas pelo prestígio, ou pelo salário que poderá auferir, o problema é que depois não tem nem uma coisa nem outra. Diminuir o leque salarial, era uma boa maneira de levar as pessoas a "sonhar" menos, e a serem mais realistas quando projectam o futuro.

de acordo

tampinhas13 Escreveu:
Foi então que os pais ficaram à rasca. Os pais à rasca não vão a um concerto, mas os seus rebentos enchem Pavilhões Atlânticos e festivais de música e bares e discotecas onde não se entra à borla nem se consome fiado. Os pais à rasca deixaram de ir ao restaurante, para poderem continuar a pagar restaurante aos filhos, num país onde uma festa de aniversário de adolescente que se preza é no restaurante e vedada a pais. São pais que contam os cêntimos para pagar à rasca as contas da água e da luz e do resto, e que abdicam dos seus pequenos prazeres para que os filhos não prescindam da internet de banda larga a alta velocidade, nem dos qualquercoisaphones ou pads, sempre de última geração. São estes pais mesmo à rasca, que já não aguentam, que começam a ter de dizer "não". É um "não" que nunca ensinaram os filhos a ouvir, e que por isso eles não suportam, nem compreendem, porque eles têm direitos, porque eles têm necessidades, porque eles têm expectativas, porque lhes disseram que eles são muito bons e eles querem, e querem, querem o que já ninguém lhes pode dar!

totalmente de acordo!

x2
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Zelo
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta abr 30, 2008 12:26 am

Mensagempor Zelo » segunda mar 21, 2011 5:34 pm

Cthulhu_Dawn Escreveu:Se há coisa que este tópico parece servir é como é útil evitar generalizações de, por um lado, "eu tenho uma licenciatura, quero emprego automático assim que sair do curso" e, por outro, "tens um ipod, um curso de Rel. Internacionais/Antropologia/insere qualquer outro curso da área de humanidades, então cala-te que o facto de não arranjares emprego é bem feita e tivesses escolhido outro curso"?

Enfim...Por esta altura, tanto andam Engenheiros à procura de um qq tipo de trabalho que, pelo menos, lhes permita começar a pensar em tentar formar família e arranjar uma casa algures, como andam licenciados em Antropologia a fazer o mesmo.

Quando referi o exemplo da antropologia, não foi para dizer mal do curso em si, nem dos cursos ligados a humanidades, foi sim, porque por mais que custe é verdade, um antropólogo terá sempre mais facilidade que por exemplo um engenheiro de telecomunicações (dou este exemplo, porque a área das telecomunicações nestes dias anda com um grau de crescimento astronómico).
Estudo no ISCTE, e não, não sou de telecomunicações como alguns podem supor por eu tar a defender o curso.
Fui à tempos a uma palestra na minha faculdade sobre a finalização dos cursos naquela faculdade, onde foram apresentadas estatísticas, das quais o numero de vezes que os alunos de cada curso deve no desemprego, e qual o seu ordenado médio no primeiro emprego.
A verdade é que cursos como Antropologia ou Estudos Africanos (este curso lamento, mas riu-me sempre que me lembro da sua existência), uma grande quantidade de pessoas que tiraram estes cursos, no espaço de um ano chegaram a estar 3 vezes no desemprego, e da media de ordenados, o valor mais alto não ficava perto do mais baixo da média de telecomunicações, onde no primeiro ano não houve desemprego.

Não tou com isto a dizer "vá malta! tudo a seguir para telecomunicações!", pelo contrário, respeito, se calhar, mais quem tire um curso de Antropoligia, que um de Telecomunicações, porque se escolhem o curso é porque têm amor à camisola, ao contrário de alguns (vários) casos de outros que tiram cursos de Engenharia, pelo nome.

Também sou a favor dos cursos profissionais, tal como acho vergonhoso casos, como o referido, de Engenheiros civis que não sabem amassar cimento e alguns mesmo que têm os homens das obras a dizer ao engenheiro "olha, não faças a coisa assim que isto não vai funcionar" (conheço casos assim). Mas pelo outro lado também acho um curso de engenharia essencial para a sociedade que vivemos hoje em dia, mas também acho que os cursos de engenharia deveriam fazer os alunos apalpar o terreno, antes de entrar nele, em vez de o oposto (que é o que mais acontece, e leva a essas situações vergonhosas).

Como o Venom referiu, hoje procura-se é mão de obra barata! Seja em que ramo for.
Uma pessoa para, neste pais, conseguir ter uma vida economicamente estável, acima de um curso, precisa muito, tanto do factor sorte, como o factor cunha.

Podemos tar a discutir horas que o primo tem 30 anos com um bruto curso não tem emprego, e que o zé manel com o 9º ano ganha mais que um médico cirurgião. É assim que as coisas neste momento estão, e não há muito que possamos fazer contra isso.

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » segunda mar 21, 2011 5:55 pm

Eu acho que o problema é haver demasiados cursos com poucas saídas profissionais. Eu tirei jornalismo há 5 anos e nunca trabalhei na área (aliás, trabalhei mas chulavam-me até à morte). O número de pessoas que se forma em comunicação social é astronómico para o país que temos. A ideia era reduzir o número de cursos com poucas saídas e aumentar o número de cursos cuja formação faça falta ao país, nem que fosse através da criação de novos cursos. Sei que, provavelmente, não é viável mas era a única forma de evitar que se formassem pessoas a mais para áreas a menos.

E há cinco anos que salto de um lado para o outro. Já trabalhei nos CTT, quase dois anos, e como não podiam passar-me para os quadros da empresa, terminou o contrato e contrataram outro tipo para o meu lugar (que entretanto também já saiu). Já trabalhei na construção de fornos de vidro em Espanha e aí ganhava à lorde mas trabalhava 12 horas por dia, 7 dias por semana e 30 dias por mês. Já me rejeitaram duas vezes por ter demasiadas qualificações. O mês passado recebi uma carta do centro de emprego para um trabalho em jornalismo, na minha zona. Respondi e até agora, nada. Curiosamente, já me tinha candidatado a um trabalho no mesmo local, há seis meses. Cheguei a falar com o chefe de redacção e disse-me que eu era de muito longe. O problema de ser longe (20km!) não deveria ser meu? Estão há seis meses a pedir alguém que queira trabalhar e eu já me candidatei duas vezes e não sirvo :lol:

E nem no factor cunha me safo porque 80% da minha família trabalha nas obras ou semelhante. Os meus amigos estão na mesma fossa que eu e os poucos que se safaram ainda não têm poder para exercer o factor cunha.
Imagem

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda mar 21, 2011 5:57 pm

Não discordo de nada do que disseste. Só referi a antropologia porque sim :lol: ...Juntamente com RI, Ciência Política, Filosofia e afins.

Aquilo que me surpreendeu no "rescaldo" da Manif foi a quantidade de reacções completamente irritadas e contrariadas por terem saido 100 000, 150 ou 200 000 (qualquer que tenha sido o número) e por muitos terem esse tipo de formação.
Chateia-me que uma pessoa que considerava inteligente como a Mª Filomena Mónica venha, num artigo, pôr em causa competências de professores e curriculos dos cursos de Rel. Internacionais só porque três dos organizadores da manif são de RI. Isto vindo de uma licenciada em Filosofia e doutorada em Sociologia...
Esse texto agora é a última versão desse argumento que consegue malhar na cambada de mimados consumistas e chega ao fim a dizer que a culpa nem é deles, coitados, mal educados que eles foram pelos papás...

O fim dos cursos técnicos foi um erro, assim como é um erro pensar-se que para se ser bem sucedido na vida é preciso uma licenciatura. Não é. Há quem, pura e simplesmente, não queira ir para uma Universidade e sentir-se verdadeiramente à vontade a perceber como é que funciona um motor de um carro ou a canalização de uma casa e a realidade é que essas pessoas podem vir a ser muito bem pagas (bolas, quem já chamou um canalizador deve saber não?)
Mais do que um plano de encaminhamento, o que faz falta a muito curso é uma avaliação feita pelas próprias Faculdades e pelos próprios departamentes (a responsabilidade deve ser deles) da adequação do que é dado com as suas eventuais saidas profissionais. No caso do meu curso, Bolonha consegui fazer um pouco isso (não deve ter feito muito mais...), na medida em que deu uma certa componente prática e permitiu agilizar um bocado as disciplinas e não manter tudo demasiado abstracto como ainda foi no meu tempo, infelizmente...

Confesso que ainda queria dizer qq coisa, mas já tá perto da hora de saída e infelizmente os meus papás não me deram nenhum carro e portanto tenho um longo caminho pela frente... :lol:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » segunda mar 21, 2011 6:05 pm

Antropologia?! Mas vocês nunca viram a série Bones? :|

Floresta
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

Mensagempor Floresta » segunda mar 21, 2011 6:34 pm

otnemeM Escreveu:Antropologia?! Mas vocês nunca viram a série Bones? :|

Estás a querer dizer que uma série americana prova que há saída profissional?

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » segunda mar 21, 2011 6:57 pm

Floresta Escreveu:

Claro. Regra geral eles até ganham uns cobres jeitosos.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » segunda mar 21, 2011 8:00 pm

tampinhas13 Escreveu:
Foi então que os pais ficaram à rasca. Os pais à rasca não vão a um concerto, mas os seus rebentos enchem Pavilhões Atlânticos e festivais de música e bares e discotecas onde não se entra à borla nem se consome fiado. Os pais à rasca deixaram de ir ao restaurante, para poderem continuar a pagar restaurante aos filhos, num país onde uma festa de aniversário de adolescente que se preza é no restaurante e vedada a pais. São pais que contam os cêntimos para pagar à rasca as contas da água e da luz e do resto, e que abdicam dos seus pequenos prazeres para que os filhos não prescindam da internet de banda larga a alta velocidade, nem dos qualquercoisaphones ou pads, sempre de última geração. São estes pais mesmo à rasca, que já não aguentam, que começam a ter de dizer "não". É um "não" que nunca ensinaram os filhos a ouvir, e que por isso eles não suportam, nem compreendem, porque eles têm direitos, porque eles têm necessidades, porque eles têm expectativas, porque lhes disseram que eles são muito bons e eles querem, e querem, querem o que já ninguém lhes pode dar!

totalmente de acordo!

Nem mais.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » segunda mar 21, 2011 8:26 pm

MeBathory Escreveu:
Venøm Escreveu: Então sem um curso, diz-me lá que oportunidades de emprego e de uma vida estável tu tens neste país? É que sinceramente não estou a perceber o que queres dizer... Se já aqueles que saem de um curso e vão trabalhar se vêm aflitos, estás-me a dizer que tu, sem educação académica fazes boa vida? Quê, ganhas tanto ou mais que um engenheiro?

Venøm Escreveu:
O que acontece aos jovens neste momento é que tu sais dum curso ou para o desemprego ou para seres explorado a recibos verdes porque as empresas querem que lhes saias barato. Obviamente não vão contratar em primeiro lugar pessoas mais velhas com 30 ou mais anos ou como esse meu familiar ou como esse teu amigo.

Desculpa, mas não percebo?! Podias explicar melhor, pf?! Afinal ganham mais ou não?! Quem tem formação académica desenrasca-se melhor ou não?!

O que quero dizer, e desde já peço desculpa não me ter explicado da melhor maneira, é que a curto prazo tanto uma opção como a outra são igualmente "merdosas". Sou, no entanto da opinião que a longo prazo ter um curso - e falo dum curso com procura no mercado de trabalho porque há que ser minimamente inteligente também - oferece uma maior segurança para quem se vai lançar no mercado. Isso para mim é inquestionável.

Agora não me venham é dizer que não há trabalho porque as universidades estão sobrelotadas. Isso é um PERFEITO DISPARATE. O que está sobrelotado são cursos de psicologia, letras, historia, enfim, tudo o que foge às matemáticas, como é costume em Portugal. Neste momento tanto em Portugal como a nível Europeu existe uma quantidade ENORME de procura de engenheiros. A Alemanha é o país da Europa que mais procura engenheiros.

Dou o exemplo da empresa Secil em Portugal que anualmente procura a volta de 200 engenheiros, tanto mecânicos, como electrotécnicos e nunca chega a conseguir contratar a quantidade que precisa.
Atenção que não quero vir para aqui dizer que temos de ser todos engenheiros, apenas dei esse exemplo. Como não nascemos todos para ser engenheiros, esse caso da malta que tira um curso e sai para andar em empresazecas a recibos verdes é outro panorama de que já falei.

Dizer que não há emprego por haver faculdades sobre lotadas não é olhar o panorama pelo prisma correcto. O problema das faculdades e da educação em Portugal é a existência de montes de cursos ultra especializados absolutamente inúteis, tanto a nível de faculdades como a nível enquanto que outros cursos industriais que extinguiram a seguir ao 25 de Abril hoje poderiam dar um bom emprego a muita gente e segurar a industria em Portugal - Falo de cursos de Oficinas e das velhas escolas Comerciais que deram emprego a muita gente e acredito a 100% que se hoje existissem davam trabalho especializado a imensa gente sem terem de andar a gastar este mundo e o outro na faculdade a estudar pelas regras de Bolonha.

Agora, não tenho pena nenhuma de estudantes que andam a gastar dinheiro aos pais em cursos de MERDA, diga-se com todas as letras, e depois vêm-se queixar que não têm trabalho. Na minha opinião alguns desses cursos até deviam fechar!
Agora é pena ver-se estudantes de cursos que eram suposto ter emprego, como cursos profissionais ligados as TIC ou até cursos de Matemática e ligados à Física, a verem-se aflitos para terem um ordenado decente.

No entanto, obviamente que quem tirou um curso com saída, fale-se de Electrotecnia, Mecânica, Informática, Civil, sei lá, tantas, faz muito bem em continuar a apostar com unhas e dentes na sua educação. Pode não encontrar trabalho decente mal saia da faculdade, mas porra, obviamente as coisas não caem do céu de mão beijada, mas acredito que a longo prazo, que é o que interessa, todo esse esforço acaba por ser recompensado.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » segunda mar 21, 2011 8:57 pm

Em tempo de crise aperta-se o cinto.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Floresta
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 30, 2010 8:20 pm

Mensagempor Floresta » segunda mar 21, 2011 9:27 pm

Kustu Rica Escreveu:Em tempo de crise aperta-se o cinto.

Ou come-se o cinto :?

Pedrof
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 06, 2009 7:31 pm

Mensagempor Pedrof » segunda mar 21, 2011 10:19 pm

Evil Zelo Escreveu:Estudo no ISCTE

A sério? Eu também :D
Estou em Ciência Política, e sei que as saídas profissionais (nesta altura do campeonato) não são fáceis, mas com esforço e dedicação (e sorte também) penso que podem existir soluções futuras.

Concordo com o que têm dito em relação ao excesso de alunos formados.
Acho que a solução passa por reduzir o número de vagas, e criar novos cursos em determinadas áreas necessitadas.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » segunda mar 21, 2011 10:33 pm

Voltem as escolas Comerciais e os cursos de Oficinas! VOLTEM! :beer:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça mar 22, 2011 9:43 pm

Floresta Escreveu:
otnemeM Escreveu:Antropologia?! Mas vocês nunca viram a série Bones? :|

Estás a querer dizer que uma série americana não prova que há saída profissional?

NUH-HUH :spit:

Psychopath
Metálico(a)
Registado: terça jul 21, 2009 3:14 pm
Contacto:

Mensagempor Psychopath » sexta mar 25, 2011 11:45 pm

tampinhas13 Escreveu:

Por acaso , ouvi isto na terça feira , na maratona da leitura na minha escola.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes